collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LabVIEW - um software para o futuro  (Lida 8594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
LabVIEW - um software para o futuro
« em: 24 de Março de 2009, 20:47 »
Olá, venho hoje falar-vos da minha última semana, não quero fugir ao tema do LusoRobótica, mas o que é certo é que fui convidado pela National Instruments através da Aliatron (parceiro da NI) para participar no percurso de certificação nível I em NI LabVIEW que consiste em:

  • Curso LabVIEW Basics I
  • Curso LabVIEW Basics II
  • Placa USB 6008
  • NI LabVIEW Student Edition
  • Exame de certificação CLAD

Para ser sincero, pouco mais conhecia do LabVIEW do que o nome e que era uma ferramenta de programação gráfica (leia-se drag-and-drop), o que à partida, para uma pessoa de informática como eu que está habituado a código e a maus programas de interface gráfica, deixa logo alguma reticencia... Será que uma interface destas permite programar alguma coisa de jeito!? Terei eu capacidade de fazer bons algoritmos e com velocidade de desenvolvimento, e quanto ao baixo nível?

O que é certo é que esta semana passou, e aprendi muito, muito mesmo, mas para além das pessoas que conheci, e do conhecimento sobre LabVIEW que adquiri, o que mais destaco foi a forma como mudei a minha maneira de ver as ferramentas de programação gráfica , principalmente o LabVIEW, o seu potencial, facilidade e velocidade de desenvolvimento, que ao contrario da maioria das ferramentas de desenvolvimento o LabVIEW tem uma curva de aprendizagem muito pequena, isto porque quem começa a utiliza-lo rapidamente ganha a capacidade de fazer algoritmos muito complexos, isto para não falar na grande modularidade dos VIs (blocos de código construídos em LabVIEW) que nos permitem fazer métodos que podem ser utilizados em qualquer altura na mesma ou noutras aplicações.

Bem, não quero estender-me em elogios, mas realmente esta semana mudou a minha maneira de ver a programação, uma programação com qualidade ao alcance de qualquer pessoa e não só de informáticos!

Para finalizar queria dar-vos alguns exemplos de aplicações do LabVIEW, cujo seu foco é a aquisição e geração de sinais analógicos e digitais através de interfaces físicas, de forma a qualquer um poder computar sobre elas. Vão desde a capacidade de fazer instrumentação e criar os vossos equipamentos de campo com um simples computador portátil, tal como osciloscópios, multimetros, geradores de sinais, até tarefas complexas que vão desde a robótica, à automação, controlo de forças e vibrações de uma ponte ou de um TGV, até ao controlo sistemas no LHC (CERN).

Para este artigo não ficar muito maçador deixo-vos links ao longo do texto para quem quiser saber mais, e uns links para projectos que utilizam este software.

Links:



Podem encontrar mais projectos aqui:
http://digital.ni.com/worldwide/portugal.nsf/sb/Customer+Solution?OpenDocument


Dia 14 de Abril vai haver um evento interessante ao qual todos os membros estão convidados.
http://digital.ni.com/worldwide/bwcontent.nsf/web/all/4031CF8E6ED807F88625756A005C2008?OpenDocument&node=166600_pt

Os meus agradecimentos ao Eng. Tayeb Habib e ao Eng. Carlos Gomes.
« Última modificação: 25 de Março de 2009, 10:53 por TigPT »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #1 em: 26 de Março de 2009, 12:30 »
Há uns meses atrás andei a pesquisar um pouco sobre LabVIEW e fiquei com uma boa ideia. Não sei se será das coisas mais eficientes, mas, tal como dizes, parece-me ser algo bastante prático.
Das coisas que vi que mais agradaram, foi um programa tipo "osciloscópio" para usar com a placa de som, um programa que monitorizava determinadas maquinas e um projecto de uns rapazes que, ha custa de LabVIEW e mais um aparelho da NI, fizeram uma cadeira de rodas que supostamente "adivinha" para onde é que a pessoa queria ir.

No youtube encontram-se alguns videos interessantes!

Não tenho é tempo para sequer tentar fazer qq coisa em LabVIEW, mas acho que daqui a uns semestres apanho isso numa cadeira qualquer.

Edit: ah, e parabéns pelo convite e oportunidade!
« Última modificação: 26 de Março de 2009, 12:32 por msr »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #2 em: 26 de Março de 2009, 13:52 »
Há uns meses atrás andei a pesquisar um pouco sobre LabVIEW e fiquei com uma boa ideia. Não sei se será das coisas mais eficientes, mas, tal como dizes, parece-me ser algo bastante prático.
Das coisas que vi que mais agradaram, foi um programa tipo "osciloscópio" para usar com a placa de som, um programa que monitorizava determinadas maquinas e um projecto de uns rapazes que, ha custa de LabVIEW e mais um aparelho da NI, fizeram uma cadeira de rodas que supostamente "adivinha" para onde é que a pessoa queria ir.

No youtube encontram-se alguns videos interessantes!

Não tenho é tempo para sequer tentar fazer qq coisa em LabVIEW, mas acho que daqui a uns semestres apanho isso numa cadeira qualquer.

Edit: ah, e parabéns pelo convite e oportunidade!
Realmente existem bastantes projectos e muito interessantes, a flexibilidade é realmente um ponto forte. O que mais me interroga é o facto de ainda não estar muito divulgado em Portugal, no mínimo a nível do ensino superior.

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #3 em: 26 de Março de 2009, 14:42 »
bem eu apesar de nao gostar muito de programação.
eu gostei ate de trabalhar com o labview .

Offline oort

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2009, 11:27 »

Ola!

Sou novo na utilização do Labview. A minha formação é em engenharia quimica.

Tenho um problema. Preciso de saber o caudal que passa num caudalimetro.

O fabricante diz que o caudal é proporcinal aos impulsos gerados. (http://www.arquimedes.tv/sens/sensor_de_caudal.htm)

No entanto a minha placa NI 6008 apenas da' o grafico dos volts.

Como 'e que obtenho a frequencia a partir desse grafico dos volts depois poder fazer uma recta de calibracao?

Já agora, havia um programa que fazia isso feito por outra pessoa, só que nao o consigo abrir nem no labview 8.2 nem no labview 8.6, será que alguem consegue? Vejam aqui: http://www.carloscompleto.com/docs/Caudalimetro.vi

Obrigado,

Carlos Completo

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2009, 11:58 »
Antes de mais, bem-vindo Carlos.

O meu labview também não consegue abrir o ficheiro.

Quanto à leitura de pulsos com labview, fim de semana faço uns testes e depois posto-te um exemplo com código do que conseguir nesse sentido. ;)

Offline oort

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #6 em: 23 de Maio de 2009, 18:36 »
Afinal não deve ser complicado.

Basta meter um "Tone Measurements" como saida do sinal.

Neste caso tou a usar um gerador de sinal mas depois substituo pelo sinal vindo da placa de aquisição:

http://www.carloscompleto.com/images/labview_frequencia_01.jpg
« Última modificação: 23 de Maio de 2009, 18:39 por oort »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:LabVIEW - um software para o futuro
« Responder #7 em: 23 de Maio de 2009, 19:08 »
Exacto e ler apenas a frequência neste caso.