collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vertigo - mais um micromouse  (Lida 18463 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Vertigo - mais um micromouse
« em: 08 de Dezembro de 2012, 22:50 »
Olá pessoal!

Venho apresentar o novo micromouse que estou a desenvolver, o Vertigo!  ;D

O Vertigo é maior que o uMouse e tem menos hardware, isto justifica-se já que o único objectivo dele é participar em competições de micromouse.

Arranquei do que aprendi do projecto anterior de micromouse, "começar pelo suporte dos motores". E assim foi, comecei por desenhar o suporte dos motores e engrenagens e após ter uma noção de onde iam ficar as coisas e o espaço que iam ocupar, avancei para a placa.

Decidi seguir a onda da comunidade internacional de micromouse e usar um STM32 como unidade de processamento. A 72Mhz devo conseguir fazer todos os cálculos mais rápidamente do que com o ATMEGA328 a 16Mhz (mesmo com o ATMEGA a ter uma instrução por ciclo clock).

Andava indeciso entre usar uma configuração de duas rodas ou de quatro rodas, mas após falar com algumas pessoas da com experiência em competições optei pelas 4 rodas. Todos me disseram que com 4 rodas, andar a direito vinha quase de "borla", isto é, mais fácil.

Em termos de sensores é praticamente o mesmo do uMouse. 4 pares IR + Fototransistor e um giroscópio (LY3100). Ainda estou na dúvida se vale a pena por um acelerómetro ou nao... O que acham?

Descobri uns encoders magnéticos da Austria Microsystems e mandei vir umas samples do AS5145. Com estes creio que vou conseguir saber, com uma margem de erro de +- 0.01mm, a posição do mouse!

Neste momento estou à espera que chegem os motores e que acabem de me fazer os suportes. A seguir vou comprar as rodas dentadas e montar os suportes. Se tudo correr bem sigo para a produção das PCBs! :D
Espero que lá para o meio ou fim de Janeiro já tenha o mouse montado... Depois vem o melhor, bater código!

Ficam aqui algumas imagens do que espero que venha a ser o resultado final:





Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #1 em: 08 de Dezembro de 2012, 23:04 »
parece espetacular. esse é do tamanho do outro ou é maior?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #2 em: 08 de Dezembro de 2012, 23:10 »
Este é o maior que estou a fazer. Tem sensivelmente 72mm de largo e 80mm de comprimento.  ;)
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #3 em: 08 de Dezembro de 2012, 23:12 »
mesmo assim é pequeno para o que costumo construir (20x15cm). depois tens de postar um video para ver quão rapido é  ;D
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #4 em: 09 de Dezembro de 2012, 11:36 »

Gosto muito deste design, tens uma boa distribuição do peso e reduziste tudo ao essencial.

Os encoders magnéticos tambem foram uma boa descoberta.


Onde vais colocar a bateria/pilhas?

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2012, 16:20 »
Esse design está excelente ;)

Faz-me é um bocado de confusão ver robos tão "pequenos" mas pronto :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2012, 16:28 »
Bom trabalho no 3D :) Acho que estamos todos à espera de ver isso montado e a bater recordes nos labirintos :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2012, 09:36 »
Obrigado pessoal! ;)

Também estou muito entusiasmado com este mouse! Estou curioso para ver se com STM32 funciona tudo bem. Com o Atmega estava à vontade porque sabia que ia tudo funcionar mas com o STM32 é novidade. Acho que já sei a datasheet do STM32 de cor e salteado :P

Bem, mas par isto tudo preciso da PCB e nunca mais chegam os motores e os suportes! So depois de os ter é que mando fazer a PCB grrrrrr, estou mesmo ansioso! Por este andar so tenho algo com que trabalhar lá para o meio de Janeiro...  :( :( :(

Deixo aqui o esquema e board. Depois de receber os suportes e fazer as medições finais posiciono os buracos para os prender e mandar fazer a PCB.



Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #8 em: 13 de Dezembro de 2012, 11:47 »
Como diz um colega meu: "Máaaaquina....!"  :D

Força nisso!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #9 em: 13 de Dezembro de 2012, 13:10 »
Só um pequeno reparo, no render 3d parece-me que existe uma roda dentada no veio do motor que comunica o movimento às duas rodas, pode ser apenas ilusão de óptica, mas se isto for realmente assim não vai funcionar pois cada roda irá girar em sentido contrário, deveria existir mais uma roda dentada para uma das rodas de modo a inverter o sentido de rotação

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #10 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:14 »
Tens a certeza que cada roda vai girar em sentidos inversos?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #11 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:23 »
Só um pequeno reparo, no render 3d parece-me que existe uma roda dentada no veio do motor que comunica o movimento às duas rodas, pode ser apenas ilusão de óptica, mas se isto for realmente assim não vai funcionar pois cada roda irá girar em sentido contrário, deveria existir mais uma roda dentada para uma das rodas de modo a inverter o sentido de rotação

Se observares bem e pensares nos sentidos de rotação vais ver que as rodas vão ter as duas o mesmo sentido de rotação
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2012, 14:37 »
Só um pequeno reparo, no render 3d parece-me que existe uma roda dentada no veio do motor que comunica o movimento às duas rodas, pode ser apenas ilusão de óptica, mas se isto for realmente assim não vai funcionar pois cada roda irá girar em sentido contrário, deveria existir mais uma roda dentada para uma das rodas de modo a inverter o sentido de rotação

Se observares bem e pensares nos sentidos de rotação vais ver que as rodas vão ter as duas o mesmo sentido de rotação
Também me estava a parecer algo estranho mas é verdade, rodam as duas no mesmo sentido.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #13 em: 13 de Dezembro de 2012, 23:55 »
Vou deixar aqui uma imagem que fiz agora em cima do joelho a mostrar como funciona.
O motor gira no sentido contrário ao movimento das rodas, isto é, se quero ir para a frente o motor gira para trás. O principio é que enquanto uma roda é empurrada a outra é puxada, numa a força é aplicada para cima enquanto que na outra é para baixo.

Vejam:

Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Vertigo - mais um micromouse
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2012, 10:27 »
Consegues melhor aderencia a acelerar e travar mas nas curvas não vai derrapar mais com 4 rodas do que com duas?

Já fizeste testes a esse modelo de tracção?