LusoRobótica - Robótica em Português

Discussão Geral => Off-topic => Tópico iniciado por: almamater em 24 de Setembro de 2013, 12:02

Título: Encontrado não é roubado
Enviado por: almamater em 24 de Setembro de 2013, 12:02
Há uns tempos ia a descer a minha rua e encontrei algo no chão (um relógio), como é um estilo clássico e não tem muito a ver comigo, mas como até parece ter algum valor, fiz um anúncio num site a vender o mesmo. Entretanto fiquei com uma dúvida, será que posso estar a cometer algum crime? Ou seja, o relógio pode ter sido roubado e deixaram-no cair naquele local, se calhar podem ter feito queixa na polícia e eu sem saber estou a vendê-lo online..

Bom, mas também podem apenas ter perdido o relógio e não há grande problema.

Acham que a atitude mais adequada seria ir à polícia da minha zona e perguntar se têm alguma queixa associada ao artigo em questão?

Só não quero ir preso  ;D
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: TigPT em 24 de Setembro de 2013, 12:12
Crime não direi, mas é uma questão de cidadania entregar artigos achados na polícia local, onde a pessoa que perdeu deverá ter feito registo da perca para o caso de aparecer lhe ser entregue.

Faz o que a tua consciência mandar, mas pensa que se tivesses perdido e para além do valor material, pode ser um objecto com um elevado valor sentimental, gostarias de o reencontrar.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: almamater em 24 de Setembro de 2013, 12:20
Pois sinceramente só agora me ocorreu tal pensamento, na altura juro que nem liguei e até nem vi bem o que era, mais tarde é que vi melhor e como até é engraçado fiz o tal anúncio e nunca mais olhei para isso.

Acho que vou passar na esquadra a perguntar, como já passou 1 ano +/- e se não tiverem nenhum pedido\reclamação\queixa também não me parece correcto ficarem eles com o artigo mas logo vejo a resposta que dão.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: beirao em 24 de Setembro de 2013, 12:21
Crime não direi, mas é uma questão de cidadania entregar artigos achados na polícia local, onde a pessoa que perdeu deverá ter feito registo da perca para o caso de aparecer lhe ser entregue.

Faz o que a tua consciência mandar, mas pensa que se tivesses perdido e para além do valor material, pode ser um objecto com um elevado valor sentimental, gostarias de o reencontrar.

x2
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: dio123 em 24 de Setembro de 2013, 13:46
podes sempre deixar estar no olx, e ver se tens muitos interessados, para ver se é um artigo de valor ou nao.

Se entregares na policia, dizem que apenas ficam com os teus dados e se encontrarem o dono contactam para ir entregar o relogio. Isto foi o que vi na net, nao sei se é verdade
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: almamater em 24 de Setembro de 2013, 13:56
Pois é o que eu tb pensei na altura, devo ter de preencher uns papeis e depois fico à espera para sempre?! ou então ficam eles com o relógio e se não aparecer o dono desaparece por lá..

Interessados tive alguns, mas recentemente, apareceu um senhor muito interessado em ver o relógio e para meu espanto ele mora na minha zona. Trocámos uns mails e na altura de combinar para ele o ver nunca mais respondeu (isto desde a semana passada). Fez-me logo pensar que pode ser o dono, e se assim fosse e se me provasse que era dele eu dava-lhe na boa (pedia apenas 7€ que foi quanto me custou uma pilha nova  ;D ). Mas como nunca mais respondeu fiquei naquela, será que é ou não..
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: AndréD. em 24 de Setembro de 2013, 23:40
Boas,

Tive curiosidade por este tópico e decidi ler, e depois de o ter feito, senti necessidade de contar uma aventura que tive por causa deste assunto.

Já foi à uns anos, não sei já quantos, mas um dia fui almoçar fora e tal, e no fim do almoço, ao entrar para a minha viatura reparei que estava algo no chão, pequei naquilo e reparei que era uma carteira, olhei em volta a ver se alguém estava por ali visto que podia ser dessa pessoa, mas ninguém estava na rua e então decidi abrir a carteira para ver de alguma identificação, nesta procura por identificação, acho um cheque no valor de 100 e poucos euros, e eu pensei para mim "No estado que está esta carteira, e com um cheque, isto deve de fazer muita falta a alguém, vou me despachar a dar as voltas que tenho a dar e a volta para casa deixo na policia". Assim fiz, dei as voltas que tinha a dar, e na volta para casa entreguei a carteira, logo uma carrada de coisas sem jeito nenhum, a começar pelas perguntas das autoridades do tipo "A carteira é de quem?", e eu a pensar "Se eu soubesse não a vinha aqui trazer", e por ai fora até preencher a papelada toda.

Feito isto, e como pessoa honesta que sou fiquei descansado e fui para casa tranquilo... Passados uns dias uma carta para ir a tribunal... E eu logo todo passado a perguntar.me o que tinha feito. O que é certo é que fui a tribunal, isto porque o dono da carteira disse que la tinha mais 200 e tal euros em notas alem do cheque, tive de pagar advogado, fartei.me de perder tempo, etc etc etc, no final eu ganhei o caso, mas nem é isso que está em questão mas sim o facto do dinheiro que tive de gastar, as chatices que apanhei e o tempo que perdi por ser uma pessoa honesta.

Por isso amigo, é o seguinte, faz o que a tua consciência te mandar, o que te posso dizer é que a mim não me lixam mais vez nenhuma...

Os Melhores Cumprimentos
AndréD.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: m90mine em 24 de Setembro de 2013, 23:46
Tentamos sempre ser honestos, até ser-mos "ferrados" ja tive problemas do género por ser honesto, fiz na altura o que a minha consciência dizia, mas digo-vos se fosse hoje não o faria, simplesmente pela carrada de "trabalhos" em que me meti, errei a primeira mas já não erro a segunda.

Simplesmente faz o que a tua consciência  manda, se te sentires bem.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: almamater em 24 de Setembro de 2013, 23:47
Pois eu tb sou honesto, em tempos tb achei um uns cartões  e em vez de os deixar no chão fui levá-los à esquadra, tive responder a perguntas, preencher impressos.. etc. 

Quanto ao relógio, fui hoje à esquadra e falando com 1 agente que estava ao balcão, e com a simpatia que costuma ser característica dos agentes da PSP  :-\ , disse que não tinham nenhum pedido com 1 relógio.. ok, sendo assim já fiz a minha parte e estou de consciência tranquila.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: LoneWolf em 25 de Setembro de 2013, 03:01
Boas,

Bem o titulo do tópico também me chamou a atenção, assim como a de alguns membros, mas a honestidade tem um preço, o membro AndréD pagou pela dele, e o mesmo se passou comigo, a uns anos achei uma carteira abri para encontra a identificação e ver se era alguém conhecido que eu próprio a entregava em mão, mas não era conhecido e lá dentro tinha bastante dinheiro.....dirigi-ma a GNR para tratar do assunto, depois de responder a tudo e mais alguma coisa, tempo perdido e sei lá mais o que quem se lixou fui eu....enfim é o país que temos.

Também já achei alguns telemóveis e também já me lixei com isso.....quando eles estão ligados o que faço agora é, lista de contactos e procurar por pai, mãe, mano, mana, amor ou algo assim caso contrario ligo para o ultimo nº marcado e digo que foi encontrado em tal lado, caso esse contacto conheça pessoalmente o dono deixo o meu contacto para depois se combinar a entrega do aparelho.....se não tiver bateria nem lhe "toco" pois o ultimo que achei assim tirei o cartão para ver a operadora entro em contacto com eles e dou o nº que vem nele pois com isso eles tem acesso a alguma info e pode ser que encontrem o dono, a não ser que do lado da operadora apanhem o marreta estúpido como eu apanhei que simplesmente depois de um inquérito me pede o IMEI, como é óbvio dei, e do outro lado o gajo diz: " pode meter isso no lixo que acabei de bloquear o aparelho"  na altura ate me deu vontade de fazer queixa dele.

A semana passada achei uma bolsa de telemóvel no parque da escola, ainda me baixei para apanhar e ir entregar na recepção da escola mas como "gato escaldado de agua fria tem medo" nem cheguei a apanha a dita bolsa, ora não vá o dono dizer que la dentro estava um telemóvel de 900€ e fazer-me pagar.....agora o que faço quando vejo algo no chão é olhar para o outro lado e nem quero saber o que é.

Por isso é que digo que a honestidade tem um preço e eu já paguei muito pela minha.

Abraço e boa continuação.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: TigPT em 25 de Setembro de 2013, 09:06
Infelizmente dificulta-se os honestos e facilita-se os criminosos.
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: Hugu em 25 de Setembro de 2013, 14:36
é pah, é triste ja vos ter acontecido essas cenas, a mim, para já, nao tenho nenhuma situaçao dessas, tb n sou de encontrar mtas coisas perdidas (nenhuma até agora), mas tou a ver que mais vale, qdo encontrar uma carteira, sacar o dinheiro todo e entregar a carteira à policia em anonimato dizendo que n havia dinheiro! LOL :D (as boas acçoes deviam ser recompensadas right?! um gaijo n tem culpa k um burro qq tenha perdido a carteira, e qdo se perde uma carteira, a maior preocupaçao é mm a recuperaçao dos documentos e nem tanto o dinheiro!.. :P)
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: Njay em 25 de Setembro de 2013, 23:17
almamater, depois aí dessas histórias, o melhor é perderes esse relógio :)
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: almamater em 25 de Setembro de 2013, 23:18
Qual relógio?  ;D
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: senso em 25 de Setembro de 2013, 23:33
Encontrei um telemovel isto no tempo da escola básica um 5510, na altura, olha um telemovel, para que é que quero isto, dei a um colega meu que tinha outro igual com meio teclado avariado, dos dois fez um, e encontrei uma vez um  8310, tinham sido lançados á para ai 6 meses, na altura caro que metia impressão, desligado tambem, ainda anda lá por casa, a bateria já só aguenta para ai meia hora de chamadas, mas aguenta 1-2 dias ligado, melhor que muito smartphone actual LOL.
E dinheiro, mas só 2-3 vezes, o maior valor foi mesmo 20€, num bar ás 4 e qualquer coisa da manhã, boa sorte a encontrar o verdadeiro dono, foi para o mealheiro..
Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: Hugu em 26 de Setembro de 2013, 00:10
dinheiro solto é logo pro bolso!!! lol, qual dono qual kê?! impossivel saber o actual dono! só se o gaijo soubesse o nº de série da nota que perdeu?! LOL

Título: Re: Encontrado não é roubado
Enviado por: LuísR.A. em 26 de Setembro de 2013, 00:53
dinheiro solto é logo pro bolso!!! lol, qual dono qual kê?! impossivel saber o actual dono! só se o gaijo soubesse o nº de série da nota que perdeu?! LOL

Isto é verdade. Se algo não tem qualquer identificação não vale a pena ir entregar para perdidos e achados ou sei la o que.
Ou ficam com o dinheiro ou, se pesar na consciência, deixem la para outro. Claro que podem ir dar ao perdidos e achados da PSP. Eles gostam de donativos