collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)  (Lida 8053 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« em: 30 de Janeiro de 2017, 11:42 »
Bom dia,

Preciso da ajuda de entendidos em electricidade :)

Basicamente é o seguinte em Moçambique temos um grande problema que é a luz está sempre a ir abaixo porque não é constante, as próprias lâmpadas há dias que tem mais luz e outros que são mais fracas..

Eu queria algo que á entrada antes do quadro eléctrico me estabilizasse a Voltagem e Amperagem pois no fim de semana passado queimou-me um PC, uma TV, um Frigorífico, 3 carregadores de telemóvel e 7 lâmpadas.

Alguém com experiência no assunto ou que perceba de forma a que eu compre algo que me ajude a que isto não se volte a repetir, porque eu prefiro gastar agora 1000€ do que andar a comprar electrodomésticos e daqui a 1 mês acontecer outra vez. :)

Obrigado.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2017, 12:01 »
UPS eh o q precisa.

UPS, uninterruptible power source

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2017, 12:30 »
Eu queria algo que á entrada antes do quadro eléctrico me estabilizasse a Voltagem e Amperagem pois no fim de semana passado queimou-me um PC, uma TV, um Frigorífico, 3 carregadores de telemóvel e 7 lâmpadas.

Nao percebo nada da coisa, i.e: nao faco ideia do que ai esta a acontecer, é melhor tentar saber /procurar alguem que saiba ao certo quais sao os fenomenos que acontecem na linha.

Mas, para a coisa queimar so vejo os seguites motivos:
- Excesso de tensao: a tensao subiu demasiado e queimou tudo. Se for este problema, pode ser resolvido com algum circuito "inteligente" para desligar quando apanha picos.
- Baixa tensao e consumiu muita corrente: se a tensao for mais baixa como dizes, pode haver equipamentos que consumam mais corrente e queimem por excesso de consumo. Mas nao me parece ser uma causa muito provavel.
- Tensao intermitente: se a tensao falhar e vier novamente em espacos muito curtos (e geralmente com possiveis picos?) (eg: o mesmo que desligares e ligares mt rapidamente o intereruptor) isto pode resultar em picos de corrente muito grande por parte dos equipamentos que acabam por queimar alguma coisa (ou a proteccao que tiver ou por exemplo condensadores de filtragem iniciais) - Neste caso a UPS ajudaria a resolver (se ela propria se proteger para este problema)

Agora, para alimentar esses equipamentos todos, ou tens de meter uma UPS individual ou uma mt grande :S

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2017, 17:40 »
Viva,

A opção correcta deve ser a última, aqui a luz está constantemente a ir abaixo.

UPS tinha-mos 1, e queimou juntamente com a fonte de alimentação da torre do PC.. :(

Pois o que queria mesmo era uma espécie de "disjuntor" antes do quadro que me estabilizasse a corrente antes de ela sequer entrar no quadro dos disjuntores..

Isto tá mau.. :(
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2017, 18:07 »
Para queimar UPS deve ter sido sobretensão ou alguma cena marada tipo desligarem o neutro.

Não estou completamente familiarizado com os equipamentos de proteção, mas acho que o melhor era uma UPS online (toda a carga é suportada pelo inversor da mesma, "lixo" não pode passar), e metia no quadro uma proteção contra sobretensões, algo deste género:http://indelec.com/language/en/product/type-1-2-spd-dgr-440/ Foi o primeiro link do google, não estou familiarizado com o que por cá se vende, mas deve haver semelhantes.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2017, 18:59 »
Como foi dito a UPS seria a melhor solução, mas n sei se consegues que o inversor esteja sempre em funcionamento.
Já analisaste bem qual o problema da rede, pelo que me foi ensinado o parâmetro mais crítico até é a frequência daí que nos países "evoluídos" seja aquele que tem uma tolerância definida mais baixa (0,5% contra 10% na tensão).
Se o problema forem os picos de tensão um transformador de isolamento não ajudaria a absorver pequenos picos ou quedas de tensão devido às sua indutância?
Para variações mais prolongadas no tempo existem relés de presença e sequência de fase e frequência em que podes regular a variação admissível que te fariam accionar um contactor à entrada do quadro, mas só por si o relé já deve ter um atraso impraticável para responder a variações muito rápidas dos parâmetros, é o contactor ainda atrasa mais a resposta.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2017, 19:09 »
Pois realmente são soluções que vou estudar..

Uma coisa que me disseram é que por vezes eles encostam o terra no neutro.

Tenho mesmo que solucionar isto.

Obrigado, se entretanto mais alguém se lembrar de alguma coisa eu agradeço.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2017, 20:19 »
O Terra eh o Neutro. E vice-versa. Na central eh criado um Neutro, ligando esse cabo ao terra.

Uma situacao analoga aconteceu-me c uns medidores energeticos q tinhamos instalados no Egipto. As brincadeiras c a energia da rede eram semelhantes. Por vezes os 220V eram 250V outras picavam os 300V :O

Resolvemos a situacao instalando um monitor de tensao antes dos aparelhos. Mediam a tensao em mili-segundos e se for ACIMA ou ABAIXO de X volts, desligavam os contactores o mais rapido possivel. E voltavam a ligar apenas passado algum tempo da estabilizacao estar confirmada.
Resolveu o problema.

Pode ser q algo similar funcione desse lado. Mas... nao garanto claro. Soh testando in-loco.


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2017, 21:07 »
Olá Sergio,


Thanks pelo feedback, podes-me dar um link ou referencia desses Monitores de tensão?

Obrigado.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2017, 23:02 »
Vê aqui:
https://www.findernet.com/pt/products/families/25/series/71/documents
Tens também descarregadores de sobretensões caso o problema esteja em picos por descargas atmosféricas, pelo preço não é pior experimentar...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2017, 09:27 »
Obrigado vou ler sobre isto e ver o que se adequa melhor.  ;)

E obrigado mais uma vez a todos.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2017, 09:35 »
Tens também descarregadores de sobretensões caso o problema esteja em picos por descargas atmosféricas, pelo preço não é pior experimentar...

Descarregadores diga-se aplicacao de Gas Discharge Tubes (GDT) e carradas de Varistors / MOV's.  Todos protegidos por disjuntores ultra rapidos e filtragem de ruidos.
Uma coisa boa eh cara, nem sei se hdisso no mercado, os peritos da electricidade q digam.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2017, 09:37 »
Olá Sergio,
Thanks pelo feedback, podes-me dar um link ou referencia desses Monitores de tensão?
Obrigado.

Nao ha links nem paginas com isto. Foi um produto q desenhei, fabriquei e instalei em ~2011 e q nao foi lancado no mercado publico.

Pode ser lancado, mas soh vale a pena se pensar nisso acima de 250 unidades minimo, menos q isos nao compensa.

Os da FINDER q puseram aih resolvem a coisa medianamente. E provavelmente mais baratos pois eles teem o material barato. Mt barato, ateh demais.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2017, 10:34 »
Tens também descarregadores de sobretensões caso o problema esteja em picos por descargas atmosféricas, pelo preço não é pior experimentar...

Descarregadores diga-se aplicacao de Gas Discharge Tubes (GDT) e carradas de Varistors / MOV's.  Todos protegidos por disjuntores ultra rapidos e filtragem de ruidos.
Uma coisa boa eh cara, nem sei se hdisso no mercado, os peritos da electricidade q digam.
Existe no mercado sim, e relativamente barato daí que tenha dito que vale a pena experimentar, se não me falha a memória o preço de catálogo destes à 2 anos era de 70€:
http://www.weidmuller.pt/docs/cw_index_v2.aspx?id=97708&domid=1031&sp=G&m1=56417&m2=56421&m3=97707&m4=97708
Não sei se será o recomendado para o caso mas têm sido muito recomendados e com provas dadas em zonas muito propensas a trovoadas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Regulador de Voltagem (Quadro Eléctrico)
« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2017, 10:45 »
Se for uma casa isolada, gerador e um depósito, mas provavelmente depois o problema é o gerador e o depósito ficarem no sitio muito tempo..
Avr fanboy