collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Samsung NP350v5c  (Lida 3680 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Samsung NP350v5c
« em: 17 de Março de 2022, 14:21 »
 ::)

Caso alguém tenha alguma ideia.

Uns familiares pediram-me para ver um portátil muito lento e com um comportamento no windows estranho.

Samsung NP350v5c



De facto o portátil é antigo, estava muito mal tratado e o comportamento estranho é porque o teclado está avariado e o cursor passava-se. Para além disso:

  • Drive DVD avariada, o que provocava um BOOT muito lento ao início e por este motivo desativei-o fisicamente (removi o conector Sata que liga à board)
  • LCD estragado num dos lados, mas dá para trabalhar
  • Algumas teclas do teclado não funcionam

O portátil deve ter ido ao chão algumas vezes, deve ter sido derramado algum líquido e que tenha assim estragadado o teclado e provocado umas ferrugens por dentro. O que é certo é que estava a trabalhar.

Indiquei-lhes que o principal para já seria o teclado, e mandei vir um. Depois fui tirando as coisas para remover a board e dar-lhe uma limpeza com álcool isopropilico e um spray qualquer de limpeza de contactos, assim fiz, substituí a massa térmica que já estava ressequida e voltei a montar tudo.







Pelo caminho reparei que a pilha estava com ~2.2V e como é das que são fixas\soldadas à board inventei um suporte mais prático:



Montei tudo de novo e sinceramente não estava à espera disto, pois não alterei nada, a não ser remover o DVD e Trocar a pilha. Ok que limpei a board superficialmente e assim mas não danifiquei nada.

O raio da board agora não inicia, ao ligar o carregador acende a luz que tem o símbolo do transformador (fica verde sem a bateria e a piscar laranja com a bateria montada) e ao carregar no botão de Power acende-se a luz correspondente a azul durante uns 3 segundos e depois apaga-se. Por mais que carregue no botão faz sempre isto... não liga nada, nem ventoinha nem LCD, nada.

Já removi a pilha 3.3V, liguei o conector Sata.. (foram estas as únicas alterações que fiz) e continua com este comportamento.

Nem com ou sem memórias, ou HDD.. é indiferente.  Alguma ideia do porquê de estar assim? 


« Última modificação: 17 de Março de 2022, 14:25 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #1 em: 17 de Março de 2022, 18:31 »
 :o wtf.. não me perguntem como mas do nada voltou à vida...



Das N tentativas que fiz de a ligar agora resolveu dar! Pode ser que continue assim...


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #2 em: 17 de Março de 2022, 18:31 »
Trabalhou alguma vez depois de trocares a massa térmica?
Podes ter danificado o processador/as suas soldas ao tirar/pôr o dissipador.


Boa!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #3 em: 18 de Março de 2022, 07:25 »
Falso alarme... ora bolas!   :'(

Ligou como disse acima, fiquei super contente, desliguei-a e liguei-a umas quantas vezes, sempre ligou, montei tudo de novo, voltei a ligar mais uma vez antes de acertar a data\hora e deu.

Liguei depois a pilha e ainda ligou a seguir.

Passadas umas 4 horas (23h) testei novamente ligar e já estava estranho, a data\hora tinha ficado nas 18:40 e ia logo para a BIOS, mesmo depois de lhe ter metido o disco.

A BIOS estava bloqueada, os menus não funcionavam.

Voltei a tirar a pilha, esperar uns minutos e liguei-a. Voltou a dar mas vai direito para a BIOS, mesmo com o HDD inserido e fica bloqueado.

Que raio se passa com esta board.. :-\

Será aquela coisa de reprogramar a BIOS? Não tenho nenhum programador nem nunca o fiz, mas não estou a ver outro cenário que não o da BIOS corrompida por algum motivo..

Uma board para este modelo específico custa perto dos 100€ na China..  :( mas que treta.

P.S.: Acho que vou tentar arranjar um programador, remover os chips da BIOS da Board e reprogramá-los, não tenho nada a perder. Está num estado meio intermitente, ora liga ora não liga.. e quando liga morre na BIOS bloqueada e não faz Boot.  O meu problema agora é não ter nenhum programador. 
« Última modificação: 18 de Março de 2022, 10:07 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #4 em: 18 de Março de 2022, 10:43 »
Desconfio que se fosse da bios não dava umas vezes e outras não.

Pode ser corrução da memória  CMOS (aguentada pela bateria). Se não tiver jumper/interruptor para limpar, tira a pilha e faz curto nos pinos uns segundos para limpar completamente o conteúdo.

Já agora, confirmaste que a pilha nova tem tensão e que não trocaste a polaridade, certo?


Edit:... tens a pilha original? Se estava soldada na board e nunca ninguém se queixou de erros, não seria uma recarregável de NiMh? 2.2V aponta para uma 2S (2x1.2V=2.4V nominais). Se meteste uma pilha de 3V num circuito preparado para 2.4V, coisas estranhas podem acontecer...
Parece-me que temos potêncial para um caso clássico de "If it ain't broken, don't fix it"

Novo edit: esquema da board encontrado aqui https://elektrotanya.com/samsung_np350v5c_compal_la-8861p_qcla4_5_eureka_10fg_rev_0.2_sch.pdf/download.html
Página 45 direita em baixo, a bateria original é uma MAXEL_ML1220T10 , recarregável de 3V. Se meteste uma pilha não recarregável vais ter problemas.
datasheet aqui: https://www.maxell.com.tw/images/uploads/2015/05/ML1220_DataSheet_table.pdf 2.2V é para o descarregado, mas ainda dentro dos parametros.
« Última modificação: 18 de Março de 2022, 11:03 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #5 em: 18 de Março de 2022, 10:54 »
Pois também acho estranho, mas nesse caso de facto tudo aponta para algo com a CMOS... e pode ter sido da troca da pilha.

A original é esta:

Diz recarregável 3V

Não troquei a polaridade, a única coisa seria ter tocado no pino + e - com o ferro de soldar, sem querer e a tirá-la, mas não notei mesmo que o tenha feito, acho que não mesmo.
« Última modificação: 18 de Março de 2022, 10:56 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #6 em: 18 de Março de 2022, 11:04 »
Alterei a resposta anterior no vai e vem ;)
Novo edit: esquema da board encontrado aqui https://elektrotanya.com/samsung_np350v5c_compal_la-8861p_qcla4_5_eureka_10fg_rev_0.2_sch.pdf/download.html
Página 45 direita em baixo, a bateria original é uma MAXEL_ML1220T10 , recarregável de 3V. Se meteste uma pilha não recarregável vais ter problemas.
datasheet aqui: https://www.maxell.com.tw/images/uploads/2015/05/ML1220_DataSheet_table.pdf 2.2V é para o descarregado, mas ainda dentro dos parametros.
Para limpar a memória do RTC não basta retirar a pilha e fazer curto. Página 26 direita em baixo, o +RTCVCC liga ao +RTCBATT por um diodo. Acho que os pontos para limpar o RTC é que está na mesma página no topo esquerda (JCMOS), ligado ao PCH_RTCRST# (nome sugestivo). Onde está na boarda é outra história, supostamente "CMOS Setting, near DDR Door"

Edit: afinal é fácil, encontrei nas tuas fotos, está por baixo das memórias, dois pontos com "JCMOS" e "RTC RESET" escrito ao lado. Faz um curto temporário aos mesmos para fazer o reset e testa de novo. Nem precisas desmontar o portátil, é so tirar a RAM.
« Última modificação: 18 de Março de 2022, 11:16 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #7 em: 18 de Março de 2022, 11:20 »
Uau.. foste mesmo rápido!  :D vou já fazer, muito obrigado pela análise antes de tudo!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #8 em: 18 de Março de 2022, 11:47 »
Fiz o reset mas está a bloquear na mesma.. vai para a BIOS e não sai dali.

Com o HDD colocado devia de iniciar o SO mas não. Fiz novo reset (sei que fez porque reiniciou sozinha) mas o BOOT fica engasgado, ou entra na BIOS ou não entra e fica apenas o Logo inicial no display.

Vou soldar a pilha original, fazer novo reset e testar novamente. 

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #9 em: 18 de Março de 2022, 11:58 »
 :( sem sucesso.. arranca, vai para a BIOS e não faz nada. Se fizer LOAD Defaults na BIOS acaba por bloquear.. wtf

P.S.: Comprei um programador (ezp2019), também não tinha nenhum. Agora tenho de esperar que chegue antes de ver se preciso ou não de comprar 1 board.. raios para isto.

O comportamento agora está algo assim:

- Ou carrego no botão de Power e não faz nada (comportamento que referi no 1º post)
- Ou então inicia na BIOS
- Se for para a BIOS não tenho forma de escolher a ordem de Boot, pois não aparece nada listado (no entanto deteta bem o Disco, Memória e Processador..) na Tab inicial da BIOS..
- Se testar o Load Defaults por exemplo e fazer SAVE bloqueia. Tenho de fazer o tal Hard Reset e começa tudo de novo.. :\

Isto já com a pilha original soldada. Não faço ideia o que possa estar a provocar isto, algum chip marado..
« Última modificação: 18 de Março de 2022, 16:18 por almamater »

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #10 em: 18 de Março de 2022, 20:45 »
Viva  :)
Os portáteis são sempre a mesma coisa, sobreaquecem como tudo e só dão chatices.

Costuma existir um código de luzes a identificar o problema, neste caso não dá para se entender lá muito bem.
Experimenta colocar apenas uma memória de cada vez, para descartar.
Remover o cpu e voltar a colocar, dar-lhe um pouco de calor, não vá ter problemas de condensação.

Não me parece que a bios tenha avaria.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #11 em: 21 de Março de 2022, 13:22 »
Bolas..

Entretanto reparei que a pilha 2032 que meti não é recarregável, ao contrário da que ele tinha inicialmente. Começa a fazer sentido o "If it ain't broken, don't fix it"  :-\ tal como o jm_araujo disse!

Alguma ideia do que possa ter provocado com esta brincadeira? Terá queimado algum IC associado ao CMOS\ BIOS?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #12 em: 22 de Março de 2022, 14:23 »
Isso parece corrupção da BIOS, típico em portáteis antigos..

Vai ao badcaps e pede um dump de uma BIOS funcional para essa board, faz um backup e flasha o dump.

E compra artic mx4 e muda a massa térmica desse pobre coitado...

Os portáteis só aquecem porque ninguém lhes troca a massa térmica, tenho um N53 com 10 anos que funciona perfeitamente, e até melhor do que de origem, dado que lhe coloquei um ecrã FHD, 16GB de RAM e um SSD, limpeza anual e substituição da massa térmica e siga.

De igual modo o meu GT72 e o GT75, limpeza e massa térmica de ano a ano e duram.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #13 em: 22 de Março de 2022, 15:38 »
Pois já tenho uns Dumps que saquei.. mas agora tenho de esperar pelo programador ::)

Espero que seja mesmo só isso..

Pasta artic mx4 já tinha posto, a asneira que fiz deve ter sido mesmo trocar a pilha por uma 2032 normal.. ou algum Chip ficou ofendido ou a BIOS ficou corrompida.. espero que seja a última situação..

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Samsung NP350v5c
« Responder #14 em: 23 de Março de 2022, 15:51 »
Bolas..

Entretanto reparei que a pilha 2032 que meti não é recarregável, ao contrário da que ele tinha inicialmente. Começa a fazer sentido o "If it ain't broken, don't fix it"  :-\ tal como o jm_araujo disse!

Alguma ideia do que possa ter provocado com esta brincadeira? Terá queimado algum IC associado ao CMOS\ BIOS?
Mas n tinhas voltado a soldar a pilha original? E por estar no limite de descarga, a bios tem problemas em ir buscar a potência necessária?
..não consegues carregar a pilha original fora e então voltar a metê-la no portátil já carregada?
Mas se a pilha é recarregavel de 3V e se substituíste por uma não recarregavel de 3V, n deveria dar problemas até chegar ao ponto de inicio de carga, em principio só iria dar inicio de carga quando chegasse a um valor inferior para iniciar a carga, não? Fica a dúvida.

Não terás criado esse problema devido à ordem de desconexão da pilha? Será que aqui tb é imperativo dessoldar primeiro o negativo e só depois o positivo e ao soldar fazer o oposto? Fica tb aqui outra duvida minha.

Curiosidade, vi que colocas bocados de jornal entre componentes do pc, que será para evitar contactos pelos pinos/pads/partes metálicas com a motherboard, mas o jornal não aumenta os riscos com as descargas eletrostáticas? Saquetas anti-estática deves ter aos montes