collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tinta translúcida  (Lida 4750 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Tinta translúcida
« em: 21 de Agosto de 2020, 23:14 »
Olá a todos,

Tenho estado a construir um barraco para ter espaço de armazenagem e poder reparar equipamentos que não caibam na da garagem.

Acabei hoje uma das paredes que levam janelas e amanhã vou montar os vidros e acrílicos da parede oposta. Será uma parede idêntica à da imagem, já acabada.



Podem ver-se duas filas de 'transparentes'. A de baixo em vidro de 6mm que tinha no quintal há mais de 25 anos e na fila de cima em acrílico mais ou menos com a mesma idade.

A ideia é deixar os vidros transparentes mas tornar translúcidos os acrílicos. Já estive nalguns locais em que os vidros estavam pintados com uma tinta branca que torna os vidros translúcidos mas com muito pouca atenuação de luz. Apenas sei que não se pode esgravatar a tinta porque sai com facilidade, mas os acrílicos estão aí para cima de 1.9m, pouco a jeito para esgatanhar.

Alguém conhece essa tinta?

Abraço,
SC.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tinta translúcida
« Responder #1 em: 23 de Agosto de 2020, 12:18 »
Tinta não conheço, o que até tenho numas  janelas é vinil translucido colado.
O preco não sei, tenho um colega no ramo que me ofereceu.

Edit: e cuidado com aplicar tintas em acrílico. É muito sensível a solventes, começa a estalar muito facilmente. Álcool, acetona, diluente sei por experiencia, mesmo em quantidades mínimas, que o fazem estalar todo.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2020, 15:03 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Tinta translúcida
« Responder #2 em: 23 de Agosto de 2020, 21:50 »
Também não conheço nenhuma tinta para acrílico, para ficar com aspecto fosco e se a area for pequena, basta passar uma lixa de água de grão fino para dar o efeito.

Para ser pintado, teria de ser aquosa, o que não fica tão resistente.

As películas estáticas são fáceis de se aplicar e essa parece-me a melhor opção:
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Decoracao/Rolos-adesivos-e-eletrostaticos/WPR_REF_14782810

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Tinta translúcida
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2020, 23:04 »
Consegui a coisa bastante bem da seguinte forma.

Limpei o acrílico com limpa-vidros (não perfumado).

Tinha aqui uma tinta branca fosca (mate, suponho eu que se chama) para interiores, aquilo a que se chama tinta de água (o solvente é água ou coisa que o valha).

Fui diluindo com água uma pequena quantidade de tinta experimentando com um pequeno rolo dar uma 'pincelada' numa amostra de acrílico.

Diluindo sempre cada vez mais foi testando e verificando que a coisa continuava translúcida mas cada vez como menos atenuação de luz.

A certa altura a diluição parecia demasiada simplesmente porque a tinta deixava de pintar, quero dizer, deixava de 'molhar' o acrílico. Passava o rolo mas a tinta já não ficava agarrada ao acrílico. Deve haver um nome para o fenómeno de 'não molhar' mas não sei qual é. Hidrofobia deve estar relacionado à coisa.

Acrescentei então mais um pouco de tinta (em bruto) e, voltando a experimentar, a tinta voltava a formar uma película bastante uniforme.

É claro que é preciso um pouco de jeito na quantidade porque, extremamente diluída, a tinta escorre por dá cá aquela palha. Talvez seja mais fácil na horizontal, mas o dito já estava na posição final e parece-me que seria extremamente difícil de colocar já pintado porque mal se toca na superfície a tinta cai.

Enfim, ficou a 80%, suficientemente bom para o momento.

Para retirar a tinta seca basta passar um pano molhado.

Eu usei um rolo pequeno de esponja mas parece-me que o de pelo teria sido melhor. Hei-de experimentar.

Abraço a todos,
SC


Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Tinta translúcida
« Responder #4 em: 27 de Agosto de 2020, 11:34 »
Pelicula UV espelhada ou não ou então vinil mais ou menos perfurando conforme a quantidade de luz que queres deixar passar. O efeito é excelente mas desconfio que não só custa uma pipa de massa como precisa de um pro para aplicar.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.