collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: AJUDA (osciloscópio)  (Lida 17452 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #30 em: 17 de Abril de 2010, 18:40 »
muito bom! há já algum tempo que ando de lho nesse modelo, só falta o essencial  :o

demorou quanto tempo a chegar? veio a cobrança?

cumprimentos

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #31 em: 17 de Abril de 2010, 19:33 »
Parece realmente um bom pedaço de tecnologia. Obrigado pela review Njay!

Por equanto não me faz falta um osciloscopio, mas um dia sou capaz de arranjar um. Uma coisa que me custa é que quando penso em osciloscópios sou obrigado a pensar também em geradores de funções. E aí o preço duplica, no mínimo :(

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #32 em: 18 de Abril de 2010, 00:29 »
Desde a encomenda no site até ser enviado demorou alguns dias, porque paguei por transferência bancária (que demora 2 a 4 dias úteis) e a meio ainda me lembrei de mandar vir também o multimetro e depois tive que fazer nova trasnferência e esperar mais uns dias. Depois de enviarem demorou cerca de 3 dias úteis a chegar (vem por GLS, tem tracking). Como já disse paguei por trasnferência bancária, mas por acaso acho que eles até aceitam envios à cobrança, só perguntando-lhes (batronix.com).

Para que queres o gerador de funções? Se não precisas de um osciloscópio não vejo porque hás-de precisar de um gerador de funções :). Isto para robótica o mais útil até deve ser um analizador lógico. Eu é que curto mais electrónica analógica do que digital...

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #33 em: 18 de Abril de 2010, 01:41 »
Para que queres o gerador de funções? Se não precisas de um osciloscópio não vejo porque hás-de precisar de um gerador de funções :)

A lógica era a inversa! Se comprar um osciloscópio depois fica a fazer-me falta também um gerador de funções. E aí o preço duplica :-\
Claro que depende da situação, já podes ter uma fonte analógica para usar, mas para efeitos de teste e simulações um gerador de funções é sempre um bom amigo.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #34 em: 18 de Abril de 2010, 02:26 »
Encontrei outro video do Dave:

http://www.eevblog.com/2010/04/18/eevblog-77-rigol-ds1052e-ds1102e-oscilloscope-hack-update/

Na versão mais recente do firmware do Rigol, "02.04", já foi cortada a possibilidade de fazer o hack, impedindo a mudança do "model number".
No entanto, é possível fazer downgrade para uma versão anterior, fazer o hack, e voltar a fazer o upgrade, ficando o hack activo mesmo no firmware mais recente. No video, para poder fazer o hack, o Dave faz downgrade para a versão "02.02 SP2", que é a versão do firmware que está actualmente no meu :)

O "sarilho" da Rigol deve ser que, como o hardware é exactamente igual no modelo de 50MHz e no de 100MHz, a única maneira que o firmware tem de saber qual é o modelo é pelo nº do modelo que fica escrito algures numa EEPROM, e portanto, qualquer firmware "posterior" tem que acreditar no nº do modelo que já está gravado no aparelho. Eles só se vão safar disto se alterarem o hardware de forma a que o firmware saiba realmente em que modelo está a correr.
« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 02:29 por Njay »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #35 em: 18 de Abril de 2010, 02:45 »
Há tempos estive a ler uma discussão num fórum sobre a diferença do preço entre o de 50Mhz e os de 100Mhz embora esta discussão fosse em relação à primeira fase, aquela em que se tinha que alterar a electrónica e nessa altura a maior parte das opiniões iam de encontro ao seguinte, as empresas em vez de fazerem dois produtos diferentes nestes casos fazem normalmente de maneira a que os produtos sejam o mais parecidos mesmo que o mais fraco tenha hardware que não seja utilizado e isto porque depois na linha de montagem a diferença de preço na parte de setup é enorme segundo eles, não sendo necessário quase nenhuma alteração para o novo produto.
No entanto a partir do momento em que sai cá para fora a possibilidade de alterar para 100Mhz com um simples comando fico a pensar se realmente a parte de software, pois é a única diferença entre o de 50Mhz e o de 100Mhz, custa tanto dinheiro ou a empresa está simplesmente a ser gananciosa e se devo acreditar nesta empresa ou então comprar outros osciloscópio mais baratos idênticos pois se calhar são feitos de outras maneiras mas mais baratos ou porque as empresas não estão a obter lucros tão elevados ou têm menos custos no desenvolvimento dos produtos.

Offline naf18

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #36 em: 18 de Abril de 2010, 02:50 »
É tudo uma questão de negócio. Para ti não te interessa se eu gastaram 100 ou 200 para o construir o k realmente importa é a qualidade do material.

Quanto a questão de ser um abuso a diferença de preço também concordo, no entanto eles limitam-se a acompanhar os valores do mercado e fazer o seu próprio negócio. Se não soubesses tudo isso se calhar nem sequer questionavas.