collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Monitorizar pilhas alkalinas  (Lida 5744 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Monitorizar pilhas alkalinas
« em: 06 de Maio de 2014, 12:28 »
Olá, estou a desenvolver um produto onde necessito de monitorizar uma bateria feita por 8 pilhas alkalinas o que da cerca de 12v quando carregada e 8v vazias. Estava a pensar usar um divisor de tensão e ler o valor no adc.

Há algum senão nesta solução? Há alguma solução melhor? O meu problema é que nem todas as pilhas AA têm a mesma curva de descarga mas vou ter que assumir que são idênticas e se calhar deixar o limite de tensão baixa relativamente alto.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #1 em: 06 de Maio de 2014, 13:06 »
Um divisor tem o defeito que é uma carga constante na bateria, convém que seja desligado quando não for necessário (por exemplo ficar depois do interruptor se for usado um)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #2 em: 06 de Maio de 2014, 13:46 »
e convem ter um condensador "ah medida".
Se o teu circuito "puxar" picos de corrente, as baterias tem sempre tendencia a baixar a tensao nesse momento.

Tambem tens de ver o momento em que deves ler a tensao, se antes de aplicar a carga ou durante a aplicacao da carga.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #3 em: 06 de Maio de 2014, 15:00 »
e convem ter um condensador "ah medida".
Se o teu circuito "puxar" picos de corrente, as baterias tem sempre tendencia a baixar a tensao nesse momento.

Tambem tens de ver o momento em que deves ler a tensao, se antes de aplicar a carga ou durante a aplicacao da carga.

Usa 2 steppers por isso terá alguns picos de corrente. Eu vou ter que fazer alguns testes para definir apartir de que valor o sistema deixa de funcionar isto é, se iniciar o processo agora o mais certo é ficar a meio. A minha questão era mais a se o divisor de tensão era a solução e pelo que tive a ler pela internet para este tipo de baterias parece ser o normal.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #4 em: 06 de Maio de 2014, 15:02 »
Do que tenho visto o habitual é fazeres um divisor de tensão com resitencias na ordem nos Megas e usares um buffer (ampop) para garantires baixa impedância na entrada do ADC. Podes por tambem um condensador no "meio" do divisor para ajudar a estabilizar "ainda mais" a tensão nesse ponto.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #6 em: 06 de Maio de 2014, 21:12 »
Tenho ideia que não precisas de nada externo, usas o adc do micro com a referência definida como Vcc e medes a voltagem da referência de 1.21v(band gap) e dá para calcular o teu vcc dessa forma, isto se só quiseres medir o Vcc, se for pilhas, resistências de Mohms para divisor de tensão e um condensador de 100n ou 1uF e não fazes medições consecutivas demasiado rápidas, assim evitas ter de usar um op-amp.
Podes ligar e desligar as resistências das baterias usando um mosfet, tem sempre leakege, por isso se der para ficar depois de algum botão on/off global é sempre melhor.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #7 em: 06 de Maio de 2014, 21:36 »
Eu tenho 8 pilhas AA ou AAA ainda não decidi para alimentar 2 steppers. Dessa tensão depois converto para 5V para o microcontrolador. Eu quero monitorizar as 8 pilhas. Vou colocar um divisor de tensao e já coloquei tambem o condensador, há algum problema com possiveis picos que venham dos motores?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #8 em: 06 de Maio de 2014, 21:40 »
Não te coles muito aos 5v como saida máxima no teu divisor, deixa uma margem, mesmo que percas alguma gama dinâmica, porque um diodo ou zener não são componentes lineares e alteram um pouco as medidas.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #9 em: 06 de Maio de 2014, 22:11 »
Não te coles muito aos 5v como saida máxima no teu divisor, deixa uma margem, mesmo que percas alguma gama dinâmica, porque um diodo ou zener não são componentes lineares e alteram um pouco as medidas.

Os 5V foi so para indicar que dos 12v sao alimentados os motores directamente e depois tenho um dc/dc para 5v. Da tensão do motor tenho um divisor resistivo. Aliás, as contas que fiz foi para converter 14V em 5V. Já agora de que diodos falas?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #10 em: 06 de Maio de 2014, 22:23 »
Qualquer um.
Podes sempre meter um zener a fazer clamping, mas altera ligeiramente a resposta do divisor resistivo, quanto mais elevada a voltagem, mais o zener ou o diodo vão conduzindo, ficas com uma resposta ligeiramente exponencial.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #11 em: 06 de Maio de 2014, 22:27 »
Qualquer um.
Podes sempre meter um zener a fazer clamping, mas altera ligeiramente a resposta do divisor resistivo, quanto mais elevada a voltagem, mais o zener ou o diodo vão conduzindo, ficas com uma resposta ligeiramente exponencial.

Mas onde devo colocar o diodo? Este é o circuito:

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #12 em: 06 de Maio de 2014, 22:39 »
Podes meter á massa e aos 5v, procura por clamping diode (imagens).
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2014, 23:05 »
Podes meter á massa e aos 5v, procura por clamping diode (imagens).

Isso já não existe internamente?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Monitorizar pilhas alkalinas
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2014, 23:59 »
Se é para monitorizar a tensão das pilhas não pode ser a partir dos 5V, tem de ser mesmo directamente dos 12V destas.
Pode-se calcular o valor das resistências para se ter um valor máximo perto dos 1.21V como o @Senso tinha referido.
Ao levar um condensador na entrada do ADC não irão aparecer problemas de flutuações devido aos motores.

Assim de cabeça a resistência que liga aos 12V deverá ser 9 vezes superior à que liga ao GND, tipo 9k + 1k para se ter 1.2V no ADC aos 12V.