collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte simétrica  (Lida 13384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Fonte simétrica
« em: 20 de Outubro de 2010, 23:21 »
As vezes eu me deparo com algum circuito que precisa de uma fonte simétrica, nunca comprei uma e sempre me perguntei se conseguiria fazer uma simples em casa.
Enquanto estava no trabalho estava pensando nisso e fiz esse desenho de uma, agradeceria se alguém com maiores conhecimentos de eletrônica do que eu pudesse analizar o circuito e me dizer se funciona e se precisa de alguma correção.

Os capacitores C3 a C6 estão com esses valores porque foram os que eu vi no datasheet dos reguladores, se precisar alterar esses valores é só me avisa, desde já agradeço ^^

EDIT: Aproveitando o tópico, eu costumo usar o Electronics Workbench Multisim pra simular circuitos, alguém conhece algum outro programa? O banco de dados do EWB não é lá muito completo e eu não sei onde achar referências de componentes pra atualizar a lista dele.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 23:46 por sanosuke_kursch »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte simétrica
« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2010, 23:46 »
Acho que não pode usar esse esquema no transformador, não isso eu não sei, regra geral fontes simetricas usam transformadores com center tap, ou seja regra geral têm algo do género a dizer:
12-0-12, ou +12,0,-12 ou assim parecido.
Avr fanboy

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Fonte simétrica
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2010, 00:01 »
gnd e o zero da fonte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte simétrica
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2010, 00:10 »
Eu estou a falar do transformador, e não da saida da fonte.
Avr fanboy

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Fonte simétrica
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2010, 00:20 »
Mas então me digam uma coisa, se eu colocar um regulador negativo no final da ponte retificadora ele vai ter uma tensão negativa no output certo? Então se eu colocar um regulador positivo e um negativo eu vou ter tensões positivas e negativas, não é? E nesse caso quem está fornecendo as tensões são os reguladores, portanto os outros terminais serão eguivalente a Ground pra eles, portando eu pensei que se eu ligar o ground do regulador negativo com o ground do regulador positivo eu teria um ground comum aos dois, com os reguladores fornecendo as tensões.
Ou assim não funciona?

EDIT: o meu EWB não está funcionando portanto não tenho como simular o circuito, e eu estou com preguiça de reinstalar ele, reiniciar o pc e coisas do tipo =P
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 00:22 por sanosuke_kursch »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte simétrica
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2010, 00:24 »
boas não precisas de usar duas pontes de díodos, terás de seguir a regra básica para criar uma fonte,

1º escolher o transformador para o devido efeito, como o senso disse para teres tensões negativas precisas de um transformador de ponto médio tipo 12-0-12

2º rectificação da onda com ponde de díodos ou ponte rectificadora

3º condenssador a medida para suavizar a onda, esta já pode estar toda sempre negativa ou positiva mas ainda existe um meio circulo e uma queda de tensão a zero (0v) até começar o novo meio circulo, o que este condensador vai fazer é carregar quando a onda está a ser formada e vai descarregar para preencher essa queda de tensão que existe entre os meios círculos da onda, fazendo uma especie de rampa para a outra onda sem ir a zero (0v)

4º rectificação da onda, as tensões que queiras positivas usa-se um 78xx (até 1.5A) e negativas um 79xx (até 1.5A) , poderás também utilizar por exemplo o lm317 (penso que dá até 1.5A)para fazer uma fonte regulável com os devidos cálculos de resistências para que se consiga alterar os valores para o pretendido é escolher o que mais te dá jeito

5º a filtragem entre os reguladores, mais utilizado nos 78xx sao condensadores MTK um de 0.33uf no in para o gnd (0v) e um de 0.1uf do out para o gnd (0v) (consultar datasheet para uma informação mais detalhada)

6º poderás consultar os datasheet caso queiras usar protecções contra corrente em excesso, um bom conselho são usar fusíveis com o valor apropriado antes de cada entrada nos Lm

7º e importante por experiência própria, usar dissipadores a medida para cada regulador, para que se consiga usar um maior nível de corrente nos Lm e assim ter uma maior dissipação do calor






aqui está umas breves noções para a criação de uma fonte, sei que com umas imagens seria mais fácil de compreender as formas de onde desde a entrada no transformador ao terminais de saída da fonte, esquemas também ajudariam a compreender as coisas, mas como isto foi um pouco a pressa, e com uma pesquisa aprofundada na Internet consegues la chegar ao teu resultado final.


cumprimentos,
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 00:26 por andre_f_carvalho »

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Fonte simétrica
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2010, 00:39 »
boas não precisas de usar duas pontes de díodos, terás de seguir a regra básica para criar uma fonte,

1º escolher o transformador para o devido efeito, como o senso disse para teres tensões negativas precisas de um transformador de ponto médio tipo 12-0-12

2º rectificação da onda com ponde de díodos ou ponte rectificadora

3º condenssador a medida para suavizar a onda, esta já pode estar toda sempre negativa ou positiva mas ainda existe um meio circulo e uma queda de tensão a zero (0v) até começar o novo meio circulo, o que este condensador vai fazer é carregar quando a onda está a ser formada e vai descarregar para preencher essa queda de tensão que existe entre os meios círculos da onda, fazendo uma especie de rampa para a outra onda sem ir a zero (0v)

4º rectificação da onda, as tensões que queiras positivas usa-se um 78xx (até 1.5A) e negativas um 79xx (até 1.5A) , poderás também utilizar por exemplo o lm317 (penso que dá até 1.5A)para fazer uma fonte regulável com os devidos cálculos de resistências para que se consiga alterar os valores para o pretendido é escolher o que mais te dá jeito

5º a filtragem entre os reguladores, mais utilizado nos 78xx sao condensadores MTK um de 0.33uf no in para o gnd (0v) e um de 0.1uf do out para o gnd (0v) (consultar datasheet para uma informação mais detalhada)

6º poderás consultar os datasheet caso queiras usar protecções contra corrente em excesso, um bom conselho são usar fusíveis com o valor apropriado antes de cada entrada nos Lm

7º e importante por experiência própria, usar dissipadores a medida para cada regulador, para que se consiga usar um maior nível de corrente nos Lm e assim ter uma maior dissipação do calor






aqui está umas breves noções para a criação de uma fonte, sei que com umas imagens seria mais fácil de compreender as formas de onde desde a entrada no transformador ao terminais de saída da fonte, esquemas também ajudariam a compreender as coisas, mas como isto foi um pouco a pressa, e com uma pesquisa aprofundada na Internet consegues la chegar ao teu resultado final.


cumprimentos,

Eu entendo perfeitamente os princípios de pontes retificadoras, diodos, capacitores, transformadores e afins, afinal tive aula de eletricidade básica e eletrônica (e um pouquinho de eletrônica digital) no colégio, mas isso já foi a vários anos, e eu não me lembro do professor ter mensionado nada sobre fontes com tensões negativas.
Mas eu imagino que numa fonte normal, com apenas uma ponte e um capacitor, a tensão que você tem seja apenas a diferença entre os dois terminais, não necessariamente 0V e +9V por exemplo, já que o terminal que fornece a corrente sempre vai ser ligado no ground ou no negativo, então ele vai servir como referencial, por isso eu posso usar um regulador positivo pra ter tensões positivas ou um regulador negativo pra tensões negativas, e sendo assim, por que não usar no mesmo transformador um regulador positivo e um negativo pra ter tensões positivas e negativas? Nesse caso a simetria da fonte se daria pelos reguladores, e não pelo tap central do secundário do transformador, tanto que é como o colega andre_f_carvalho disse quanto ao regulador variável, mas pra ilustrar esse circuito que eu havia pensado usei apenas reguladores fixos.
Na verdade, a minha dúvida era quando ao ground dos dois reguladores, eu estava em dúvida se eu não teria uma corrente de fuga passando por ali em qualquer dos sentidos, o que no final iria alterar o valor da tensão entre o ground e os reguladores.

EDIT: Acabei de fazer uma revisão no diagrama, acho que eu iria arrebentar com pelo menos um diodo de cada ponte com esse diagrama LOLOLOL
Preciso botar o meu EWB pra funcionar pra fazer uma simulação pra ver o que acontece.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 00:46 por sanosuke_kursch »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte simétrica
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2010, 00:48 »
Para fazer isso tem de usar retificação de meia onda e não de onda completa, porque a onda completa dá sempre uma voltagem positiva e usar um regulador negativo não vai funcionar, para fazer o que quer tem de usar um transformador que dê voltagem positiva e negativa no secundário e que tenha um center tap(que é os 0v AC e que não sei o nome em portugues).

Depois é só adicionar os reguladores de tensão e está feita a fonte simétrica.
Estes transformadores com center tap são tão comuns quantos os outros que só dão uma tensão positiva e o preço pelo menos cá em Portugal é ela por ela para pequenos transformadores.
Avr fanboy

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Fonte simétrica
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2010, 00:54 »
Pois é, acho que é isso mesmo que eu vou ter que fazer, depois de fazer uma revisão no diagrama que eu havia desenhado eu percebi uma falha gravíssima lá, o circuito estava praticamente em curto, a corrente iria fluir praticamente livremente pelas pontes retificadoras, falha minha.

Obrigado pelas dicas de todos ^^
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 00:56 por sanosuke_kursch »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fonte simétrica
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2010, 01:16 »
Também dá para fazer com um transformador não-simétrico (sem o fio do meio), porque na saída do transformador também temos AC (com semi-ciclos positivos e negativos), usando rectificação só de meia onda.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte simétrica
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2010, 12:00 »
Também dá para fazer com um transformador não-simétrico (sem o fio do meio), porque na saída do transformador também temos AC (com semi-ciclos positivos e negativos), usando rectificação só de meia onda.
mas com esse transformador ou podemos só usar tensões negativas ou positivas 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte simétrica
« Responder #11 em: 21 de Outubro de 2010, 13:46 »
Também dá para fazer com um transformador não-simétrico (sem o fio do meio), porque na saída do transformador também temos AC (com semi-ciclos positivos e negativos), usando rectificação só de meia onda.
mas com esse transformador ou podemos só usar tensões negativas ou positivas 
Não retificas as duas meias ondas, a parte positiva e a negativa, só tens de alterar o modo como colocas os diodos para só aproveitar a parte negativa do AC ou só a parte positiva, depois precisas de um condensador maior que se fosse retificação de onda completa, e tens ao teu dispor DC positivo e DC negativo, depois um par de reguladores e mais uns condensadores e está feito.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fonte simétrica
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2010, 14:21 »
por é que assim tem se uma onda com buracos na parte negativa ou positiva (caso seja usado uma ponte de díodos, a onde negativa passa a positiva estando tudo seguida, caso seja só com dois díodos ficara o tal buraco onde devia estar a negativa)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte simétrica
« Responder #13 em: 21 de Outubro de 2010, 16:25 »
Fica meia onda, e podes aproveitar a meia onda positiva e a negativa, os "buracos" não têm problema e é para corrigir isso que usas os condensadores, para teres uma voltagem relativamente estavel.
Avr fanboy

Offline sanosuke_kursch

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Fonte simétrica
« Responder #14 em: 21 de Outubro de 2010, 18:08 »
Eu nunca usei retificação de meia onda, sempre de onda inteira, mas também só fiz fonte comum, acho que se for usar retificação de meia onda eu preciso de um transformador com uma saída um pouco mais alta e um capacitor um pouco mais parrudo pra compensar o semi-clico vazio, certo?