collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: máquina lavar roupa com arduino  (Lida 14849 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
máquina lavar roupa com arduino
« em: 11 de Outubro de 2016, 19:31 »
Boa noite, a minha máquina de lavar roupa queimou a placa electronica, e visto que nao compensa comprar uma placa nova, pensei em colocar um arduino para controlar a maquina de lavar roupa. O meu problema é que não sei os tempos/durações dos processos de lavagem, desde a entrada da água até a saida.

Alguem me poderá ajudar?


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #1 em: 11 de Outubro de 2016, 19:42 »
Cria os teus :)

Suspeiteo que para alem dos tempos de entrada de agua, as maquinas tem um sensor de pressao para ver se a agua chegou a determinada altura.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #2 em: 11 de Outubro de 2016, 19:42 »
Diria que é um bocado complicado fazer isso, tens de controlar uns quantos sensores, tempos certos.. e se calhar vale mais comprar uma placa\máquina nova! Mas.. há sempre quem já tenha feito..

! No longer available

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #3 em: 11 de Outubro de 2016, 22:40 »
Não deve ser difícil, como assim muitas maquinas tinham programadores mecânicos e funcionavam bem.
A maior parte dos processos são controlados com limitadores: enche água até disparar pressostato, aquece até disparar termostato. A única parte que varia temporalmente é o tempo de lavagem, enxaguamento e centrifugação, e o número de repetições de cada.

Isto claro está numa máquina mais básica. Também tens as "inteligentes" que desconfio que têm mais alguns sensores (peso, análise de esforço do motor, etc) que permitem ter programas mais dinâmicos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #4 em: 11 de Outubro de 2016, 23:52 »
Bem, primeiro tens de identificar que sensores tens disponiveis na tua maquina. Normalemnte termostatos pra cada temperatura que possas regular ou escolher, outro pra identificar temperatura excessiva pra injectar agua fria e evitar sobre-aquecimento ou mesmo desligar a maquina. Ha umas que detectam a espuma excessiva, depois tb ha sensores pro nivel de agua, detecção de porta fechada, os tempos de ciclo normalmente sao sistema mecanicos onde um temporizador mecanico com varios discos com alhetas vao ligando e desligando selectrores/interruptores para ligar ou desligar elementos electricos da maquina (parar/ligar/inverter motor, acelarar motor, ligar/desligar bomba de agua, ligar/desligar electrovalvula pra entrar ou nao a agua, selecionar agua em cada compartimento da gaveta, ligar/desligar resistencia electrica).

Pro programa (um ciclo normal varia entre 1H30 a 2H):
-Qdo ligas a maquina, a maquina tem de detectar que a porta está fechada e que entra agua, porque se nao entra agua ao fim dum tempo ela que desligue, senao a resistencia começar a queimar a propria maquina e aquilo começa a fazer os ciclos sem agua.
-O tambor so deve começar o ciclo de lavagem qdo a agua chegar ao nivel desejado (existem 2 niveis para meia carga ou para muita roupa, como diz o araujo, ha maquinas que leem o peso de carga e ajustam o programa pra quantidade de roupa a lavar)
-Quando a agua chegar ao nivel a electrovalvula fecha e o tambor começa a rodar com movimentos alternados com ciclos de paragem entre os movimentos e a resistencia começa a aquecer até à tempª seleccionada (dois sensores pra detectar a tempª e outro de segurança pra evitar tempª excessiva e paragem de emergencia da maquina)
-fazer mais ou menos um ciclo de lavagem de 1h, com os movimentos alternos (tenta fazer nao por tempo mas com o nº voltas do tambor, com voltas impares 3 ou 5 voltas pra um lado e outras 3 ou 5 voltas pro lado contrario) e desligar a resistencia assim que atingir a tempª escolhida. Escoar a agua com ainda os movimentos do tambor e passar pros ciclos de enxaguamento.
-2º ciclo/1º enxaguamento: acabado o ciclo de lavagem, extrair a agua e voltar a encher pro primeiro enxaguamento, e 10 minutos de ciclos pra tentar tirar o maximo de sabao da roupa (a frio), findo, escoamento da agua, com uma centrifugação no final pra ajudar (normalmente no primeiro escoamento de agua nao existe centrifugação devido ao risco de formação de espuma em excesso)
-3º ciclo/2º enxaguamento + 5 minutos + respectivo escoamento ja com centrifugação de 15segundos
-4º ciclo adicçao de branqueador (selecionar selector de agua na gaveta do respectivo branqueador) + ciclo de 5 minutos e respectivo escoamento da agua (com mais 15 seg de centrifugação)
-5º ciclo: adição de amaciador (selector da agua pro respectivo compartimento do amaciador) + 5minutos de ciclo e acaba com o ultimo ciclo
-6º centrifugação de 2 minutos e depois ciclo alterno lento pra descompactar a roupa devido à centrifugação, desligar a maquina, e destrancar a porta passado 5 minutos (lol)

Um ciclo normal é mais ou menos isto, programando via software pode-se criar redundancias em certos passos, por exemplo nao fazer o ciclo de branqueamento porque nao queres ou porque nao vais lavar roupa branca com uso de branqueador..assim como o ciclo do amaciador, e usar simplesmente um ciclo normal de enxaguamento na vez.
Ciclos mais curtos para ciclo com meia cargas de roupa, ou menos ciclos de enxaguamento. (no minimo sao 3 ciclos)
Para roupa delicadas normalmente o tambor está mais tempo parado que a rodar.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2016, 20:25 por Hugu »

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2016, 20:42 »
Desde já muito obrigado.
Neta maquina só tenho pressostato para indicar o nivel da agua, o trinco da porta, o meu maior problema vai ser controlar a velocidade do motor, o motor é de escovas, tenho de fazer um variador ou então comprar um.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2016, 20:45 »
Desde já muito obrigado.
Neta maquina só tenho pressostato para indicar o nivel da agua, o trinco da porta, o meu maior problema vai ser controlar a velocidade do motor, o motor é de escovas, tenho de fazer um variador ou então comprar um.

Procura como estah feito o controlo desse motor. Provavelmente eh essa placa q o faz. Deve ter os transistores/triacs de potencia na placa e os mesmos sao controlados pelo processador.
Investiga, poe aqui fotos, etc.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2016, 21:50 »
Desde já muito obrigado.
Neta maquina só tenho pressostato para indicar o nivel da agua, o trinco da porta, o meu maior problema vai ser controlar a velocidade do motor, o motor é de escovas, tenho de fazer um variador ou então comprar um.

E tem de certeza sensor de temperatura/termostato, bomba de descarga, e eletroválvulas de entrada.

Nas máquinas de lavar os motores de escovas muitas vezes têm várias ligações conforme a velocidade pretendida.

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2016, 23:53 »
boa noite

marca e modelo?
como é a minha area, talvez possa ajudar.

abraço

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #9 em: 13 de Outubro de 2016, 17:58 »
estão duas fotos em anexo da placa da maquina.
A maquina é candy g0710


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #10 em: 13 de Outubro de 2016, 21:04 »
Parece uma centralina! :D

Agora a serio, nao parece mt complicado e nao estou a ver ai o que se possa estragar.
Reles que deixaram de funcionar? (facil verificar e reparar)
Transistors (que estao no dissipador) que pifaram? (facil verificar, menos facil de arranjar)
4 condensadores electroliticos (facil de substitui-los)

No lado do cobre, ha ali um transistor ao lado de um diodo que parece que houve ali um bocado de "electrolise" (esta meio queimado/sujo)
Tambem se nota que houve uma preocupacao em manter distanciamento nas pistas, mas como apanhou agua...

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #11 em: 14 de Outubro de 2016, 07:43 »
Esta já é a segunda placa que deixa de funcionar, então quando meti esta placa ma maquina meti lhe um invólucro para que não apanhasse humidade... Se fosse só transistores ou reles ou assim a máquina acendia algum sinalizador e não acende nada, deve ter sido o microprocessador não sei se é isso que controla toda a placa mas penso que sim

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #12 em: 14 de Outubro de 2016, 08:31 »
Dizer que eh o processador, eh um passo muito largo. Pode ser, como pode nao ser.

Sem fazer uma investigacao ah placa, eh impossivel saber.
Mas parece-me q a electronica eh bastante antiga pois os a NEC e outras marcas foram absorvidas pela agora RENESAS.

Reparei q ha uma fonte comutada referenciada ah rede electrica, o IC2 da Power Integrations. Por isso o circuito estah referenciado ao FASE ou ao NEUTRO. Cuidado a mexer nisso !


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #13 em: 14 de Outubro de 2016, 09:24 »
Se foi um invólucro fechado, se calhar "atefogaste" o gajo em calor.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: máquina lavar roupa com arduino
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2016, 19:19 »
Te tipo de invólucro? Um plástico? Se foi, então foi a condensação do ar, criou uma gota e a gota cai em cima e curto-circuitou. Pelo aspecto da placa, aparecem manchas/oxidações localizadas talvez provocadas por gotas de água. Digo eu não sei..

Ja agora o que são aquelas riscas azuis? São tipo jumpers adicionados depois à PCB mas com vias sobrepostas à pcb?