collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: A saga dos monitores  (Lida 2847 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
A saga dos monitores
« em: 28 de Maio de 2018, 17:56 »
Comprei há uns tempos uma GoPro Hero 2, em segunda mão, com que tenho feito vídeos. Ela trazia um interface WiFi mas não o consigo configurar porque tem uma password e parece não haver forma de a remeter às urtigas. De qualquer forma, a latência de tal bicho é de alguns segundos, demasiado para seguir o que vou fazendo com a câmara.

A câmara tem uma saída HDMI. Comprei um adaptador para VGA e a coisa funciona mas …

Levei a câmara e o adaptador a um Cash Converter para tentar comprar um monitor espalmado preferencialmente pequeno, bastante pequeno ou muito pequeno. Todos os monitores 16x9 que experimentei (uns 20) resmungam que o sinal está “out of range”, mas todos os monitores 3x4 aceitam o sinal mostrando uma imagem anamórfica.

http://www.red.com/learn/red-101/anamorphic-lenses

Não tive outro remédio e acabei por desenterrar aqui no tasco um monitor 3x4 a CRT (este monitor não reporta as especificidades do sinal) e tenho-me desenrascado com ele porque pude facilmente ajustar o varrimento vertical de forma a ver a imagem da câmara em letterbox. Excelente imagem não fosse estar num penedo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Letterboxing_(filming)

A porra é que o monitor é tão transportável quanto o Adamastor e estou limitado a usar a câmara onde o monitor está ancorado.

Preferencialmente pretendia um pequeno monitor (20 ou 30cm)  espalmado 16x9 que aceitasse aquilo que a câmara apresenta (“pois”) na dita saída HDMI (a câmara, no cartão de memória, grava MP4 em 1920x180x30p). A GoPro é um bocado lacónica quanto ao que aparece na saída HDMI referindo que a câmara escolhe automaticamente a resolução que lá deve aparecer, sem mais explicações. O “pois”, de facto, varia. Usando o que por aqui tenho:

Monitor Fratron L1510S (4x3), nativo 1024x768, identifica a GoPro como 960x720.

Monitor Acer AL1715 (4x3), nativo 1280x1024, identifica a GoPro como 1280x720x60, 45KHz.

Em qualquer destes casos a interpolação é notória e escavaca bastante a imagem.

Todos os monitores 4x3 que experimentei funcionam mas nenhum monitor 16x9 funciona. Nenhum 4x3 LCD que experimentei faz por si letterbox. 1280x720 seria excelente se num monitor 4x3 letterbox, portanto sem interpolações.

A culpa poderá ser do adaptador HDMI-VGA, mas não faço a mínima ideia sobre o que lá estará dentro. Não encontrei a preços módicos qualquer monitor 16x9 com HDMI.

Nesta bagunça, deu-me um ‘vaip’ e desmontei um portátil já morto (Vaio) e que tinha um maravilhoso ecrã pequeno, resolução 1366X768 (WXGA HD). Serviria que nem uma luva se não interpolasse, mas as ligações são um total bruxedo:





O cabo à direita (não se vê a ficha) deve ser da câmara.

Os cabos compridos são o wireless.

Em baixo à esquerda (vermelho e cinzento) deve ser alimentação.

A ficha comprida, sub-sub-sub-miniatura deve ser para a imagem ... cruzes canhoto.

A ficha no bordo do ecrã deve ser do microfone.

... neste cenário desisti logo de tentar o milagre de encontrar forma de utilizar esse ecrã. Tem 4mm de espessura. Tem as dimensões apropriadas para usar pela oficina.



Alguém consegue vislumbrar alguma solução que não implique interpolação e que não custe um olho? Queria usar a câmara noutros locais mas não tenho monitor transportável para a apoiar. Procurei outras câmaras mas nada encontro, a preços módicos, que tenha entrada de áudio externo (fundamental). Preço módico são 100€, se me esfarrapar consigo 200€, a GoPro custou 60€.

Estou a conseguir o mais difícil e a tropeçar no (que me parecia) mais fácil.

Abraço a todos
SC
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 18:09 por SerraCabo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: A saga dos monitores
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2018, 19:23 »
Diria que o problema está todo nesse conversor HDMI para VGA..

O ecrã desse portatil ou é LVDS(ou mais certo), ou eDP(possivel, mas dada a idade duvido bastante).

Existem placas no ebay com entradas HDMI e VGA para LVDS e eDP, é só procurar por HDMI to LVDS, mandar mensagem ao vendedor com o modelo do painel do portatil, pagar e está feito.

Mas a ideia é ser portatil/com bateria?

Porquê?

Previsualização?

Nesse caso, um ecrã barato com HDMI usado deve ser melhor ideia, dado que deve ter tomadas sempre por perto se for para usar a camera na oficina.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: A saga dos monitores
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2018, 19:46 »
Citar
O ecrã desse portatil ou é LVDS(ou mais certo), ou eDP(possivel, mas dada a idade duvido bastante).

Existem placas no ebay com entradas HDMI e VGA para LVDS e eDP, é só procurar por HDMI to LVDS, mandar mensagem ao vendedor com o modelo do painel do portatil, pagar e está feito.

Excelente. Obrigado pela dica.

Citar
Mas a ideia é ser portatil/com bateria?

Porquê?

Nem tinha pensado nessa. Será o que for possível, mas pode ser alimentado a AC.

Citar
Previsualização?

Certo.

Citar
Nesse caso, um ecrã barato com HDMI usado deve ser melhor ideia, dado que deve ter tomadas sempre por perto se for para usar a camera na oficina.

Pois. Mas eu não tenho espaço para um ecran grande. Preciso que não ultrapasse muito uma página de A4. Não vejo habitualmente ecrans pequenos. Se encontar, poderei lá levar a câmara para experimentar (tem bateria e tudo).

SC