collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gravadora laser  (Lida 14481 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Gravadora laser
« em: 13 de Julho de 2014, 14:40 »
boas pessoal, estou a iniciar um projecto para a construção de uma gravadora a laser, para já ainda estou a reunir material e fazer alguns testes. A ideia é utilizar um avr para controlo dos motores, penso utilizar peças de impressoras velhas.

Neste momento tenho uma impressora, o problema é que os motores dela são DC, e usam um encoder para contar a distancia. já consegui por o do eixo dos xx a funcionar, o problema é que para o y, não consigo por o encoder a ler, o receptor tem 2 saidas de sinal, e trata-se de um enconder linear. O problema é que talvez não tenha acertado com o pinout do mesmo, e agora já não sei se terá queimado pois não consgio obter oscilação da tensão, nem me gera nenhuma interrupção externa no avr.

Para alem disto já me deparei com outro problema, é que para usar grbl no arduino ou no 328 os motores devem ser passo-a-passo o que não é o caso aqui. eu até me disponha a fazer o código de interpretação do g-code no avr, mas o problema é quando tenho de fazer arcos. Não estou a ver como fazer a função para isso.
Será que alguém me consegue dar por aqui umas luzes? obrigado desde já.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gravadora laser
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2014, 16:28 »
na vez de modificar codigo nao será mais facil arranjar os steppers e trocares os motores dc?..  8)

(se calhar pretendes reaproveitar o maximo de comps que tens, mas smp podes tentar trocar ou arranjar uns steppers em segunda mao..)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Gravadora laser
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2014, 16:33 »
O GRBL é open source, podes estudar o código deles para ver como resolveram esse e outros problemas. A interpretação do gcode estará certamente separada da atuação dos steppers.

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2014, 18:53 »
vou tentar analisar o codigo, amanha vou buscar outra impressora a ver se tem steppers. entretanto vou postando novidades, eu inicialmente tinha ideia de fazer uma cnc, mas para isso a estrutura teria de ser muito mais robusta e os motores mais potentes, pelo que talvez fique esse projecto para outra altura.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Gravadora laser
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2014, 19:59 »
A forma mais fácil que tens para arranjar motores de passo é em scanners ou em impressoras MUITO antigas.
Tenta procurar num ecocentro perto de tua casa, eles devem ter montes de material e grátis ;)


Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Gravadora laser
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2014, 21:41 »
Onde arranjas a ponta de laser para a maquina que vais fazer?

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #6 em: 14 de Julho de 2014, 00:34 »
Onde arranjas a ponta de laser para a maquina que vais fazer?
para já vou tentar usar um laser de uma drive de dvd, caso não funcione muito bem, vou tentar arranjar algo pelo ebay.

Offline joaodh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Gravadora laser
« Responder #7 em: 15 de Julho de 2014, 21:47 »
boas, enquanto nao resolvo o problema de arranjar os motores, estou a testar isto com motor de drive de cd´s. estes sao passo a passo. estou tambem a criar o meu codigo, eu sei que podia usar grbl, mas nao era a mesma coisa :P

Agora aqui uma duvida, qual o delay minimo entre cada alteração de estado nas fases do motor? ou seja entre cada micro passo? neste momento estou a colocar um delay de 3ms, alguem sabe qual o valor que devo colocar? Cumprimentos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gravadora laser
« Responder #8 em: 15 de Julho de 2014, 21:53 »
Só depende do motor, mas por exemplo um valor tipico para drivers da TI é de 500Khz.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Gravadora laser
« Responder #9 em: 15 de Julho de 2014, 22:11 »
boas, enquanto nao resolvo o problema de arranjar os motores, estou a testar isto com motor de drive de cd´s. estes sao passo a passo. estou tambem a criar o meu codigo, eu sei que podia usar grbl, mas nao era a mesma coisa :P

Agora aqui uma duvida, qual o delay minimo entre cada alteração de estado nas fases do motor? ou seja entre cada micro passo? neste momento estou a colocar um delay de 3ms, alguem sabe qual o valor que devo colocar? Cumprimentos

Boas,

Os RPM máximos variam muito de motor para motor e depende da impedância de cada um e da voltagem aplicada,
para tal é necessário consultara datasheet do motor.

De qualquer forma, e nos motores com muito baixa impedância e a uma alta voltagem (24v por exemplo) desde
que controlados por corrente (chopper) nunca conseguem mais do que 4000/5000 passos por segundo (depende
do torque aplicado), ou seja uma frequência máxima de 4Khz a 5Khz.

Outra coisa totalmente diferente, e que nada tem a ver com a frequência de steps do motor, é a frequência do
circuito chopper que indica o período do PWM que o driver está usar, de cabeça não sei qual o valor usado pelos
ICs da TI, mas mesmo que seja a  500Khz isso nada tem a ver com a velocidade de rotação do motor.

Resumindo, cada caso é um caso, e cada motor pode ter um maximo de RPMs diferente, de qualquer forma um
valor a rondar os 4ms (uma frequência de 250 hertz) para motores de 200 passos é um valor seguro.
Este valor pode descer, é uma questão de "trial and error", mas não basta um delay fixo, é necessário calcular e
implementar uma rampa de aceleração.

Abraços,
PA
« Última modificação: 15 de Julho de 2014, 22:15 por StarRider »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gravadora laser
« Responder #10 em: 15 de Julho de 2014, 22:14 »
Em full step, haja motor para os fazer, que é mesmo a frequência a que ele comuta de estados, em micro-stepping, a história é outra.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Gravadora laser
« Responder #11 em: 15 de Julho de 2014, 22:37 »
Em full step, haja motor para os fazer, que é mesmo a frequência a que ele comuta de estados, em micro-stepping, a história é outra.

Boas,

Acredita que já tentei, e a culpa não foi do motor. Mesmo um motor com 0,9 mH a 48V não consegue passar das
10000 RPMs (35Khz) ... e em vazio, os valores anunciados pela TI (e outros) são para "inglês ver".

Esses 500Khz dá 150000 RPMs .... é totalmente louco, nem um motor BLDC faz isso.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gravadora laser
« Responder #12 em: 15 de Julho de 2014, 22:51 »
Eu sei que são valores testados para ai com resistências na saida, ou saidos do CAD que gera a lógica que é implementada no silicio.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Gravadora laser
« Responder #14 em: 16 de Julho de 2014, 15:08 »
Onde se pode arranjar o driver para controlar o laser?? Depois ainda deve ser preciso umas lentes e tal.
Laser pelo ebay deve ser coisa para ficar logo preso na alfandega!!