collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Formação para Arduino  (Lida 10993 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline santanna620

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Formação para Arduino
« Responder #15 em: 04 de Julho de 2010, 14:34 »
Boas.

Por acaso até estava um pouco com medo de colocar a mensagem no fórum, ainda para mais sendo a minha primeira. Bom, nada mau para a iniciação  :D

Parece que toquei num ponto quente. Fico contente. Como a ideia parece ter sido bem acolhida, não me importava de tentar fazer qualquer coisa para a conseguir concretizar.

Que acham do seguinte plano de acção:

- Ver o pessoal da zona de Braga que está disposto a frequentar uma acção destas;
- Uma vez que tenha um número suficiente de pessoas interessadas, descobrir firmas ou pessoas que estejam dispostas a dar esta formação e qual o preço;
- Seleccionar a pessoa ou entidade idónea, pedir um plano de formação e apresentar aqui ao grupo;
- Tentar arranjar um ou dois patrocínios;
- Abrir as inscrições;
- Com todas as inscrições conseguidas, apresentar as mesmas à entidade formadora, ou formador e procurar umas instalações adequadas para ministrar a formação;
- Decidir o horário e dias de formação;
- Reunir toda a logística (materiais, manuais, etc)
- Começar o curso 8)

A ideia seria esta, mais ou menos. Como formador noutra área que não tem nada a ver (Socorrismo), tenho alguma experiência neste tipo de cenários.

É claro que isto é só o embrião. A ideia é que depois todo o pessoal que quiser ajudar e participar apareça. Se resultasse, podia-se fazer um "guião", com vários contactos, tabelas de materiais e equipamentos necessários, manuais, etc, para outras pessoas fazerem noutros pontos do pais onde também não exista a formação.

Fica aqui a ideia.

Atenção, estou a falar aqui para Braga, mas se outras pessoas se adiantarem, óptimo. Já percebi que o pessoal de Leiria é extremamente desenrascado.  ;)
“Imagination is more important than knowledge...”
-Albert Einstein

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Formação para Arduino
« Responder #16 em: 04 de Julho de 2010, 15:08 »
Acho mt interessante a tua abordagem, mas que tal um passo intermédio onde combinas um café com as pessoas interessadas e fazem um brainstorming sobre as áreas em que estão interessados em ter formação / conhecimentos gerais do pessoal, e quem sabe até algum de voz está disposto em organizar um tema que domine para apresentar aos restantes. Nem que seja numa fase experimental.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Formação para Arduino
« Responder #17 em: 04 de Julho de 2010, 15:14 »
Santanna,

se precisares de pointers, diz. Eu estou habituado a organizar cursos de PIC.
A fórmula é a mesma.

Mas atenção a um ponto ::  todos estão interessados, até chegar a altura de marcar os dias e pagar. Aí começam os problemas.


Estou a organizar um espaço na zona de Lisboa, para dar formações e cursos destes temas, onde o Arduino será muito bem vindo, a quem quiser ser o facilitador e formandos.
Fica a ideia. Em Outubro está já em funcionamento.

Offline santanna620

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Formação para Arduino
« Responder #18 em: 04 de Julho de 2010, 15:15 »
Obrigado  ;)

São exactamente estas sugestões que procuro. Não quero ser eu a "carregar o fardo" de organizar tudo, pelo contrário, uma vez que, como já disse, só agora recebi o arduino e até agora só fiz três experiências  :-[

Mas como já tenho experiência em organizar formações, apenas deixei um possível "passo-a-passo" de como tentar organizar uma destas formações, uma vez que nem todos sabem os passos a seguir. (também não é assim tão difícil  ;))

Fico à espera de mais. Obrigadão TigPT.
“Imagination is more important than knowledge...”
-Albert Einstein

Offline santanna620

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Formação para Arduino
« Responder #19 em: 04 de Julho de 2010, 15:18 »
Asena:

Tens razão, já no Socorrismo é a mesma coisa  :(

Obrigado pela tua oferta. Se isto for para a frente e o pessoal se animar, sou bem capaz de entrar em contacto contigo.
“Imagination is more important than knowledge...”
-Albert Einstein

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Formação para Arduino
« Responder #20 em: 04 de Julho de 2010, 21:22 »
Boas, santanna não sei o que queres dizer com "Já percebi que o pessoal de Leiria é extremamente desenrascado" aqui para os meu lados o pessoal ainda estuda ou esta a tirar cursos superiores no meu caso já não entrava numa escola ai a 15 anos e só agora pode voltar a mesma e assim concluir o 12º ano agora é ver se consigo continuar mas estou interessado numa formação deste tipo ate já estou a ponderar ir ate Lisboa para isso.
         E é claro que asena que tens razão quando dizes "Mas atenção a um ponto ::  todos estão interessados, até chegar a altura de marcar os dias e pagar. Aí começam os problemas." porque muitos podem não poder pagar o que se pede, e depois também se essa formação atribui algum tipo de certificado mas é como disse com certificado ou não, não me importo de fazer 90km para ir a Lisboa para para isso mas também depende do horário claro mas vão postando noticia sobre o assunto e ver onde isto vai parar pois nunca se sabe....

Abraços e uma óptima continuação ;)
 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline santanna620

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Formação para Arduino
« Responder #21 em: 05 de Julho de 2010, 01:47 »
Boa noite kilobyte.

Quando disse que o pessoal de Leiria me pareceu bastante desenrascado quis dizer que imediatamente gostaram da ideia e inclusivamente um membro fez logo um post de pessoal da zona para ver se se reunia algum grupo, ou pelo menos pareceu-me ser essa a ideia.

Eu também não estudo desde os inícios dos 90's... lá foi o tempo. Também conclui o 12º frequentando as novas oportunidades. Na minha vida profissional segui um percurso totalmente mirabolante. Estudei fora e como referi, na área do pré-hospitalar.

Embora sempre tenha tido o gostinho por electrónica só agora, devido a factos da vida que para aqui não calham, pude agarrar-me um pouco mais a esse gosto. Tudo bem que ainda sou novo, tenho 39 anos, mas depois de uma vida inteira dedicado a 100% a uma profissão e a uma causa, está a ser-me extremamente difícil começar do zero outra vez.

Para já, e desculpem a minha sinceridade, mas não tenho o dinheiro, tempo ou possibilidades para ir a Lisboa frequentar cursos. Quem diz Lisboa diz Coimbra e até mesmo o Porto, sabendo que em Braga existe pessoas com muitas capacidades para leccionar um curso ou uma formação básica de Arduino. E mesmo que não existam, podemos fazer chegar cá pessoal com bastante competência a preços razoáveis.

Sou formador de Socorrismo e de Emergências Médicas Pré-Hospitalares à 16 anos, e tenho experiência de sobra em preparar formações profissionais. Fui mediador em cursos EFA e já lidei com entidades nacionais e estrangeiras neste tipo de formações.

Resumindo, já que ninguém fez nada por estes lados (que eu saiba, atenção), pensei que seria um bom contributo da minha parte começar a juntar as peças e avançar com alguma coisa. Se cada um participar com os seus conhecimentos, talvez se consiga ir para a frente com isto.

Por saber que as finanças das pessoas andam em baixo, que o tempo é limitado, etc, etc. é que comecei a pensar nesta actividade, mais ou menos com estes contornos:

Custos - De avançar com a iniciativa, os custos seriam o mais baixos possível. Seguir um pouco do formato que eu vejo nos outros países. Apenas o custo do kit (arduino + elementos básicos para a construção das experiências + manual)
Obs. quem já tivesse o Arduino comprava apenas os elementos + o manual.

Certificação - Muito honestamente, acho que quem quiser frequentar esta formação não vai querer nem precisar de um certificado. Vem porque quer aprender, quer fazer amizades, trocar ideias, fazer contactos, etc. Isto é um hobby. Tudo bem que podemos querer aprender para mais tarde ganharmos qualquer coisa com isto, mas neste nível, queremos é aprender e divertir-nos.

Patrocínios - Uma das coisas que aprendi na minha vida anterior, é que tudo se resume a oportunidades de negócio. Seja para nós ou para outros. Quem tem um hobby sabe bem as quantidades de dinheiro que gasta. Embora quase ninguém consiga apresentar quantidades concretas, a verdade é que todos nós gastamos o dinheiro. E alguém lucra. Há muitos interessados em que este hobby cresça, e que cada vez mais pessoas aprendam e ampliem conhecimentos. De certeza que haverá firmas de Braga, do Norte ou Nacionais que demonstrem interesse em participar, seja através de apoios monetários, de descontos em materiais, de empréstimo de equipamentos, fornecimento de manuais ou fotocópias, etc.

Participantes - Ui, aqui tenho a certeza que vão existir muitos. É claro que qualquer um que participe vai exigir um mínimo de qualidade e profissionalismo. Basta pensarem um pouco. Como é que vocês escolhem as formações, seminários, conferências ou outras actividades em que participam? E se forem gratuitas? Não tem expectativas que queiram ver concretizadas na mesma???

Local e horário - Bom, quanto ao primeiro não há mesmo hipóteses, né? Braga. Quanto ao segundo, como é uma iniciação e mais uma vez, recorrendo à pesquisa na net, vi que o habitual para estes casos costuma ser um fim de semana. Sábado e Domingo, com um total de aproximadamente 14 a 16 horas. Como é natural, quem decidiria isto seria o formador. Mas é claro, sempre depois de consultar ideias.

Uma vez delineados os planos, quem tiver oportunidade e quiser aparece, quem não, quem sabe; se resultar poderão existir mais vezes. Quando são planeadas formações ou encontros, são abertas inscrições. Se no fim do prazo limite das inscrições não há um número suficiente de participantes, chapéu, não há nada feito. Acreditem quando vos digo. Quando as pessoas querem aprender e estão realmente interessadas, movem-se os céus e a terra.

Talvez um dos problemas seja o nome: Acção de formação. Errei desde o primeiro momento com o nome. Deveria ter utilizado o termo "iniciativa" ou "encontro". Assim talvez não existisse um pouco de preconceito logo desde o início.

Desculpem, sei que já vai horrivelmente longo, mas isto é apenas um esboço. Gostaria muito de arranjar interessados para organizar esta iniciativa em Braga. Gosto de aprender em grupo e de trocar ideias.

Vá lá, de certeza há interessados  :D Se não houver, fica a ideia por aqui.
“Imagination is more important than knowledge...”
-Albert Einstein

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Formação para Arduino
« Responder #22 em: 05 de Julho de 2010, 04:21 »
Boas noites ou madrugadas lol, não se sinta ofendido por algo que tenha dito de forma alguma foi essa a intenção, quando falei a certificação não foi para mim, ( eu é que na boa fé comentei com dois conhecidos o assunto que talvez estivessem interessados e a resposta dos dois foi a mesma " e certificado se não tem não vale a pena, ora porra ficam logo a pensar em €€€ que podem vir a ganhar ou sabe-se la mais o que( e como eles há mais) e a conversa ficou logo por ali, pois com mentes assim para mim não funciona, não quer dizer que num futuro se venha a ganhar mas não agora,  porque como diz e bem "Isto é um hobby", e eu também estou mais virado para esse lado e como referiu  "Vem porque quer aprender, quer fazer amizades, trocar ideias, fazer contactos, etc", foi como já tinha referido anteriormente num post pelo menos para mim e pelos vistos para você também.
                 Em termos de custo provavelmente não poderá ser assim como diz "(arduino + elementos básicos para a construção das experiências + manual) " se for melhor, eu para aprender cometi um erro muito grave que foi comprar o I-Droid assim por baixo deve de estar nos 900€, recentemente adquiri o arduino e mais umas coisas e gastei 72€, ainda não esta nas minhas mãos por meter-se o fim-de-semana ao barulho, ( as coisas que eu faço para aprender e compreender isto tudo) e como disse e bem " começar do zero outra vez não é fácil" e como eu o compreendo, a vida não esta fácil para gastar esses €€€ que gastei e para poder fazer isso não imagina as voltas que tive de dar ao orçamento familiar.
         Quando fala que é novo e tal o importante é querer aprender e não deixar o "cérebro" parar porque para é morrer ( o saber não ocupa lugar) e o que eu souber e vier a aprende é para transmitir pois eu não sou daquele que guardo tudo para mim tenho gosto em ensinar o que souber e como tal pode contar comigo para o que der e vier, e o mesmo engloba os restantes membros porque afinal estamos cá para isso, digo eu. Eu por vezes ate deixo de postar certas e determinadas duvidas para não estar a fazer perder tempo ao pessoal ou então para não obter resposta como já me aconteceu (e atenção que não foi aqui na LR mas sim em outro sites) e uma pessoa fica sem saber se disse algo errado, porque para quem se esta a iniciar não sabe se expressar ou usar o termos certos.   

           :-\ Não quero que me interpretem mal ou que fiquem ofendidos com algo se assim o for me desculpem e digam o que esta mal e "directamente" pois isso é que são "amigos".


Abraços e boa continuação  ;) e mais uma vez desculpem qualquer coisa.
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 04:32 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Formação para Arduino
« Responder #23 em: 05 de Julho de 2010, 10:16 »
Penso que uma coisa deste tipo seria mais fácil de fazer através de uma escola, a escola tem auditório(s), e como é uma escola ainda podia haver descontos para educação quando compras os kits + arduino(há disto?)

Offline santanna620

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Formação para Arduino
« Responder #24 em: 05 de Julho de 2010, 14:23 »
Boas Kilobyte e amando96.

Sinto muito se fui um pouco abrupto na resposta, as minhas desculpas. Não me senti ofendido, mas farto-me de encontrar pessoal que diz exactamente como conta na sua mensagem "e certificado se não tem não vale a pena" e com o passar dos anos fiquei muito sensível a este tipo de respostas. Alias, sou casado com uma menina que segue esta linha de pensamento, e nem imaginam as discussões cá em casa  :P

Uma coisa positiva é que foi levantado o debate e os comentários aparecem  :)

Sim Amando, tens toda a razão, isto seria muito mais fácil através de uma escola, e depois de ler o teu comentário surgiu-me um flash na cabeça  :o. Como de boas intenções está o inferno cheio, e para que não pareça que deixo apenas sugestões sem depois fazer nada, vou aproveitar o facto de estar momentaneamente desempregado e começar a fazer uns contactos para tentar por isto a funcionar, sem qualquer tipo de reservas nem obrigações. Vou colocar umas questões, enviar uns mails, perguntar a pessoal conhecido, etc.

E graças à ideia do Amando, dos primeiros sítios que vou tentar contactar vai ser a Universidade do Minho, através da Associação de Estudantes. Bolas, eles tem pessoal super qualificado, tem brutalidades de material, etc. De certeza absoluta que há estudantes ou professores com este gostinho, tal como nós  ;) E ainda para mais, começam agora as formações de verão. Eles também apoiam imenso pessoal de fora, ou seja, não estudantes, desde que contribua para a divulgação de conhecimento científico.

Espectáculo Amando! Obrigado  :D É exactamente isto que procuro aqui, ideias.
“Imagination is more important than knowledge...”
-Albert Einstein

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Formação para Arduino
« Responder #25 em: 05 de Julho de 2010, 15:01 »
Boas tardes a todos, essa é uma boa ideia sim Sr. ver o que a por aqui perto que faça isso também, talvez em Leiria ou caldas da rainha.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte