collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeira CNC  (Lida 15146 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Primeira CNC
« em: 15 de Março de 2016, 15:21 »
Boas.

Estou a pensar fazer a minha primeira CNC,  queria que ela tivesse 3 eixos e não fosse muito cara.

O que me aconselham a ver/ler.

Preciso de começar mesmo pelo nível básico,  visto que os meus conhecimentos não são muito aprofundados.

Abraços
J.Correia

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira CNC
« Responder #1 em: 15 de Março de 2016, 15:46 »
Tens que dar mais detalhes: tamanho, preço e para maquinar o quê.
Uma CNC para corte de metal é diferente de uma CNC para madeira (router), é diferente de uma CNC para fazer moldes para joalharia (cera/plastico), etc....O que disseste transposto para o munto automóvel era o mesmo que perguntar "Quero um carro com 4 rodas, qual sugerem?"

Acho que um excelente primeiro projeto de CNC é uma feita com 3 drives de CD. Fica muito barata (menos de 50€ com jeito) e é uma excelente introdução ao mundo da CNC.

« Última modificação: 15 de Março de 2016, 15:48 por jm_araujo »

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Primeira CNC
« Responder #2 em: 15 de Março de 2016, 17:15 »
jm_araujo, sim tem razão fui muito vago na minha questão.

O que eu pretendo é fazer placas de circuito impresso e pequenas peças em aluminio.

Acho que com as Drives de DVD ficararia um pouco limitado.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira CNC
« Responder #3 em: 15 de Março de 2016, 18:27 »
A CNC de drives de DVD tem a vantagem de ser muito barata e servir de introdução a tudo o que compõe o mundo das CNC: mecânica, electrónica, software de controlo, modelacao 3D(CAD) e CAM. Acho que a maior parte das pessoas não se dão de conta do transversal que pode resultar e é melhor descobrir antes de se gastar umas centenas em fusos esféricos.

Dito isso, para esse género de trabalho eu gosto de CNCs de pórtico fixo: a mesa de trabalho anda nos YY, a fresadora nos XX e nos ZZ. Não caias na tentação de a fazer muito grande, é aí que surgem os problemas maiores de rigidez. A minha foi inspirada nas do "microcarve" (usa o Google), ficou-me barata e porta-se bem a fazer moldes de alumínio. Já fiz tb uma ou outra PCB mas não ficaram por aí além por causa da ferramenta de corte, mas tem precisão suficiente.


Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Primeira CNC
« Responder #4 em: 15 de Março de 2016, 21:32 »
Visto isto vou então fazer uma com drives de CD para me familiarizar com todo o vasto mundo da CNC.

Mais tarde sigo o seu conselho e faço uma como a sua (microcarve). Pelo que vi há muito suporte na net e não parece ser muito cara.

Grato pela atenção
J.Correia

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira CNC
« Responder #5 em: 15 de Março de 2016, 23:09 »
Fazes bem. Os drives de cd/dvd quanto mais antigos melhor. Tem que ter 4 contactos o motor (stepper), se tiver só 2 é um motor "simples" parte de um servo e não dá.
Se escolheres bem a electrónica dá para depois reutilizar, eu ia para drv8825/A4988+atmega328 compatível com o "grbl" (mais uma pesquisa para o Google ;) ) (como este http://pages.ebay.com/link/?nav=item.view&id=151881280213&alt=web), basta adicionar uma fonte de alimentação e estas servido!

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Primeira CNC
« Responder #6 em: 15 de Março de 2016, 23:23 »
O Arduino tenho cá um, mas se mandar vir esse Kit não faz mal, fica aqui que da jeito :)

A fonte de alimentação serve uma ATX ou aconselha outra??

Atenciosamente
J.Correia

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira CNC
« Responder #7 em: 15 de Março de 2016, 23:44 »
Para começar uma ATX desenrrasca. Ou melhor ainda uma fonte de um portátil!

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Primeira CNC
« Responder #8 em: 15 de Março de 2016, 23:54 »
A fonte do Portatil é de +/- 19V. será que o regulador de tensão do arduino aguenta??

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira CNC
« Responder #9 em: 16 de Março de 2016, 00:22 »
A fonte é para os motores. O Arduino é alimentado por USB, precisas sempre do PC para controlar a CNC. O Arduino com o GRBL interpreta comandos do PC e converte-os em sinais apropriados para os drivers dos motores.

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Primeira CNC
« Responder #10 em: 16 de Março de 2016, 10:47 »
Já que hoje estou de folga,  vou procurar as drives. Deve de haver algum conhecido que tenha algumas algures nos arrumos

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Primeira CNC
« Responder #11 em: 16 de Março de 2016, 11:15 »
O que te interessa é que o motor que desloca a lente seja um stepper.

nesta imagem é o que está em baixo à direita, tem de ter 4 ligações senão não serve para os teus propósitos.

Se procurares no instructables por "DVD CNC" tens vários projetos que te podem ajudar.

Offline correia_mais_novo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: Primeira CNC
« Responder #12 em: 31 de Março de 2016, 20:19 »
Boas,

Depois de muita procura lá consegui arranjar 2 drives de DVD, espero em breve conseguir outra.
Depois de desmontadas liguei 4 fios aos motores de passo.
Testei-os com o código exemplo do arduino - stepper_oneRevolution e um L293D,  funcionou lindamente com os motores rodarem no sentido horário e depois anti-horário.

Cumps
J. Correia

PS. : tirei fotos a todo o processo mas devido talvez ao tamanho das fotos (cerca de 10MB cada) não as consigo carregar se alguém souber outra forma de as partilhar diga   ;D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Primeira CNC
« Responder #13 em: 01 de Abril de 2016, 18:26 »
PS. : tirei fotos a todo o processo mas devido talvez ao tamanho das fotos (cerca de 10MB cada) não as consigo carregar se alguém souber outra forma de as partilhar diga   ;D
podes baixar a resoluçao das fotos..ou vais ao paint e fazes um resize para 20 ou 25%..depois fazes upload das imagens num host de partilha de files/imagens, estilo dropbox, depois de fazers o upload da foto, tiras o link de partilha e colocas aqui no forum o link no meio do codigo de imagem (primeiro botao entre o botao "B" e o "emoticons" aqui no campo de ediçao de post. Podes redimensionar a imagem, se ficar ainda mto grande, com o código: "width=300 height=250" dentro do bbcode (descrição do bbcode aqui)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Primeira CNC
« Responder #14 em: 01 de Abril de 2016, 21:54 »
Paint resize para 1024 e ele mete a outra medida, guardar, agora têm 200Kb.
Avr fanboy