collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Redes LoRa  (Lida 18603 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Redes LoRa
« em: 30 de Dezembro de 2016, 10:46 »
Não havia por aqui ninguém especializado ou que trabalhe em tecnologia LoRa?

Basicamente precisava de um sistema/tecnologia que permitisse comunicar em sítios remotos, em ligação a uma rede wireless e sem comunicação GSM. Já pesquisei algumas coisas sobre a LoRa mas tenho ideia que havia aqui alguém a trabalhar nisso.

Bom ano a todos!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Redes LoRa
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2016, 12:07 »
Só LwMesh(por enquanto, LoRa/derivado/transmissores longa distância estão no papel)...
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Redes LoRa
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2016, 14:10 »
Só LwMesh(por enquanto, LoRa/derivado/transmissores longa distância estão no papel)...

Hum vou investigar isso (nunca tinha ouvido falar de LwMesh). Pois, eu bem pesquisei mapas de rede de LoRa em Portugal e afins, mas não encontrei nada...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Redes LoRa
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2016, 14:44 »
Narrownet com a rede Sigfox cá em Portugal
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Redes LoRa
« Responder #4 em: 30 de Dezembro de 2016, 14:59 »
Narrownet com a rede Sigfox cá em Portugal

Tenho mesmo de investigar sobre isso, só coisas novas para mim :)

Mas já que puxei o tema, vou perguntar algo de mais "alto nível": se precisassem de enviar meia dúzia de dados de um local remoto, sem GSM nem wifi, quais poderiam ser as soluções?

Thanks
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Redes LoRa
« Responder #5 em: 30 de Dezembro de 2016, 15:22 »
Isso parece um service provider e não um chip para enfiar num projecto que pode ser enfiado/enviado para qualquer lado do mundo, ou não?

Usas algo sub-Ghz, com umas antenas decentes.
Ou então RFC 2549.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Redes LoRa
« Responder #6 em: 30 de Dezembro de 2016, 16:15 »
Não havia por aqui ninguém especializado ou que trabalhe em tecnologia LoRa?

Basicamente precisava de um sistema/tecnologia que permitisse comunicar em sítios remotos, em ligação a uma rede wireless e sem comunicação GSM. Já pesquisei algumas coisas sobre a LoRa mas tenho ideia que havia aqui alguém a trabalhar nisso.

Bom ano a todos!

Yes tenho uma rede sensorial estatica, e outra com animais, a trabalhar em LoRa (nao eh LoRaWAN atencao). Faz um ano q estah no ar sem problemas. Construi a minha propria Gateway/BaseStation q me faz logging p memoria ou manda por GPRS. Tens mais uns tarecos na board, mas essencialmente eh isso.

Queres injectar os pacotes em alguma rede, fazer logging? what?


Photos da Gateway e Node.


Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Redes LoRa
« Responder #7 em: 30 de Dezembro de 2016, 16:25 »
Também estou a ficar interessado com este tema.
Sena, podes descrever melhor o teu projeto?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Redes LoRa
« Responder #8 em: 30 de Dezembro de 2016, 17:41 »
O projecto nao tem duracao definida, modular e aberto. Passo a explicar.
Foi desenhado inicialmente para poder receber qualquer tipo de dados q se queiram transaccionar via radio.

O Gateway/BaseStation (GBS) serve de "tunel" para os packets q chegam. Podem ser gravados em memoria ou reencaminhados para outro servico/canal.

O radio na GBS eh mono-canal apenas, ainda, e com as condicoes q temos neste momento conseguimos no minimo 20km LOS se os remotos tiverem pelo menos uma antena de borracha. Em Fevereiro fiz 12km quasi-LOS c Node antena PCB, em q o node estava agarrado a uma foca a dormir na praia.
As condicoes radio na GBS sao exactamente iguais aos nodes, excepto na antena em q instalei uma omni-direccional com ~11dBi ganho.

Em termos de electronica, a GBS tem ::
  • o modulo de radio LoRa com 14dBm output (por enquanto uso o RN2483 mas ja tenho prototipos c o SX1276 apenas)
  • GSM/GPRS,
  • Bluetooth p link consola/log local
  • wind sensor input
  • solar panel input
  • battery input with auto-charger from PV or Mains
  • Mains 100-240VAC input
  • SDCard socket
  • LCD alphanumeric p consola/monitorizacao local
  • rotary encoder p correr menus e configuracoes no local da instalacao
  • O CPU eh um ARM Cortex M4F a correr apenas a 48MHz, mas q faz o servico todo passando maioritariamente o tempo em IDLE.


Em termos de electronica, o Node tem ::

  • o modulo de radio LoRa com 14dBm output (por enquanto uso o RN2483 mas ja tenho prototipos c o SX1276 apenas)
  • O CPU eh um ARM Cortex M4F a correr a baixa frequencia, com RTC extreme low-power, passa 99% do tempo em SLEEP.
  • memory flash 1Gbit SPI
  • indicadores LED p debug/funcionalidade
  • reed switch p Wake-Up e Programacao
  • ligacao para Sensor Pressao (profundidade)
  • ligacao para GPS tipo Fastloc
  • ligacao para sensor Condutividade/Temperatura/Pressao ou Fluorimetria
  • battery Li-po/Li-Ion input
  • todos os sistemas modulares e independentes, podem ser power on/off independentemente
  • sistema de deteccao dentro-de-agua/fora-de-agua
  • existe conneccao USB p firmware upload, programacao parametros e download logging

Nodes desenhados para serem montados em animais marinhos, podendo ir ateh 2km profundidade. Dado ao tipo de sistema modular, pode adaptar-se a qq tipo de situacao, ateh mesmo estatica, como tenho em casa a fazer testes no jardim.
A GBS estah desenhada mecanicamente para ser montada em varios tipos de situacao fisica: em mastro, em tripeh, em maleta transportavel.

Usar os radios LoRa tem uma vantagem enorme visto poder comutar entre LoRa e FSK em qq altura, permitindo quanto o Node estah perto da GBS, falar em FSK a alta-velocidade e descarregar todo o logging q fez.

O sistema estah mt versatil, tao versatil q ja tive contactos p instalar a coisa em animais de grande porte terrestres.


Rev2 estah em prototipo e especialmente eh uma evolucao da GBS p ter core ARM Cortex-A8 a correr Linux e processamento on-site, HDD p deep-logging, e inclusao de outro canal de transmissao de dados via satelite. PCB mais pequena p usar em estatico e formato hand-held.




Ha mais alguma coisa q posso acrescentar ?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Redes LoRa
« Responder #9 em: 02 de Janeiro de 2017, 00:03 »
Como sempre, óptimo post Sena!  ;)

No meu caso era para localizar um objecto, numa zona sem rede GSM, mas pode ser de dezenas de kms.

Sena os nodes têm autonomia de quanto tempo?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Redes LoRa
« Responder #10 em: 02 de Janeiro de 2017, 11:33 »
Como sempre, óptimo post Sena!  ;)

No meu caso era para localizar um objecto, numa zona sem rede GSM, mas pode ser de dezenas de kms.

Sena os nodes têm autonomia de quanto tempo?


O territorio eh plano ou montanhoso?

O objecto eh movel ou portatil ?   e a Gateway eh movel ou estatica ?
Se a Gat for estatica, entao podes por a antena o mais alto possivel e usar uma de alto ganho.
Se o objecto for movel, entao terahs limitacoes de antena e alcance. Se for portatil, entao ja poderahs ter uma antena maior.

Mesmo assim, se nao houver bom LOS, essas distancias nao sao praticaveis em nao-LOS a nao ser q se usem Watts (ilegal) em vez dos mili-Watts permitidos.
O LoRa eh bom p fazer distancia, mas ha q ter as condicoes tambem favoraveis. Eh o mesmo q esperar q dois Nodes falem entre si, em pisos -1 distanciados de 10km. Nao vai acontecer.

Terahs de definir realmente os teus requisitos do projecto e qt os mesmos podem ser flexiveis. E aih depois decidir o q fazer.



Quanto ah autonomia, depende do tipo de uso q queres fazer e da bateria.
Se for um Node q acorda uma vez por dia/semana/mes p dizer q estah vivo, entao a bateria PODE TALVEZ ter a duracao de ~10anos.
Se for um Node q a cada 10mins faz leitura de GPS e manda por LoRa, entao a bateria PODE TALVEZ durar semanas/meses.


Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Redes LoRa
« Responder #11 em: 02 de Janeiro de 2017, 11:53 »
Como sempre, óptimo post Sena!  ;)

No meu caso era para localizar um objecto, numa zona sem rede GSM, mas pode ser de dezenas de kms.

Sena os nodes têm autonomia de quanto tempo?


O territorio eh plano ou montanhoso?

O objecto eh movel ou portatil ?   e a Gateway eh movel ou estatica ?
Se a Gat for estatica, entao podes por a antena o mais alto possivel e usar uma de alto ganho.
Se o objecto for movel, entao terahs limitacoes de antena e alcance. Se for portatil, entao ja poderahs ter uma antena maior.

Mesmo assim, se nao houver bom LOS, essas distancias nao sao praticaveis em nao-LOS a nao ser q se usem Watts (ilegal) em vez dos mili-Watts permitidos.
O LoRa eh bom p fazer distancia, mas ha q ter as condicoes tambem favoraveis. Eh o mesmo q esperar q dois Nodes falem entre si, em pisos -1 distanciados de 10km. Nao vai acontecer.

Terahs de definir realmente os teus requisitos do projecto e qt os mesmos podem ser flexiveis. E aih depois decidir o q fazer.



Quanto ah autonomia, depende do tipo de uso q queres fazer e da bateria.
Se for um Node q acorda uma vez por dia/semana/mes p dizer q estah vivo, entao a bateria PODE TALVEZ ter a duracao de ~10anos.
Se for um Node q a cada 10mins faz leitura de GPS e manda por LoRa, entao a bateria PODE TALVEZ durar semanas/meses.

Se o Gateway for estático existe ainda a opção de vários Gateway para melhorar o alcance?
Podes descrever melhor o teu projeto beirão? E as condições em que vai ser aplicado?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Redes LoRa
« Responder #12 em: 02 de Janeiro de 2017, 14:23 »
Se o Gateway for estático existe ainda a opção de vários Gateway para melhorar o alcance?

Pode haver qts Gateways necessarios. O protocolo estha feito p q haja um atraso aleatorio no ACK do Gateways ao Node, de proposito p q os Gateways nao transmitam tds ao mm tempo.
Assim podem tds fazer logging/tunnel dos pacotes e o Node recebe o ACK de um qq.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Redes LoRa
« Responder #13 em: 02 de Janeiro de 2017, 22:42 »
O projecto que falei é para ter um ou mais nodes a enviar, através de um pedido ou por uma cadência fixa, a sua localização. No fundo, uma espécie de gps tracker.

A questão é que falamos de uma zona de serra, onde a rede GSM é para esquecer. Ora tem rede, ora não tem, ou tem de uma operadora numa zona e depois só apanha de outra.

Tenho de voltar a falar com a pessoa que me falou neste projecto para definir com mais detalhe as distâncias e algumas condicionantes... mas parece-me que uma rede LoRa está fora de questão..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Redes LoRa
« Responder #14 em: 02 de Janeiro de 2017, 22:43 »
Aih talvez equacionasse usar ou ARGOS ou IRIDIUM.

Mais caros pois os pacotes de dados sao satelite.