collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito de iluminação com 4x ESP8266  (Lida 11501 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« em: 09 de Junho de 2017, 18:39 »
Caríssimos

Pretendo criar um circuito com 4 dispositivos ESP8266 que me possibilitem acender duas lâmpadas independentes a partir de dois interruptores independentes.

Esse circuito, numa instalação electrifica normal seria como a imagem que se segue:



O circuito que pretendo montar será assim.



Como se pode ver, o numero de cabos a passar num circuito "tradicional" é muito superior aos necessarios se usar dispositivos "inteligentes", porem, e embora eu tenha alguns conhecimentos de programação do arduino e dos ESP8266, estou com dificuldades em ligar os 4 dispositivos em rede entre eles de forma a que consiga ligar e desligar ambas as luzes a partir de ambos os interruptores.

Será possível algum dos membros desta comunidade dar-me alguma ajuda?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2017, 23:05 »
Tenho muita pena, mas o esquema de baixo não tem ponta por onde se lhe pegue.

 - As lâmpadas ficariam eternamente acesas.

 - O primeiro interruptor a ser ligado provocaria um curto-circuito.

Citar
Como se pode ver, o numero de cabos a passar num circuito "tradicional" é muito superior aos necessarios se usar dispositivos "inteligentes",

O tradicional precisa de dois fios por lâmpada e três entre interruptores. Consegue menos?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2017, 23:12 »
O que o caro tem no primeiro esquema é um duplo comutador de escada. O que tem no segundo é um absurdo.



Tem aqui, mais claramente, o funcionamento de um comutador de escada. Logo que o caro perceber este circuito e emendar o seu segundo esquema eu estarei disposto a ajudar. Até lá é melhor que se ajude a si próprio fazendo algum trabalho de casa.

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2017, 01:04 »
Tenho muita pena, mas o esquema de baixo não tem ponta por onde se lhe pegue.

 - As lâmpadas ficariam eternamente acesas.

 - O primeiro interruptor a ser ligado provocaria um curto-circuito.

Citar
Como se pode ver, o numero de cabos a passar num circuito "tradicional" é muito superior aos necessarios se usar dispositivos "inteligentes",

O tradicional precisa de dois fios por lâmpada e três entre interruptores. Consegue menos?

Caríssimo, tanto um como outro funciona.

O primeiro, é o tradicional e eu sei que funciona, porem teria que passar 7 cabos num tubo, o que não pretendo fazer.

O segundo, é algo completamente diferente em termos de ligações, mas que funciona também, depois de programados os módulos ESP8266.

Se tiver o cuidado de ver os equipamentos que coloquei na segunda imagem, os mesmos são dois Sonoff Slampher, que são dispositivos WiFi com controladores ESP8266

Os dois interruptores que coloquei são também interruptores WiFi com controladores ESP8266.

Ou seja, só preciso passar dois cabos para cada um dos dispositivos (Fase e neutro) para os alimentar, depois é só uma questão de programação.

E é ai que está o meu problema, eu consigo controlar um Sonoff Slampher a partir de um interruptor, mas não consigo programar os quatro dispositivos para poder ligar cada Sonoff Slampher a partir dos interruptores.

Mas não consigo porque não tenho conhecimentos suficientes de programação de rede do arduino para o fazer.

               
« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 01:46 por C. Ramos »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #4 em: 10 de Junho de 2017, 01:41 »

Citar
controlar um Sonoff Slampher

Esqueceu-se de indicar no post inicial.

No 2º esquema, tal como o apresenta, precisa 5 fios entre interruptores e 3 entre os interruptores e as lâmpadas. Qualquer tubo, mesmo de 12mm, comporta 5 fios de 1.5mm de secção (instalações com menos de 30 anos usam tubo de 16mm).

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #5 em: 10 de Junho de 2017, 01:50 »

Citar
controlar um Sonoff Slampher

Esqueceu-se de indicar no post inicial.

No 2º esquema, tal como o apresenta, precisa 5 fios entre interruptores e 3 entre os interruptores e as lâmpadas. Qualquer tubo, mesmo de 12mm, comporta 5 fios de 1.5mm de secção (instalações com menos de 30 anos usam tubo de 16mm).

Já lhe disse que não preciso. Só preciso de alimentar os circuitos com dois fios, um para a fase e outro para o neutro. É ai que reside a simplicidade do do circuito.

Ainda não percebeu que os mesmos são comandados por WiFi?
E é ai que reside a dificuldade de os programar.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #6 em: 10 de Junho de 2017, 02:00 »
Percebi na 2a mensagem porque só aí o caro se explicou.

Só na segunda mensagem o caro falou nos touch switch e nos Slamphers.

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #7 em: 10 de Junho de 2017, 02:06 »
Percebi na 2a mensagem porque só aí o caro se explicou.

Só na segunda mensagem o caro falou nos touch switch e nos Slamphers.

Caríssimo, na descrição do tópico diz mesmo que são 4 dispositivos ESP8266.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #8 em: 10 de Junho de 2017, 09:58 »
Sim, mas sem explicar o resto (touch switch e nos Slamphers) torna-se substancialmente incontornável que o segundo esquema é mímica do primeiro.
« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 10:00 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #9 em: 10 de Junho de 2017, 10:15 »
A encrenca do "circuito" que o caro pretende montar não radica na distribuição de energia mas em como com dois controladores wifi ESP8266 controla um Slampher e com se consegue fazer isto havendo a necessidade de o fazer em duplicado

Já que fala em simplicidade, eu tenho uma coisa parecida com essas em que o controlador só recebe energia de uma pilha que lá está há anos permitindo que um dos locais onde se acende a luz nem sequer tenha tubo na parede. E é comutador de escada.

http://bricoelectronica.com/electricidad/nr9367743-interruptor-de-pared-por-control-remoto-nr9367743

A unidade de cima é de embutir no local onde está o (outrora) interruptor simples, a outra é de colar na parede (só tem a espessura do espelho).

Não sei se há em modelo duplo, mas nem implica qualquer modificação à instalação.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #10 em: 10 de Junho de 2017, 13:12 »
Ainda bem que esclareceste que já tens os sonoff. A tua descrição inicial do problema era muito parca e já ia meter testamento a recomendar precisamente esses dispositivos.

Quanto ao SW,, o mais fácil é meteres ESPEasy nos ESP8266, e precisas de instalar um broker MQTT e um controlador de automação. Fazes isso com um RPi com Mosquito e OpenHAB se não tiveres já um servidor algures na rede local. Assim ficas reduzido a configurar os vários elementos, não tens de te preocupar com programação.

Acho que já te deixei muitas palavras chaves para te instruíres sobre domótica com os ESP8266 :)

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #11 em: 10 de Junho de 2017, 16:09 »
Ainda bem que esclareceste que já tens os sonoff. A tua descrição inicial do problema era muito parca e já ia meter testamento a recomendar precisamente esses dispositivos.

Quanto ao SW,, o mais fácil é meteres ESPEasy nos ESP8266, e precisas de instalar um broker MQTT e um controlador de automação. Fazes isso com um RPi com Mosquito e OpenHAB se não tiveres já um servidor algures na rede local. Assim ficas reduzido a configurar os vários elementos, não tens de te preocupar com programação.

Acho que já te deixei muitas palavras chaves para te instruíres sobre domótica com os ESP8266 :)

Caro jm_araujo, já encomendei o raspberry pi para instalar o OpenHAB e controlar outros dispositivos Sonoff que já tenho distribuídos pela casa, porem o que eu pretendo é que o circuito de iluminação fosse autónomo, sem broker MQTT.

Ou seja, os quatro dispositivos ligados entre si sem interferência de um servidor.

Quanto a ter os Sonoff, embora já tenha um de cada, para teste, quando estiver tudo afinado, é para usar hardware proprietário com ESP8266, pois não quero continuar com o mamarracho que é o Slampher e pretendo usar outros interruptores, que condizem mais com a aparelhagem que pretendo ter em casa, porem na electrónica não tenho problemas e os protótipos estão quase prontos, só esperam pela programação para definir os últimos componentes.

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #12 em: 10 de Junho de 2017, 16:17 »
A encrenca do "circuito" que o caro pretende montar não radica na distribuição de energia mas em como com dois controladores wifi ESP8266 controla um Slampher e com se consegue fazer isto havendo a necessidade de o fazer em duplicado

Já que fala em simplicidade, eu tenho uma coisa parecida com essas em que o controlador só recebe energia de uma pilha que lá está há anos permitindo que um dos locais onde se acende a luz nem sequer tenha tubo na parede. E é comutador de escada.

http://bricoelectronica.com/electricidad/nr9367743-interruptor-de-pared-por-control-remoto-nr9367743

A unidade de cima é de embutir no local onde está o (outrora) interruptor simples, a outra é de colar na parede (só tem a espessura do espelho).

Não sei se há em modelo duplo, mas nem implica qualquer modificação à instalação.

Caro SerraCabo, a segunda imagem é para dar uma ideia de como esse circuito facilita a instalação eléctrica, porque o trabalho está todo no software que vai estar nos mesmos.

O que preciso mesmo é de interruptores duplos em dois locais distintos, em que só tenho um tubo de 12 a ligar as duas caixas (instalações de 1970) e onde já passa a corrente para o resto das divisões, e ou abro roços na parede para passar novos tubos para poder passar os 6 cabos necessarios, ou crio um circuito que me permita comandar os dois pontos de luz a partir de dois pontos distintos.

 

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #13 em: 10 de Junho de 2017, 19:27 »
Estou fora de casa. Logo que volte (amanha à noite) vou procurar porque me parece que tenho uma soluçao dupa sem fois (de um dos lados). Se assim for bastam 3 fios apenas de um lado e dispensa a electronica na base da (tenho isso instalado mas não é duplo ... Salvo erro da marca Guru ou Curu ou coisa que o valha).

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Circuito de iluminação com 4x ESP8266
« Responder #14 em: 10 de Junho de 2017, 19:41 »
Estou fora de casa. Logo que volte (amanha à noite) vou procurar porque me parece que tenho uma soluçao dupa sem fois (de um dos lados). Se assim for bastam 3 fios apenas de um lado e dispensa a electronica na base da (tenho isso instalado mas não é duplo ... Salvo erro da marca Guru ou Curu ou coisa que o valha).

Só me interessa dupla.