collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Nissan eléctrico  (Lida 9050 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Nissan eléctrico
« Responder #15 em: 13 de Março de 2012, 14:03 »
A renault queria fazer isso com leasing de baterias de forma a ser chegar a uma bomba, tirar as baterias gastas e colocar novas de forma automática, por baixo do carro ou assim.

No fundo as baterias não eram tuas, eram alugadas que podias trocar vazias por cheias pagando apenas a energia nelas contidas e descontando a energia contida nas tuas que lá deixavas.

Não sei se eles tencionam avançar com isso, obriga a um grande investimento em infra-estrutura.

A Renault quer mesmo avançar com isso, e até já divulgarem que para o novo modelo deles (o renault ZE) tens o custo inicial do carro e depois pagas uma mensalidade de 70€ para poderes trocar as baterias sempre que quiseres (este sempre não sei como é, mas pelo que li é algo do genero...)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Nissan eléctrico
« Responder #16 em: 13 de Março de 2012, 21:27 »
Acho que funcionaria, mas teria de ter consenso para uma normalização que servisse todos os veículos.
Alfredo Garcia

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nissan eléctrico
« Responder #17 em: 13 de Março de 2012, 22:07 »
Acho que funcionaria, mas teria de ter consenso para uma normalização que servisse todos os veículos.

ja n sou da mm opiniao. As baterias teriam de estar acessiveis e seria um processo k teria de recorrer a makinas pk cada bloco de bateria sao 100 ou mais kilos... Normalmente as mm sao metidas dentro da estrutura do carro, no meio e o mais proximo do chão para diminuirem o centro de gravidade dos carros e distribuiçao do peso mais uniformente pelo carro todo, e normalmente sao varios blocos de baterias e nao usa só... e estar a implementar mais uma mensalidade ou taxa/quota é estar quase a penhorar o carro para alem de pagar a electricidade de enchimento/renovaçao...

N sei, mas acredito mais em motores de combustao a hidrogénio que motores electricos a bateria... a n ser que comecem a usar baterias nucleares ultra duraveis co os do extreminador 3 ! :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Nissan eléctrico
« Responder #18 em: 13 de Março de 2012, 22:32 »
Ivitro, provavelmente estou um bocado ao lado dos preços, nunca vi preçários, mas do que tenho visto falar pelos fóruns é por ai assim, só se nos foruns que ando, como é tudo amante do fumarento bravo só compram cupras/fr e coisas do género.

Contar com a energia barata á noite é uma boa ideia, mas só temos duas fontes realmentes fiaveis de energia excessiva durante a noite, que são centrais térmicas, e nucleares que são as unicas que têm de manter minimos de produção, pois não se desligam com um simples toque de interruptor, barragens podem fechar as turbinas e algumas até aproveitam a energia barata da noite para usar os geradores como motores e encher o reservatório quando o nivel de água está muito baixo, para durante o dia usar de novo essa mesma água para produzir energia.
Eólicas nunca se sabe se tens vento ou não, para além de que este é grandemente variável, e solar bem, a luz da lua infelizmente não chega.

Temos tambem de pensar que se de rrepente tens um parque automovel de por exemplo 1 milhão de carros a carregar durante a noite, provavelmente já não tens um excesso tão grande de energia durante a noite e pode-se assistir a uma subida dos tarifários(afinal as empresas estão cá é para ter lucro e não para dar esmolas).

Quanto a híbridos, sim temos mais carros, mas os motores são basicamente os mesmos, mais um bocadinho ou menos um bocadinho de cilindrada, um jeito na centralina para mais ou menos cv mas ainda só temos realmente 2 hibridos de produção em massa, e na minha opinião nenhum deles é assim tão avançado quanto isso, ver o que a Lexus faz para lançar um LFA hibrido, que são das empresas que mais hibridos têm no portfolio.

O hidrogénio não é uma descoberta de agora, porque os motores otto foram desenhados inicialmente para funcionarem a hidrogénio, mas não fosse a falta de cereais o metanol seria uma excelente alternativa, é em tudo superior á gasolina, e deixava-mos a dependencia do petróleo, mas até agora a unica coisa que a produção de metanol tem criado é dar cabo de tudo quanto é stock de cereais, principalmente do milho que tem um bocadinho mais de mil e um usos que metade nem imagina-mos, isso a estarmos (nós UE) dependentes da produção de cereais dos EUA..

Tens um carro ou outro a hidrogénio, agora só me recordo de um BMW Série 7, mas tens tipo 10 ou 11 bombas de hidrogénio no mundo inteiro.

Pois, ver como corre a iniciativa da Renault com as baterias de chegar e trocar.
Avr fanboy

Marmelo

  • Visitante
Re: Nissan eléctrico
« Responder #19 em: 13 de Março de 2012, 22:39 »
Acho que portugal deviam investir mais em energia solar , ao contrario da eólica não é dependente da natureza , mas claro vocês são os intendidos nos assuntos sou só um newbie
 Agora sobre os carros , mas a STCP não tem uns autocarros a hidrogenio ? Sera que tem bombas só para eles?
 Acho que o governo e afins censuram também devido aos biliões bem ganhos que ganham como petróleo
 Enfim ...

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Nissan eléctrico
« Responder #20 em: 13 de Março de 2012, 23:00 »
Ainda acredito que o futuro será as células de hidrogénio e a produção será maioritária nos países árabes, já que para termos um combustível menos caro temos de utilizar uma fonte de energia económica.
Alfredo Garcia

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Nissan eléctrico
« Responder #21 em: 13 de Março de 2012, 23:01 »
Penso que os autocarros foram um projecto piloto que só durou um ano ou dois, e não era motor de combustão, era fuel cells, autocarro tem a coisa boa de ter montes de espaço para ter um depósito grande, e sim eram abastecidos na sede/base não paravam nas bombas.

Não é só o nosso governo que lucra com o petróleo, é meio mundo, e tudo quanto é guerra é feita por causa do petróleo...

Então a solar não depende da natureza? Sem sol não há solar, e basta um dia nublado e lá vem a produção por ai a baixo, é muito dependente mesmo do sol, nunca foste a Serpa?
Aquilo é paineis solares a perder de vista, mas a diferença entre potência instalada e potência util é abismal, se produzirem um décimo da potência instalada é um dia bom.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nissan eléctrico
« Responder #22 em: 13 de Março de 2012, 23:11 »
Eu sou mega-contra o hidrogénio por principio. Mudar dos derivados do petróleo para algo como o hidrogénio em que têm que haver estações de abastecimento (com licenças especiais) onde toda a gente tem que ir é exactamente o que querem os que mandam no abastecimento hoje, para poderem continuar a sugar toda a gente a seu belo prazer. Para mim tem que ser eléctrico puro; a partir daí tenho várias possíveis fontes de abastecimento, se eu tiver uma moradia, um terreno, posso colocar uns paineis solares ou uma eólica e carregar o meu veículo daí tanto quanto possível, posso carregar da rede eléctrica, ou posso comprar ao vizinho.

Se por acaso a capacidade actual da rede eléctrica for um problema durante a noite (e lembrar que para começar é onde hoje em dia há menor consumo), toca a investir em engrossar a rede eléctrica. Também se fizeram projectos megalómanos para providenciar transporte ao crude e derivados, é só uma questão de desviar investimento para outro lado. E acho que se deve apostar o máximo na produção local, des-centralizar como forma de redundância e redução de perdas.

O motor a combustão teve mais de 100 anos para evoluir, os veículos de transmissão eléctrica ainda nem 1/4 desse tempo tiveram, por isso ainda há muita tecnologia a vir por aí (e já a há muito boa, neste momento quase acessível ao grande público).

Marmelo

  • Visitante
Re: Nissan eléctrico
« Responder #23 em: 13 de Março de 2012, 23:12 »
Penso que os autocarros foram um projecto piloto que só durou um ano ou dois, e não era motor de combustão, era fuel cells, autocarro tem a coisa boa de ter montes de espaço para ter um depósito grande, e sim eram abastecidos na sede/base não paravam nas bombas.

Não é só o nosso governo que lucra com o petróleo, é meio mundo, e tudo quanto é guerra é feita por causa do petróleo...

Então a solar não depende da natureza? Sem sol não há solar, e basta um dia nublado e lá vem a produção por ai a baixo, é muito dependente mesmo do sol, nunca foste a Serpa?
Aquilo é paineis solares a perder de vista, mas a diferença entre potência instalada e potência util é abismal, se produzirem um décimo da potência instalada é um dia bom.

lol pensava que o sol passava " por entre " as nuvens , fixe não haver iva sobre paineis solares , mas o governo so perdia com isso e principalmente a EDP :/

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Nissan eléctrico
« Responder #24 em: 13 de Março de 2012, 23:14 »
se os carros com mais sistemas eléctricos dão barraca ... renault xD

agora com motor também ... tenho duvidas

a Lola-Drayson este ano apresentou um carro capaz de chegar aos 320km/h vamos la ver como correr o projecto

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nissan eléctrico
« Responder #25 em: 14 de Março de 2012, 00:01 »
Tens um carro ou outro a hidrogénio, agora só me recordo de um BMW Série 7, mas tens tipo 10 ou 11 bombas de hidrogénio no mundo inteiro.

Acho que é na filandia que se produz o maior stock de hidrogénio, recorrendo a centrais termos onde vao buscar energia ao solo vulcanico...coisa que portugal podia aproveitar bem nos açores nas ilhas onde existem as tais furnas... podia-se criar energia electrica e de hidrogenio a baixo custo por esse sistema de central térmica via sub-solo...

Mas portugal só prefer apostar em tgv's e coisas pra ricos....

Citar
Penso que os autocarros foram um projecto piloto que só durou um ano ou dois, e não era motor de combustão, era fuel cells, autocarro tem a coisa boa de ter montes de espaço para ter um depósito grande, e sim eram abastecidos na sede/base não paravam nas bombas.

Estudei no porto e a stcp do porto tinham alguns autocarros que deitavam vapor de agua pelo escape...n sei pk a coisa n resultou!...  :-\
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 00:03 por Hugu »

Marmelo

  • Visitante
Re: Nissan eléctrico
« Responder #26 em: 14 de Março de 2012, 00:06 »
Realmente por mim era em vez de apostar em coisas de rico apostar nas energias renovaveis , temos que provar aos grandes da UE que somos independentes a nivel de energia ...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nissan eléctrico
« Responder #27 em: 14 de Março de 2012, 00:14 »
Realmente por mim era em vez de apostar em coisas de rico apostar nas energias renovaveis , temos que provar aos grandes da UE que somos independentes a nivel de energia ...

nós temos marés, vento, sol, rios, vulcoes...é pena n aproveitarmos estes recursos e apostar nestas energias!

Os paises nordicos, teem metade da exposiçao solar e os gaijos teem paineis solares por todas as casas!... ta certo k os paineis foto-voltaicos ainda sao pouco eficientes e sao caros de produzir, mas podia-se aproveitar os outros recursos!

Matas pra desbravar e usar na vez do carvao, usar os desperdicios de madeira!.. (tinhamos matas mais limpas e seguras contra fogos!)
Temos mais de 50% da fronteira virada pro mar, usar as marés e as ondas, pra criaçao de energia electrica k tb podiamos aproveitar!
Moro em bragança e olha prá serra seabra (serra espanhola) e akilo tem centenas de eolicas!!! Pk portugal n "planta" mais eolicas nas nossas serras?!...

Os apoios governamentais para os particulares aderirem à micro-geraçao é fraco, e um gaijo mal ganha pra comprar comida qto mais pra pagar uma instalaçao k só se vê retorno a partir dos 10 anos?! até la morremos à fome!... :S

Marmelo

  • Visitante
Re: Nissan eléctrico
« Responder #28 em: 14 de Março de 2012, 00:21 »
A minha ideia era em vez de aumentar o iva e gastar em mer.. que não é preciso , gastavam em coisas necessárias , coisas que iríamos ter a certeza que era um bom investimento , por exemplo imagina em vez de gastar 100 milhões em luxos desnecessários , era apostado na agricultura e nas energias renováveis , Portugal mudava imenso , não temos dinheiro para ficar independentes ? não têm mal pelo menos apenas exportamos 5 ou 10 % de energia do estrangeiro em vez de agora que devemos estar a exportar talvez mais de 30% , mas numeros ao certo não sei , de qualquer maneira acho que Portugal se não abrir os olhos não há volta  a dar

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Nissan eléctrico
« Responder #29 em: 14 de Março de 2012, 02:00 »
Ora bem.. a minha opinião relativamente a tudo o que foi dito:

 - fiz um estudo no âmbito de uma cadeira no semestre passada, e se 80% dos carros (em portugal) em 2030 forem electricos, a rede durante a noite aguenta, ou seja, os veiculos electricos podem ser uma ajuda ao diagrama de cargas diário português se forem "usados" da maneira mais correcta: se as pessoas colocarem o carro à carga quando chegam a casa vai dar barraca, pois aí é quando ocorre o pico de consumo diário. A Renault também estava com ideias de fazer uma espécie de operadora de carga, isto é, o cliente paga uma mensalidade e a renault tinha acesso à tomada de alimentação do carro na moradia do cliente e garantia que durante a noite fazia a gestão da carga e, por exemplo, todos os dias às 6h da matina as baterias estão a 80%;

 - renováveis: potencial eólico está esgotado. não há muito por onde aproveitar mais... não esquecer que deverá existir sempre uma distância mínima entre eólicas e pelo que sei o potencial de vento que poderia compensar o investimento é escasso ou insignificante; solar é o que é: na amareleja temos centenas de paineis e a potência útil é muito baixa relativamente ao espaço ocupado. por mim o caminho passa também pela eficiência energética: fazer o mesmo, com menos. é possível! pensem nos aparelhos que temos em casa a consumir sem necessidade! na iluminação, na climatização, no entretenimento (sim, devem desligar a box da meo ou da zon quando não a usam!)

como um professor meu diz: só há uma solução, é não consumir. E consumindo, é preciso saber fazer as coisas. por exemplo, do meu ponto de vista, a nuclear é uma autêntica asneira! os riscos são demasiados para um tipo de centrais que a nível mundial representa...3% da energia produzida! e os resíduos tóxicos?!

ou seja.., consumir=consequências! temos é de saber como o fazer de modo a ter energia e poupar o máximo o ambiente...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein