collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Apagar E2PROM X28C64P-25  (Lida 2712 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Apagar E2PROM X28C64P-25
« em: 22 de Maio de 2017, 14:53 »
Boa tarde pessoal, preciso duma ajudinha vossa se estiverem dispostos a isso.

O problema é o seguinte:
Com alguma regularidade preciso de regravar E2PROM's da Xicor X28C64P-25.
Sao usadas numas centrais domoticas que faço manutençao, só que as vezes
as prom's sofrem anomalias devido a problemas electricos tanto nas centrais como
nos Quadros que as alimentam.
É um problema de construçao das centrais, esta documentado desde a sua concepção
e nunca conseguiram ou quiseram tentar resolver este problema de corrupçao de dados.

Regra geral o processo de regravaçao dos dados de configuraçao corre bem e podem ser reutilizadas.
Mesmo chips com mais de 10 anos. Outras vezes tanto com chips novos ou antigos, o processo de gravaçao corre mal e depois disso ja nao é possivel gravar mais nada nas E2PROM's. Nem o software consegue limpar o chip,
o menu "erase" fica desactivado com estes bichos.

Sempre usei o programador Speedmaster LV48 associado ao software WinLV da ICE Technology.
Tenho tido sempre o cuidado de nunca gravar estas PROM's com a protecção de dados activada.
Mas este problema sempre existiu com estes chips, ja com os atmega equivalentes que ja usei nao
me recordo de ter acontecido, mas só usei poucos ainda, menos de 5 e ja foi a mais de um ano.
Este problema nao acontece sempre mas é chato ter ja bastantes E2PROM's novas sem utilidade,
e ja nao sao assim tao baratas quanto isso.

Alguem sabe de com outro software de programaçao que seja compativel com este programador Speedmaster LV48
que consiga resolver o problema da "reformataçao" diga-mos assim destas PROM's?

Obrigado desde já a quem se disponibilizar a ajudar a resolver este berbicacho...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #1 em: 22 de Maio de 2017, 15:55 »
Na página 8 da datasheet ( http://www.datasheetspdf.com/datasheet/X28C64P-25.html ) está especificado o algoritmo para fazer o reset da proteção de dados.

É simples e é possível realizar com um arduino com um truque para poupar pinos: 8 pinos para 8 bits de dados , 1 pino para bits endereços pares (para fazer o 0x1555), 1 pinopara bits endereço impares (para o 0xaaa), 1 pino para /WE e /CE juntos. Dava para poupar pinos nos dados, mas já estamos dentro da quantidade disponível no Arduino, não é preciso complicar. Ligar restantes pinos de forma estática conforme datasheet.

Se não se entende diz que tento explicar melhor.



Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #2 em: 22 de Maio de 2017, 16:10 »
Na página 8 da datasheet ( http://www.datasheetspdf.com/datasheet/X28C64P-25.html ) está especificado o algoritmo para fazer o reset da proteção de dados.

É simples e é possível realizar com um arduino com um truque para poupar pinos: 8 pinos para 8 bits de dados , 1 pino para bits endereços pares (para fazer o 0x1555), 1 pinopara bits endereço impares (para o 0xaaa), 1 pino para /WE e /CE juntos. Dava para poupar pinos nos dados, mas já estamos dentro da quantidade disponível no Arduino, não é preciso complicar. Ligar restantes pinos de forma estática conforme datasheet.

Se não se entende diz que tento explicar melhor.

Entendi tudo, mas o problema nao é bem a proteção de gravaçao de dados, é o facto de nalgumas e2prom's durante a gravaçao de dados o winLV indicar um erro na gravaçao dos dados, maioritariamente quando vai fazer a verificaçao dos dados gravados e depois disso ja nao ser possivel gravar mais nada no chip.
sei que a proteção contra leitura/escrita nos pic's pode ser incluida directamente no codigo, mas nestas e2proms isso não é possivel ou é?

a tua soluçao é boa e agradeço, mas isso obriga-me a ter um arduino que nao tenho. ;)

mas estive a ler com atençao o que diz a Xicor sobre essa parte do algoritmo na datasheet e surgiu-me a ideia que se calhar pode ser o programador que tenho ja estar a falhar quando envia os dados para gravar na e2prom...
este programador ja é velhote, ja tem uns 15 anos ou mais de uso...
e com esta forma de gravar os dados alguma falha na transmissao dos bit's pela porta paralela pode por o chip em modo autoprotegido contra escrita....
Eventualmente terei que passar a usar atmegas equivalentes nos proximos tempos ate vir a ter novos programadores que ja nao falta muito...
« Última modificação: 22 de Maio de 2017, 16:14 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #3 em: 22 de Maio de 2017, 16:23 »
Se são eeproms compradas do ebay não me admira que sejam pulls e que algumas estejam efectivamente danificadas..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2017, 16:27 »
Se são eeproms compradas do ebay não me admira que sejam pulls e que algumas estejam efectivamente danificadas..

nao foram compradas no ebay, foram compradas a suppliers mais "honrosos" assim tipo farnel e digicontrole.

mas começo a inclinar-me para o problema estar numa falha da transmissao de dados, agora que o araujo me chamou a atençao para a parte do algoritmo de protecção...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2017, 16:32 »
Chateia o patrão e comprem um TL866.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2017, 16:35 »
o patrao agora sou eu ;)
por o ter chateado é que queria ver se recuperava as 7 ou 8 e2proms que tenho aqui à espera de soluçao, não me esta a apetecer deita-las fora ainda...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2017, 16:37 »
Entendi tudo, mas o problema nao é bem a proteção de gravaçao de dados, é o facto de nalgumas e2prom's durante a gravaçao de dados o winLV indicar um erro na gravaçao dos dados, maioritariamente quando vai fazer a verificaçao dos dados gravados e depois disso ja nao ser possivel gravar mais nada no chip.
sei que a proteção contra leitura/escrita nos pic's pode ser incluida directamente no codigo, mas nestas e2proms isso não é possivel ou é?
A datasheet só mostra essa forma de proteção de dados, que é só uma proteção muito básica contra escrita e facilmente desabilitado pelo algoritmo que mostrei.
A alternativa é teres problemas no programador, ou as EEPROM estarem a dar o pifo.
Citar
a tua soluçao é boa e agradeço, mas isso obriga-me a ter um arduino que nao tenho. ;)

Não é desculpa, pelo preço de um maço de tabaco compram-se 2.
Eu gosto deste porque tem micro USB (como os telemóveis) http://www.ebay.com/itm/141975930997 mas ainda há mais baratos se não te importares de procurar um cabo mini-USB: http://www.ebay.com/itm/351878881376

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Apagar E2PROM X28C64P-25
« Responder #8 em: 22 de Maio de 2017, 16:43 »
ya...
vou tratar desse pormenor nos proximos dias. ;)
preciso de criar conta no paypal primeiro. mas ja me mentalizei ha algum tempo que faz falta um arduino ou equivalente para fazer certas coisas por aqui... ;)
o software do TL866 tambem ja esta no disco rigido, a seguir ha-de vir o programador. ;)

obrigado pelo apoio dado.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."