collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [PIC32]- Ethernet  (Lida 3948 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline display

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
[PIC32]- Ethernet
« em: 08 de Abril de 2013, 18:59 »
boas pessoal,
Ando a desenvolver um controlo a distancia via ethernet.

 Antes utilizava o Xport para este tipo de aplicações, mas visto que é muito caro e estamos em tempo de crise, decidi aproveitar um outro recurso do micro controlador que costumo a utilizar o PIC32MX795F512L para fazer a função que o Xport fazia(receber os dado via ethernet, mas neste caso especifico já não precisava de ligar a mais nenhum micro controlador, pois interagia com o próprio)!

Só que vejo-me um bocado perdido, pois tudo o que encontro na internet são aplicações via brower, (em que já utilizei com sucesso).

Sim já fui aos fóruns da microchip mas não encontro informação útil para o caso em concreto.
Todas as respostas dos moderadores da microchip é sempre leiam as bibliotecas e nada mais em concreto! se têm as coisas disponíveis o pessoal de lá podia ser mais open source :S  :o

Mas também nunca vi ninguém a querer fazer algo do que pretendo, logo fico um bocado confuso se dá para fazer o que quero com este micro controlador, que consiste, tal como no Xport eu definir  remote host e remote port para  enviar/receber a informação desejava num pc com determinado softw.

Será que alguém por aqui já tentou fazer o mesmo? teve sucesso? pode partilhar a sua experiência?

ou então indicar-me algo parecido com xport que faça a mesma função a um preço mais acessível por exemplo 15€ 20€ em vez dos 50€ do Xport

penso que deve de haver algum concorrente ao Xport, até agora tambem não encontrei nada!

Obrigado  ;)  :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [PIC32]- Ethernet
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2013, 21:26 »
Não conhecendo o Xport, assim de repente vejo duas soluções para comando remoto por Ethernet:
Mais inteligente: Raspberry Pi - 35€
Mais básico, algum trabalho de HW: Arduino + Ethernet Shield - ~30€, depois podes migrar para Atmega com bootloader Arduino (mantendo o shield), e fica dentro dos preços que pretendes. 

O apoio/partilha em ambas as comunidades é excelente.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: [PIC32]- Ethernet
« Responder #2 em: 08 de Abril de 2013, 21:29 »
Portanto queres fazer comunicação por sockets é isso? UDP ou TCP/IP? certo?

Precisas de encontrar uma biblioteca que implemente o protocolo que queres e usa-la, se quiseres um IC que faça isso tens 2 opções baratas:

wiznet (Wiz5100) que já implementa os protocolos e podes comunicar com ele através de SPI.

ENC28J60 que tambem implementa todo o protocolo e penso que tb comunica por SPI.

De qualquer forma tendo em conta q o PIC32MX795F512L já possui capacidade ethernet devias mesmo de tentar ver as bibliotecas que existem, eu pessoalmente desconheço como fazer isso na microchip.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline display

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: [PIC32]- Ethernet
« Responder #3 em: 09 de Abril de 2013, 09:42 »
Bom dia,

Raspberry Pi seria uma boa opção, mas tem coisas a mais, e demasiado grande

não expliquei a parte da comunicação porque pensava que era um bocado intuitivo. Sim é comunicação por socket com TCP/IP

eles tem bibliotecas para tanta cosia que vejo-me perdido, no meio de tanta biblioteca...

a wiznet não conhecia. Em relação ao ENC28J60, bem este é muito famoso e penso que basearam-se nele e na sua robustez para aplicar a mesma tecnologia no Pic32MX....

Vou tentar ver até onde consigo ir,

Obrigado pelo apoio.

A ver vamos se mais algum colega tem alguma informação ou experiência neste ramo 

Offline display

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: [PIC32]- Ethernet
« Responder #4 em: 12 de Abril de 2013, 15:16 »
Mais uma questão que gostaria de partilhar,

se for para utilizar outro equipamento como voces ja referenciaram como por exemplo o Wiz5100,

Qual seria melhor utilizar um que comunica-se por  SPI ou Uart ?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: [PIC32]- Ethernet
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2013, 11:28 »
boas pessoal,
Ando a desenvolver um controlo a distancia via ethernet.

 Antes utilizava o Xport para este tipo de aplicações, mas visto que é muito caro e estamos em tempo de crise, decidi aproveitar um outro recurso do micro controlador que costumo a utilizar o PIC32MX795F512L para fazer a função que o Xport fazia(receber os dado via ethernet, mas neste caso especifico já não precisava de ligar a mais nenhum micro controlador, pois interagia com o próprio)!

Só que vejo-me um bocado perdido, pois tudo o que encontro na internet são aplicações via brower, (em que já utilizei com sucesso).

Sim já fui aos fóruns da microchip mas não encontro informação útil para o caso em concreto.
Todas as respostas dos moderadores da microchip é sempre leiam as bibliotecas e nada mais em concreto! se têm as coisas disponíveis o pessoal de lá podia ser mais open source :S  :o

Mas também nunca vi ninguém a querer fazer algo do que pretendo, logo fico um bocado confuso se dá para fazer o que quero com este micro controlador, que consiste, tal como no Xport eu definir  remote host e remote port para  enviar/receber a informação desejava num pc com determinado softw.

Será que alguém por aqui já tentou fazer o mesmo? teve sucesso? pode partilhar a sua experiência?

ou então indicar-me algo parecido com xport que faça a mesma função a um preço mais acessível por exemplo 15€ 20€ em vez dos 50€ do Xport

penso que deve de haver algum concorrente ao Xport, até agora tambem não encontrei nada!

Obrigado  ;)  :)


Resposta tardia, mas a Wiznet tem ums modulos Ethernet-serialTTL bem jeitosos e abaixo dos €20.