collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Devboard PIC32  (Lida 12577 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Devboard PIC32
« em: 21 de Abril de 2011, 17:43 »
Boas tardes, ando com ideias de fazer uma pequena devboard/breakout board para um PIC32, para quem não sabe é um micro controlador de 32bits, neste caso especifico com 512K de flash e 128Kb de RAM, tem USB, CAN, ethernet, timers, pwm, e core é um MIPS a correr a 80Mhz.
A intenção é ficar com uma placa para explorar este processador e para fazer uns pequenos projectos, estou disposto a fazer uma production run se houver algum interessado, se quiserem deem uma vista de olhos no pdf que tem o esquema e se acharem que falta algo digam.


http://www.megaupload.com/?d=H0XZJ804
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Devboard PIC32
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2011, 18:11 »
Epa.. pelo que vi no pdf so tenho uma duvida: no ICSP nao se deve meter um diodo por causa das alimentações?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Devboard PIC32
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2011, 19:17 »
ja agora podias fazer isso com o micro do pinguino lol..punhas o bootloader e nao precisas de gastar dinheiro no ftdi para comunicar com o pc.. e ja agora pino compativel com o arduino e tambem uns cabinhos idc para encaixar em breadboards:)

Offline vcampos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Devboard PIC32
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2011, 19:45 »
só um pequeno reparo.
Se o próprio pic já tem USB, para que utilizar uma ftdi?
não era preferível colocar uma porta rs232?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Devboard PIC32
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2011, 21:58 »
Porque eu não tenho 2000€ para comprar um VID usb para poder usar USB assim á vontade.
Tanto quanto sei pelo menos o PicKit 3 funciona bem assim, mas vou investigar mais o assunto.
Cabos IDC, o que é isso? Talvez cabo IDE?
Quanto muito com headers tipo Arduino, agora compatibilidade pino a pino é mais complicado, por exemplo só tem 5 pwm's, e para deixar i2c, spi e uart nos sitios do Arduino tenho de misturar os portos todos.
Porta RS-232? Nunca usei, mas pode ficar lá o espaço para soldar um max2232 que é a versão 3.3v.

A ideia será meter pelo menos um bootloader serial, assim não é preciso um PicKit3 ou um ICD para programar o chip, agora usar o USB nativo é complicado por causa da coisa dos PID e VID que os senhores do USB querem uma fortuna.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Devboard PIC32
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2011, 22:02 »
boa!

não sejas modesto, põe fichas dedicadas para tudo, juntamente com os drivers se forem precisos.
Isso tem USBOTG e Ethernet, pôe fichas.

Usa o FTDI duplo para poderes ter duas portas série com um USB. Quiçá mais um deles, para teres 4 portas, e deixares as outras em TTL.

Como tens oscilador interno de 8MHz, poderá não fazer sentido teres o cristal da mesma frequência. E como também o podes multiplicar ou dividir, fica mais prático.
O de 32k é bom para o RTCC. Podes até juntar uma pilha para manter o RTCC activo qd não houver alimentação.


Olha... há tantas coisas para uma placa de desenvolvimento...
Não interessa se não soldas os compnentes ou as fichas. O importante é estarem lá o sitio p elas. Assim, mais tarde podes soldar rapidamente o q quiseres.

Eu já fiz dois sistemas de desenvolvimento, e em todos juntei coisas com fartura. Se fosse hoje ainda juntava mais.


Dá-lhe com alma !
:)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Devboard PIC32
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2011, 22:14 »
Chegou o senhor dos PICs!
O ethernet precisa de um PHY e não conheço chips nenhums para isso, tenho de ir á caça.
FTDI duplo?
Não conheço tal, é util?

O cristal adicionei porque sempre é mais preciso que o oscilador interno e pode dar jeito para aplicações que precisem de uma base de tempo estavel, quanto á pilha para o RTCC tenho de ir ver onde fica ligada.

O USB ainda é para adicionar, mas estou com umas duvidas quanto a ele, mas deve haver uma AppNote sobre isso.
Tambem não quero fazer uma placa muito grande, a ideia é ficar no máximo com 10x10cm para tirar partido das pcb's super baratas do iTead, mas cheira-me que o espaçamento de 0.5mm dos pads do PIC me vai dar problemas, pois esse é basicamente o limite deles e pode sair com bridges entre os pads.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Devboard PIC32
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2011, 22:30 »
Tens dois PHY na microchip, um de 10 e outro de 100 mbps.
O FTDI duplo dá-te duas porta série com uma ficha USB :) mt útil!

Sempre podes usar cristais externos de frequências variaveis, deixando dois pinos tipo socket maquinado. boa

A pilha de RTCC vai alimentar directamente o PIC. Numa situação de falta de energia, vai entrar imediatamente em XLP/Sleep mode, e acordar só para incrementar o RTCC.
As pilhasd de botão são de 3V, por isso nunca vão largar corrente qd houver 3.3V da energia externa. Mesmo com um Schottky em série, ficas com ~2.8V para alimentar o PIC durante meses. Só para o RTCC claro.
Isto é mais uma brincadeira do que um periférico. esquaciona a Olimex para fazeres as placas. Provavelmente não fica tão barato, mas podes fazer à vontade até 10mil=0.254mm.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Devboard PIC32
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2011, 22:58 »
O cristal tal como o resto ficam lá os buracos para ele, quem quiser monta, quem não quiser deixa por montar ou usa outros valores, obrigado pela sugestão da bateria para o RTCC.

Vou investigar os PHY e provavelmente juntar um.

Acho que vou complicar a placa assim um bocadinho lol, adicionar regulador de tensão, e ver se meto então o USB, coloco só uma porta ou as tipicas duas, com o Host e o OTG?
O ethernet precisa do PHY e ainda de uma MagJack, fica carita essa opção.
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, 23:20 por senso »
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Devboard PIC32
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2011, 01:42 »
Bem, hoje estive um bocadinho de volta disto e adicionei USB Host, e o OTG, e tambem regulador de tensão externo para usar um Jack DC como o Arduino tem, se bem que ache talvez um pouco desnecessário..
Adicionei tambem mais um cristal para o RTCC, mas deixei de parte o Ethernet, por um lado é algo complexo de se adicionar á placa e ela assim já fica bem grandinha, e depois não é algo que eu dê muito uso e o utilizador principal se não unico desta mesma placa vou ser eu, por isso seria trabalho desnecessário.

Quanto a ter duas alimentações de 5v, o 7805 e o USB, meto um diodo em cada linha de 5v para não andarem á guerra?

http://www.megaupload.com/?d=NA0P6T3V
« Última modificação: 30 de Abril de 2011, 01:49 por senso »
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Devboard PIC32
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2011, 20:37 »
Sim, os díodos são importantes.

E usar outro regulador q não o 7805... esse gasta energia demasiada e aquece. Com o PIC32 a chupar corrente q nem um louco, em alta velocidade, isso vai aquecer demasiado.
Há vários LDO q podem ser usados em vez desses.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Devboard PIC32
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2011, 21:20 »
Isto ainda está em modos de ajeitar, meti o regulador para não me esquecer dele, recomenda algum LDO em especial?
Avr fanboy


Offline RLFuse

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
  • Prática leva à perfeição
    • Codename: Stuart Little
Re: Devboard PIC32
« Responder #13 em: 02 de Agosto de 2011, 23:32 »
Não tens mais novidades Senso?
Também estou a pensar fazer um microcontrolador com um pic32 mas nada tão complexo quanto isto!!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Devboard PIC32
« Responder #14 em: 02 de Agosto de 2011, 23:34 »
Está parado por agora, provavelmente a complexidade irá baixar, mas não sei..
Estou a levar os meus projectos que ficaram a meio todos até ao fim, então até chegar a esta ainda deve demorar.
Avr fanboy