collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construção robo  (Lida 26731 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline shenzi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Construção robo
« em: 12 de Janeiro de 2009, 00:57 »
Boa noite,
eu e mais 2 colegas, andamos no 12º ano, e para o projecto final de área de projecto, vamos construir um robô, mas como nós não percebemos muito desta matéria vamos para já fazer uma coisa simples.

A nossa ideia é: tendo por base o Smalluino, iremos construir um robô autónomo simples, por enquanto andamos só a procurar peças, e a construir mais ou menos o plano como irá ficar o robô, mas queriamos colocar um sensor IR, algumas led's, para além da estrutura base (placa arduino, servos, rodas)


Coloquem as vossas sugestões serão bem vindas.

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Construção robo
« Responder #1 em: 12 de Janeiro de 2009, 08:22 »
Um possível plano:

 1º) Meter o smallduino a funcionar

 2º) Colocar sensors de proximidade (contacto e/ou infra-vermelhos) e colocá-lo
      a andar sem bater em obstáculos

 A partir daqui podem pensar numa determinada aplicação e trabalhar para a implementar. Por exemplo, seguir um pessoas (utilizando sonares e um sensor piroélectrico que existe nos detectores de movimento). Ou podem utilizar uma webcam e um par de transceivers para controlar o robot via net.

 Atenção que isto dá trabalho e convêm ter objectivos razoáveis.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline shenzi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Construção robo
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2009, 19:00 »
Bem nós já começamos a definir como vai ser o robô, já começámos a ver as pessoas, mas agora surginos algumas duvidas, gostava de saber se este sensor SparkFun - Infrared Proximity Sensor seria o mais indicado para evitar os objectos.

Outra duvida é se estas rodas Rodas 37/14 mm dão para colocar neste servo Servo S03N.

Nós em principio iremos pegar na ideia dada pelo ngoncalves, e com uma webcam ver os movimentos do robô, para isso iremos usar uma webcam com ligação usb e para fazer a comunicação com o pc vamos usar um módulo receptor e um módulo emissor.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Construção robo
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2009, 19:22 »
Bem nós já começamos a definir como vai ser o robô, já começámos a ver as pessoas, mas agora surginos algumas duvidas, gostava de saber se este sensor SparkFun - Infrared Proximity Sensor seria o mais indicado para evitar os objectos.

Outra duvida é se estas rodas Rodas 37/14 mm dão para colocar neste servo Servo S03N.

Nós em principio iremos pegar na ideia dada pelo ngoncalves, e com uma webcam ver os movimentos do robô, para isso iremos usar uma webcam com ligação usb e para fazer a comunicação com o pc vamos usar um módulo receptor e um módulo emissor.
Acho que o sensor vos serve muito bem, quanto às rodas terão que fazer um pouco de bricolage, nada que cola e parafusos não resolva!

Em relação à câmara, falas em usb e depois emissor receptor!? Emissor receptor de usb por wifi? É melhor postares os artigos para podermos confirmar-te se é possível pois estou a duvidar.

Bom projecto.

Offline shenzi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Construção robo
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2009, 19:43 »
o módulo emissor é este, e este é o módulo receptor, não sei se com isto é possivel enviar imagens pela webcam para o pc, mas isto tembém ainda é uma ideia que estamos a ponderar, pois aumenta um bocado os custos do robô
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 19:45 por shenzi »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Construção robo
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2009, 19:50 »
o módulo emissor é este, e este é o módulo receptor, não sei se com isto é possivel enviar imagens pela webcam para o pc, mas isto tembém ainda é uma ideia que estamos a ponderar, pois aumenta um bocado os custos do robô
Com esses módulos não consegues enviar imagens, eu diria que nem sequer sons, muito menos um sinal USB!

Precisas de algo deste género:
http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=616


Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Construção robo
« Responder #6 em: 18 de Janeiro de 2009, 21:59 »
o módulo emissor é este, e este é o módulo receptor, não sei se com isto é possivel enviar imagens pela webcam para o pc, mas isto tembém ainda é uma ideia que estamos a ponderar, pois aumenta um bocado os custos do robô

Expliquei-me mal em relação à câmera. Eu estava a pensar num setup em que câmera estaria numa posição fixa a olhar para o robot (por exemplo, no tecto). Uma possível aplicação seria o utilizador desenhar uma trajectória na imagem e o robot executá-la. O módulo de rádio seria para enviar comandos de velocidade para o robot (em frente, roda para a esquerda, etc).

Os módulos que vocês estão a falar *não* dão para enviar imagens de forma alguma. Uma imagem a cores de 640x480 tem um total de (3 cores por pixel)  900 KBytes. O transmissor manda a 1KByte/segundo.  Ou seja recebiam uma imagem ao fim de 15 minutos !!!! Se não existirem erros na transmissão :D

Para fazer isto é necessário, claro, ter conhecimentos de programação. Eu não sei qual é o vosso tempo e conhecimentos.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Construção robo
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2009, 22:03 »
o módulo emissor é este, e este é o módulo receptor, não sei se com isto é possivel enviar imagens pela webcam para o pc, mas isto tembém ainda é uma ideia que estamos a ponderar, pois aumenta um bocado os custos do robô
Com esses módulos não consegues enviar imagens, eu diria que nem sequer sons, muito menos um sinal USB!

Precisas de algo deste género:
http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=616

Uma possível ideia: esta camera, a televisão da sala mais os módulos de rádio podem comandar o robot à distância. Fazem um comando remoto para comandar os motores e utilizam os infra-vermelhos para garantirem que não bate mesmo que o utilizador seja um nabo a conduzir. E com a camera que o tiago recomenda (ou parecida) podem ver as imagens numa televisao normal.

-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Construção robo
« Responder #8 em: 18 de Janeiro de 2009, 22:28 »
A câmara que indiquei permite-te ver as imagens num televisor como indicaste.

Não sabia que querias meter uma imagem superior para traçar um percurso, mas nesse caso para enviar ordens para o robot os módulos que indicaste servem. Estás a meter-te em algo muito complexo que exige processamento de imagem para identificação do robot, para este poder corrigir trajectoria para o traçado indicado, acho que o melhor é começares a materializar e fazê-lo andar telecomandado/autónomo a evitar obstáculos com a tal câmara a dar um ângulo de vista do robot para uma televisão, e só depois desta meta concluída pensares em algo mais!

(não estás a fazer um mestrado, não sei quais são os teus conhecimentos mas conheço muitos alunos de mestrado que não conseguiriam fazer o que descreves... tem isso em conta!)

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Construção robo
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2009, 10:51 »
(não estás a fazer um mestrado, não sei quais são os teus conhecimentos mas conheço muitos alunos de mestrado que não conseguiriam fazer o que descreves... tem isso em conta!)

Pois, eu concordo com o Tiago. Eu sugeri as ideias, mas não me lembrei na altura do trabalho que daria.

Puxando a brasa à minha sardinha, a segunda hipótese dá menos trabalho e é mais barata. Ou seja, utilizar um alarme de movimento (+/- 15 euros) mais um par de sonares conseguem fzer um robot para seguir pessoas. Aqui está um exemplo de um: http://www.seattlerobotics.org/encoder/200012/pyro.htm

Atenção, não compres sensores de movimento no chinês ! Eu fiz isso uma vez e descobri que não usavam um sensor piroelectrico, mas sim uma manhozice com um LDR normal ! Talvez por isso fosse tão barato... :D
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline shenzi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Construção robo
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2009, 12:54 »
Muito obrigado pelas dicas. Mas o nosso tempo para a montagem do robô já não é muita, e os nossos conhecimentos também não são muitos.

A minha ideia com a câmara não é para controlar o robô, mas sim só para ver o caminho que o robô segue.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Construção robo
« Responder #11 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:01 »
Muito obrigado pelas dicas. Mas o nosso tempo para a montagem do robô já não é muita, e os nossos conhecimentos também não são muitos.

A minha ideia com a câmara não é para controlar o robô, mas sim só para ver o caminho que o robô segue.
Então isto é o ideal:
http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=616

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Construção robo
« Responder #12 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:04 »
ou entao, caso tenhas um telemovel com sistema operativo symbian ou windows mobile podes sempre utiliza-lo como camara e transmitir a imagem por bluetooth :)

Offline shenzi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Construção robo
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2009, 13:54 »
Para já não iremos incorporar a câmara no robô, vamos primeiro coloca-lo a andar, e dar-lhe uma finalidade, depois secalhar para o ultimo periodo, iremos fazer o investimento e comprar a câmara.

Offline shenzi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Construção robo
« Responder #14 em: 25 de Janeiro de 2009, 15:36 »
Bem aqui fica a lista das peças que iremos utilizar  na construção do robô:

Placa controladora
Rodas
Bateria
Sensor
Led amarela
Led vermelha
Led verde
Servo

Esta semana já devemos mandar vir as peças.