collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fonte de alimentação rasca  (Lida 3818 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Fonte de alimentação rasca
« em: 08 de Janeiro de 2014, 21:09 »
Boas,

tive a pesquisar uma fonte de alimentaçao mt barata e encontrei esta, a 24v com 2A, ou seja 48W:
http://www.fasttech.com/products/1525/10003749/1270301

Qual é a vossa experiência com este tipo de fonte em termo de fiabilidade e que a propria fonte nao estoure e peque fogo? nao estou a espera que seja uma fonte mt bem regulada, pk pretendia usar um step down como pre-regulator seguido de um linear regulator.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #1 em: 08 de Janeiro de 2014, 21:28 »
Isso deve é ter ruido que é uma coisa parva, se não for para aplicações analógicas, deve servir para o efeito.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #2 em: 08 de Janeiro de 2014, 23:24 »
E provavelmente dimensionada o mais à pele possível, não planeies tirar os 48W contínuos que é para sofrer desgostos...

Porque não uma ATX? Baratas, fáceis de arranjar e com garantia desde que não cortes cabos

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2014, 01:39 »
Isso deve é ter ruido que é uma coisa parva, se não for para aplicações analógicas, deve servir para o efeito.

Por acaso era mais para utilizar como fonte regulavel para quando é preciso estudar em casa opamp, bjt e outras coisas. Pronto tu sabes do que estou a falar, é para se for preciso para as cadeiras de e3 e e4 e electronica de potencias do curso de EET da UA.

Mas msm utilizando reguladores de tensao em frente à saida, achas que continuava a ter mt ruido? neste assunto nao sei mt bem, pk nunca medi nenhum tipo de fonte num osciloscopio com diferente cargas


E provavelmente dimensionada o mais à pele possível, não planeies tirar os 48W contínuos que é para sofrer desgostos...

Porque não uma ATX? Baratas, fáceis de arranjar e com garantia desde que não cortes cabos

nao é para debitar grande corrente, mas sim para alimentar uns circuitos. Tenho uma fonte ATX mas acho que ocupa mt espaço, para isso preferia fazer desmontar a fonte ATX e aproveitar a ponte de diodes os condensadores e o transformador, e do resto tratava eu. Mas nao sei se tenho tanto tempo e paciencia para isso

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2014, 02:30 »
Fonte ATX é uma fonte comutada, não tem um transformador gigante como uma fonte linear..
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2014, 18:19 »
Fonte ATX é uma fonte comutada, não tem um transformador gigante como uma fonte linear..

Pronto entao nem sequer era uma opçao, que nao tinha mt tempo para estudar o funcionamento.

Senao acabo por usar um carregador de portatil e acrescento o hardware necessario ha frente disso, mas ainda fico tentado em experimentar aquela fonte de postei o link

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2014, 19:44 »
Se usares reguladores de tensão e uns condensadores, melhora bastante em relação ao ruído.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2014, 20:40 »
Se usares reguladores de tensão e uns condensadores, melhora bastante em relação ao ruído.

sim o objectivo é esse, pk preciso de tensoes regulaveis, e limitar a corrente. Estava a pensar em usar um step down com preregulador para nao aquecer e dissipar mt energia

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2014, 13:09 »
Não inventes muito e pega num projecto já testado com feedbacks:
http://www.electronics-lab.com/projects/power/001/index.html

Fontes comutadas para laboratório têm inconvenientes, então para circuitos de áudio ou ADCs é para esquecer.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2014, 13:44 por dropes »

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2014, 13:51 »
Não inventes muito e pega num projecto já testado com feedbacks:
http://www.electronics-lab.com/projects/power/001/index.html

Fontes comutadas para laboratório têm inconvenientes, então para circuitos de áudio ou ADCs é para esquecer.
Nao conhecia esse projecto, talvez tire uma ideias dai, que ja tenho algo feito no simulador, o problema é quando o limitador de corrente começa, e o circuito começa a oscilar, talvez consiga ver como ele resolve isso no dele

e o objectivo era fazer controlo digital em vez de analogico ou pelo menos fazer o set do Vout ou Imax pelo microcontrolador
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2014, 13:56 por pmj_pedro »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Fonte de alimentação rasca
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2014, 14:39 »
tambem já vi por ai que o circuito tem alguns defeitos, mas não me lembro quais.