collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer  (Lida 4635 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« em: 21 de Fevereiro de 2013, 21:18 »
Viva, hoje estava aqui a soldar uns componentes, e fiz uma pausa, quando voltei a ligar o ferro , deparei que este não aquecia mais, foi de um momento para o outro já o tinha a 11 anos.
Desenrosqueio, para ver se tinha algum fio solto e nada, com um multimetro, vi se tinha passagem de corrente desde a ficha até a outra extremidade e tinha passagem.
Porque raio isto avariou alguém sabe?

Relativamente a uma futura compra, sei que na altura este ferro foi na casa dos 30 e tal euros, hoje ja devera custa perto de 50, se comprar uma estacao de soldar faz o mesmo efeito? consigo ter 11 watts numa estacao?
Para que preços ronda uma em conta boazita?

abraços

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #1 em: 21 de Fevereiro de 2013, 21:46 »
O ferro continua a custar o mesmo o, á volta de 30€, muito provavelmente é um curto circuito na resistência, existem só resistências á venda para esses ferros.

Uma estação até pode ter 1000w, não importa porque a temperatura é controlada.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #2 em: 21 de Fevereiro de 2013, 21:54 »
a resistencia deu o berro!.. ou arranjas e trocas a resistencia ou compra um ferro novo!..

Ferros bons sao os da JBC, mas alguns modelos sao caros, mas o JBC 30S é jeitoso e arranja-se por trinta e pouco euros...

Ha ferros tb bons de outras marcas e ha marcas brancas mais baratos...estaçoes de soldar, ha as da hakko com controlo e regulaçao de tempª ou entao estaçoes mais completas, com dessoldador e ou tb com ar-quente...

http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=115_318_476
http://www.sonigate.com/pt/product/show_categories/359/Ferros#pMin=5&pMax=201&vId=3&oId=3

http://www.sonigate.com/pt/product/show_categories/358/Estacao#pMin=33&pMax=1601&vId=3&oId=3

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro de 2013, 13:31 »
Bom, mais vale comprar se calhar um novo, eu comprei este na altura por o vendedor me o aconselhar e tinha dinheiro na altura nao me importei.
hoje pelo preco ja nao o comprava, visto que so o quero para soldar uns fiozecos umas resistencias, não e nada de SMD nem de coisas muito micro.

Que aconselhas? eu nao sei se essa estacao daxis, solda tipo a potencia do jbs14s

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:05 »
Bom, mais vale comprar se calhar um novo, eu comprei este na altura por o vendedor me o aconselhar e tinha dinheiro na altura nao me importei.
hoje pelo preco ja nao o comprava, visto que so o quero para soldar uns fiozecos umas resistencias, não e nada de SMD nem de coisas muito micro.

Que aconselhas? eu nao sei se essa estacao daxis, solda tipo a potencia do jbs14s
vou encomendar umas cenas à mauser.pt e vou pedir um ferro jbc 30S pra um cliente...se quiseres mando vir dois e dpx envio-te!..

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2013, 18:28 »
Bom, mais vale comprar se calhar um novo, eu comprei este na altura por o vendedor me o aconselhar e tinha dinheiro na altura nao me importei.
hoje pelo preco ja nao o comprava, visto que so o quero para soldar uns fiozecos umas resistencias, não e nada de SMD nem de coisas muito micro.

Que aconselhas? eu nao sei se essa estacao daxis, solda tipo a potencia do jbs14s

Comprei ha uns anos um kit de soldadura da Velleman, deste género: http://www.nerdsnook.com/243-346-large/easy-soldering-starter-minikit.jpg
12€

Entretanto comprei um ferro+suporte da http://www.antex.co.uk/ (~60€) a pensar que estaria a fazer um upgrade ao meu equipamento, mas a verdade é que continuo a usar o do kit de 12€.
Pela minha experiencia pessoal, nao vale a pena gastar muito € num ferro de soldar. Já soldei muitos componentes, maioria SMDs. Tem que se tratar bem é do ferro, ir limpando a ponta e deixar sempre um pouco de solda na ponta. A desvantagem é que não tenho pontas substituiveis ou outro tipo de pontas para o ferro de 12€, mas até hoje soldei tudo com ele (0603, SSOP, MSOP, TQFP, SC-70, tambem dá uma ajuda a soldar QFNs)

edit: o kit que referi comprei na Niposom (Lisboa, Areeiro)

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2013, 01:16 »
viva hugu obrigado pela sugestão.
No entanto hoje ao final da tarde passei aqui numa loja ao pé de mim e acabei por comprar um tal antex de 18w ,não conhecia esta marca nem sei se é boa se é má, mas a loja tinha-o em promoção ficou me 25 euros.
Era unico, tem la outros mas de outras potencias, ainda nao o tirei da caixa vamos a ver quantos anos me vai durar....

Antex.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2013, 04:03 »
r16 Tenho um Antex desses (modelo CS-18) e estou muito satisfeito. Aquece bem e já vem com uma ponta relativamente fina. Uma coisa que também gosto é que os acessórios são relativamente baratos. Comprei também o suporte por cerca de 6€ e a ponta de 0.12mm também por uns 6 ou 7€ A única queixa que tenho é o cabo ser um pouco rígido demais. Fora isso, estou satisfeito :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Ferro de Soldar JBC 11watts deixou de aquecer
« Responder #8 em: 24 de Fevereiro de 2013, 11:47 »
Caso não saibam, a SITEPROTEC é revendedora ods produtos Antex ;)