collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Certificar e comercializar equipamento  (Lida 11997 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #30 em: 16 de Novembro de 2011, 11:34 »
Onde se pode consultar essa legislação? E onde se pode arranjar as normas, mesmo sendo a pagar?

Já fui dar a uns links e penso que o meu car tracker se enquadra na directiva de Compatibilidade Electromagnetica, Equipamentos de Radio e Baixa Tensão. São 3 ao todo. Nao sei se são necessarias as 3 mas pelos menos as outras directivas não se enquadram de certeza (produtos medicos, energeticos, etc).

Agora curtia era saber ao pormenor as tais normais e os procedimentos...

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #31 em: 16 de Novembro de 2011, 12:57 »
Mas há aqui um grande desfasamento entre aquilo que vemos nas lojas dos chineses e as normas.
Aquilo na loja dos chineses deve estar tudo ilegal então não?

Muito provavelmente, hás de desmontar um transformador barato do chinês... está tudo soldado "Dead bug style"...

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #32 em: 17 de Novembro de 2011, 00:42 »
Mas há aqui um grande desfasamento entre aquilo que vemos nas lojas dos chineses e as normas.
Aquilo na loja dos chineses deve estar tudo ilegal então não?

Muito provavelmente, hás de desmontar um transformador barato do chinês... está tudo soldado "Dead bug style"...

até da medo como é que aquilo funciona assim, o material é do mais barato possivel, onde se tocar em algum fio se tiver a solda parte logo..

normas sao importantes para que tudo venha 5*, é caro mas sem isto andava-mos sempre a quixar de avarias

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #33 em: 08 de Dezembro de 2011, 18:30 »
A minha expriencia com normas CE é pouca, mas aqui vao alguns esclarecimento a algumas interpretações menos correctas aqui postadas.

A principal e penso que é a maneira correcta (e legal?) de interpretar as normas é: o fabricante (ou importador, que importa o produto para a comunidade europeia) é o responsável por declarar, que dentro de todo o conhecimento e informação que possuiu, o seu produto cumpre com toda a legislação e normas em vigor.

Por outras palavras, o que isto quer dizer é que o fabricante (ou importador) "mete as suas mãos no fogo" que todo o seu produto está "como manda a lei".

No nosso caso, as normas electricas, existem para que haja uma harmonia no uso e utilização dos diversos equipamentos electricos para que todos possam coexistir.

O fabricante (ou importador), tem de se responsabilizar caso algo esteja mal, não é obrigado a "mandar certificar". O que ele deve fazer para ficar de consciencia tranquila é, quando terminar o seu produto, envia-lo para um laboratorio de certificação e este sim, irá emitir um certificado de conformidade.
O fabricante (ou importador), fica com essa declaraçao do laboratorio, que o assegura legalmente que o seu produto está conforme, para caso exista alguma acção legal contra o fabricante(ou importador).

Ja agora, e para perceber os produtos chineses, legalmente o importador é obrigado a colocar o teu produto no mercado com informação (tecnica, instruçoes, legais) na lingua do pais onde vai vender. Portanto o autocolante a dizer CE é obrigatorio para ter um produto na prateleira, assim como deve constar o nome e morada do importador.. (e as instruçoes em PT). É o basico obrigatorio tanto quanto sei.
Por isso, todos os que cumprirem isto, estão legais no mercado. Nada tem a ver com a qualidade ou robustez do produto em causa.
Pergunta-se, e então cumprem com todas as normas? Não é garantido. Caso se suspeite de um equipamento que não cumpre e esteja a causar problemas, terá de ser feito queixa a uma entidade (tipo ASAE??). Essas entidades poderão pedir aos fabricante (importador), caso este se queira defender mais facilmente, as certificações que tem em posse.. ou então a entidade? manda fazer analise do produto que se nao estiver conforme, apresenta uma acção legal? ao fabricante(importador)... ? (algo do genero.. )


Este site tem as normas de ETSI http://www.etsi.org que definem normas para o uso do espaço electromagnetico (telecomunicações)

Em portugal existem http://www.ipq.pt e http://www.liq.pt/ que ajudam os fabricantes a fazer análises aos seus produtos.
Também existe outros laboratorios que fazem testes e emitem certificados relativos a normas. Mas não fazem a todas...
Fazer ensaios e emitir certificados..relatorios., alguns laboratorios podem pedir valores na ordem dos 3.5K euros
 
Nos casos que falam sobre "kits e placas desensolvido" ligue ou não ao corrente, não tenho a certeza como se deveria procedir. Penso que a maior parte das empresas, se tiver que comercializar tais produtos, fa-lo considerando um "prototipo" e o que cobram é o material + serviço.
Outra alternativa é vender como sendo um componente. Um componente não tem como destino um utilizador final, mas sim um possivel integrador (fabricante).

Mesmo que um componente tenha marcação CE (não imagino que tenha), ou mesmo que o componente, venha acompanhado com certificados de análises de laboratorio e de normas, é da responsabilidade do fabricante final que integra, que o resultado fina fica conforme as normas exigidas por lei.

É esta a minha percepçao sobre o assunto, mas não sou entendido no assunto, não levem isto como lei =)
MRL

Offline Tomas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #34 em: 18 de Dezembro de 2011, 16:26 »
Ola. Eu sou novo e gostaria de saber como posso registar ou patentear as minhas invençoes.

Obrigado

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #35 em: 27 de Maio de 2013, 23:08 »
Desculpem desenterrar o tópico mas realmente isto é algo vago e nada concreto.

Mas tenho uma dúvida que, ao tentar ler a legislação relativa a certificação CE, ainda fiquei mais confuso: a certificação CE tem como objetivo certificar que certos equipamentos não emitem determinação radiação ou certificar que certo equipamento não é influenciado pela radiação existente em certo local?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #36 em: 28 de Maio de 2013, 00:09 »
Que "não emite" é certo. Não tenho a certeza ácerca do "que não é influenciado"; deves estar com essa dúvida porque segundo me lembro há uma frase ácerca disso nos decretos, qualquer coisa como servirem para garantir que os aparelhos não são afectados por emissões electromagnéticas de outros. Há algumas classes de aparelhos que têm regras especiais (como aparelhos médicos).

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #37 em: 28 de Maio de 2013, 00:34 »
Pois exato. E não só: não existem aparelhos na indústria que não são certificados eletromagneticamente? Ou seja, uma das certificações que se faz não é a não influência (lá estou com este termo:P ) de certo aparelho relativo a radiação?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #38 em: 28 de Maio de 2013, 11:07 »
Para a indústria (máquinas industriais) as regras são diferentes, e se bem me lembro não se aplicam estas regras de compatibilidade electromagnética - já lá vai algum tempo que andei a estudar este assunto. Outro teste de que me lembro e sei que se faz é o da descarga estática, mas isto é diferente do da compatibilidade electromagnética, e já é no ambito da protecção do aparelho em si.

As regras da marcação CE (incluindo mas não limitado à compatibilidade electromagnética) aplicam-se a "aparelhos acabados ou componentes para aparelhos acabados", sendo que um dispositivo acabado é "any device or unit that delivers a function and has its own enclosure”. Na Europa faz-se na onda do que disse o Kammutier, ou se vendem os aparelhos "quase acabados", ou vendem-se "peças" e à parte o serviço de montagem. Em casos em que alguém "constrói" um aparelho, é desse alguém a responsabilidade da compatibilidade EMC. Quando alguém vende um serviço de montagem a responsabilidade também é do utilizador final, pois quem faz o serviço só fez o que foi contratado para fazer (por exemplo, um alarme residencial; o utilizador final compra as peças e o serviço de montagem).
Aqui na Europa lixaram "os pequenos" com esta história; pelo que já pude perceber nos EUA só é preciso o teste se no aparelho existirem frequências acima de 24MHz, cá é > 0 Hz. Se por construção o aparelho não emitir radiação EMC não é preciso teste e está "compliant" (por exemplo um circuito só com resistências não gera frequências). Por outro lado deixam os fabricantes fazer a sua própria certificação - não é obrigatório ir a um laboratório independente, o produtor pode emitir um certificado em que diz que o aparelho está de acordo com as normas X e Y e meter o sêlo CE, ficando obviamente responsável pelo que emitiu. Os fabricantes que recorrem a laboratóros de teste é porque querem ter a certeza de os seus produtos estão compliant.

Procura pelo dec lei 325/2007 .

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #39 em: 28 de Maio de 2013, 11:31 »
Já agora, tambem tenho uma duvida, também se considera equipamento industrial veiculos autonomos/semi-autonomos de vigilancia/monitorização? Eles requerem o mesmo nivel de certificação ou um outro. 

Basicamente, tudo o que existe numa fabrica tem de ser certificado ou apenas o que é utilizado para o trabalho fabril propriamente dito?

Já pesquisei mas não encontrei nada que claramente desse uma resposta a esta duvida.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #40 em: 28 de Maio de 2013, 23:12 »
Obrigado pela resposta Njay. Indicaram-me também a norma EN55022. Vou ver esta e o decreto que me indicas-te! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Certificar e comercializar equipamento
« Responder #41 em: 29 de Maio de 2013, 09:11 »
Ainda bem que desenterraram este tópico, que andava a pensar novamente neste assunto :S

Recapitulando, todo os equipamentos eléctricos (que vao estar disponiveis ao utilizador final) tem de ter marcação CE (seja para a industria pesada ou um brinquedo).

Marvin: Se é um equipamento eléctrico tem de ter marcação CE. O resto das normas a cumprir, depende da aplicação final / âmbito de uso do equipamento. E ai ja tens de procurar pela legislação / normas para ver se são aplicáveis onde vai ser instalado / usado/ finalidade..etc

Dou um exemplo que já tinha estudado: Querem colocar um típico painel publicitário (um papel em cima de acrílico com uma luz por trás) num bomba de gasolina. Primeiro, é eléctrico: tem de ter marcação CE. Agora vamos ver, a que se destina? Bombas de gasolina? Que normas / legislação se aplica nestes contextos? Dependendo do sitio de instalação, é possível que esse equipamento tenha que respeitar normas ATEX (zonas explosivas) Seria necessário estudar a norma ATEX e ver onde o equipamento ia ser instalado, para ver se é aplicável ou não.

Beirao: Estou confuso / esquecido, mas penso que sim, dependendo também dos casos, os equipamentos podem ser testados à imunidade electro-magnetica. Como disse o Njay, tirando as cargas lineares (torradeiras e aquecedores), praticamente todos os equipamentos tem de estar conforme as normas das radiadas.
Relativamente à imunidade, lembro-me de um caso que acompanhei, que envolvia a ligação de um sensor por um cabo (blindado) e o laboratório testou a imunidade desse sensor/cabo/circuito contra radiações externas. não sei como fizeram. Nao sei se foram picuinhas, ou se o próprio fabricante é que diz "este sensor não pode ter uma variação de x%"

Equipamentos wireless RF, faz-se teste de imunidade, para provar que o equipamento consegue "recuperar" depois de ser aplicado ruido (or something..) .. esta nas normas algures :P

Btw.. se esmiuçarem bem as pesquisas no google.. pela área de aplicação ou outra que estao a tentar saber.. podem com sorte encontrar relatorios de equipamentos que foram aos laboratorios. Algumas companhias tem isso online. Assim veem a quantidade de testes.

Alguns fabricantes de componentes de integracao (modulos) também tem application notes a explicar como o seu produto podera depois ser testado em laboratório para obter o certificado de conformidade no equipamento final.

My 2 cents.