collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!  (Lida 6998 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« em: 29 de Julho de 2012, 06:00 »
Seguindo a ideia de criar uma revista colaborativa de electrónica aqui deste tópico e cujo nome ficou como LusoElectrónica, abro agora a época de aceitação de artigos. Irei refinando este post.

O processo
Os artigos submetidos (ver email no final do post) passarão por uma fase iterativa de revisão em que o ou os revisores irão tecer comentários e sugerir alterações ao autor, até que o artigo atinja um nível de qualidade elevado. Os artigos "prontos" (já revistos e alterados) vão para um repositório de onde serão escolhidos os artigos para formar o número seguinte da revista. A escolha dos artigos terá a ver com vários factores como por exemplo um tema que a edição possa vir a ter, mas de qualquer forma todos os artigos prontos acabarão por ser publicados. Podem no entanto ser recusados artigos, caso não se encontrem no tema e espírito da revista.

Os artigos
Têm que ser exclusivos e originais, ou seja, escritos pela pessoa que os submete e que nunca tenham sido publicados antes. Ao submeter um artigo para publicação, o autor está a publicar o artigo sob licença Creative Commons. Se quiser pode escolher outra licença mais "permissiva" (GPL, Public Domain, ...) dizendo qual no email. Só poderão ser publicados artigos sob este tipo de licença.

Os artigos podem ser do tipo informativo, tutorial, projecto ou dica. Não precisam de indicar de que tipo é o vosso artigo, isto é apenas para dar uma ideia do que pode ser submetido.
O tipo informativo é um artigo mais teórico que fala de um determinado tema de um ponto de vista genérico, que também pode não ser técnico mas ligado à electróncia. (exemplo)
O tutorial é um artigo que ensina a fazer uma determinada coisa. (exemplo)
O projecto é a descrição de um projecto, desenhado e montado pelo autor. Tem que mencionar decisões de design, incluir esquema, desenho da PCB (se tiver sido feita PCB) e foto(s). (exemplo)
A dica é uma pequena dica ou truque, 2 ou 3 frases, eventualmente uma imagem. Será algo para colocar numa caixa pequena num "canto" duma página da revista. (exemplo)

Temas
Para já não há nenhum tema em particular, mas eventualmente podem vir a ser pedidos sobre temas mais específicos. Se tiverem alguma dúvida sobre se um tema será adequado à revista, perguntem aqui ou MP para mim.

Formato
Um artigo não deverá ter mais do que 2 ou 3 páginas A4, incluindo esquemas e código. Como tudo esta regra não é rígida, mas tentem manter-se dentro deste tamanho. Não serão aceites artigos por partes em vários números da revista; 1 artigo -> 1 número.

O aspecto final da revista tem que parecer coerente e homogéneo, daí que é essencial seguir algumas regras de formatação. O texto deve ser enviado em .DOC (.DOC e não .DOCX) ou .HTML (sem dependências) em fonte Arial tamanho 12, os esquemas em PNG e imagens em JPG. A única formatação que deve ser utilizada é negrito, itálico, sublinhado; o título do artigo pode ter fonte tamanho 20 e os títulos de secções tamanho 16, mas sempre na mesma fonte Arial.

Os esquemas/imagens devem ser enviados como ficheiros à parte, ou sejam, não os enfiem no texto. Numerem-nas e refiram-se a elas no texto como "figura 1", "figura 2", "esquema 3", etc.

Para onde submeter
Podem submeter os artigos para lusoelectro (arroba) embeddeddreams (ponto) com . Este email é apenas para envio de artigos.

E agora vá... toca a dar uso a esses teclados :D!!
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, 06:19 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2012, 10:45 »
eu vou querer dar  a conhecer o meu projecto mas antes disso terei de o acabar xD

Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2012, 14:25 »
Ó Njay, fixe era o pessoal submeter os artigos em LaTex :P (isso ou fazer um artigo sobre como fazer artigos em LaTex)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2012, 23:06 »
Eu posso escrever artigos de umas quantas coisas, mas não é nada de inovador...
Por exemplo comprei uns nRF24L, posso escrever um artigo sobre eles e como os usar, ou um artigo um pouco sobre hacking/reverse engineering de umas eeproms de um "pc" que trouxe da UA que tem como micro um Motorolora 68000, a ideia é tentar ligar a placa principal e fazer dump das eeproms que estão na placa.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2012, 00:17 »
latex? LaTex? Tás doido homem :)? A gente quer é descomplicar e não complicar :)

Não é preciso ser nada de inovador, tem é que ser nunca antes publicado. Há imensas coisas sobre as quais se pode escrever. Eu pessoalmente recomendo fazer artigos pequenos, são mais fáceis de escrever e mais fáceis de assimilar. E há em electrónica uma enormidade de coisas "muito simples".

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2012, 00:28 »


Latex é bom pra teses ou biblias onde n ha perigos de bugs de formatação ou de  crashes do word e afins qdo se começa a ultrapassar a centésima pagina escrita!!.. :P
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 09:24 por asena »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2012, 00:46 »
Latex é bom pra teses ou biblias onde n ha perigos de bugs de formatação ou de  crashes do word e afins qdo se começa a ultrapassar a centésima pagina escrita!!.. :P
Um upgrade ao PC também resolve isso ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2012, 12:37 »
latex? LaTex? Tás doido homem :)? A gente quer é descomplicar e não complicar :)

Não é preciso ser nada de inovador, tem é que ser nunca antes publicado. Há imensas coisas sobre as quais se pode escrever. Eu pessoalmente recomendo fazer artigos pequenos, são mais fáceis de escrever e mais fáceis de assimilar. E há em electrónica uma enormidade de coisas "muito simples".

LaTex é descomplicar!! É obvio que era necessário alguem fazer um modelo, mas depois é sempre abrir :D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #8 em: 30 de Julho de 2012, 13:49 »
LaTex é descomplicar!! É obvio que era necessário alguem fazer um modelo, mas depois é sempre abrir :D
é pra quem já está dentro do assunto!...pk praticamente é uma ferramenta pouco conhecida pelo pessoal, e pra aprender a usar essa ferramente é co aprender nova "programaçao"...leva tempo e requer muita pratica!..

Por mim era usarem todos o wordpad ou mm o notepad! :P só é chato é impossibilidade de linkar imagens, mas é fazer co o njay diz (fig 1 , imagem file: fig1.jpeg) e anexar os files no rar..

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #9 em: 30 de Julho de 2012, 13:57 »
O meu é melhor e maior que o teu.
Andam todos a discutir o sexo dos anjos. Descompliquem e mantenham-se On-Topic, por favor.

Se o mestre Njay pediu DOC, então forneçam DOC.
O tratamento e formatação é ele que trata e não os autores dos projectos que se devem preocupar apenas e só com o conteúdo.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: LusoElectrónica - Procuram-se artigos!
« Responder #10 em: 30 de Julho de 2012, 15:26 »
O meu é melhor e maior que o teu.
Andam todos a discutir o sexo dos anjos. Descompliquem e mantenham-se On-Topic, por favor.

Se o mestre Njay pediu DOC, então forneçam DOC.
O tratamento e formatação é ele que trata e não os autores dos projectos que se devem preocupar apenas e só com o conteúdo.

x2
Cumprimentos,
André Carvalho.