collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quão verde(ecologico) és tu?!  (Lida 10847 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Quão verde(ecologico) és tu?!
« em: 06 de Novembro de 2012, 04:08 »
Boas pessoal,

estou curioso nas possibilidades e nas formas que existam ou possam estar a ser implementadas por vcs que tornem a nossa pegada ecologica mais pequena, poupanças de consumos e auto-sustentabilidade da nossa habitaçao (principalmente) e por isso gostava de saber que coisas vcs fizeram para estarem menos dependentes da rede-electrica, consumo de agua de rede e gás?

Que sistemas implementaram nas vossas casas e que contam implementar? Onde pensam que devem poupar mais e com pretendem fazê-lo?

Postem as vossas cenas e n tenham vergonha em partilhar os vossos habitos ou métodos de pouparem os vossos gastos mensais! 8)

Entretanto vou postar as minhas manhãs e projectos que pretendo implementar na minha home!

O que já fiz:
- troca de lampadas incandescentes por lampadas fluorescentes compactas ou em alguns casos por lampadas de LEDs. (no futuro quero criar lampadas duplas onde posso ter leds e as fluorescentes compactas a funcionarem em simultaneo e o uso dos leds para fazer estilo luz de presença onde apenas uma luz fraca é suficiente para n batermos com cabeça nas paredes!  ;D e as fluorescentes compactas para entao ter iluminaçao à seria ou entao LEDs de alta potencia, com 3 ou 4 células!)

- recuperaçao das aguas das chuvas dos telhados para um tanque (parcialmente feito, mas num futuro proximo, pretendo aproveitar as aguas das chuvas para fazer um sistema de geraçao de energia electrica para carregamento de baterias ou para iluminaçao ambiente com leds)

O que pretendo fazer proximamente:
- sistema de reaproveitamento da agua de enxaguar a loiça, aguas dos duches e aguas de lavar de lavatorio, para usar nas descargas de autocolismos. (idem, aguas das chuvas no caso de haver excedente de agua e nao necessidade de usar essas aguas para regar as plantas e quintal/horta ou lavar carros)

- sistema de luzes de presença com sensores de presença para evitar acender as lampadas cada vez que vagueamos pela casa à noite! ::)

- montar/construir um painel solar para aquecimento de aguas para banhos e uso na rede de aguas quentes de casa (sistema em circuito fechado com permutador e acumulaçao em cilindro, que recuperei duma sucata! :P tdo gerido com electronica pra maximizar a produçao de aguas quentes!)

- sistema foto-voltaico (ando enamorado com uns cones que rodam e que encontrei pela net...fazer um parecido pk as bichos n sao baratos! :S ) para carregamento de umas baterias e alimentar uma rede de 12VDC ou entao injectar na rede electrica de casa ou entao para um sistema de ar-condicionado para o verão (tb uma ideia de fazer um sistema ar-condicionado usando a energia electrica dos paineis solares e um sistema de refrigeraçao usando a aguas frescas dum furo cartesiano na vez de ventiladores consumidores de enegeria electrica!

- sistema de ar-condiconado

- sistema de salamandra a pellets para a produçao de ar-quente

- eolica de 3 helices e /ou uma eolica de telhado (daquela em formato espiral)


(qdo tiver fotos/links ou tiver iniciado os projectos, dpx linko os paragrafos!)
« Última modificação: 06 de Novembro de 2012, 04:10 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #1 em: 06 de Novembro de 2012, 11:14 »
Estás mesmo com intenções de construir isso tudo?
Não conheço ninguém que tenha colocado uma eólica no telhado de casa...

As ideias são boas, mas vai com calma, concentra-te numa coisa de cada vez e procura informações detalhadas antes de começar.

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2012, 13:28 »
Elá!!!

Tudo isso....


Hugo, não leves a mal, mas será que esta música se apropria?  ;D ;D

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2012, 15:16 »
nao digo que seja tudo e já já, mas sao ideias que me passam pela cabeça e nos proximos anos, acredito que as casas tendem a ser o mais autonomas possiveis, por isso acredito que as casas tenham de levar varios sistemas para dar conta dos consumos que as casas do futuro vão consumir, porque para alem de serem mais verdes, tb vao ser mais consumidoras com toda os confortes e autonomismos que se tentam implementar (basta ver os cenarios futuristas e reparar que em cada parede ha um monitor/computador, cada equipamento electrico/electronico, tem tb um computador e um monitor, uma central pra controlar todas as luzes, portas e equipamentos, iteractividade e conforto requer mtos gastos energeticos e é impossivel ter isso tudo só com um sistema fotovoltaico, ou uma eolica!..)

O que citei, são algumas ideias que nos ulimos anos tenho pensado, e co ainda n tenho casa propria, quero fazer da casa dos meus pais um local de testes, um prototipo! :P

Gostava de ter mais ideias e opinioes em assuntos que parecem ser mais valia nestas casas auto-sustentaveis! Ha premios dado a designers pelo mundo fora onde fazem paredes com capacidade a armazenar agua, sistemas de ventilaçao/refrigeraçao por meios naturais, paredes com fibras otpicas, ou fibras opticas a irem buscar a luza para a direccionar pelas divisoes da casa, casas que rodam consoante a altura do sol e mil e umas outras ideias mais ou menos eficazes.. gosto de ver as tecnologias evoluirem e serem canalizadas para as nossas casas do futuro e acredito que mais ano menos ano, haverá casas auto-sustentaveis. O que ja existe terá de se adaptar ou ser alterado e o que n existe deverá ser construido da melhor maneira e da forma mais barata e eficiente!

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #4 em: 06 de Novembro de 2012, 16:01 »
- eolica de 3 helices e /ou uma eolica de telhado (daquela em formato espiral)[/color]

Estou com um projecto de eolica identico a este http://otherpower.com/wisc06.html.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #5 em: 07 de Novembro de 2012, 22:47 »
Queres poupar na luz gastando pouco?
Alfredo Garcia

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #6 em: 07 de Novembro de 2012, 23:52 »
Vou fazer o mesmo. Espero que o vizinho de cima não se chateie

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #7 em: 07 de Novembro de 2012, 23:54 »
Vou fazer o mesmo. Espero que o vizinho de cima não se chateie

Faz na parede para rua.

Edt.Hugo não eras tu que andavas a procura disto.
http://www.otherpower.com/otherpower_hydro.html
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 00:13 por PDI »
Alfredo Garcia

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2012, 01:27 »
Vou fazer o mesmo. Espero que o vizinho de cima não se chateie
LOL :P

ja conhecia, isso só funciona nas barracas do brasil! lol :P  (só nao percebo pk é k o homenzinho mete aquele tubo preto na rolha! é prós passaros nao des-rolharem a rolha e beberem a agua da garrafa?! LOL  ;D)
mas n deixa de ser uma boa ideia! :)

Citar
Edt.Hugo não eras tu que andavas a procura disto.
http://www.otherpower.com/otherpower_hydro.html
mais ou menos, pretendia era uma coisa mais pra tubos e nao que funcione pra grandes desniveis/pressao
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 01:32 por Hugu »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #9 em: 08 de Novembro de 2012, 01:49 »
com estas chuvas, tenho magicado um sistema que pudesse usar as aguas da chuva e devido À altura, conseguir boa pressao pra mover tipo um embolo de modo a este levantasse um peso para depois ao ser soltado o peso (energia acumulada) transformá-la em energia cinetica ou movimento que pudesse fazer rodar um gerador pra criar electricidade, mas o que me está a dificultar a engendrar a soluçao é k teria de conseguir um movimento k fosse mais ou menos constante e repetitivo consoante chovesse muito ou pouco, ja pensei em um sistema regenerativo onde pudesse reaproveitar o caudal de agua, e fazer descargas com boa cadencia e um reservatorio no sotão para colmatar falta de fluxo de chuva.. estao a conseguir acompanhar?! LOL :P

Gostava de ver o pessoal a sugerir uns desenhos com o tal sistema, é que é tipo 8metros de altura do chão até ao telhado de minha casa, e 8metros de coluna de agua é uma pressao de quase 12psi ou 98mil pascais (http://www.efunda.com/formulae/fluids/manometer.cfm#calc), que dá tipo, num embolo de diametro 5cm, +/-770Newtons que é tipo 78kg força!! (se n me falham as contas! :P ) ainda é uma boa força para gerar energia, digo eu!.. o probe é conseguir grande movimento mecanico e poder rodar um gerador a uma velocidade razoavel ... mas depende tb do gerador e do sistema de engrenagens...
Alguem conhece um sistema mecanico meio automatico (tipo os embulos dos antigos comboios a vapor, em k entra vapor pra uma camara e k empurra o embolo e qdo chega ao fim de curso a mecanica do sistema faz mover uma gavetas k redirecionam o fluxo de vapor para a camara oposta.. qq coisa do genero para  liquidos era fixe!.. )
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 01:51 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #10 em: 08 de Novembro de 2012, 02:20 »
Tens mesmo um curso de mecânica hugo?
Usar um êmbolo é um desperdicio de energia, porque vais agarrar na água para encher um cilindro, e depois água noutro cilindro para o fazer vazar, estou a imaginar a coisa como se fosse um boxer de 2 cilindros, portanto tens água corrente, transformas isso em movimento ciclico que é transformado por uma cambota em movimento rotacional, que depois é acoplado a uma caixa e depois a um gerador, estou a ver ai uma eficiência de 30 ou 40% no melhor dos casos.
Pensa assim, cada carreto perdes 5-10% da energia inicial, fantástico não é?

E que tal, bomba no tubo directamente acoplada a um gerador...
Profit.
Ou não, não me parece que água de uma caleira sirva para muito mais que ligar um led, é que tu estás a assumir que tens um caudal constante de água, coisa que não vais ter, vais ter no máximo 1/4 do volume do tubo cheio de água, e isso já é com chuva até dizer chega, e essa água não forma uma coluna, é mais massas heterogéneas de ar e água a cairem mais ou menos com a mesma velocidade, mas se esse caudal assim para fazer rodar uma bomba acho que não vais ter grande resultado, talvez funcione melhor se levar um redutor e passares a caleira ai para um tubo de 1 polegada, ai sim, és capaz de ter um caudal mais decente.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #11 em: 08 de Novembro de 2012, 02:32 »
 ;D

sim, teria de reduzir o diametro, e tvz usar tubo de canalizaçao das aguas, o tal aço galvanizado, mas ao reduzir a area, a força aumenta a pesar de ser um caudal reduzido e nao constante, aí ter falado num reservatorio k seria enchido e passado um tempo a saida a agua fosse controlado de modo a ter um fluxo de agua constante.. nunca medi o caudal de agua que o telhado da casa dos meus pais é capaz de gerar num dia normal de chuva, mas acredito k conseguiria ter um fluxo razoavel...

pois, a ideia dos embolos, foi tipo um exemplo k tinha em mete para duas situaçoes, um seria tipo um macaco hidraulico pra elevar uma carga ate um pto e dpx no fim do primeiro ciclo o peso caia em gravidade pra criar movimento, energia para dpx criar movimento rotacional e criaçao de energia num gerador mas teriam de ser varios sistemas.. a cena do embolo tipo, biela-manivela co no sistema dos motores dos carros, é co tu dizes, o problema de conseguir evacuar a agua entre ciclos.
Ha motores hidraulicos que usam o sistema de embolos, por isso os embolos n deixam de ser eficientes porque senao n usavam-nos nesses motores hidraulicos... mas é como tu dizes, é comprar uma bomba ou motor hidraulico e meter o gerador logo acoplado ao gaijo ou com um sistema amplificador no meio pra obter mais rotaçoes...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #12 em: 08 de Novembro de 2012, 10:48 »
Vocês estão mesmo a falar de aproveitar a água da chuva para gerar energia?!
Teria de haver um dilúvio para tal coisa, mesmo assim existiriam outros elementos atmosféricos mais eficientes.

O problema desta iniciativa ecológica é que começa com ideias e acaba em disparates, vejamos algo funcional...



O seu preço está em 6.138,33€ pás em fibra de carbono e vidro, transmissão directa, 1kW.
Acredito que mesmo uma réplica em metal funcionaria, porque há quem já o tivesse feito.

Construção de média dificuldade, Hugo, não te atreves a aceitar este desafio e mostrares que realmente entendes de mecânica?

fonte: http://www.merkasol.com/Turbina-eolica-de-eje-vertical-1Kw-eddyGT



Offline luisms

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #13 em: 08 de Novembro de 2012, 12:18 »
Voces moram um moradias ou apartamentos?
As ideias aqui postas não deixam de ter a sua utilidade/verdade para quem tem espaço, mas para quem mora num predio, penso que seja mais dificil explorar as energias alternativas.
Então assim sendo proponho que sejam dadas ideias mas referenciando  o facto de ser apto/util para quem mora em moradia e outras para quem mora em apartamentos. Acho que os meus vizinhos não iam gostar da ideia de por paineis solares a fazer de estores.. Por falar nisso não era uma boa ideia? Tanto dava para moradias como para apartamentos.... Aqui deixo uma pequena contribuição.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #14 em: 08 de Novembro de 2012, 14:59 »
Citar
nunca medi o caudal de agua que o telhado da casa dos meus pais é capaz de gerar num dia normal de chuva,

Isso não é muito dificil saber ...
Os electrões são nossos amigos !!! :D