collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Chassi  (Lida 4714 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Chassi
« em: 17 de Fevereiro de 2012, 12:18 »
Boas pretendo comprar um chassi para um pequeno robot, simples eficaz e barato lol, mas que também me permita expandir mais tarde e adivionar novas funcionalidades.
Após akgum apesquisa pela net encontrei duas opções:
Magician da DAGU - http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=961
Twin motor gearbox - http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=749

Pelo que percebi o da DAGU fica mais caro mas já traz roda para encoder, a gearbox obrigava-me a fazer um chassi para lhe adaptar (não seria de todo dificil pois trabalho numa fábrica de madeiras e derivados) e algumas modificações para lhe adaptar um encoder óptico (já existem projectos na net a explicar) na gearbox têm o bem de o encoder não ser na roda mas numa roda dentada da desmultiplicação o que à partida dará mais impulsos por volta da roda.
Qual na vossa opinião devo escolher o que outras opções tenho (a baixo custo mas que permita alguma expansão de futuro.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Chassi
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2012, 17:29 »
penso que com o Magician ficas melhor.. arranjas depois uns motores à maneira e tens chassi para muito tempo. Eu tenho uma Twin motor gearbox e aquilo para além de lento é muitoo ruidosa!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Chassi
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2012, 20:01 »
Podes sempre fazer uma base em madeira, não é um material menos nobre que aluminio ou plástico ou acrilico.
Avr fanboy

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Chassi
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro de 2012, 20:41 »
penso que com o Magician ficas melhor.. arranjas depois uns motores à maneira e tens chassi para muito tempo. Eu tenho uma Twin motor gearbox e aquilo para além de lento é muitoo ruidosa!

Que é lento discordo(dependendo da definição de lento para um robot destes, mas com 6v é bem rápida, tanto que até mudei para 3v para dar tempo aos sensores  :P uns manuais dizem 6v, outros 3v... ) mas ruidosa é mesmo bastante.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Chassi
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro de 2012, 12:38 »
@senso - A base "caseira" seria sempre a minha primeira opção, não em madeira mas sim MDF ou aglomerado (tenho também outra ideia em mente extremamente leve e durável para robots de pequeno porte mas tem de ser testada primeiro), no entanto precisaria sempre de um sistema de tracção daí o twin motor gearbox com a opção de lhe adicionar encoders. Foi na procura pelos melhores preços que encontrei o magician, daí ter perguntado aqui para saber se alguém já teria utilizado.
Pensei também se seria possível utilizar um pequeno carro RC "made in china" mas aí teria a desvantagem da direcção ser mais dificil de controlar, mas com a vantagem de por oito euros ter um chassi, motor, caixa de redução, suporte de pilhas, ponte H e um conjunto de emissor\receptor RF que penso que com alguma imaginação permite fazer comunicação binária entre arduinos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Chassi
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2012, 23:49 »
Boas pretendo comprar um chassi para um pequeno robot, simples eficaz e barato lol, mas que também me permita expandir mais tarde e adivionar novas funcionalidades.
Após akgum apesquisa pela net encontrei duas opções:
Magician da DAGU - http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=961
Twin motor gearbox - http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=749

Pelo que percebi o da DAGU fica mais caro mas já traz roda para encoder, a gearbox obrigava-me a fazer um chassi para lhe adaptar (não seria de todo dificil pois trabalho numa fábrica de madeiras e derivados) e algumas modificações para lhe adaptar um encoder óptico (já existem projectos na net a explicar) na gearbox têm o bem de o encoder não ser na roda mas numa roda dentada da desmultiplicação o que à partida dará mais impulsos por volta da roda.
Qual na vossa opinião devo escolher o que outras opções tenho (a baixo custo mas que permita alguma expansão de futuro.

Antes que me atirem com criticas por desenterrar topicos antigos, aproveito este pra propor uma oferta e umas infos pra mais alguem que esteje interessado em comprar chassis!..

A G7 tem e pretende vender algumas dos chassis/bases dos robots mais comuns e conhecidos ou mm novos, e propoe a feituras destas chassis/bases principalmente em acrilico ou entao em outros materiais (AL, MDF, PVC ou madeira) e a proposta é a seguinte:

Quem me consiguir arranjar os pdfs das bases destes robots, ou desenho feito à escala ou cotado em pdf, dxf, dwg ou mm corel, que me envie os files para eu começar a mandar fabricar estas bases em acrilico (primeiramente) e por cada venda conseguida, ofereço vales (creditaveis) pra usarem na webloja G7 (pode ser uma valor fixo ou um valor percentual face ao PVP do chassis, mas dpx combina-se melhor!)
Contactem-me via pm ou por mail para: comercialg7@gmail.com

Actualmente a G7, ja vende os chassis do robot da pololu (esperamos que com esta iniciativa comecemos a ter outras bases/chassis tb na G7!):
http://www.g7electronica.net/pt/acrilicos/568-chassis-pololu.html