collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Termómetro com LCD Nokia 3310  (Lida 20543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #15 em: 12 de Setembro de 2012, 23:58 »
senso o que falaste é +/- isto? Link: http://www.engineersgarage.com/microcontroller/8051projects/Celsius-scale-thermometer-AT89C51-circuit
Pelo menos é parecido, tirando a parte da meia dúzia de cabos, que pelo vídeo deles são umas centenas  :o

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #16 em: 13 de Setembro de 2012, 00:01 »
Apesar de já saber o que preciso, contínuo com a mesma dúvida. Suponde que tenho uma fonte qualquer a debitar 3V, é só pegar e ligá-la onde no esquema diz 3V e à massa?
Sim , duas pilhas alcalinas em serie 1.5V+1.5V = 3V, ligas o positivo no Vdd e o negativo no Grd  ::)

n me digas k é o primeiro circuito que vais montar/ligar!? nunca ligaste um led?!..  ::)

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #17 em: 13 de Setembro de 2012, 00:12 »
Apesar de já saber o que preciso, contínuo com a mesma dúvida. Suponde que tenho uma fonte qualquer a debitar 3V, é só pegar e ligá-la onde no esquema diz 3V e à massa?
Sim , duas pilhas alcalinas em serie 1.5V+1.5V = 3V, ligas o positivo no Vdd e o negativo no Grd  ::)

n me digas k é o primeiro circuito que vais montar/ligar!? nunca ligaste um led?!..  ::)
Já já, era só para ter a certeza de que ainda sei alguma coisa  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #18 em: 13 de Setembro de 2012, 01:26 »
Não leves a  mal, mas estás num curso de eletrónica e por veres uma breadboard com 14 ou 15 fios dizes que são centenas?
Se te mostrasse um esquema e pcb que desenhei que tem 800 nets(ou seja 800 conecções diferentes) dava-te um avc..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #19 em: 13 de Setembro de 2012, 01:53 »
Não leves a  mal, mas estás num curso de eletrónica e por veres uma breadboard com 14 ou 15 fios dizes que são centenas?
Se te mostrasse um esquema e pcb que desenhei que tem 800 nets(ou seja 800 conecções diferentes) dava-te um avc..
senso n gozes com o moço pah! :P

o mal das faculdades é mm as poucas aulas praticas, e só teorias e mais teorias e dpx admiram-se k um engenheiro nem consiga ligar um led, mudar o oleo do carro, ou fazer cimento!..

ao menos tomou a iniciativa de meter maos na massa!  8)

p.s.: ele se calhar sabe fazer um bom arroz de marisco e tu senso, nem um ovo estrelado consegues! LOL  ;D
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 01:56 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #20 em: 13 de Setembro de 2012, 02:02 »
Não leves a  mal, mas estás num curso de eletrónica e por veres uma breadboard com 14 ou 15 fios dizes que são centenas?
Se te mostrasse um esquema e pcb que desenhei que tem 800 nets(ou seja 800 conecções diferentes) dava-te um avc..
senso n gozes com o moço pah! :P

o mal das faculdades é mm as poucas aulas praticas, e só teorias e mais teorias e dpx admiram-se k um engenheiro nem consiga ligar um led, mudar o oleo do carro, ou fazer cimento!..

ao menos tomou a iniciativa de meter maos na massa!  8)

p.s.: ele se calhar sabe fazer um bom arroz de marisco e tu senso, nem um ovo estrelado consegues! LOL  ;D

Way off-topic, mas sei cozinhar melhor que muito cozinheiro que podes conhecer...
Só não faço arroz de marisco para mim porque não gosto de marisco, mas sei bem fazer isso, é muito comum cozinhar para 15 ou 20 pessoas, e tanto sai bem comer para 1 pessoa como para 20.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #21 em: 13 de Setembro de 2012, 03:01 »
Way off-topic, mas sei cozinhar melhor que muito cozinheiro que podes conhecer...
Só não faço arroz de marisco para mim porque não gosto de marisco, mas sei bem fazer isso, é muito comum cozinhar para 15 ou 20 pessoas, e tanto sai bem comer para 1 pessoa como para 20.

prontx!! ja achamos o cozinheiro pra fazer a paparoca pró jantar do forum! veio mm a calhar que com a crise, tá dificil ir comer a restaurante!
bem, cada um tem de levar um ingrediente! eu levo o sal! :D quem leva a lagosta?!  ::)  ;D ;D

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #22 em: 13 de Setembro de 2012, 14:09 »
senso acho que encontrei o que estavas a dizer para eu fazer, era isto?
Link: http://communityofrobots.com/project/mtaram/digital-thermometer

Esse não fornece é o código, secalhar arranjo noutro sítio mas será difícil fazer caso não arranje?

Um aparte, Hugu a G7Electronica oferece portes a partir de algum valor de compra?

Offline Pedrock

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 279
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #23 em: 13 de Setembro de 2012, 14:38 »
senso acho que encontrei o que estavas a dizer para eu fazer, era isto?
Link: http://communityofrobots.com/project/mtaram/digital-thermometer
Sim, era disso que ele estava a falar.
Esse não fornece é o código, secalhar arranjo noutro sítio mas será difícil fazer caso não arranje?
O código é muito simples. Podes procurar na net como se usa o LCD com o arduino, o próprio IDE já vem com a biblioteca e vários códigos de exemplo. Depois procuras como se usa o sensor de temperatura com o Arduino, que é muito simples. Depois é só alterar o código do LCD para mostrar a temperatura em vez de outro texto qualquer.

EDIT:
Caso estejas interessado, encontrei o código neste site:
http://hanez.org/2011/12/11/arduino-lm35-temperature-sensor-with-lcd-display/
Não te assustes com a quantidade de fios, a maior parte não tem nada a ver com este projeto. :P
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 14:47 por Pedrock »

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #24 em: 13 de Setembro de 2012, 15:09 »
Muito obrigado a todos pelas vossas respostas!
Só tenho mais umas "questões gerais".
Quando se fala em arduino, estão a falar em que exatamente, no arduino UNO?

E outra coisa, que secalhar depois de comprar o arduino percebo, mas como transfiro os códigos para o arduino, tenho que ter um programa para escrever o código e outro para compilar e enviar para o arduino?
Como disse há uns posts atrás trabalhei com um atmega128, em que programávamos num programa qualquer depois compilávamos e carregávamos com o PonyProg.
 
O código é muito simples. Podes procurar na net como se usa o LCD com o arduino, o próprio IDE já vem com a biblioteca e vários códigos de exemplo. Depois procuras como se usa o sensor de temperatura com o Arduino, que é muito simples. Depois é só alterar o código do LCD para mostrar a temperatura em vez de outro texto qualquer.
Isto são os passos a seguir para qualquer sensor que queria juntar ao arduino? Existe algum sitio especifico onde deva procurar estas informações ou fico-me pelo Google?

Caso estejas interessado, encontrei o código neste site:
http://hanez.org/2011/12/11/arduino-lm35-temperature-sensor-with-lcd-display/
Não te assustes com a quantidade de fios, a maior parte não tem nada a ver com este projeto. :P
O código é só esse? Pensei que fosse maior aos que tenho visto por aí.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #25 em: 13 de Setembro de 2012, 15:18 »
Se realmente queres algo fácil, e que toda a gente me perdoe, compra um Arduino


Offline Pedrock

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 279
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #26 em: 13 de Setembro de 2012, 15:20 »
Geralmente Arduino é o Uno, mas pode ser outro qualquer, Mega, Leonardo ou até um criado por ti.
Podes programar um Atmega ou até um Attiny, para não teres que deixar uma placa Arduino no teu projeto. Podes utilizar um Arduino para programar outros atmega/attiny.

O programa utilizado geralmente é o IDE oficial do Arduino, que pode ser encontrado no site deles:
http://www.arduino.cc/

Quanto aos códigos de exemplo, o IDE já traz uns quantos, mas podes procurar mais referências no site deles ou no Google.

Quanto ao código, sim basta isso.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 15:22 por Pedrock »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #27 em: 13 de Setembro de 2012, 15:38 »
Um aparte, Hugu a G7Electronica oferece portes a partir de algum valor de compra?
Na webloja G7, os portes sao fixos* e de 3.50€, para ja nao temos portes grátis..
vamos é passar a ter é um modelo de envio por envelope (correio azul), pra comps passivos ou pekenos até 20gramas e de possivel enviar por envelope com portes de 1€ (mas ainda estamos a estudar co vamos implementar isso automaticamente no sistema da loja para as coisas correrem bem..)

*os portes só n sao fixos para encomendas à cobrança cuja a taxa de cobrança praticada pelos CTTs n ultrapassar os 3.50€ , se ultrapassar é adicionado o excesso aos portes de envio.

Arduino Uno: http://www.g7electronica.net/pt/arduino/472-arduino-uno-rev3.html

Se queres construir um breadduino e precisares do atmega com o bootloader uno: http://www.g7electronica.net/pt/atmega8/171-atmega328p-bootloader-arduino.html

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #28 em: 13 de Setembro de 2012, 15:51 »
A questão de ser fácil ou difícil é muito relativa em electrónica.
Vendo este caso em particular, um medidor de temperatura visualizado num LCD.
A 1ª coisa a fazer é tirar todas as fichas técnicas dos componentes, estudar o seu funcionamento e modo de ser controlado.
Depois é encontrar um micro barato e fácil de se controlar/programar, recomendo ler toda a ficha técnica dele, isso dá trabalho, mas é um conhecimento bem útil para qualquer situação. Há quem prefira programar numa linguagem de alto nível como C e Basic, ou apenas em Assembly de baixo nível, depende muito da velocidade requerida.
Usar um arduino que já tem as biblios todas não demonstra qualquer conhecimento ou aprendizagem, qualquer obstáculo que apareça é colmatado por mais um código existente.
Tudo em electrónica perde-se tempo a aprender, mas será mesmo perda de tempo?!

Peço desculpa pela minha rivalidade aos arduinos, aposto numa aprendizagem lenta, progressiva e pormenorizada, a recorrer a atalhos.
É muito recompensador quando se acaba um projecto nosso e tem-se conhecimento de cada pormenor, em vez de "fixe, funciona, fui eu que fiz, o que aprendi... já sei trabalhar com arduinos"

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Termómetro com LCD Nokia 3310
« Responder #29 em: 13 de Setembro de 2012, 18:29 »
dropes gostei de saber a tua opinião e concordo com a tua visão em muitos pontos.
Eu quero começar a fazer algumas brincadeiras porque é assim que se aprende e se cultiva o interesse pelas coisas, e sem conhecimentos decidi escolher este projeto do termómetro em lcd porque me parece um dos mais simples.
Mas o facto de ser o termómetro não me diz nada, quero é começar a pôr mãos à obra.

O que eu realmente gostava de saber era qual o caminho que devemos seguir para chegarmos a um bom nível de conhecimentos tanto de eletrotécnica como de robótica, porque a robótica é que é o meu grande objetivo, mas antes de construir um simples robô acho que devia saber fazer estas coisas "mais básicas" e sempre aprendo a ter alguma habilidade com componentes, soldar, etc.

Eu gosto de aprender como aprendi matemática: primeiro somar e subtrair. depois multiplicar e dividir. e por fim tudo junto.
A mesma coisa para programação. Primeiro o "Hello world!". Depois uma tabuada. Uma máquina de calcular. Por aí fora.

A minha grande questão é esta, que projetos devo fazer para conseguir construir bases suficientes para me sentir à vontade com coisas mais complexas, de forma análoga à programação.

Não sei se consegui, mas espero ter sido claro na minha forma de pensar/aprender  :)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 18:52 por borntonag »