collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Component Organizer  (Lida 80326 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KaliKeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 87
    • DJ Puto_P
Re: Component Organizer
« Responder #120 em: 05 de Fevereiro de 2012, 17:59 »
E porque não tornar isso em versão web? Esquecias as dropbox e as pen's... estava na web e siga. Se quiseres poderei dar uma ajuda nessa vertente.

Abç

Eu acho que a grande vantagem é a questão offline e a portabilidade...

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Component Organizer
« Responder #121 em: 05 de Fevereiro de 2012, 18:00 »
E porque não tornar isso em versão web? Esquecias as dropbox e as pen's... estava na web e siga. Se quiseres poderei dar uma ajuda nessa vertente.

Abç

uma das coisas que poderia dar mais avanço no CO era uma versao para android, já existe imenso pessoal com smartphones android e usar uma versao destas era mais simples para controlar stock ou ir ver rapidamente em qualquer lugar os datasheet outra coisa qualquer visto eles andarem sempre conosco, e nesse caso teria-mos de tar algo para guardar os ficheiros online

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Component Organizer
« Responder #122 em: 05 de Fevereiro de 2012, 18:19 »
Hoje em dia ja se tem Internet em qq lado por isso a questão da portabilidade fica assegurada a 100%. Agora se não ha Internet nao ha CO.... mas se te esqueceres da Pen tb nao tens CO. Enfim... é tudo uma questão de ponto de vista :)

Eu desenvolvo software ha mais de 15 anos e sempre fui adepto de versoes Desktop mas hoje em dia é tudo web....

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Component Organizer
« Responder #123 em: 05 de Fevereiro de 2012, 19:11 »
Hoje em dia ja se tem Internet em qq lado por isso a questão da portabilidade fica assegurada a 100%. Agora se não ha Internet nao ha CO.... mas se te esqueceres da Pen tb nao tens CO. Enfim... é tudo uma questão de ponto de vista :)

Eu desenvolvo software ha mais de 15 anos e sempre fui adepto de versoes Desktop mas hoje em dia é tudo web....

sim não esta em causa a ligação a net mas sim a ideia de usar num smartphone android e assim ter a nossa base de dados online ou mesmo na dropbox, mas este CO sendo exe não dá para executar no android dai a minha ideia de existir uma versao .sdk

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #124 em: 05 de Fevereiro de 2012, 19:38 »
andre_f_carvalho, o próximo CO vai ser ser cross-platform (tenho que por essa parte tambem a bold no meu post anterior ;D). Pelo menos Win, Linux e Mac OS deverá correr sem problemas.
Quanto a um port para Android, existe um projecto na sua versão alfa mas que já faz coisas muito interessantes e que provavelmente seriam suficientes para compilar o CO para Android: http://sourceforge.net/p/necessitas/home/necessitas/. (existem ainda outras alternativas)

Quanto a ter o CO na web. Um dos factores que me levou a continuar o desenvolvimento do CO foi precisamente por ser uma alternativa às soluções que existem "cloud-based" (arena partslist, partkeepr, o pessoal da DangerousPrototypes acho que tambem anda a fazer algo do género). Isso nao implica no entanto que o CO não tenha interacção com a web, e uma feature interessante seria mesmo em vez do utilizador ter que fazer "Browse..." de um .pdf no seu computador existir um botão que procura a datasheet na net e a armazena (link ou ficheiro) de forma automática. Seria aí que provavelmente entraria a integração com o Octopart, que é o que o "arena partslist" faz.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Component Organizer
« Responder #125 em: 05 de Fevereiro de 2012, 22:34 »
Eu sou a favor do off-line, é que nem sempre tens net, eu por exemplo gosto muito de ir no autocarro a caminho de casa a brincar e não tenho nenhuma pen nem tenho necessidade de a comprar, mas ter as datasheets todas organizadas como o CO o permite é uma mais valia quando se anda á procura de determinado chip, dai que ache que uma versão off-line é sempre vantajosa, até porque web based, alguem vai ter de pagar mais um servidor, e dominios, e tudo isso, e olha que eu tenho para ai 500Mb de datasheets, multiplicas por 100 users e começas a precisar de um servidor com bastante espaço em disco.

Força com o desenvolvimento MSR ;)
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Component Organizer
« Responder #126 em: 06 de Fevereiro de 2012, 20:38 »
msr,
desde já, os meus parabéns pelo programa.
esta é a minha opinião, de um utilizador do CO:

...o código actual foi feito em C# e está uma verdadeira confusão, mesmo que o partilhasse (open source) tenho a certeza que o interesse em lhe pegar não seria muito.

porque não partilhas esta versão, mesmo estando "uma verdadeira confusão"?

Citar
as labels vão desaparecer

As labels, que eu chamo categorias, são bastante uteis. Não dá para mantê-las?

Citar
Gostava imenso de saber qual a vossa opinião sobre estas alterações e outras que tenham em mente visto esta ser uma boa altura para adicionar "features" ao CO.

-Adicionar alguns campos configuráveis pelo utilizador (campos genéricos), para podermos colocar, por exemplo o preço do respectivo componente
-Utilizar um combobox com a lista das labels, ao invés de ter-mos de passar label a label para seleccionar a correcta para a respectiva pesquisa
-Poder pesquisar por "low stock" e "without stock" e, se possivel exportar essa lista ou imprimi-la

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #127 em: 12 de Fevereiro de 2012, 17:33 »
Tech_JA obrigado pelas sugestões. Ponderei melhor a utilização das labels e vão-se manter.

Em relação a adicionar campos genéricos. É uma boa ideia mas é também uma "feature" avançada e por agora a prioridade é ter o CO versão open source com pelo menos a mesma funcionalidade do actual.
Quanto aos campos para inserir o preço do componente. Na minha opinião essa hipótese não é grande coisa, uma vez que os preços estão sempre a mudar. A minha ideia será integrar o CO com o Octopart de forma a que seja possivel veres o preço actual em vários distribuidores (aqueles que o Octopart suporta e que são os mundialmente mais usados)

Também gostei da tua ultima ideia.

Gostava imenso de conseguir implementá-las todas mas o mais certo é não conseguir por falta de tempo, visto que brevemente vou começar a minha tese de mestrado e que nada tem a ver com o CO. No entanto é tambem por isso que pretendo publicar o código do CO para que os interessados possam ir adicionando features.

Aqui fica mais um "cheirinho" da GUI actual:

(clicar para ver no tamanho original)


Ponto de situação:
- as janelas adicionar/editar/detalhes dos componentes estão praticamente prontas
- já escreve o ficheiro XML completo e lê apenas a info dos componentes (a estrutura foi bastante modificada)

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Component Organizer
« Responder #128 em: 12 de Fevereiro de 2012, 18:23 »
Tem bom aspecto... boa! Tens jeito para GUIs com bom aspecto e organizados... é raro isso!

Continua!!

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Component Organizer
« Responder #129 em: 12 de Fevereiro de 2012, 18:51 »
Boas msr
Uma coisa que daria bastante jeito e não sei se a versão actual tem é poder adicionar mais que uma errata. A versão que eu tenho penso que permite adicionar uma errada, mas depois não é claro a maneira de ver essa mesma errata, adicionar mais erratas e por exemplo com um clique no botao direito do rato dar para escolher ver os PDF associados ao componente, quer sejam erratas, user guides, etc.

Cumps

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #130 em: 12 de Fevereiro de 2012, 19:09 »
Boas msr
Uma coisa que daria bastante jeito e não sei se a versão actual tem é poder adicionar mais que uma errata. A versão que eu tenho penso que permite adicionar uma errada, mas depois não é claro a maneira de ver essa mesma errata, adicionar mais erratas e por exemplo com um clique no botao direito do rato dar para escolher ver os PDF associados ao componente, quer sejam erratas, user guides, etc.

Cumps

Podes ver qualquer pdf que tenhas adicionado ao componente através da janela "Details...". Basta um double-click em cima da linha correspondente ao ficheiro que pretendes abrir. Na nova versão adicionei uma label a informar isso mesmo, penso que ficará mais claro.

Quanto a adicionar mais uma errata, não estou a ver nenhuma situação em que isso seja útil. Podes descrever-me uma?
Neste momento o CO verifica se o ficheiro que se pretende adicionar já existe através do tipo (datasheet/errata/etc) e fabricante, o .pdf resultante contem o nome do componente, tipo da datasheet e fabricante. A ideia é essencialmente não complicar os nomes dos ficheiros e garantir que  não sejam "overwritten".

Por exemplo, fui dar uma vista de olhos a processadores da TI: http://www.ti.com/product/lm4f230h5qr
Neste caso existem duas erratas referenciadas para o microcontrolador em questão, mas uma é genérica, a do processador ARM® Cortex™-M4F. Assim no CO existiriam dois componentes, o LM4F230* e o ARM® Cortex™-M4F, cada um com a sua errata.

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Component Organizer
« Responder #131 em: 12 de Fevereiro de 2012, 21:20 »
Os PIC têm N erratas dai eu dizer isso.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #132 em: 12 de Fevereiro de 2012, 21:57 »
Nunca me tinha apercebido disso. Raramente precisei de consultar uma errata e quando o fiz sempre encontrei um único .pdf (uso maioritariamente PIC24F).
Reparei agora que por ex o PIC18F2550 tem 4 ficheiros para as erratas  :o

Fica registada a ideia, mas para já o CO não vai contemplar essa situação.


Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Component Organizer
« Responder #133 em: 12 de Fevereiro de 2012, 23:25 »
Pois as vezes surgem pequenos problemas que estão explicitos nas erratas, eu costumo consultar sempre a ultima mas não sei se engloba as outras todas mas acho que seria uma mais valia.
Cumps

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Component Organizer
« Responder #134 em: 18 de Fevereiro de 2012, 19:54 »
Aqui vão mais alguns updates da interface gráfica:







Em princípio até ao final do mês será publicado todo o código bem como os executáveis (Windows e Linux, para MacOS vou ter de contar com a vossa colaboração visto não possuir nenhum computador-maçã)

Resumidamente: falta a parte das "application notes".


Edit: FET_Destroyer, entretanto lembrei-me. Não é uma solução muito elegante mas o que podes fazer é criar mais Manufactureres, por exemplo "MicrochipLovesErratas1", "MicrochipLovesErratas2", etc e por cada errata adicional que tenhas associas a esse Manufacturer ;D
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012, 19:56 por msr »