collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Do I have... - APP Android para gestão simplificada de inventário pessoal  (Lida 2169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Alô,

Já cansado de não "saber o que tenho" e a precisar urgentemente de fazer um inventário das minhas "tralhas" (de materiais brutos a ferramentas), achei que precisava de uma solução de inventário que fosse muito simples e muito prática de usar (se tiver que ir ao PC pa registar cada item que tenho na "oficina", na sched, no escritório, no carro, etc é para esquecer).

Então fui procurar na play store mas não encontrei nada que gostasse; ou muito complexo, ou precisa de um servidor web, ou dum servidor web que é deles, ou publicidade, ou não corre no meu Android 4.4, ou é cara por causa de coisas que não uso, etc. Vai daí que, claro, o espírito DIY desceu fulminantemente e fui iluminado com a brilhante :o ideia de cozinhar uma cenazita para usar eu mesmo.

Bom, ainda faltam algumas coisas e há uns bugs menores mas já dá para usar. E como se calhar alguns de vocês têm o mesmo problema... há por aí beta-testers :D? Acusem-se ou vivam para sempre na incerteza de não saberem o que têm :D :D :D

Por enquanto tudo se passa apenas nestes 2 quadros em anexo, a tónica foi mesmo no ser muito directa e simples/rápida de usar. O 1º é a entrada da APP onde podemos filtrar a lista procurando uma string na referência ou no título, e que estejam numa determinada categoria (há uma categoria "Tudo"). O 2º quadro é da edição / adição de peças. Em vez de estar a chamar a aplicação de fotografia do telemóvel, fiz toda a interface com a Camara(*) para ter uma boa integração e para no futuro poder brincar com outras coisas interessantes em processamento de imagem (fotografar as partes de interesse da imagem, contar coisas, sei lá). Nenhum campo de dados é obrigatório e podem ser repetidos, embora ele avise se tentarem gravar um registo com uma Reference que já existe. A ideia é mesmo esteja eu onde estiver, posso sacar do telemóvel e apenas fotografar, mais tarde noutro sítio qualquer e com mais tempo preencho outros dados.

Entretanto um amigo veio aí plantar a ideia de ter um servidor para onde poderiamos exportar uma selecção das nossas peças (é para isto que serve a checkbox "Share", que está desactivada), que estejamos dispostos a trocar ou vender, e onde poderemos consultar os dos outros. Mas isto, a ser feito, será para outra altura. Conhecem alguma coisa do género?

Se alguém fizer muita questão de uma versão em Português, em princípio não há problema, só preciso de traduzir uma página de strings e o Android faz o resto.

Ah, eu não tenho a APP na play store, por isso para a instalar têm que habilitar a opção "permitir instalação de APPs de fontes desconhecidas" no vosso telemóvel antes de tentar instalar.


(*) Gastei uns 30% do tempo de desenvolvimento nessa parte e ainda tem coisas para afinar como vão perceber; por um lado deu-me alguns problemas e por outro re-escrevi aquilo 2 vezes para ser independente do resto do código
« Última modificação: 30 de Maio de 2020, 20:42 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Do I have - APP Android para gestão simplificada de inventário pessoal
« Responder #1 em: 26 de Maio de 2020, 09:30 »
Acho que é uma boa ideia, tem boa pinta,  enão conheço similar (exceto folha de excel ou keep/onenote)

Apesar de ter o mesmo problema de já não saber bem o que tenho, ou pior, saber que tenho mas não onde é que está, não tenho disciplina suficiente para ser utilizador da app.

A sugestão que ia fazer vi que já implementaste, que é poder meter a localização.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Do I have - APP Android para gestão simplificada de inventário pessoal
« Responder #2 em: 26 de Maio de 2020, 18:06 »
Ya, tem a localização e mais umas coisas, aquela zona dos dados faz scroll e tem mais para baixo (data de introdução, notas, tags).
Meti a localização e até pensei meter foto aí também, só que, não sei, às vezes as coisas mudam de sítio, especialmente ferramentas, e é uma chatice estar sempre a actualizar.

Ainda quero acabar uma funcionalidade nas categorias e daqui a uns dias anexo a APP ao 1º post.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Do I have - APP Android para gestão simplificada de inventário pessoal
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2020, 20:41 »
Estou a ver que o Njay tem andado ocupado  8)

Gostei da ideia, a possíbilidade de se vender os artigos também me parece boa, isto ultrapassando a fase beta, corrigir bugs, problemas de segurança, privacidade entre outros incovenientes que possam aparecer.

Ideias irão aparecer num instante, isso podes ter a certeza, o que começa por curiosidade depressa se desenvolve, tipo programação  ::)

Faltam filtros no menu, não basta categoria, ora mecânica, vai tudo para o mesmo saco, então electrónica, ui... directórios

- Separação do que são itens pessoais ou "comerciáveis", podento sinalisar ou mover entre ambos (não para já)
- Coordenada geográfica para quem tem os itens espalhados (não me refiro à mulher LoL)

Vai dando notícias