collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvida com resistências  (Lida 7746 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Dúvida com resistências
« em: 20 de Outubro de 2012, 22:50 »
Boas,
Queria calcular a potência dissipada por uma resistência, fui procurar como fazê-lo... Através destas 2 fórmulas: V=RI e P = VI chega-se à conclusão que P = (V^2)/R

Criei este tópico porque não percebo como é que uma resistência menor dissipa mais energia visto que o valor da resistência está a dividir... Na minha opinião o mais lógico seria quanto maior a resistência, maior a energia dissipada porque menor é a corrente que passa...

Alguém me consegue explicar porque é que isto não acontece?

Cumprimentos  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida com resistências
« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2012, 22:52 »
Porque a resistência limita a corrente.
Se tiveres uma resistencia de 1 ohm e uma fonte de 10v, tens I = 10/1 = 10A, mas se a resistência for de 100 ohms tens i = 10/100 = 0.1A, e calculas a potência usando P = R*I*I
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Dúvida com resistências
« Responder #2 em: 20 de Outubro de 2012, 23:42 »
Acho que percebi... Estava a pensar de outra forma... Então quanto maior é o valor da resistência, menor é a potência dissipada porque menor é a corrente que passa pela resistência?

Mais uma coisa... O valor de potência que aparece nas resistências (1/4, 1/2, 1, 5, 10W) é a potência máxima que a resistência consegue dissipar?

Imaginêmos que tenho 50V e coloco uma resistência de 1KOhm. P=(50^2)/1000, logo P=2.5W

Se usar uma resistência de 5W ou 10W esta potência dissipada é segura?

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Dúvida com resistências
« Responder #3 em: 20 de Outubro de 2012, 23:55 »
Acho que percebi... Estava a pensar de outra forma... Então quanto maior é o valor da resistência, menor é a potência dissipada porque menor é a corrente que passa pela resistência?

Mais uma coisa... O valor de potência que aparece nas resistências (1/4, 1/2, 1, 5, 10W) é a potência máxima que a resistência consegue dissipar?

Imaginêmos que tenho 50V e coloco uma resistência de 1KOhm. P=(50^2)/1000, logo P=2.5W

Se usar uma resistência de 5W ou 10W esta potência dissipada é segura?

1 - Sim.
2 - Teoricamente, pode haver pequenas diferenças mas é isso.
3 - Se precisas de 2.5W, 5W chega e sobra. Convém não estar no limite, mas também não precisas de ir para o dobro. Se te sentes mais seguro assim, não vejo porque não.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Dúvida com resistências
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2012, 00:04 »
Acho que já estou +/- esclarecido, pelo menos por enquanto  ;D

Só mais uma coisa... Pegando agora num exemplo... Uma lâmpada emite luz porquê? Tinha a ideia que era o filamento de tungsténio que tinha uma resistência elevada e por isso aquecia quando a corrente eléctrica passava por ele.
Mas isto vem contradizer o que se falou agora...

Por um lado já estou esclarecido, mas ainda tenho algumas coisas que não percebo na cabeça...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida com resistências
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2012, 00:07 »
É um filamento de tungsténio que tem uma resistência baixa, aquece e emite radiação em vários espectros de emissão sendo um deles o espectro da luz visivel.
Por exemplo uma luz de 60w(assumindo que é puramente um elemento resistivo), tens uma resistência aproximada de:
60 = 230 * I => I = 3.83 ohms, o que já é uma resistência relativamente reduzida.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Dúvida com resistências
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2012, 00:14 »
Então o que ouvi (já não sei onde) de que o tungsténio aquece tanto porque é um metal bastante resistente à corrente eléctrica está errado?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dúvida com resistências
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2012, 00:30 »
O tungsténio é um metal com alto ponto de fusão e robustez, conseguindo chegar a uma grande temperatura sem derreter, isto claro em vácuo ou sem oxigénio.
É de baixa resistência eléctrica como todos os metais.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 00:33 por dropes »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Dúvida com resistências
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2012, 00:56 »
A partir de que valores é que se considera resistência baixa? Segundo os meus cálculos a resistência é de 800 Ohms. Se calhar enganei-me nos cálculos...
P=VI, 60W = 230V * I , I=0.26A
V=RI, 230V = 0.26R, R=885 Ohms

Faz sentido que a resistência seja alta, o filamento é extremamente fino e comprido, penso que anda à volta dos 30 cms de comprimento. O diâmetro não faço ideia, mas é bastante pequeno. O objectivo de colocar o filamento fino e comprido não é aumentar a resistência?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dúvida com resistências
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2012, 01:07 »
Os cálculos estão bem embora um pouco confusos... 60W/230V=0.26A

Sim, o objectivo é aumentar a resistência, mas esta só lida quando está no ponto incandescente ou seja alimentada e estável, porque quando fria o valor é muito inferior.
Quanto menor a resistência, maior é a facilidade que os eletrões passam pois oferece menor resistência por assim dizer.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Dúvida com resistências
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2012, 01:13 »
Mas o objectivo não é aumentar a resistência à passagem dos electrões? Deste modo eles colidem com os átomos e dessas colisões resulta um aumento da temperatura. A minha cabeça já está toda confusa :p

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dúvida com resistências
« Responder #11 em: 21 de Outubro de 2012, 01:25 »
Se existe menor resistência maior é a colisão de eletrões com os átomos, segundo a diferença de potencial, se fosse de alta resistência não haveria tanto esforço dos eletrões para essa colisão.

http://educacao.uol.com.br/fisica/potencia-eletrica-calculo-do-consumo-de-energia-eletrica.jhtm


ps: desculpa não poder explicar isto de forma mais correcta, nunca tive aulas de electrónica na minha vida
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 01:29 por dropes »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Dúvida com resistências
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2012, 01:39 »
Acho que estou a pensar de uma forma errada... Então quanto menor for a resistência maior vai ser a energia dissipada.
Já percebi porquê, agora só tenho mesmo curiosidade em saber porque é que o material escolhido para o filamento das lâmpadas incandescentes é o tungsténio. Será só por causa do ponto de fusão elevado?

Eu percebi quase tudo, mas há algumas coisas que ainda não percebo e odeio ficar na ignorância  :-\
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 01:41 por rglove »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dúvida com resistências
« Responder #13 em: 21 de Outubro de 2012, 01:48 »
Maior será a energia dissipada para a mesma diferença potencial.

Sim, já tinha referido isso, se tivesse um ponto de fusão mais baixo durariam menos tempo, as 1ªs lâmpadas eram com filamento de carbono até serem substituídos.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dúvida com resistências
« Responder #14 em: 21 de Outubro de 2012, 02:01 »
Então quanto menor for a resistência maior vai ser a energia dissipada.
Para a mesma diferença de potencial :)

Quanto mais electrões passarem, mais energia passa, só que também há mais "fricção" dos electrões no condutor, isto é, como são mais electrões, a fricção total é maior. E fricção é calor, que é energia, que é dissipada no condutor, porque os electrões ao fazerem fricção no condutor perdem energia (a tal energia que o condutor liberta na forma de calor).