collapse

* Posts Recentes

Transmissão de energia sem fios por dropes
[Ontem às 14:36]


Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes? por dropes
[21 de Agosto de 2024, 15:53]


Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta por SerraCabo
[21 de Agosto de 2024, 12:14]


Impressora - Valerá a pena? por dropes
[16 de Agosto de 2024, 17:09]


Fonte Monitor Samsung por jm_araujo
[14 de Agosto de 2024, 14:49]


Shelly em jeito de watchdog por SerraCabo
[10 de Agosto de 2024, 22:13]


[RESOLVIDO] Browser TV JVC por KammutierSpule
[07 de Agosto de 2024, 10:16]


Sirene NOVA maluca por m90mine
[31 de Julho de 2024, 12:39]


Ajuda na escolha de componentes para um robot para andar na areia por tarquinio
[30 de Julho de 2024, 11:42]


Meu novo robô por dropes
[10 de Julho de 2024, 21:59]

Autor Tópico: Ajuda na escolha de componentes para um robot para andar na areia  (Lida 834 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 532
Boas. Ando com uma idéia para construir um robot que se consiga deslocar pela areia de uma praia, e que tenha alguma capacidade de carregar alguma carga (idealmente uns 20-30kg + o peso do proprio robot). Não tenho ainda bem dimensões definidas, mas a base do robot teria algo tipo 80-100cm por 60-70cm. Precisaria que a combinação de motores/bateria usados tivessem autonomia para uns 30 minutos de andamento, em areia plana ou com pequenas inclinações, mas sempre com a carga em cima. A velocidade requerida seria baixa, apenas o suficiente para acompanhar uma pessoa a andar normalmente, não é para andar a fazer corridas ou piões! :)

Para ter uma boa tração na areia estava a pensar usar duas tracks de borracha  montadas com umas 3 ou 4 rodas de cada lado, tendo uma das rodas de cada track um motor.

As minhas maiores dúvidas neste projeto é precisamente qual será o melhor tipo de motor a utilizar, e qual a potencia que preciso. Se conseguise usar um hub motor seria mais simples a nível de montagem. A idéia seria construir uma peça em 3D para adaptar ao motor que encaixasse na track de borracha. Tenho andado a ver motores para skates, trotinetas, bicicletas, esse tipo de coisas. Visto que eu preciso de uma velocidade baixa e torque alto, imagino que faça mais sentido um motor criado para uma roda maior (tipo bicicleta, que vai rodar muito mais lentamente mas fazer muito mais força do que um veículo com rodas mais pequenas). Mas estou bastante perdido em relação ao torque/potencia que necessito ter para estes requesitos. Nem sei se haverá problemas em coisas tipo andar a velocidades baixas durante muito tempo (15-20 minutos) sem parar.

Será que há aí alguem com mais experiencia nestas coisas e me poderia dar algumas dicas ou encaminhar na direção correta?

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 409
Re: Ajuda na escolha de componentes para um robot para andar na areia
« Responder #1 em: 28 de Julho de 2024, 11:41 »
Olá bom dia
Podes utilizar muitas opções mas não vai ser fácil para adaptar a track eu vi esta motorização parece razoável
Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
304,03€ | 700w kit duplo motor chain drive carrinho elétrico fácil de transportar 300kg 8 Polegada roda de ar para diy elétrica puxar carrinho de mão 600lbs
https://a.aliexpress.com/_EueVBBN

Não  sei se haverá tracks para essas dimensões  vais ter de os fazer
https://youtu.be/P9BNSW_88u0?si=ijUesQd2QD6Jrs7k

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 532
Re: Ajuda na escolha de componentes para um robot para andar na areia
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2024, 01:33 »
Inicialmente até considerei fazer as tracks em 3D printing mas ainda seriam muitas peças e ficaria mais barulhento tambem que não me agrada muito. As tracks que coloquei na foto em anexo são mais ou menos do tamanho que eu queria, pareceram-me umas boas candidatas. Tem uma versão com um pouco mais de 2m, que seria mais ou menos o ideal para o meu tamanho pretendido.
https://aliexpi.com/pTe7

Uma coisa boa que teria se usasse um motor de roda de bicicleta é que já tem o tamanho exato que eu queria, e bastantes buracos onde seria fácil prender uma peça desenhada em 3D para adaptar às tracks.

Ter o motor na roda simplicava-me bastante a mecânica e ganhava bastante espaço de bagageira, que tb me interessa. :) O que eu quero transportar são coisas ainda um bocado volumosas, se tiver de colocar motores grandes com correntes e engrenagens dentro da caixa rouba-me um bocado de espaço.

Outra coisa relevante é a areia, visto que isto será para a praia acho que seria melhor ter um motor com tudo totalmente fechado.

Acham que um motor deste tipo não teria capacidade suficiente?

https://aliexpi.com/y1yj

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.972
  • NERD!
Re: Ajuda na escolha de componentes para um robot para andar na areia
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2024, 11:00 »
Eu não gosto muito de lagartas, são mecanicamente complexas e tendencialmente problemáticas: ajustes de tensão, encravamento com lixo, dificil de meter suspensão, desgaste rápido e relativamente caras.

Para andar na areia eu iria antes para rodas tipo balão, usadas pelos pescadores em carrinhos para carregar as malas na praia.
Tens as rodas soltas aqui à venda: https://eur.vevor.com/beach-wheels-c_11478

Até encontrei um vídeo de um carrinho motorizado que pode servir de inspiração:


Um nacional, com rodas balão num eixo, e outro eixo parece de uma moto4:
https://www.olx.pt/d/anuncio/carrinho-eltrico-para-pesca-ou-praia-IDIm47s.html
« Última modificação: 29 de Julho de 2024, 11:12 por jm_araujo »

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 532
Re: Ajuda na escolha de componentes para um robot para andar na areia
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2024, 11:42 »
Obrigado pelas sugestões.

Há por aí uns projetos interessantes de pescadores, tou a ver. Vi esse vídeo e apareceram mais uma data deles do mesmo estilo. Ninguem parece preocupar-se muito com ter a corrente e engrenagens expostas, não deve ser tão chato quanto eu estava a pensar.

Eu já tinha considerado rodas desse estilo, uma das coisas que me fez virar mais para a idéia das lagartas é que tambem gostaria que o veículo não fosse muito alto. Devido ao sítio que tenho destinado para o arrumar convinha que a altura dele fosse de uns 36-37cm max.

Tenho de investigar melhor que tipo de rodas conseguiria colocar neste espaço (e considerar se faz sentido que a estrutura não ultrapasse a altura das rodas). A usar rodas, teria de usar rodas o maior tamanho possível (dentro do meu limite) porque isto será para andar 90% do tempo em areia seca, que é muito mais chato.