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Autor Tópico: Substituição de baterias de e-scooter  (Lida 7275 vezes)

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Offline vasco

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Substituição de baterias de e-scooter
« em: 27 de Novembro de 2018, 21:36 »
Uma amiga minha tem uma e-scooter, recentemente o carregador deve ter-se passado e não parou a carga quando devia, ficou toda a noite a bombar, de manhã estava quase a pegar fogo, super quente, cheiro de acido quente, etc, acho que foi mesmo muita sorte não ter ardido tudo.
O curioso é que depois de tudo isto ainda andou uns dias com a mota, sendo que o único sintoma era que "tinha menos força"...

Demorei dias a conseguir sacar as baterias da moto, julgo que devem ter babado acido que entretanto secou e colou as baterias umas ás outras, tive que recorrer a uma das substâncias mais maravilhosas da humanidade, o WD-40, 3 dias de molho, uma espátula de aço e duas chaves de grifos, a maior parte dos parafusos teve que sair a alicate, curiosamente os do polo negativo estavam bem mais complicados.
Sei que são baterias chinesas mas devem ser de especificações militares, duvido que uma bateria normal aguente tanto abuso sem rebentar.

O carregador deve ter mesmo tido um amok, porque não voltou a repetir a gracinha, ela voltou a carregar as baterias mais algumas vezes sem nenhum problema.

O tipo é 6-DZM-20, calculo que isto queira dizer 6 células, 20Ah.
A dimensão (da menos deformada) 18x17x7.5cm, não sei se isto é standard.

O objetivo deste post é não só mostrar o que pode acontecer a umas baterias, como também pedir sugestões de onde encontrar isto mais barato, os sites que vi (e não estive a comparar as dimensões) mandam tudo para cima de 80€ para baterias de 20Ah, calculo que de 18Ah também sejam aceitaveis.

Julgo que também será uma boa ideia substituir o carregador. ;-)
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Offline Njay

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Re: Substituição de baterias de e-scooter
« Responder #1 em: 27 de Novembro de 2018, 23:52 »
Já todas largaram ácido suficiente? Vê lá se alguma não te explode ou esguincha na cara, isso parece estar ainda tudo fechado.

Offline vasco

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Re: Substituição de baterias de e-scooter
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2018, 00:58 »
Depois do que elas passaram achas que ainda há perigo ?
Se calhar devia ter tido mais cuidado quando as tirei da moto... medo... Só não usei o pé-de-cabra porque não sei onde o meti...

Curiosamente estão todas a dar exatamente 12.0V. Vou ter que arranjar uma maneira qq das descarregar lentamente... Já sei, devem dar para alimentar as luzes de natal Dezembro inteiro... ehehehehe
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Offline Njay

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Re: Substituição de baterias de e-scooter
« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2018, 02:59 »
Tens a certeza de que não há perigo? Todas vomitaram, ou será que ainda há aí alguma a segurar?

Offline vasco

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Re: Substituição de baterias de e-scooter
« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2018, 10:09 »
Todas têm aspeto de ter babado pelo menos uma pequena quantidade.
Apesar de, como se vê nas fotos, todas terem deformação fisica considerável.
Não faço ideia como é a construção destas baterias, se têm uma válvula de ultimo recurso deve ser mesmo MUITO apertadinha, porque acharia normal que tivessem babado muito mais, mas na realidade nem sei se estas baterias não serão de gel, o que pode explicar que não tenham babado assim tanto.
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Offline jm_araujo

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Re: Substituição de baterias de e-scooter
« Responder #5 em: 28 de Novembro de 2018, 11:24 »
É de gel.

Datasheet das mesmas:
http://www.caranda.ro/wp-content/uploads/2015/07/6-DZM-20-12V-20Ah.pdf

E o Google translate no texto da foto enviada confirma. Se selecionar o texto todo diz "silicone battery", mas selecionando só parte diz "silica gel", é que precisamente como é feito o gel:
https://en.wikipedia.org/wiki/VRLA_battery
Citar
Gel cells add silica dust to the electrolyte, forming a thick putty-like gel. These are sometimes referred to as "silicone batteries".

Por isso babou tão pouco...