collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Baterias Lipo Potentes  (Lida 10878 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Baterias Lipo Potentes
« em: 06 de Dezembro de 2019, 13:55 »
Olá,

Costumam comprar\arranjar baterias 18650 com uma capacidade de descarga alta (high drain battery)? Onde?

Tipo as Murata VTC5 ou Samsung 25R ou LG HE2..

Tenho um monte de 18650 mas normais, retiradas de baterias de portátil, e usadas com as placas BMS típicas elas cortam o output quando, por exemplo, se ligam a algo que requer mais corrente inicial (ex. Motor de berbequim, etc) e penso que não sejam as mais adequadas a este tipo de aplicação.

Se alguém precisar de algumas:


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #1 em: 06 de Dezembro de 2019, 15:08 »
Procura nos foruns de vaping, os vaporizadores mamam uns amperes, e as baterias tem de se aguentar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #2 em: 06 de Dezembro de 2019, 17:18 »
nkon.nl
Meca das baterias na Europa, manda é vir por GLS/a outra transportadora, a opção de correio barato deles já me lixou uma vez, 10 HG2 chegaram á Alemanha e voltou tudo para trás porque iam ser expedidas por avião..

Tens VTC6 a 4€ cada lá.

EDIT:
Pelo que descreves é o BMS a fechar a loja, não é a bateria que não pode com o motor do berbequim..
Precisas ou de BMS's capazes de mais corrente, ou experimenta directo sem BMS..
Se bem que essas CGR18650 tambem são muito fraquinhas..
https://secondlifestorage.com/showthread.php?tid=1855

Até para um portatil me parecem muito parcas..
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2019, 17:22 por senso »
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #3 em: 06 de Dezembro de 2019, 18:22 »
Ok, obrigado pelas dicas!

senso, és capaz de ter razão quanto às BMS mas eu comprei uma de 40A e mesmo assim não dá.. o motor não arranca:



Deduzo que o problema seja mesmo das baterias que tenho e por isso queria tentar com umas mais 'fortes'. Até tinha feito um pack todo catita 3S2P, mas pronto..:


Vou espreitar o site que indicas.

P.S.: Costumam usar estas baterias diretamente nos berbequins e afins? Não o queria fazer porque tenho algum respeito com as mesmas e não quero arranjar nenhum drama cá em casa..! Daí usar uma BMS para não se descarregarem mais do que é devido. Mas tenho tantas que não sei que lhes faça..
 
 

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #4 em: 06 de Dezembro de 2019, 20:07 »
Já seguiste o conselho do Senso? Para tirares as duvidas devias tentar ligar directo. Não te esqueças que esses 40A são chineses...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2019, 16:03 »
Num berbequim/aparafusados antiga de 12V que vinha com NiCd, troquei as pilhas originais quase mortas por Lítio de portátil que testaram 1.5Ah, fiz um pack 3S2P e nunca teve tanta forca nem durou tanto. Testei 3S simples e não tinha forca para abrir a embraiagem se regulada para mais forca de aperto.
Não meti BMS, está direta, o que fiz foi ligar um cabo de balanceamento para quando a carrego porque as pilhas são de origens diversas. Uso um clone Turnigy do imax B6

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2020, 11:33 »
Vou finalmente fazer um pack 3S2P com células melhores, não são o supra-sumo das 'high rate discharge cells' mas pelo que vejo nas specs devem funcionar (capacidadade máxima de descarga: 3C (~7A)). São umas EVE ICR18650-26V

A minha dúvida quanto a colocá-las como bateria do meu berbequim é a seguinte:

Original 10S2P:


Estes seriam os pares a retirar:


Caixa onde os quero colocar:



Problema: Não podem estar todos alinhados\seguidos porque não cabem na caixa:


Solução: Colocar 2 pares tal como estão e um tem de ir ficar na lateral:



Portanto, 1 dos pares terei de cortar a ligação\fita de níquel, a minha dúvida: poderei ligá-lo depois com um fio (tipo 2.5mm) ou mesmo com uma fita de níquel mas ligeiramente com um comprimento maior ? Porque se ficar na lateral tenho de ter uma fita ligeiramente maior, é um problema? Todos os pares têm de estar ligados exatamente da mesma forma\comprimento?

Obg
« Última modificação: 15 de Maio de 2020, 11:35 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2020, 13:31 »
Tenho uma aparafusadora antiga a nimh (comprado para abrir XBOX 1 para chipar), que também convertí para lítio, com uma bateria muito parecida com essa.
Converti para 3S2P, com umas pilhas velhas de portátil (portanto nada de high-discharge), para caber meti um par ao alto na parte que entra no corpo do berbequim. Dei um jeito as fitas de niquel que consegui, umas dobradas, outras soldadas, e o resto foi com fio (um multifilar de calibre maiorzinho), mas tive o cuidado de meter uma ficha de balanceamento para fora, carrego pela mesma.

Mesmo com li-ion velhas, nunca teve tanta força! Consegue abrir a embraiagem no máximo, que nunca tinha acontecido com as originais.

Deixa tirar umas fotos.
Já nem me lembrava: para não andarem aos tombos, meti um bocado de esponja no fundo.
« Última modificação: 15 de Maio de 2020, 13:33 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #8 em: 15 de Maio de 2020, 19:54 »
:) Boa ideia. Achei piada comprares a aparafusadora de propósito para a XBox :)

Pois, secalhar vou inventar algo assim, em último caso deixo as céluas dos pares ligadas com a fita de níquel e uso fio multifilar para unir depois os pares uns aos outros.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Baterias Lipo Potentes
« Responder #9 em: 17 de Maio de 2020, 16:01 »
Offtopic: Não foi para uma Xbox, devo ter chipado quase 50, e tinha uns 6 parafusos de cabeça torx bem longos e muito justos em plástico. Fartei-me da musculação, a aparafusados ganhou para ela no tempo e esforço que me poupou.