collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Duvida sobre armazenamento de variaveis  (Lida 21425 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #15 em: 30 de Setembro de 2015, 21:09 »
Parece-me que dúvida então era sobre a endurance da EEprom do Arduino. Não te preocupes com isso. Leitura é ilimitada, escrita é de 100 000 ciclos até poder dar problemas(que é o mínimo garantido)

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #16 em: 30 de Setembro de 2015, 22:17 »
E estás a pensar em interface gráfico com lcd, ou algo mais simples com botões, leds e quanto muito uns displays 16x2 ou 20x2 ou 20x4?

Bem para começar acho que o melhor é utilizar um 20x4 com botões para navegação.

Tiago,

parece-me que isso vai ficar com grande pinta, pleo menos ja tens a ideia bem delineada.

Depois se puderes colocar umas fotos ou video demonstrativo, seria excelente, enriqueceria o forum.



Assim que poder faço um update com fotos.

Parece-me que dúvida então era sobre a endurance da EEprom do Arduino. Não te preocupes com isso. Leitura é ilimitada, escrita é de 100 000 ciclos até poder dar problemas(que é o mínimo garantido)

Ok obrigado, então posso utilizar a eeprom do arduino à vontade, resta saber se é suficiente para guardar todas as variáveis. Vou fazer um levantamento das variáveis e quantidade de programas que são necessárias guardar.

Fico aberto a ideias e sugestões.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #17 em: 30 de Setembro de 2015, 22:43 »
2K de EEPROM dá para muita coisa, strings ficam na flash se não enches a RAM de strings(dos menus), estruturas de dados é do melhor, muito flexiveis.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #18 em: 30 de Setembro de 2015, 22:54 »
Ok obrigado, então posso utilizar a eeprom do arduino à vontade, resta saber se é suficiente para guardar todas as variáveis. Vou fazer um levantamento das variáveis e quantidade de programas que são necessárias guardar.


Sabes o q sao maquinas de estados ?  Ha btt info sobre isso na internet.

Mas essencialmente podes ter uma maq-estados para o Main, cada programa, LCD, e comunicacoes se quiseres. Sao concorrentes e paralelas.
Usar este metodo vai-te evitar ter um esparguete de codigo q mais tarde vai dar btt trabalho a ler/debug.

Espero nao te estar a assustar, mas um pouco de leitura na internet vai ajudar. Nao sao tao complexas como parece e vao ajudar na organizacao dos dados pois fica tudo mais simplificado.


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #19 em: 30 de Setembro de 2015, 22:58 »
Normalmente os 100k ciclos de escrita são o "mínimo" indicado pelo fabricante. É comum algumas EEPROM chegarem a 1M de ciclos sem corrupção
http://hackaday.com/2011/05/16/destroying-an-arduinos-eeprom/

Além disso podes utilizar medidas especiais para salvaguardar essa memória: evitar escritas desnecessárias como o mesmo valor duplicado; utilizar apenas a EEPROM para dados não voláteis (aliás a EEPROM é uma memória "lenta" ao contrário da RAM)

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #20 em: 30 de Setembro de 2015, 23:02 »
Ok obrigado, então posso utilizar a eeprom do arduino à vontade, resta saber se é suficiente para guardar todas as variáveis. Vou fazer um levantamento das variáveis e quantidade de programas que são necessárias guardar.


Sabes o q sao maquinas de estados ?  Ha btt info sobre isso na internet.

Mas essencialmente podes ter uma maq-estados para o Main, cada programa, LCD, e comunicacoes se quiseres. Sao concorrentes e paralelas.
Usar este metodo vai-te evitar ter um esparguete de codigo q mais tarde vai dar btt trabalho a ler/debug.

Espero nao te estar a assustar, mas um pouco de leitura na internet vai ajudar. Nao sao tao complexas como parece e vao ajudar na organizacao dos dados pois fica tudo mais simplificado.

Está a falar das máquinas de mealy e moore?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #21 em: 30 de Setembro de 2015, 23:10 »
State machine em inglês, tecnicamente falando, um switch case, em que cada case é um estado, não bloqueias em nenhum e deixas o micro livre, á medida que as condições de cada estado são atingidas mudas o estado para outro e ele vai verificando condições, fazendo acções ou simplesmente contando quanto tempo falta para X ciclo acabar, tudo sem bloquear, podes ter PID's, displays, inputs de dados, piscar leds, mil e uma coisas, tudo "concorrente" sem ter código a bloquear/perder tempo em delays.
Avr fanboy

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #22 em: 02 de Outubro de 2015, 23:45 »
Boas pessoal aqui fica uma fotos da maquina para dar uma melhor ideia do que se trata.





Aqui não dá para perceber muito bem mas é o nível de água, que neste caso é feito de uma maneira muito simples, são 3 microswitches e uma vareta de inox, à medida que o nível sobe a vareta também sobe. A única melhoria a fazer nesta parte irá ser, a troca dos microswitches por detetores indutivos, mas o principio de funcionamento é exatamente o mesmo.







Este é o variador que irá ser utilizado.



Bem esta parte até mete medo, isto tem um quadro que mete nojo, onde metade das coisas não estão a funcionar, entre elas o programador, uma vez que este tipo de programadores já não existe e tendo em conta os anos da máquina, está em bom estado por isso vai ser reparada e modernizada.



E aqui fica o inicio do futuro quadro, ainda sem PLC porque ainda não decidi qual o melhor para a aplicação, e também estou à espera de saber o limite do orçamento para saber ate onde posso ir, entretanto a ideia é montar e programar o arduino, montar neste quadro conseguir meter a maquina a lavar uma ou duas vezes, tirar o arduino meter o PLC e pronto para mim já foi uma vitoria.


Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #23 em: 02 de Outubro de 2015, 23:55 »
A coisa que poderás ter mais CPU intensive será um loop PID para aquecer água, e mesmo assim com os volumes que estás a usar fuzzy logic/bang-bang deve servir perfeitamente.

Em relação ao PID não sei se será necessário, porque o ciclo de aquecimento é feito a partir de agua quente que vem do deposito de condenados da caldeira, e o restante é feito por vapor e uma vez que a válvula de vapor não é modulada não sei se será necessário um loop PID, quanto ao "cooldown" é feito a partir de enchimentos e esgoto de água fria até atingir a temperatura desejada.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #24 em: 02 de Outubro de 2015, 23:57 »
Imagens espectaculares! Faz-me lembrar os meus tempos na industria.

Esse quadro repleto de reles e transformadores, tem uma carga imensa rezidual e electromagnetica. Eh um desafio bastante para a electronica. Mt bom.

Eh sempre excelente fazer um projecto p aplicar em sistemas "fortes" como estes.
Vai postando noticias, stou btt interessado em seguir o desenvolvimento.

Bom trabalho!

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #25 em: 03 de Outubro de 2015, 00:22 »
Imagens espectaculares! Faz-me lembrar os meus tempos na industria.

Esse quadro repleto de reles e transformadores, tem uma carga imensa rezidual e electromagnetica. Eh um desafio bastante para a electronica. Mt bom.

Eh sempre excelente fazer um projecto p aplicar em sistemas "fortes" como estes.
Vai postando noticias, stou btt interessado em seguir o desenvolvimento.

Bom trabalho!

Obrigado pelo apoio Sérgio é bom saber que o que estou a tentar fazer desperta interesse noutros, é bom saber também que tenho aqui uma comunidade que me pode ajudar com as dúvidas e novas ideias neste projeto e noutros que viram. Espero também eventualmente poder vir ajudar outros nos seus projetos.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #26 em: 03 de Outubro de 2015, 11:26 »
:| Isso e' uma maquina de lavar? PArece que vai mais triturar a roupa ou que :P
O que tem especial essa maquina para alem do tamanho? Parece-me que duas maquinas normais davam conta do caso..

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #27 em: 03 de Outubro de 2015, 12:15 »
:| Isso e' uma maquina de lavar? PArece que vai mais triturar a roupa ou que :P
O que tem especial essa maquina para alem do tamanho? Parece-me que duas maquinas normais davam conta do caso..

Bem em termos de tamanho tens alguma razão a capacidade é de 30kg, se esta parece uma trituradora devias ver a da 300kg  :). Em relação à diferença desta para uma máquina convencional é a robustez, não funciona com detergente e amaciador mas sim com um conjunto de químicos com doses determinadas por um Eng. Químico em função do tipo de roupa, a água é aquecida por vapor e a necessidade de ter programas personalizáveis em termos de tempos de lavagem e doses de químicos, só isso de resto é uma máquina de lavar como as outras.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #28 em: 03 de Outubro de 2015, 12:35 »
Ah ok, 'e o que chamam "maquina de lavar a seco" ?

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #29 em: 06 de Outubro de 2015, 16:56 »
Boas tenho mais uma duvida para este meu projecto.
Qual será o melhor ADC para uma sonda PT100 ou PT1000?