collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino Standalone duvidas  (Lida 4764 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Marmelo

  • Visitante
Arduino Standalone duvidas
« em: 06 de Outubro de 2012, 01:27 »
Bom tenho algumas duvidas sobre o arduino standalone
Diferentes sites mostra maneiras diferentes de monstar um , gostaria de saber qual acham a melhor , isto é a mais simples e eficaz e também o que cada componente faz , cada condensador , resistor ...

Obrigado a todos

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Arduino Standalone duvidas
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2012, 15:22 »
Não sei se é isto que queres:


Isso é o mais simples que consegues fazer. Quer dizer, ainda podes tirar os condensadores de 22pF e o cristal de 16MHz e usar o interno de 8MHz.

Para configurar isso tens de mecher nos Fuses do microcontrolador. Na datasheet tem essa informação toda.

Depois se o queres programar com a linguagem do arduino tens de instalar o bootloader com um programador de avrs ou então podes usar outro arduino que tenhas aí com o arduino ISP.

Se não tiveres nenhum transformador de 5v vais precisar de um regulador linear de tensão de 5v como os 7805.
Convém teres um condensador na saída do 7805. O condensador funciona como uma bateria (?) que quando alimentado armazena energia. Quando essa energia é necessária o condensador liberta-a e portanto se por algum motivo o microcontrolador ou outros dispositivos precisarem de mais energia o condensador vai ajudar. Penso que seja para isto, se não for corrijam-me. Para além disso também elimina ruídos.
Há um tópico aqui no fórum que mostra a diferença entre usar um condensador com um motor dc e não usar.

Não estou a ver o que mais precisas... Depois para programar podes usar um arduino sem o microcontrolador. Ligas o rx ao rx do microcontrolador e a mesma coisa com o tx.

Qualquer coisa pergunta, não sei é se consigo ajudar xD

Marmelo

  • Visitante
Re: Arduino Standalone duvidas
« Responder #2 em: 07 de Outubro de 2012, 23:22 »
queria fazer uma coisa deste genero

portanto qual é os basicos dos basicos?
se por acaso soldar aos pins como ele fez , se eu depois por no arduino dá para programar na mesma?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Arduino Standalone duvidas
« Responder #3 em: 08 de Outubro de 2012, 00:03 »
Sem um IC FTDI não consegues programar o micro, é a interface entre o PC e o Atmega328P, ele é SMD por isso deve estar escondido algures