collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot controlado pelo PC  (Lida 7729 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Robot controlado pelo PC
« em: 01 de Maio de 2013, 17:11 »
Boas, eu tenho em mente, começar a montar um robot que possa ser controlado pelo pc através de wireless, mas eu não percebo grande coisa de comunicações à distancia e de como fazer a comunicação entre o pc e o robot através de wireless, a ideia era usar um arduino uno. Agradecia que me ajudassem com a disponibilização de um tutorial (em português  :)) ou com ideias.
Obrigado
Cumprimentos.

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #1 em: 01 de Maio de 2013, 17:14 »
Boas.

Wireless que tipo de modulos xbee,wifi,RF?
Começa por pensar como queres a comunicação depois damos-te mais dicas,ve por preço,distancias.

Outro assunto vi que estudas ou trabalhas na ATEC que dizes disso?
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #2 em: 01 de Maio de 2013, 17:26 »
A ideia era fazer por wifi, e como disse não tenho noções nessa área por isso gostava de ser aconselhado.
Actualmente estou a estudar na Atec, no curso de Automação Robótica e controlo industrial, sem duvidas uma excelente experiência. Mas porque a pergunta?

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #3 em: 01 de Maio de 2013, 17:29 »
Relativo ao projecto aconselho o xbee é o que estou a usar no meu carro eléctrico,foi um pouco caro mas bastante bom,a questão foi porque estou a acaabr o 12ª e quero tirar um CET antes de ir para a faculdade e ja vi a ATEC e gostava de saber a tua opinião.

Mas espera por mais sugestões ai da malta.
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #4 em: 01 de Maio de 2013, 19:15 »
Eu tenho usado estes como uma alternativa mais barata aos Xbees:
http://www.ebay.co.uk/itm/R001-XRF-wireless-RF-radio-UART-RS232-serial-data-module-XBee-Arduino-PICAXE-PIC-/221210644291?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item33812e8f43
São mais baratos que os Xbees, os pinouts são compatíveis e nos testes que eu fiz tem um alcance melhor que os Xbees (pelos menos as versões mais baratas).

Usando módulos destes é só fazer Serial.read e write e essas coisas do costume... Se fores para Wifi é um caminho completamente diferente... Logo à partida sai mais caro. Nunca usei wifi com o arduino, mas tenho ideia que um módulo custe logo uns 40€++.
A nível de programação tambem não é nada do outro mundo, mas dará sempre mais trabalho que os outros.

A nivel de distancias tambem terás provávelmente menos alcance com Wifi do que com um módulo destes. A vantagem do Wifi seria mesmo não ser preciso ligar nenhum hardware ao PC... Uando estes módulos terás de ter um ligado ao Arduino e outro ao PC.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #5 em: 01 de Maio de 2013, 19:26 »
A escolha do @tarquinio parece-me a mais correcta.

O Xbee, tem um bom alcance (30/90m) e a programação é fácil. (73€)
Wi-Fi fica em 65€, programação mais complicada.
RFM22 23€ mas programação um pouco complexa e pesada.

Meios de comunicação para arduino: http://postscapes.com/arduino-wifi

ps: preços pelo sparkfun: https://www.sparkfun.com/categories/240?page=all

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #6 em: 01 de Maio de 2013, 19:32 »
nRF24, 2€ cada um, bibliotecas com fartura, simples de usar..
Avr fanboy

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #7 em: 02 de Maio de 2013, 17:25 »
Mas o que é a NRF24, estive a procurar na net mas não entendi muito bem, podias disponibilizar-me alguma coisa?

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #8 em: 02 de Maio de 2013, 17:26 »
Mas o que é a NRF24, estive a procurar na net mas não entendi muito bem, podias disponibilizar-me alguma coisa? como livros ou algum artigo.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2013, 17:58 »
Se procurares por NRF24L01 por exemplo no Ebay encontras montes deles à venda... E se procurares NRF24L01 + Arduino tambem encontras montes de tutorials. Estes módulos são mais baratos mas pela minha experiencia o alcance não é tão bom quanto os outros. Outro inconveniente é teres de fazer um circuito extra para ligar um dos módulos ao PC (precisarás de um segundo arduino ligado ao PC, ou outro circuito feito por ti, para pegar nos dados serial do PC e enviá-los por SPI para o módulo. São realmente os mais baratos de todos, mas tambem dão mais trabalho a usar.

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #10 em: 02 de Maio de 2013, 22:28 »
E fazer isto através de um modem? já vi alguns vídeos de projectos que o robô tinha um modem. 

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #11 em: 02 de Maio de 2013, 22:42 »
Errmmmm a palavra modem vinda assim do nada é um bocado ambígua, pode significar muita coisa diferente... Que tipo de modem seria esse? E estaria ligado a que?
Tecnicamente os dispositivos que estivemos a falar encaixam quase todos na definição de um modem:
http://en.wikipedia.org/wiki/Modem
Por isso tens de ser mais especifico, ou mostrar um exemplo :P

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #12 em: 02 de Maio de 2013, 22:53 »
Tens razão,  ;D mas como disse eu e a área de transmissão de dados ainda não somos os melhores amigos.
Eu ja vi alguns com ROUTER WIFI, mas não sei como fazer a comunicação entre uma maquineta dessas e o arduino e também do pc para o router  :-[

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #13 em: 02 de Maio de 2013, 23:49 »
É assim como primeiro projecto usando comunicação sem fios sinceramente eu recomendo-te mais uma vez os módulos que referi no primeiro post...
Podes programar tudo tendo as coisas ligadas ao PC por USB, e depois desligar o cabo, ligar um dos módulos ao arduino e outro ao PC e a coisa funciona.
Só uma coisa importante, a maioria dos módulos deste tipo (assim como por exemplo os xbee e bluetooth) costumam funcionar a 3.3V, se o arduino for de 5V tens de ter um regulador de tensão. Estes modulos é suposto aguentarem os 5V nas linhas de dados, que é uma vantagem em relação aos Xbee, que acho que tem de ter os 3.3V em todo o lado.
Depois do lado do PC precisas de ter algo tipo isto:
http://www.ebay.co.uk/itm/Xbee-USB-Adapter-XBee-Explorer-Free-Cable-/230752031800?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item35b9e49438

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot controlado pelo PC
« Responder #14 em: 03 de Maio de 2013, 00:35 »
E com qualquer outro módulo tambem precisas de algo ligado ao pc, não os ligas directamente..
Avr fanboy