collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Covid-19  (Lida 17983 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Covid-19
« em: 21 de Março de 2020, 21:02 »
Olá a todos. Resolvi abrir este tópico para perguntar o que a comunidade aqui do fórum anda a fazer nestes dias.. quem sabe trocarmos ideias\dicas sobre o assunto.

Estou desde o dia 13 em teletrabalho, não tenho saído de casa a não ser para ir levar o lixo e fui 1 vez às compras. Nas ruas não se vê muita gente, apenas os que ainda trabalham e os que, de alguma forma, estão mais despreocupados com isto.

Confesso que nunca pensei que chegasse a este ponto, sempre achei que seria uma gripe, mas depressa mudei de ideias. Parece que estamos mesmo em guerra  :-\

Por enquanto ainda tenho gel para as mãos, sabão e máscara (se for necessário). No entanto, fiz uma desinfetante 'caseiro' à base de Álcool isopropílico (mistura de 60% + água), meti num frasquinho vaporizador e de vez em quando ando a desinfetar os botões  e porta do prédio, chaves, sapatos.. etc.  Uns dizem que os desinfetantes caseiros não são eficazes mas alguma coisa há-de fazer, digo eu.

Espero que consigamos ultrapassar isto o mais breve possível! 

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Covid-19
« Responder #1 em: 22 de Março de 2020, 12:16 »
Boa ideia.

Estou em casa e também a fazer um trabalho para o 'batente'.

Tenho a sorte de ter uma mercearia ao virar da esquina e de se manter aberta. De qualquer forma, quando há 1 mês comecei a ouvir a cantiga, comecei a comprar mais que o habitual, especialmente coisas que se aguentassem.

Não me recordo de um caso destes embora tenha passado por um recolher obrigatório (Lisboa) nos anos do PREC. O outro caso bicudo, natural, que resultou em pânico concentrado, foi o sismo de 67. Foi manhoso, teria eu 10 anos. Outro caso igualmente manhoso foi um acidente num Antonov A12 em Angola. Neste caso não houve tempo para pânico, apenas me enrolei em ovo. Logo a seguir apareceu um militar das FAPLA a exigir que lhe desse 100 dólares argumentando com a Kalasnikov. Fui salvo por um camarada dele que ainda não estava bêbedo. Enfim, o avião 'só' não ardeu. Resulado, para além de 1 morto, fiquei cheio de queimaduras provocadas pela abrasão da roupa por causa de ter andado a 'voar' dentro do (mais parecia um) submarino, e levei 4 pontos na mona. Não sabia que se podia ficar assim com queimaduras.

Não tenho problema em estar sozinho (a minha mulher está no Norte) desde que não esteja doente. Fui criado mais ou menos assim. Coisas da vida.

Uso álcool isopropílico, limpa vidros (não abusem na pele porque ao fim de uns tempos causa irritação), luvas e não consigo encontrar uma caixa cheia de máscaras que deve estar algures, bem arrumada.

Resolvi ontem oferecer um projectozeco aqui à malta. Está quase acabado.

Abraço a todos,
SC
« Última modificação: 22 de Março de 2020, 12:52 por SerraCabo »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Covid-19
« Responder #2 em: 22 de Março de 2020, 12:45 »
A mim o álcool isopropilico puro dá-me cabo da pele das mãos. Tenho que experimentar diluir. O álcool isopropilico não é venenoso como o metanol, pois não ?

Já saí várias vezes para ir ao supermercado. Não vi descrito em lado nenhum mas lavo as frutas com 2 colheres de chá de lixívia em 3 litros de agua por 1 minuto. Depois lavar com agua, funciona bem para as laranjas, se gostam de comer maçã com casca talvez tenha impacto no sabor, não testei.
Era o procedimento standard para os vegetais antes do conceito da alface pré-lavada...
Quando saio do carro ponho mascara e luvas, quando volto ao carro a mascara e as luvas vão para dentro de um saco do coco do cão e para o contentor do lixo quando chego a casa. A mascara é porque posso estar infetado, e as luvas é porque os outros não usam mascara e não me parece que os super-mercados andem muito preocupados a desinfetar as coisas. Sapatos ficam foram da porta, juntamente com o casaco externo, a roupa externa vai para a maquina e eu para o chuveiro. Mais ninguém sai de casa.

Saí 1 vez para fazer um bocado de exercício, porque estou a recuperar peso à força toda, andei uns 2 Km aqui pelas redondezas (S. D. Rana), não precisei de evitar ninguém, acho que vi umas 4 pessoas e outros tantos carros. Mas não compensa causa-me mais stress por estar a sair sem ser mesmo necessário. Também se "ouve" muito o silêncio, não moro num sitio com muito ruído de fundo mas nota-se a diferença.

Apesar de já ter 54 anos é a primeira vez que estou a passar por uma situação mais complicada, sem duvida que daqui para a frente vou manter um stock de algumas coisa.
PAPEL HIGIENICO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  8) 8) 8) Que panca!!!
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Covid-19
« Responder #3 em: 22 de Março de 2020, 13:53 »
Eu estou a trabalhar ha cerca de um ano em casa, freelancer e trabalho remoto, por isso esta a ter muito pouco impacto.
Estar 3..4..5 dias em casa seguidos e' habitual para mim.
O estranho e' depois pensar "hoje vou dar um passeio" e vir `a ideia que nao pode ser porque existem estas limitacoes.

A minha sugestao para quem isto esta a ser diferente e' que aproveitem!
Vao haver coisas boas e outras menos boas para quem esta em trabalho remoto, mas vai ser uma oportunidade para conhecer outras realidades e quem sabe futuramente as coisas, relativamente aos regimes laborais, serem mais flexiveis.

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Covid-19
« Responder #4 em: 22 de Março de 2020, 14:08 »
Outro caso igualmente manhoso foi um acidente num Antonov A12 em Angola.
Enfim, o avião 'só' não ardeu. Resulado, para além de 1 morto, fiquei cheio de queimaduras provocadas pela abrasão da roupa por causa de ter andado a 'voar' dentro do (mais parecia um) submarino

 :o Qual foi em concreto o tipo de acidente? Soa-me que foi algum problema instabilidade na aterragem?
Soubeste qual foram as causas?

Nao percebi, dizes que queimaduras foram da friccao da roupa com o corpo por causa da cambalhotas?


O álcool isopropilico não é venenoso como o metanol, pois não ?

quando volto ao carro a mascara e as luvas vão para dentro de um saco do coco do cão e para o contentor do lixo quando chego a casa.

Isopropilico, tenho ideia de que convem nao respirar.. causa dores cabeca e tonturas.

Mascara para o lixo, entao estas a estragar uma sempre que sais  ??? Deve haver uma maneira segura de desinfectar. Ideias: lavar a 60graus (como recomendam para eliminar o virus da roupa), passar alcool, lexivia, meter ao sol, ultra-violeta.
Mesmo para as luvas.

De qualquer maneira a DGS nao recomenda o uso de mascara por causa disso mesmo: vai-se sujar e apanhar virus.
A mascara e' sobretudo importante para quem esta' infectado nao espalhar goticulas.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Covid-19
« Responder #5 em: 22 de Março de 2020, 14:47 »
Citação de: KammutierSpule
Isopropilico, tenho ideia de que convem nao respirar.. causa dores cabeca e tonturas.
Mascara para o lixo, entao estas a estragar uma sempre que sais  ??? Deve haver uma maneira segura de desinfectar. Ideias: lavar a 60graus (como recomendam para eliminar o virus da roupa), passar alcool, lexivia, meter ao sol, ultra-violeta.
Mesmo para as luvas.
De qualquer maneira a DGS nao recomenda o uso de mascara por causa disso mesmo: vai-se sujar e apanhar virus.
A mascara e' sobretudo importante para quem esta' infectado nao espalhar goticulas.

Não dá para limpar a mascara é usar e deitar fora ASAP, tenho uma caixa cheia que comprei para outros fins, é o que uso quando corto um bocado do PCB com o drenel (essas uso e reuso, evidentemente). A gastar umas 2 ou 3 por semana espero que tenha que chegue...
Não tenho sintomas mas tb não tenho nenhuma maneira de garantir que não sou portador, portanto acho que toda a gente que vai a um local publico devia usar mascara. Não como proteção para eles mas sim para os outros. Se o super mercado tivesse desinfetante de mãos à saída dispensava as luvas, mas não têm. Acho que vou diluir IPA e por um vaporizador no carro, para quando se acabarem as luvas.
Não consigo é perceber a necessidade de ir um casal com dois ou três filhos para o supermercado, não podia 1 dos dois ficar em casa com os gaiatos ?

Uso bastante o teletrabalho, já fiquei 1 vez um mês inteiro, quando a minha mulher foi operada ao apêndice e também outro tanto quando eu tive um enfarto. Como no meu caso faz zero de diferença estar de casa ou estar no escritório, por aí não há problema.
Até ver o cisco webex está a portar-se bem para as reuniões.

Não é altura de mandar vir coisas da China, mas quando as coisas voltarem ao normal uma ideia pode ser mandar vir umas lâmpadas de UV-C e montar algumas em sítios estratégicos da casa, cozinha e WC por exemplo. Como sabem o UV-C tem acção germicida e é perigoso como tudo para os olhos pelo que será necessário garantir que se desligam sozinhas, só se ligam com a porta fechada, etc... Já tou a pensar no projeto... :-D
O que me chateia sempre nestas coisas é depois não ter muitas condições de avaliar a qualidade do serviço, não precisam de me dizer que a sensação de falsa segurança é perigosa, sempre tive essa opinião.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Covid-19
« Responder #6 em: 22 de Março de 2020, 14:49 »
Apesar de já ter 54 anos é a primeira vez que estou a passar por uma situação mais complicada, sem duvida que daqui para a frente vou manter um stock de algumas coisa.
PAPEL HIGIENICO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  8) 8) 8) Que panca!!!
S. D. Rana... saudades desse sítio, morei lá por +-10 anos, adoro.

Já que veio aqui para o assunto a questão do papel higiénico lol
Pelo que pesquisei na net, trata-se apenas de uma questão de higiene em que ninguém consegue viver sem ele, a ausência desse bem é assustador.
Falando-se de guerra ao barulho, lembro-me de estar num quartel em Sta Margarida, a comida era horrível e um dia serviram bacalhau à Brás, infelizmente alguns ovos estavam estragados e fomos cerca de 200 militares para a enfermaria ali na 1ªBMI, alguns para Lisboa em estado mais grave (foi noticiado na tv).

Não sei se sabem, mas aquelas "camas" são apenas uma estrutura em metal com um colchão em cima.
As casas de banho não têm porta (mas isso é o menos) agora papel higiénico... pois, então para a ocorrência de 200 pessoas.
1ª vez um restinho de papel ainda deu, 2ª vez o cartão também serve de papel, certo, 3ª vez lá se foram a cuecas e a partir daí não à nada mesmo.
Nauseabundo e a acordar todo molhado, virei o colchão ao contrário e tirei as divisas, acho bastante humilhante estar naquela situação e ainda considerar-me um graduado do exército, não dessa forma.

A mascara e' sobretudo importante para quem esta' infectado nao espalhar goticulas.
Acredito que seja esse o propósito das mascaras, a não ser que se faça atendimento ao público e é melhor estar protegido.

Daqui só fui uma vez ao hospital e outra à farmácia, com uma única farmacêutica pela escotilha sempre a desinfectar tudo onde se tocava, além da imensa fila.

Tenho andado a programar em assembly, passear o boby, nada de especial   ;)


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Covid-19
« Responder #7 em: 22 de Março de 2020, 15:38 »
Citar
Soubeste qual foram as causas?

Eu comecei a desconfiar da coisa quando os pilotos entraram no cockpit com uma garrafa de vodka debaixo do braço. Depois, deitaram as unhas a um painel de interruptores e ligaram tudo à molhada.

O avião tinha pinta e estava podre. A subida faz-se penosamente, subindo muito lentamente e a descida da mesma forma. Quando um avião tem um ângulo de descida muito baixo corre o risco de aterrar muito à frente na pista ou antes dela ... foi o caso. Houve um gigantesco estrondo porque o início da pista (em degrau) barbeou o trem de aterragem e a partir daí foi o caos. Saiu lateralmente da pista, perdeu motores contra os barrancos e as tubagens de alimentação aos motores ficaram a derramar combustível. A carga foi projectada contra o compartimento onde estávamos (entre o cockpit e a carga) e vergou a parece de separação. Fomos obrigados a sair por uma janela do cockpit sobre uma vala ... salto de 3m.

A abrasão (como eles lhes chamavam) foi provocada pelo atrito do corpo (e da roupa) a resvalar violentamente contra as paredes do habitáculo (ia sentado num banco de cozinha). Não é queimadura grave, apenas desagradável. Por causa do lenho na mona devei 2g de penicilina em 24H. Claro que voei logo no dia seguinte de volta a Luanda, mas num bi-motor tipo King Air fretado só para os feridos. Nesse voo inchou um pé que parecia um melão, no dia seguinte fechou um olho e logo que esse começou a melhorar fechou o outro .... coisa pouca.  15 dias depois fiz mais 2 voos para acabar o trabalho, só depois voltei a Lisboa.

Tenham cuidado com as borrifadelas de álcool etílico porque arde bem. O isopropílico arde mas mal. Suponho de diluídos não ardem.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Covid-19
« Responder #8 em: 22 de Março de 2020, 20:52 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #9 em: 22 de Março de 2020, 23:26 »
Eu tenho estado em casa, a fazer o que me dá na mona (basicamente nada).
Há por aí na net várias receitas para desinfectante, foi o que fiz, com uma pequena alteração para render mais, já que tenho pouco álcool e não consigo encontrar (também não ando por aí à procura). Coloquei num vaporizador de bolso que uso quando vou às compras. A minha receita é

Percentagens por volume:
74% álcool etílico 96%v/v (o "normal")
18% água destilada
 5% água oxigenada 3%
 3% glicerina liquida

A glicerina serve para não deixar o álcool desidratar as mãos (funciona mto bem... não ponham mais que uns 5% senão deixa gordura). 74% de álcool 96 acaba em cerca de 71% na mistura final; os americanos dizem que é preciso pelo menos 60% para ser eficaz, os europeus dizem 70%, informação por aí diz que o melhor é 70% pois é preciso alguma água para o álcool entrar mais facilmente na superfície dos patogenos.

ACTUALIZAÇÃO: Fica aqui também o guia detalhado da OMS para fabrico local deste tipo de desinfectante:
https://www.who.int/gpsc/5may/Guide_to_Local_Production.pdf


Entretanto lembrei-me duma garrafa de água-pé (ou jeropiga, sei lá, sei que é aquilo que se bebe no S.Martinho com as castanhas) que o meu Pai fez e me deu há uns anos. Eu não bebo, embora admita que aquilo até tem um cheirinho agradável e só ainda não provei porque só o cheiro do álcool estraga tudo, então lembrei-me de experimentar destilar aquilo. Não tenho material nenhum apropriado para isso. Comecei por fazer fraccionamento por congelação, só que tem limites na concentração de álcool do resultado e é baixa. Depois fiz umas experiências com destilação por evaporação que falharam, mas permitiram-me perceber as nuances da coisa. Quando me apetecer vou ver se transformo umas latas de coca cola num alambique e volto a tentar. Se eu aparecer por aqui a escrever umas coisas estranhas, já sabem que tive sucesso :D

Precisava de um conta-gotas para dosear... fiz um fechando uma das extremidades de uma palhinha de plástico.
Precisava de um recipiente graduado... peguei em 2 pequenos frascos e uma balança, meti água destilada para fazer 10g (=10ml) , 20g ( = 20ml) etc e fui marcando com uma caneta "de acetato".
Precisava de medir a percentagem de álcool no resultado... como a água pesa 1g/mL e o álcool ~0.78g/mL, pensei pesar 40mL do resultado do fraccionamento por congelação, a cerca de 20 - 25ºC; e pesei só que pesa mais 2g que 40mL de água destilada :D! A bebida espirituosa deve ter muitas impurezas que aumentam o peso. A minha balança também é um bocado tosca para medir estas coisas, tem resolução de 1g em 5Kg (balança digital de cozinha), mas não deve ser culpa da balança.

Há 2 videos interessantes do Tech Ingredients sobre estas temáticas do ponto de vista de engenharia.

Enfim, dias divertidos :D
« Última modificação: 30 de Março de 2020, 10:34 por Njay »

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Covid-19
« Responder #10 em: 23 de Março de 2020, 03:07 »
viva

eu estou em casa desde dia 19, podia até fazer teletrabalho, mas é dificil ensinar burro velho...

no entanto o que não me falta são coisas para fazer, começando por a minha oficina de eletrónica que estou para montar desde Agosto passado, só que com um tipo de 4 meses em casa, que ainda não o consigo colocar meter-lhe o bixinho da eletrónica o tempo em casa é sempre pouco para tudo (prioridades)...

Quanto a abastecimento, sou aquele tipo que vai no inicio do mês às compras e trás quase tudo... e ainda testo os carros... só me tem agora falhado, porque ainda tenho a carta de Pai à pouco tempo...

Entendo-me bem em casa, como é uma moradia com terreno, o que eu comprei não foi uma casa, foi uma renda financeira e muito trabalho.

Relativamente à situação atual, acho tudo muito estralho, leio, leio, leio, e quando junto todas as peças dos puzze, dá-me sempre o resultado de um esquema feito por "bichos" dos grandes, que pretendem limpar o mundo da merda em que se estava a meter, dizimando também a sociedade que trabalho a vida toda para eles, e que agora lhes gasta dinheiro.
Não percebo de medicina, mas se temos um virus com estrutura fixa (não gera mutações), com o ADN e mRNA conhecidos, com o foco de acção bem definido, que são os brônquios, o que falta mesmo para fazer a chave para travar isto? na nossa area penso que um uma CNC fatela fazia o anticorpo para o tipo... Mas mais uma vez, eu não percebo nada de medicina e sempre detestei quimica, embora não acho que seja estupido...

PS: imagino que a situação do "SerraCabo" e do "dropes", não tenha sido facil, mas ainda me fez mandar aqui umas gargalhadas às 3h da manhã...

Cuidem-se

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Covid-19
« Responder #11 em: 23 de Março de 2020, 10:27 »
Acabei de me lembrar que tinha álcool isopropílico guardado no frigorífico morto que está na rua. Guardo-o lá para atenuar o factor de risco de incêndio na oficina.

E uma barra inteira de sabão azul-e-branco. Quem dá mais? :)

Ainda não sei onde meti a caixa de máscaras 0.95.



SC

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Covid-19
« Responder #12 em: 24 de Março de 2020, 00:12 »
isso nos dias de hoje vale mais que o ouro...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #13 em: 24 de Março de 2020, 03:46 »
isso nos dias de hoje vale mais que o ouro...

Shhh, não dês ideias ;D

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Covid-19
« Responder #14 em: 25 de Março de 2020, 15:56 »
Apesar de já ter 54 anos é a primeira vez que estou a passar por uma situação mais complicada, sem duvida que daqui para a frente vou manter um stock de algumas coisa.
PAPEL HIGIENICO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  8) 8) 8) Que panca!!!
S. D. Rana... saudades desse sítio, morei lá por +-10 anos, adoro.

Já que veio aqui para o assunto a questão do papel higiénico lol
Pelo que pesquisei na net, trata-se apenas de uma questão de higiene em que ninguém consegue viver sem ele, a ausência desse bem é assustador.


O papel higiénico é um habito, trabalho nas obras e temos muitos muçulmanos trabalhando nelas, eles pelo menos a maioria parece não utilizar papel, nas casas de banho das obras costuma-se ver muitas garrafas de agua espalhadas e segundo o que consta é para se lavarem.
 
PDI