collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Osciloscópio  (Lida 15386 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Osciloscópio
« em: 18 de Outubro de 2012, 00:00 »
Boas!

Estou a fazer uns trabalhitos para ver se ganho algum dinheiro para comprar umas coisas, entre elas um osciloscópio. Já estive a ver alguns, mas como não percebo nadinha de osciloscópios nem nunca tive nenhum estou indeciso e não quero comprar um para se estragar rapidamente.

Queria um osciloscópio por menos de 200/250 euros...

Não precisa de ser muito bom, visto que só o vou usar para aprender.
Se alguém tiver alguma sugestão, agradecia   :)

Cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Osciloscópio
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2012, 00:06 »
Infelizmente não estamos nos Estados Unidos que compras um Tek usado com 10 ou 20 anos por 50€ no eBay, há muito poucas coisas usadas pela Europa, e tambem os portes de um bicho desses antigos não compensa e tens sempre o risco de chegar com o CRT partido.

Provavelmente o melhor, é poupares um pouco mais e comprar um DSO novo, ou seja um osciloscópio digital.
Por 270€ na Europa(Alemanha) tens o "mitico" DS1052E:
http://www.batronix.com/shop/oscilloscopes/Rigol-DS1052E.html
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #2 em: 18 de Outubro de 2012, 00:37 »
É um bocadinho caro, mas como o aniversário está quase a chegar, se calhar consigo arranjar dinheiro suficiente  :P

Vou ler mais sobre esse osciloscópio.

Cumps

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2012, 01:10 »
O Rigol é 269€ + IVA alemão -> 320.11€ + 15-20€ de envio. Se eu na altura que comprei o meu não tivesse dado mais quase uns 120€ por ele, vendia-te este que está como novo e comprava já outro melhor, mas pelo que paguei por ele não me rende vendê-lo.

O Owon de 25MHz não é nada mau para começar e tem um ecran grande bem maior que o do Rigol, mas ainda fica muito perto dos 280€.

Tirando isto há uns osciloscópios analógicos de 20MHz - 100MHz no OLX em 2ª mão, por 200€ - 300€.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Osciloscópio
« Responder #4 em: 18 de Outubro de 2012, 01:30 »
Aquilo já não é preço com IVA?
Penso que foste tu NJay que postas-te quando eles fizeram uma promoção e eu comprei o meu por 350€ já com portes, quando eles custavam quase 450€
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2012, 08:15 »
Realmente não tem o iva incluido. Adicionei ao carrinho de compras e o total deu 300 e tal.

O que acham do Owon? A diferença de preços ainda é grandita...

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Osciloscópio
« Responder #6 em: 18 de Outubro de 2012, 13:10 »
Já li em muitos sítios diferentes que um osciloscópio é essencial numa bancada de electrónica, mas qual é a verdadeira utilidade deste instrumento? Eu sei para que serve e o que faz, mas sem ser para acompanhar a teoria não consigo perceber como é usado na prática. Em que situações é que vocês recorrem ao osciloscópio?

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Osciloscópio
« Responder #7 em: 18 de Outubro de 2012, 13:31 »
Já li em muitos sítios diferentes que um osciloscópio é essencial numa bancada de electrónica, mas qual é a verdadeira utilidade deste instrumento? Eu sei para que serve e o que faz, mas sem ser para acompanhar a teoria não consigo perceber como é usado na prática. Em que situações é que vocês recorrem ao osciloscópio?

Enquanto não conseguires ver os electrões a olho nú, vais precisar sempre de um osciloscópio para perceber o que se passa num circuito. Se existe ruido, se a forma de onda numa dada pista é a esperada, ver sinais analógicos em geral, etc


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #8 em: 18 de Outubro de 2012, 14:50 »
born, a verdade é que tu assumes uma série de coisas que não verdade não são bem como aprendeste. 5V nunca são 5V e nunca são estáveis. Quando um sinal digital muda, não muda instantaneamente nem muda "direitinho". Um GND não são necessariamente 0V nem é necessariamente o mesmo valor sempre. Quando fazes um pino mudar no software não tens a certeza absoluta do que é que aconteceu mesmo à tensão do pino. Quando envias dados por I2C ou SPI para outro chip, se o chip não reage, como é que podes ter a certeza de que estás mesmo a enviar esses dados? Quando lês um sensor com uma entrada analógica mas não estás a ter o valor esperado, como é que sabes se é do sensor ou do software ou dos cabos? E quando os sinais mudam muito depressa, como é consegues capturar esses sinais (com o multimetro só consegues ler sinais estáticos)? Quando o sinal à saída do amplificador parece mais pequeno, ou maior, ou nada, como é que sabes onde está o problema? Etc etc etc... A questão é que quando tudo corre bem é uma maravilha, agora quando a coisa não funciona é que são elas...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 15:08 por Njay »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #9 em: 18 de Outubro de 2012, 17:02 »
Pois, é exatamente para isso que quero. Por enquanto ainda não preciso porque estou a aprender, mas quando quiser fazer outras coisas, sei que se correrem mal vou precisar de um osciloscópio... Já agora, qual é a diferença entre um analizador lógico e um osciloscópio? O analizador só diz se está high or low enquanto o osciloscópio mostra a tensão também?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #10 em: 18 de Outubro de 2012, 17:43 »
Já agora, qual é a diferença entre um analizador lógico e um osciloscópio? O analizador só diz se está high or low enquanto o osciloscópio mostra a tensão também?
Sim. O analizador lógico é para sinais digitais. Também podes ver sinais digitais com o osciloscópio (é o que faço, que não tenho analizador lógico), mas como só tens 2 canais estás mais limitado (mas dá perfeitamente para buses simples como UART e I2C). O osciloscópio também mostra bem os detalhes do que acontece quando os sinais lógicos mudam de estado, o analizador lógico só sabe o estado 0 ou 1 das linhas, por amostragem. Geralmente tens vários canais lógicos, um sistema digital mais "a sério" tem várias linhas digitais que queres ver ao mesmo tempo (por exemplo buses de endereços ou dados).
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 17:49 por Njay »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #11 em: 18 de Outubro de 2012, 17:48 »
Hmm, acho que percebi. Por enquanto acho que o osciloscópio chega  :D

Já agora, vale a pena comprar um multímetro barato (10/15€)? Ou não vai ter precisão nenhuma e vai-me mostrar valores totalmente errados? Não preciso que faça testes a díodos, transístores nem condensadores... Quero só mesmo para medir valores baixos de tensão e corrente.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #12 em: 18 de Outubro de 2012, 17:53 »
Um multimetro barato chega... mesmo que tenha um erro de 10%, não me parece que isso seja relevante para a utilização que lhe vais dar.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #13 em: 18 de Outubro de 2012, 17:58 »
Achas que este chega? http://www.servelec.pt/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=18905&category_id=23&option=com_virtuemart&Itemid=153

Encontro mais barato que isso? Sem ser no ebay e afins, porque não queria estar 1 mês à espera...

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2012, 15:37 »
Hoje estive a falar do osciloscópio ao meu pai, e ele disse-me que como ia comprar no estrangeiro, o IVA não era cobrado, portanto o osciloscópio ficava ao preço que está no site, sem IVA. Apenas tinha que falar com a empresa.

Ele disse que sempre que faz compras para a empresa no estrangeiro ou vende algo não cobra o IVA... Alguém já fez isto? Será que só as empresas é que não pagam IVA?


Cumprimentos