collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Acrílico + ferramentas de corte  (Lida 11973 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Acrílico + ferramentas de corte
« em: 22 de Outubro de 2009, 23:15 »
Olá,

Tenho duas duvidas:
1) onde é que arranjam acrilico?
2) que tipo de ferramentas usam para o cortar?


Hoje passei pelo AKI mas estava com pressa acabei por nao fazer as perguntas. Mas pelo que pude ver tinham lá apenas placas de polietileno, e com espessura de apenas cerca de 5mm no máximo. Qual a diferença do polietileno para o acrilico? (o uso que pretendo dar é fazer bases de robótica ou pequenas caixas)
Quanto às ferramentas encontrei lá uma serra circular pequena para por na ponta do berbequim, mas fiquei com dúvidas se aquilo cortaria realmente acrílico ou se só fazia uns desenhos em madeira.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2009, 23:32 »
Normalmente compro o acrilico numa drogaria, ou numa vidraria, ou no AKI :D

Para cortar uso a dremel com disco de corte, ou "tico-tico".

No entanto, na ultima visita que fiz ao AKI (nao posso ir lá muitas vezes....é só despesa :P) trouxe umas placas de PVC que sao muito boas para protótipos e tambem coisas definitivas :) é uma placa de 50x50cm com 5mm de espessura e é muito mais barata que acrilico, porém, não tão resistente. Custou-me 5.95€. Já a de 3mm custou 3.5 :)

Cumprimentos

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2009, 23:42 »
Tenho que ver se arranjo uns discos de corte então.
O único que vi no AKI nao me pareceu grande coisa e estava a 15€ (trazia mais umas coisas)

"nao posso ir lá muitas vezes....é só despesa" - é isso mesmo, eu vejo o AKI e lojas do género como o Toys'R'Us para adultos ;D um gajo perde-se no meio de tanto brinquedo

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2009, 00:05 »
Normalmente compro acrilico no AKI...
Já para o cortar, se for até 3mm passo várias vezes com um x-acto de ambos os lados (com uma régua metálica) e depois parto-o encostado a uma mesa e com um peso por cima ao longo de todo o traço, se for mais grosso é com serra de dente médio pa madeira.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #4 em: 19 de Novembro de 2010, 00:09 »
Qual a diferença do polietileno para o acrilico?

a diferença é que o acrilico pode dobrar-se com ajuda do calor e o polietileno já não, este custa a dobrar e dobra mal e ganha estrias (rachade-las interiores)

eu tb tenho uma duvida sobre os acrílicos:
alguém sabe que produto se metem nas "polidoras" para se poder polir bem o acrilico? eu ja visitei uma empresa de acrilicos e eles pegam numa cena tipo pedra pomes, uma cena branca, e esgodam nas polidoras e dpx metem o acrilico a puxar lustro.
Agora que tenho pretensoes em polir acrilico, gostava de saber k "produto" é esse! alguém sabe?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #5 em: 19 de Novembro de 2010, 00:23 »
É sabão de polir, as cores são porque existem vários sabões diferentes, o branco é para aluminio e plásticos pois é um sabão com um grão muito fino, o castanho e o verde tambem servem para aluminio mas são mais gordurosos, mas são melhores para outros metais que são para polir e depois envernizar, portanto passas num qualquer aki, izi, bricomarche, algo assim e procuras por sabões de polir, regra geral infelizmente são sempre kits de boinas para berbequim e os sabões, mas as boinas tambem se vão estragando por isso boinas extra dão sempre jeito.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #6 em: 19 de Novembro de 2010, 01:15 »
Para polir acrilico existe tambem umas "lixas" não se chamam lixas mas nao me lembro o nome, que são feitas do genero de uma roda de 4 cm de largura por 6cm de diametro e teem uma pelagem muito fina e macia...costuma ser usadas em furadoras de 220v para dar o acabamento final ao acrilico...

Sei que tenho disso la para a empresa agora o nome nao me lembro...julgo ser tipo um "Scrot Bit" macio...

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #7 em: 19 de Novembro de 2010, 01:17 »
Isso são as boinas, regra geral são feltro e mete-se um bocado de sabão branco de polir e siga no acrilico.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #8 em: 19 de Novembro de 2010, 09:58 »
Isso são as boinas, regra geral são feltro e mete-se um bocado de sabão branco de polir e siga no acrilico.
É isso lol...

Também servem para polir inox...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Acrílico + ferramentas de corte
« Responder #9 em: 19 de Novembro de 2010, 22:14 »
É sabão de polir, as cores são porque existem vários sabões diferentes, o branco é para aluminio e plásticos pois é um sabão com um grão muito fino, o castanho e o verde tambem servem para aluminio mas são mais gordurosos, mas são melhores para outros metais que são para polir e depois envernizar, portanto passas num qualquer aki, izi, bricomarche, algo assim e procuras por sabões de polir, regra geral infelizmente são sempre kits de boinas para berbequim e os sabões, mas as boinas tambem se vão estragando por isso boinas extra dão sempre jeito.

obrigado! da proxima vez k for à izi vou estar mais atento a esses saboes!  8)