collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico  (Lida 7071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Boa dia,

Ontem estive a brincar com um 555 numa breadboard a tentar gerar um sinal pwm controlado por um potenciómetro.

Independentemente do facto de não estar a obter valores sequer próximos do que era suposto (o que não será de espantar muito uma vez que não tenho o transístor PNP que consta do esquema original) só consegui começar a ver qq coisa no osciloscópio (um DSO 138 da JYE tech, ainda por cima um fake) depois de colocar um led no output do pwm.
Enquanto não tinha nada ligado no output via simplesmente uma onda tipo dente de serra que nem sequer se alterava com o potenciómetro

Isto é normal ? É sempre necessário ter o load ligado ao circuito para poder analisar com o osciloscópio ou é o DSO-138 que é mesmo muito mau ?

Desculpem a pergunta básica mas é mesmo o que eu sou... :-D

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #1 em: 11 de Agosto de 2017, 10:26 »
Sem o esquema do que fizeste é difícil de responder.

E se mandares umas fotos da montagem então é ouro sobre azul!

Mas não deve ser problema do osciloscópio. E ser fake não tem qq problema, esses "osciloscópios" não são tão complexos que faça diferença.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #2 em: 11 de Agosto de 2017, 11:03 »
Sem o esquema do que fizeste é difícil de responder.

E se mandares umas fotos da montagem então é ouro sobre azul!

Mas não deve ser problema do osciloscópio. E ser fake não tem qq problema, esses "osciloscópios" não são tão complexos que faça diferença.

Ok, agora estou no trabalho mas logo à noite envio.

Não ponho a mão no fogo por este exemplar, não consegui calibrar a ponta (se bem que chamar ponta a um bnc ligado a dois crocodilos com fio de candeeiro é uma liberdade artística) original decentemente, um dos condensadores variáveis parecia não ter range suficiente, como era um fake a JYE não me ajudou, mas tive uma ideia brilhante, mandei vir uma ponta de prova a sério  (hehehe por 5€ deve ser muito a sério) que tem um parafuso de calibração na própria ponta, aí já consegui uma onda decente no processo de calibração, mas como nunca vi este truque descrito em lado nenhum não tenho a certeza que seja valido.

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #3 em: 11 de Agosto de 2017, 12:00 »
Esses problemas com a ponta de prova não serão de grande significado desde que as frequências não ultrapassem, digamos, 100Khz.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #4 em: 11 de Agosto de 2017, 13:29 »
(...) mas tive uma ideia brilhante, mandei vir uma ponta de prova a sério  (hehehe por 5€ deve ser muito a sério) (...)

Uma ponta por 5€ parece-me perfeitamente credível.

Há dispositivos cuja saída não "funciona" se não tiver carga (por exemplo uma saída em "Open Colector" ou "Open Emiter"); é que para uma tensão mudar, é preciso circular corrente em cima duma resistência (resistência no sentido genérico). Podes experimentar se basta uma resistência de 100K (ou qualquer coisa entre 10K e 100K, sem o LED, apenas a resistência) ligada da saída do 555 ao GND para começares a ver o sinal correcto no osciloscópio.

Esses problemas com a ponta de prova não serão de grande significado desde que as frequências não ultrapassem, digamos, 100Khz.

Se for uma onda sinusoidal.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2017, 18:04 »
Citar
Se for uma onda sinusoidal.

Certo. Digamos para áudio mas, mesmo assim, não exactamente para muito diagnóstico.

Este vídeo é muito didáctico. Um canal de referência.


Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #6 em: 12 de Agosto de 2017, 23:10 »
(...) mas tive uma ideia brilhante, mandei vir uma ponta de prova a sério  (hehehe por 5€ deve ser muito a sério) (...)

Uma ponta por 5€ parece-me perfeitamente credível.

Bom, na verdade a ideia de comprar uma ponta de prova veio apenas porque os crocodilos são demasiado grandes e não os conseguia colocar como eu queria. O facto de terem regulação e isso me ter permitido obter uma onda quadrada decente a partir do sinal de calibração foi uma agradável surpresa.

Citar
Há dispositivos cuja saída não "funciona" se não tiver carga (por exemplo uma saída em "Open Colector" ou "Open Emiter"); é que para uma tensão mudar, é preciso circular corrente em cima duma resistência (resistência no sentido genérico). Podes experimentar se basta uma resistência de 100K (ou qualquer coisa entre 10K e 100K, sem o LED, apenas a resistência) ligada da saída do 555 ao GND para começares a ver o sinal correcto no osciloscópio.

Era nisso que estava a pensar.
Mas voltei a testar sem a resistência e o led e não consegui obter a situação inicial.
Colocando a probe no colector do transístor (portanto antes da resistência + led) há algumas diferenças entre ter a resistência e o led ligados ou não ter, mas não me voltou a aparecer a situação em que me aparecia aquela espécie de onde em dente de serra, devia ter tirado uma foto.

O circuito é retirado do EEVblog. Como não tenho um transistor BD136 estou a usar um BC557. E espero que seja essa a razão porque o pwm que obtenho não ter nada a ver com que que o Dave Jones mostra no video... Mas tudo bem, a pergunta era mesmo sobre o uso do osciloscopio.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2017, 00:00 »
ACTUALIZAÇÃO: ver o comentário seguinte e depois ler este.
==================================

Uma ponta de prova é uma solução limpinha.

Para ver algo de jeito no colector do transistor tem que lá ter a resistência e o LED. Se não puser uma resistência em série com o LED ele vai estoirar.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm555.pdf

O 555 não parece ser open colector.

Que lhe aparece directamente no pino 3? Se houver uma onda rectangular (vulgarmente chamada de quadrada) então o problema pode estar na polarização do transistor de saída.

Atenção que se a tensão de alimentação for superior a 5V, o pino 3 nunca fica suficientemente positivo para levar o transístor ao corte e, nessa altura, o LED ficará sempre aceso (pag 6 do PDF). Mesmo a 5V a coisa pode dar bota pela mesma razão. Se for o caso (o LED que não apaga) bastará colocar uma resistência de 1K a 4.7K entre a base e o emissor e deverá resolver o problema.

Diga coisas para ver se se eliminam possibilidades.

Se não souber em que estado estará o LED, ligue apenas R1.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 00:34 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #8 em: 13 de Agosto de 2017, 00:28 »
Péra lá.

ISSO ESTÁ TUDO ENGATADO.

A não ser que haja um pinout alternativo, a saída é o pino 3 e não o 7. O pino 7, chamado DIS, não é a saída e não pode ir ligar ao transístor.

Veja o PDF.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 00:30 por SerraCabo »


Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #10 em: 13 de Agosto de 2017, 00:33 »
Este é quase igual,



Mas cuidado com a polarização do transístor.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #11 em: 13 de Agosto de 2017, 00:56 »
Péra lá.

ISSO ESTÁ TUDO ENGATADO.

A não ser que haja um pinout alternativo, a saída é o pino 3 e não o 7. O pino 7, chamado DIS, não é a saída e não pode ir ligar ao transístor.

Veja o PDF.

É verdade. Normalmente o output é o pino #3.
Esta é a versão "optimizada" pelo caramelo do EEVblog para poupar 1 resistência, e parece ter outra vantagem qq que eu não percebi mas que ele fala no video. -
Fica aqui o primeiro desenho, que depois evoluiu para o que eu estou a usar.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #12 em: 13 de Agosto de 2017, 01:06 »
Julgo que o problema para além do transístor diferente é a resistência na base do transístor que é muito baixa (270 ohm).

Este é o sinal pwm que estou a obter, em termos de resultado, até que funciona, mas não fica bem na fotografia. :-D

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #13 em: 13 de Agosto de 2017, 01:44 »
Há montagens com o 555 em que se usam outros pinos que não o Output como saída.
O pino de Discharge é Open Colector. Isto também quer dizer que é melhor colocar uma resistência de "alto valor" (digamos 10x a resistência em série com a base) entre a base e o emissor do transístor, pois com o Discharge no ar não há garantia de que o transístor vai desligar e completamente, e pode vir daí a rampa suave que estás a ver na base da onda quadrada (embora não digas em que nó do circuito estás a tirar a medida!).

O sinal no condensador C1 é capaz de ser um dente de serra, se calhar na tua 1ª tentativa mediste aí por engano.

Este circuito abaixo menciona o BD135 e TIP31 mas estes são NPN... tem que ser o BD136 ou o TIP32.

Este é quase igual,



Mas cuidado com a polarização do transístor.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 01:46 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: duvidas sobre utilização de um osciloscopio(zito) num circuito básico
« Responder #14 em: 13 de Agosto de 2017, 09:25 »
Péra lá.

ISSO ESTÁ TUDO ENGATADO.

A não ser que haja um pinout alternativo, a saída é o pino 3 e não o 7. O pino 7, chamado DIS, não é a saída e não pode ir ligar ao transístor.

Não está nada. É uma configuração menos tradicional, mas também funciona. Se há um IC versátil e que permite fugir às convenções é o venerável 555.

vasco:
Não dizes como tens ligada a ponta, e parece que tens a massa do osciloscópio aos 5V.
Essa onda é normal e está a funcionar como é devido, estás em coletor aberto e dependes da corrente de base para fazer pull-up. Se meteres uma resistência de 1k a 10k entre a base e os 5V (emissor) do PNP essa onda fica toda bonita quadradinha. Se reparares no vídeo no minuto 20-21 em que muda de topologia podes reparar que manteve a resistência de pull-up, é a que tem a ponta de prova ligada. (tava a ver mal.)
Se meteres a massa do osciloscoópio ao GND vais ver que a onda é quase igual, a do Dave também tem uma "curvinha" de aproximação aos 5V.
Edit: também podes ter o sinal e gnd trocados na ligação do osciloscópio à ponta.

O vídeo de onde foi tirado o esquema é este:


Se
« Última modificação: 13 de Agosto de 2017, 09:43 por jm_araujo »