collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Imagem portátil  (Lida 10275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Imagem portátil
« Responder #15 em: 26 de Setembro de 2013, 07:32 »
fiz ontem ao meu 3 seções de 2.30min a temperatura de ~220º e espaçados 5min a arrefecer, na ultima subi aos ~280º durante 1 min e deixei arrefecer a gpu, isto numa ati 4570 de um insys e parece novo ::)

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Imagem portátil
« Responder #16 em: 26 de Setembro de 2013, 12:16 »
Boas,

@andre_f_carvalho, que fazia o teu insys, ficava a trabalhar tudo menos o ecra?

É que eu também tenho um insys que ao fim de 10 min desliga-se, se o ligar logo a seguir ele volta a trabalhar mais uns minutos e volta a desligar. Fica os led's todos ligados como se tivesse a funcionar só não tem imagem nem o HDD a funcionar ( led de HDD é o único que desliga) e faz isto mesmo so estando no ambiente de trabalho, mas se o ligar e não lhe tocar demora mais tempo, fica para ai 30min ligado e desliga.

GPU penso que não seja, já o limpei todo, alias todos os meses era limpo, já troquei a ventilação e pasta térmica, e ele continua na mesma....deve estar a entrar na andropausa :D

Alguma sugestão malta?

As temperaturas antes de ele desligar são:

CPU - 55~62
GPU - 40~45
HDD - 30~35

...a outra temp que aparece esta nos 25~30, esta temp penso que seja da board.

Ele só começou a fazer isto depois de ter instalado o win8, ainda pensei que fosse alguma incompatibilidade e voltei ao win7 mas faz tudo igual.

Já o desmontei todo e não encontro o problema :( alguma ideia do que seja?

Abraço e os melhores cumprimentos
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, 12:20 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Imagem portátil
« Responder #17 em: 26 de Setembro de 2013, 18:25 »
Boas,

@andre_f_carvalho, que fazia o teu insys, ficava a trabalhar tudo menos o ecra?

É que eu também tenho um insys que ao fim de 10 min desliga-se, se o ligar logo a seguir ele volta a trabalhar mais uns minutos e volta a desligar. Fica os led's todos ligados como se tivesse a funcionar só não tem imagem nem o HDD a funcionar ( led de HDD é o único que desliga) e faz isto mesmo so estando no ambiente de trabalho, mas se o ligar e não lhe tocar demora mais tempo, fica para ai 30min ligado e desliga.

GPU penso que não seja, já o limpei todo, alias todos os meses era limpo, já troquei a ventilação e pasta térmica, e ele continua na mesma....deve estar a entrar na andropausa :D

Alguma sugestão malta?

As temperaturas antes de ele desligar são:

CPU - 55~62
GPU - 40~45
HDD - 30~35

...a outra temp que aparece esta nos 25~30, esta temp penso que seja da board.

Ele só começou a fazer isto depois de ter instalado o win8, ainda pensei que fosse alguma incompatibilidade e voltei ao win7 mas faz tudo igual.

Já o desmontei todo e não encontro o problema :( alguma ideia do que seja?

Abraço e os melhores cumprimentos


a outra temp deve ser do chip da board,


o meu fazia essas coisas, nesta ultima semana só o consegui usar a noite e se fosse ver o email ou um video no youtube ele desligava-se e ligava como o teu, deves em quando a ficava os leds ligados e não dava imagem, tentei ligar por vga mas ia dar ao mesmo, tive esses sintomas e outros, tinha tambem esses cuidados que dizes e ainda cheguei a cortar o plástico por baixo do cooler para o ar entrar melhor, mas nao foi suficiente, o que acontece nas soldas vai acontecendo ao longo do tempo que se usa o pc e deves saber que os insys podem ser uns grandes secadores de ar quente quando querem, mesmo com ele limpo.. experimenta um reflow e convém retirar a board do chassi se não derretes parte dele como me aconteceu  ;D ;D  mas nada de especial ::)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Imagem portátil
« Responder #18 em: 26 de Setembro de 2013, 18:33 »
O problema é sempre o mesmo, solda sem chumbo, não é ductil, fractura com os ciclos de aquecimento/arrefecimento, até que as bolas partem e deixas de ter contacto.
Por acaso o meu actual, desmontei-o nas férias, massa térmica e não ando a gostar nada dele, volta e meia mete-se nos 80º, deve precisar de uma sopradela..
Os dissipadores são feitos mesmo ali á medida sem margem nenhuma, é estar mais 5º de temperatura ambiente e os portateis pegam fogo...
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Imagem portátil
« Responder #19 em: 26 de Setembro de 2013, 20:29 »
O problema é sempre o mesmo, solda sem chumbo, não é ductil, fractura com os ciclos de aquecimento/arrefecimento, até que as bolas partem e deixas de ter contacto.
Por acaso o meu actual, desmontei-o nas férias, massa térmica e não ando a gostar nada dele, volta e meia mete-se nos 80º, deve precisar de uma sopradela..
Os dissipadores são feitos mesmo ali á medida sem margem nenhuma, é estar mais 5º de temperatura ambiente e os portateis pegam fogo...


pois e um dos problemas do meu é que o dissipador da gpu é o mesmo do cpu e como a gpu esta antes do cpu a dissipação torna-se menos eficaz, mas se isto andar bem durante um tempo ainda sou capaz de alterar a forma de dissipação e meter mais uma barra de cobre da gpu a dar a volta por outra lado para arrefecer melhor..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Imagem portátil
« Responder #20 em: 26 de Setembro de 2013, 21:10 »
Tou a ver que os portáteis "novos" é só problemas... o meu HP pavilion da série ZT3000 já tem 7 anos, já sobreviveu a uma queda de quina duma bancada para o chão duro e continua a bombar como novo (salvou-o o facto de ter uma tampa de aluminio de quase 1mm de espessura)... nunca lhe limpei a ventoinha, nunca sequer o abri... mas ele também usa pouco a ventoinha. Enquanto o CPU se mantiver abaixo aí dos 50% a ventoinha não liga. "Antigamente" passavam-se dias sem lhe ouvir a ventoinha, mas agora os sites mais pipis com mega flashes e JS forte e feio já é mais frequente. De resto, cool cool... Ainda tem um ecran baço, cada vez mais raros; com um desses ecrans brilhantes é impossível trabalhar excepto em locais sem focos e à meia luz.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Imagem portátil
« Responder #21 em: 27 de Setembro de 2013, 03:41 »
Boas,

Citar
experimenta um reflow e convém retirar a board do chassi se não derretes parte dele

Pois mas isso tem mesmo de ser  :) caso contrario acontece isso, nem aconselho a ninguém fazer isso sem ter a board cá fora.

Eu assim que poder vou tentar fazer o reflow, mas não acho que seja disso, pois dos que já arranjei assim nunca tiveram estes sintomas, o HDD não ia a baixo, trabalhava normal mas sem imagem, os sintomas que eles tinham eram artefactos que apareciam no ecra ou simplesmente não aparecia nada. Como disse no poste anterior, o que volta e meia tem de fazer o reflow (um HP DV9000) ate se tem aguentado porque da ultima vez ate fiz o mesmo que tu, cortei o gajo todo e meti 3 ventoinhas e neste momento serve de pc de secretaria, vamos a ver quanto tempo aguenta ;D eles já de origem tinham o problema de aquecerem bastante nem sei como se aguentou tanto tempo sem dar problemas  ;D

O Insys que tem ai uns 4 anos nunca tinha dado probs, mas é como dizes aquilo para fazer calor ui......eu sempre fui muito cuidadoso com os pc's, o mal foi que o tive de emprestar a um familiar e devem ter posto o pc em cima de uma mesa com toalha, sofá ou na cama e ele ficou sem respirar e ficou picado, assim que ele me chegou as mãos formatei e começou a dar os problemas.

Abraço e os melhores cumprimentos.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Imagem portátil
« Responder #22 em: 27 de Setembro de 2013, 05:35 »
Tou a ver que os portáteis "novos" é só problemas... o meu HP pavilion da série ZT3000 já tem 7 anos, já sobreviveu a uma queda de quina duma bancada para o chão duro e continua a bombar como novo (salvou-o o facto de ter uma tampa de aluminio de quase 1mm de espessura)... nunca lhe limpei a ventoinha, nunca sequer o abri... mas ele também usa pouco a ventoinha. Enquanto o CPU se mantiver abaixo aí dos 50% a ventoinha não liga. "Antigamente" passavam-se dias sem lhe ouvir a ventoinha, mas agora os sites mais pipis com mega flashes e JS forte e feio já é mais frequente. De resto, cool cool... Ainda tem um ecran baço, cada vez mais raros; com um desses ecrans brilhantes é impossível trabalhar excepto em locais sem focos e à meia luz.

O ROHS é mesmo a maior doença, sucata de UE e as bichanices da poluição....
Os americanos pouco se estão a preocupar com o ROHS, mas ai de alguem na UE que venda alguma coisa com solda com chumbo, quando por exemplo o chumbo na bateria de um carro dava para soldar uns milhares valentes de motherboards de um pc, por exemplo....
Miséria....

Uma coisa, não podes soldar um heatpipe assim á sorte, e muito menos dobra-lo, vais partir o tubo interior e deixa de ser heatpipe, havia um rapaz na bit-tech.net que fazia heatpipes á medida, mas não sei se ainda faculta esse serviço..

Não conheço nenhum portatil com dissipador separado para CPU e GPU, tirando um ou outro Asus ROG e quiça os Alienware maiorzinhos..
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Imagem portátil
« Responder #23 em: 27 de Setembro de 2013, 07:46 »
Boas,

Citar
Não conheço nenhum portatil com dissipador separado para CPU e GPU, tirando um ou outro Asus ROG e quiça os Alienware maiorzinhos..

Também tens o HP DV9000, tem um dissipador para chipset e CPU e outro para a GPU, embora partilhem a mesma ventoinha.

Abraço e os melhores cumprimentos.

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Imagem portátil
« Responder #24 em: 27 de Setembro de 2013, 19:15 »


Uma coisa, não podes soldar um heatpipe assim á sorte, e muito menos dobra-lo, vais partir o tubo interior e deixa de ser heatpipe, havia um rapaz na bit-tech.net que fazia heatpipes á medida, mas não sei se ainda faculta esse serviço..

Não conheço nenhum portatil com dissipador separado para CPU e GPU, tirando um ou outro Asus ROG e quiça os Alienware maiorzinhos..


a ideia nao é retirar o que tenho mas sim juntar um outro e tentar que ele dissipe calor de uma forma mais equilibrada




Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Imagem portátil
« Responder #25 em: 04 de Outubro de 2013, 04:04 »
Tou a ver que os portáteis "novos" é só problemas... o meu HP pavilion da série ZT3000 já tem 7 anos, já sobreviveu a uma queda de quina duma bancada para o chão duro e continua a bombar como novo (salvou-o o facto de ter uma tampa de aluminio de quase 1mm de espessura)... nunca lhe limpei a ventoinha, nunca sequer o abri... mas ele também usa pouco a ventoinha. Enquanto o CPU se mantiver abaixo aí dos 50% a ventoinha não liga. "Antigamente" passavam-se dias sem lhe ouvir a ventoinha, mas agora os sites mais pipis com mega flashes e JS forte e feio já é mais frequente. De resto, cool cool... Ainda tem um ecran baço, cada vez mais raros; com um desses ecrans brilhantes é impossível trabalhar excepto em locais sem focos e à meia luz.
7 anos e nunca teres limpo o dissipador, tás a aventurar-te! mm k so uses 3 ou 4h por dia, em sete anos o pó que acumulou ja deve pra encher uma almofada! LOL :D

se n houves a ventoinha é pk ja gripou! lol

O presário que tenho em maos, ja tenho o tal controlador de carga encomendado, mas nao sei co ver se de facto o probe só é deste ic ou de algum comp mais...(pk falaram nos respectivos mosfets..)
ja agora antes de fazer a substituiçao do ic, e tvz mosfets, como posso verificar os 6 fios que entram na board pela ficha DCIM?..