collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Medir Agua que está no Poço  (Lida 17420 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Medir Agua que está no Poço
« em: 20 de Setembro de 2017, 23:03 »
Viva

tive nestes dias um falha de água no Poço, mas só conclui isso, depois de ficar sem água e de ter aberto o acesso ao mesmo e ter verificado que a água estava unicamente à superfície da bomba.

ora assim mt simples, era colocar um sensor no cimo do poço com um sonar que consegui-se reflectir na agua e dai tirar as medidas exactas de água para gastar...

que tipo de sensores me aconselhar a usar para este projecto?

PS: o poço tem 8 metros de fundo, 1.4mt de água, o objectivo é saber a água disponível a tempo real...

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2017, 23:27 »
Uma bomba com bóia, tecnologia de 1870, disponivel em qualquer loja, se já tens a bomba, atiras uma boia para lá, metes o fio á altura que queres, feito.

Sonares dentro de um poço não corre bem..
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2017, 00:36 »
Sonar num poço é só ecos, o local é do mais agreste (humidade extrema), e a carga é das chatas de se controlar com um micro (usar contactor?)

Tou com o Senso. É um problema que já foi resolvido, não é preciso reinventar a roda.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2017, 15:51 »
viva

nao se trata de inventar a roda... eu já tenho uma boia, que funciona mt bem ... só o problema, está em saber como anda o poço sem ter de abrir a tampa... pois a agua, por vezes não é muita, dai a eu pretender saber se está quase nas lonas,

assim sempre que a agua estivesse mt baixa eu passava para a rede publica antes desta falhar...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2017, 16:06 »
2ª boia a ligar uma lâmpada em vez do motor?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2017, 19:57 »
Queres controlar o nivel de agua do poço pra controlar os consumos, certo?
Podes meter uma serie de boias daquelas estilo boias de autoclismos mas que existem em versao mais pequena com reedswitches a varias profundidades, presas a uma barra ou tubo ao longo do poço e metes um circuito de leds a sinalizar cada estado de cada boia.. existem mil e um circuitos destes na net.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2017, 20:58 »
nao se trata de medir consumos ou assim...

a boia que vem de origem é presa no motor e corta directamente a alimentação antes dele estar descoberto (entenda-se motor, uma bomba submersível).

a minha ideia inicial era mesma colocar algo tipo um sonar, que eu pode-se colocar junto à tampa do poço, para saber qual o nivel a que estava o lençol de agua... para que depois me avisa-se antes do motor desligar, para que eu pode-se parar a agua do poço e ligar a da companhia, se não o que acontece agora é que quando o motor desliga eu só sei quando as torneiras começam a ficar sem água, o que não é muito bom devido ao painel solar...

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #7 em: 26 de Setembro de 2017, 23:11 »
Isto parece ser mais ou menos o que queres.
Não dão detalhes dos componente mas pelo boneco parece ser um daqueles sensores normais do arduino.

https://www.open-electronics.org/water-tank-level-display-with-arduino/
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2017, 10:47 »
viva

ora é isso mesmo... o problema está mesmo na distancia que esses sensores permitem medir.. que são meros centímetros...

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2017, 12:29 »
Errado...

Esse tipo de sonares medem com facilidade até 4m, não meros centímetros.

No entanto o tipo de aplicação que é, vai correr muito mal. Se não tens noção de como este tipo de sensores se vai comportar, presta atenção a quem já aqui respondeu e deixa essa ideia peregrina. Não vai funcionar... pelo menos da forma que achas que deveria.

A melhor aposta é sem dúvida fazeres um array de sensores de nivel/boias. É fácil fazer, é duradouro (coisa que o sonar não é) e dá mais do que perfeitamente para aquilo que queres.

Comprar disto é mato na internet.


Compras uns 10, colocas todos presos pelo mesmo cabo, com um peso no fundo que permita o mesmo ficar esticado.
Separas os sensores em alturas que vejas que são as mais adequadas ao teu poço e está feito!

Se fosse eu, usaria apenas 2 desses.
Um para marcar o mínimo e o outro para marcar o máximo ou "suficiente" para fazer uma rega.
Quando há agua suficiente, rega-se. Quando a água está entre os 2 sensores e vais começar uma rega, já não deves ligar a bomba.
Quando os 2 sensores têm água, inicias rega até que o sensor de baixo acuse falta de água e aí paras a bomba.

Simples e sem invenções com grande probabilidade de resultar em asneira.


 ;) ;) ;)
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2017, 21:17 »
O que o Dave diz é verdade, o alcance não se limita a cm, nos testes que fiz pelo menos a mais de 1 metro chegava.
Quanto a dar valores de distância corretos por causa dos ecos dentro do poço isso é outra história, mas, (há sempre um mas) o facto é que o interior do poço sendo fechado deve produzir no sensor valores que sendo errados do ponto de vista da distância podem ser diferentes para as várias alturas de água.
Considerando o preço irrisório destes sensores ultrassónicos e a facilidade da instalação (pendurar acima da altura máxima da água) eu certamente faria um teste registando os valores dados pelo sensor com a agua a várias alturas, mesmo que não funcionasse ganhavas alguma experiência no assunto.

Não conhecia esse tipo de sensores que o Dave mostrou, mas parecem-me bastante interessantes, pela aparência devem ser bastante fiáveis e com 2 ou 3 fazias a festa. A instalação é que era mais chata.

Depois há a maneira mais geek... O sensor MS5540 :-) 10.94€ no ebay, mas talvez não seja trivial garantir um isolamento perfeito por um longo período de tempo, e também, enviar um clock por um fio tão comprido talvez não seja fácil. Parece-me que esse board deveria ter o cristal built-in.

Ebay

E um demo de utilização: https://store.fut-electronics.com/products/under-water-depth-sensor
« Última modificação: 28 de Setembro de 2017, 21:39 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2017, 23:01 »
Um barómetro?

Se queres algo menos enganavel tens uma gama de sensores de distância da ST:
http://www.st.com/content/st_com/en/products/imaging-and-photonics-solutions/proximity-sensors/vl53l1.html

É laser, deverá funcionar com água, mede até 4 metros.
Avr fanboy

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2017, 10:04 »
Problema de óptica dentro de um poço é a porcaria que vai começar a fixar-se nas "lentes".

No entanto não consigo encontrar também informações sobre o ângulo de "abertura" desses sensores. Eu tinha andado a ver um sensores deles à uns tempos (VL53L0X) e têm muito mais informação disponível que os VL53L1.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #13 em: 29 de Setembro de 2017, 21:41 »
Um barómetro?

Se considerares que um barómetro mede o peso da coluna de ar em cima dele isto é a mesma coisa mas para água. Confesso que nunca estive dentro de um poço mas imagino que seja um lugar calmo sem muitas ondas e assim, como tal este tipo de sensor tem tudo para ser exato.
Preocupa-me mais a consistência de um sinal de clock num cabo de x metros, alguém já experimentou fazer tal coisa ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Medir Agua que está no Poço
« Responder #14 em: 01 de Outubro de 2017, 22:07 »
Meter o sensor numa bóia dentro do poço?
Se humidade com coisas na tampa ou perto dela já é chato,então literalmente a boiar..
E um barómetro para medir altitude funciona, mas tem erro, em parte devido á humidade, e em parte á temperatura..
E podes atirar os bits que quiseres ao sensor, nunca será certo.
Demasiadas horas de volta desse tipo de coisas, dá-te um valor +/-1 metro..
Avr fanboy