collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: slide Switch - Picos de corrente  (Lida 5167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
slide Switch - Picos de corrente
« em: 03 de Dezembro de 2014, 00:59 »
Parece ser normal entre os slide switch smd apenas suportarem 0.3A. O meu circuito vai funcionar a maior parte do tempo abaixo dos 0.3A no entanto devido ao gsm vai ter picos de 1.8A por alguns ms.

Que devo fazer? As datasheet http://www.mouser.com/ds/2/60/PCM_13nov13-24112.pdf não dizem muito quanto a picos de corrente. :s

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2014, 01:49 »
Acho 300mA muito pouco, possivelmente isso é mais problemático na comutação para um interruptor tão pequeno.
Vejo 2 soluções, 1ª colocar uma bobine antes do interruptor para evitar picos na comutação (a corrente vai ter um atraso em relação à tensão), seguido de um condensador grande depois do interruptor, 2ª este interruptor accionar um mosfet, mais seguro e prático.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2014, 08:26 »
Na datasheet diz 0.3A @ 6V
Suponho que o GSM não esteja a ser alimentado a essa tensão e tenhas um regulador depois.?

Mesmo assim independentemente do caso, os picos acontecem em bursts característicos das comunicações GSM, o fabricante recomendara colocar os devidos condensadores (geralmente recomendam condensadores de tântalo na ordem dos 300uF, mas poderás arranjar alternativas) e esses condensadores é que te vao safar a vida dos picos.

No entanto tens de ver se a corrente media na altura dos picos, nao ultrapassa essa rated corrent.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2014, 09:06 »
Parece ser normal entre os slide switch smd apenas suportarem 0.3A. O meu circuito vai funcionar a maior parte do tempo abaixo dos 0.3A no entanto devido ao gsm vai ter picos de 1.8A por alguns ms.

Que devo fazer? As datasheet http://www.mouser.com/ds/2/60/PCM_13nov13-24112.pdf não dizem muito quanto a picos de corrente. :s


Tens espaco para um P-MOS em SOT-23 ?

Por que nao usar o switch para ligar o P-MOS e assim tinhas pelo menos >2A !

Tipo isto :: LINK

StarRider

  • Visitante
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2014, 10:19 »
Boas,

Sou a favor do P-MOS ... mas tens que ter cuidado com a selecção pois se estás a alimentar a 5V
vais ter que seleccionar um mosfet com um Rds(on) o mais baixo possível ... e os P-Channel são
em geral menos eficientes que o N-Channel neste aspecto.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2014, 11:46 »
Vou ver essas opções. A maioria do circuito funciona a 3V, o GSM é alimentado diretamente da bateria LiPo (3.7V to 4.2V). E tenho apenas um componente que funciona a 5V, tem um boost converter com shutdown pois este componente passa a maior parte do tempo desligado. Como queria que isto se aguentasse uns 2/3 meses com a bateria queria evitar mais um ponto de consumo mas vou ver as opções com o P-MOS.

StarRider

  • Visitante
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2014, 12:05 »
Vou ver essas opções. A maioria do circuito funciona a 3V, o GSM é alimentado diretamente da bateria LiPo (3.7V to 4.2V). E tenho apenas um componente que funciona a 5V, tem um boost converter com shutdown pois este componente passa a maior parte do tempo desligado. Como queria que isto se aguentasse uns 2/3 meses com a bateria queria evitar mais um ponto de consumo mas vou ver as opções com o P-MOS.

Boas,

O consumo do mosfet é praticamente desprezável no que toca à corrente da gate, depende do
mosfet mas é coisa na ordem dos micro-amperes (ou mesmo nano-amperes) ... é claro que tens
sempre a potencia dissipado pelo mosfet em si (Rds).

Não sei, mas será que não existe um switch que aguente um pouco mais de corrente ? É que
300mA é estupidamente pouco ...

Abraços,
PA

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #7 em: 03 de Dezembro de 2014, 12:18 »
De modo a preservar as caracteristicas fisicas do switch, eu nao usaria um componente desse tipo para tanta corrente.

Com o passar do tempo vai ganhando verdete e aumenta a resistencia do contacto, aquece com a corrente e eh tipo bola de neve, sempre a piorar.

Esses componentes sao p sinal e nao p corrente.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #8 em: 03 de Dezembro de 2014, 12:53 »
Mas então sou eu que estou a pesquisar mal? É que só encontro depois daqueles TH bastante grandes e no mercado há dispositivos com GSM e conectores destes mãos pequenos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #9 em: 03 de Dezembro de 2014, 13:57 »
Acho que a regra é abusar dos interruptores, tambem já andei á procura e é hilariante/desesperante ver a relação corrente/preço de interruptores, se pensas em amperes estás a olhar para cima de 2€ o interruptor, baratos só para meia duzia de mili-amps.

Podem tambem estar a usar o interruptor só para dar um sinal de enable ao regulador principal da coisa.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #10 em: 03 de Dezembro de 2014, 14:05 »
Nem tinha pensado nisso, a verdade é que tenho step-down que estou a usar tem pino de enable. Vou analisar os consumos em disable do step down e do GSM.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2014, 17:17 »
Se seguir a sugestão do senso fico com o modem em powerdown mode a consumir 150uA e o  LM3670 tem um shutdown supply current de 100nA (máximo de 1uA) por isso vou seguir a sugestão e usar o interruptor no stepdown :)

EDIT: Numa próxima revisão se vire que é necessário coloco um P-MOS a controlar o modem e talvez poupe uns 100uA.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #12 em: 04 de Dezembro de 2014, 18:28 »
Pode-me estar a escapar alguma coisa nesta thread mas fiquei confuso.
Se calhar tambem teria ajudado mais se pudesses colocar os schematicos.

Com este teu ultimo post fiquei confuso, se o interruptor 'e para desligar totalmente a alimentacao, entao ou usa-lo directamente ou usar o mosfet como tem sido sugeriro, corta-te a alimentacao total e o consumo (no caso no mosfet poderas eventualmente ficar com algum consumo fantasma?)

Se usares o switch no enable do step-down, ficas com o consumo dele desligado.

Acho que te enganaste em alguma coisa no teu post 150uA vs 100nA (max 1uA) vs 100uA ? :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #13 em: 05 de Dezembro de 2014, 12:55 »
O meu circuito tem ligado diretamente à bateria um modem GSM e um step-down que depois alimenta o resto do circuito. A minha ideia inicial era usar um switch para desligar completamente a ligação à bateria no entanto esses botões são bastante grandes visto que o modem GSM tem picos de correntes de 2A.

A primeira sugestão foi usar um mosfet mas depois da sugestão do senso cheguei à conclusão que bastava usar o shutdown do step-down pois este consome apenas 100nA de corrente em shutdown (1uA no máximo segundo a datasheet mas o tipico é 100nA). O modem GSM consome outros 150uA em shutdown, aqui faria diferença usar um PMOS a controlar tudo. No entanto como a maior parte do tempo o dispositivo vai estar ligado, 150uA (150uA+100nA ~ 150uA) em shutdown é algo que não me faz diferença. Com uma bateria de 2.2Ah daria para quase 20meses em shutdown.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: slide Switch - Picos de corrente
« Responder #14 em: 05 de Dezembro de 2014, 12:58 »
É ver o self-discharge da bateria e se vale a pena baixar mais esses valores se não.
Avr fanboy