collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Microchip  (Lida 17370 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Microchip
« Responder #15 em: 28 de Dezembro de 2013, 00:16 »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Microchip
« Responder #16 em: 28 de Dezembro de 2013, 11:24 »
Não considerei o ebay por 2 motivos, primeiro existem muitos relatos de chips contrafeitos e defeituosos e depois pelo tempo de entrega que tanto pode demorar duas semanas como 2 meses, ainda para mais se tivesse encomendado nesta época

Offline MMM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
Re: Microchip
« Responder #17 em: 28 de Dezembro de 2013, 13:49 »
Boas. Experimenta com um mail "live.com.pt" também sou do ISEP e também tive esse problema no passado, utilizei um endereço de e-mail desses e funcionou.
Segmentation fault (core dumped)

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Microchip
« Responder #18 em: 28 de Dezembro de 2013, 14:09 »
PIC16f88 e PIC16f1828, realmente não são muito caros mas os portes em Portugal são o que sabemos, e o segundo não encontrei à venda em Portugal, o serem caros é relativo pois até nem o são (já consegui resolver o problema da microchip direct e fica-me em 13 euro os 2 com portes incluidos, estou só à espera até à próxima semana para ver se me dão uma resposta do departamento de samples), no entanto já tenho alguns atmega em casa e tenciono continuar a usar microcontroladores ATMEL, só quero os PIC mesmo para ir experimentando em casa o que é feito nas aulas, ou seja daqui a um mês e pouco são para encostar a um canto, ou quando muito para usar num projecto de iluminação xpto aqui em casa que depois de programado não tenciono mexer mais.

Consigo arranjar o PIC16F88 por 3.75€ mais portes.
Ou por 10€ e entrego-te isso em mão.
Eu não acho que isto seja motivo para se mandar vir de fora.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Microchip
« Responder #19 em: 28 de Dezembro de 2013, 22:15 »

Consigo arranjar o PIC16F88 por 3.75€ mais portes.
Ou por 10€ e entrego-te isso em mão.
Eu não acho que isto seja motivo para se mandar vir de fora.
Esse preço para o 16f88 é igual ao da ptrobotics, não se pode dizer que seja caro, mas como disse preciso dos dois e esse até é o que me faz menos falta porque só vou ter mais 3 aulas com ele e depois troco para o outro, ao ter de encomendar de dois sitios diferentes acabava por ter que pagar portes duas vezes o que só iria encarecer ainda mais os chips. Podem dizer que nem que ficasse em 20 euros não era caro, não o era mas se tiver em conta que isso é mais do que aquilo que eu recebo por dia de subsidio de desemprego já começa a parecer diferente. Eu sei que se deveria fomentar o comércio em Portugal em lojas portuguesas, mas a verdade é que nesta área ou queremos algo básico ou então temos dificuldade em arranjar e quando arranjamos é caro, apenas a título de exemplo recentemente recorri à Ledistrónica (deves conhecer uma vez que és de SJM) para comprar uns leds e umas resistências para um pequeno projecto de iluminação que me tinha sido pedido por um amigo meu, resultado ficou em 25€ quando na Mouser ficava por menos de um terço, só não encomendei fora porque tinha apenas uma semana para completar e o preço não era problema, gosto muito de ajudar a economia portuguesa, mas já cheguei à conclusão que nesta área está fora de questão na maior parte dos casos recorrer às lojas portuguesas, e neste aspecto é de louvar a iniciativa do HUGU nas compras colectivas pois permite a quem precisa apenas de poucos componentes de ter acesso a produtos da mouser por exemplo.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Microchip
« Responder #20 em: 28 de Dezembro de 2013, 23:53 »
Posso abrir nova compra colectiva, mas tb n ando a abrir todas as semanas, porque senao n consigo reunir pessoal e material minimo pra termos os portes gratis, mas qdo é assim, envie-me pm pra abrir outra compra!  8)

@artur36: eu em stock só tenho o 16f88 e qto ao 16f1828 n tenho mas tenho o 16f1827...se te servir envio-te os dois em azul na segunda e recebes na terça, por 10€.


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Microchip
« Responder #21 em: 29 de Dezembro de 2013, 19:19 »
Problema resolvido, segui as indicações do MMM e funcionou, fica a dica para quem precisar, registem com um mail @live.com.pt.
P.S. HUGU já resolvi o problema dos IC's, obrigado na mesma, mas já estou a preparar uma pequena lista pra encomenda colectiva

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Microchip
« Responder #22 em: 29 de Dezembro de 2013, 23:15 »
Olá rapaziada, boa noite.

Aproveito o tópico para questionar aqui outra coisa...

Já grande parte das marcas avançaram com pequenos kits de desenvolvimento, menos a microchip...
Alguém sabe se eles andam a preparar algo?
A Texas tem ganho alguns utilizadores, graças ás universidades, à conta dos LaunchPads...
Os Arduinos...
A Freescale....
Outras marcas já lançaram kits de baixo custo para iniciantes, mas a microchip continua sem nada fazer...

Eu queria lançar aqui uma malta a programar uns MCU e visto que tenho mais experiência com a Microchip (cujos datasheets são fenomenais), mas esperava que até final o ano eles lançassem algo do mesmo género que os outros... mas estava enganado :(.

Já procurei mas, mas não há mesmo noticias de nada  :-\
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Microchip
« Responder #23 em: 29 de Dezembro de 2013, 23:28 »
Tens o chipkit da microchip. Uma cópia do arduino, com PIC32
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Microchip
« Responder #24 em: 29 de Dezembro de 2013, 23:51 »
Tens o chipkit da microchip. Uma cópia do arduino, com PIC32

Já conhecia... mas aquilo é um arduino com uma cor diferente...

O ChipKit permite programação pelo MPLAB? Quando vi a primeira vez fiquei com a impressão de que usava um IDE semelhante ao arduino.

Mas são "demasiado" caros... e a ideia que tenho é que são bons kits para quem quiser passar de 8/16 bits para 32, mas passar do zero, ou próximo, para isso é demais...

Procurava/estava à espera um kit para 8 ou 16 bits para trabalhar com o MPLAB sem recurso ao pickit.

Algo que não necessite de um programador e que venha tudo numa só board...

Qualquer 16F/18F dava um óptimo MCU para começo.

Aliás... eu até ando parvo com os novos 12F :).

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Microchip
« Responder #25 em: 31 de Dezembro de 2013, 17:39 »
A ideia que tenho do chipkit é que tens "tudo" numa só placa: tens o IDE idêntico ao do arduino (se não igual), mas tens o PIC32 que podes explorar se quiseres.. e pelo que sei os shields são compatíveis.

(P.S. - já vi usar o chipkit e o arduino mas nunca fiz nada com eles, comecei e continuo com PICs, fazendo as minhas PCBs)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Microchip
« Responder #26 em: 01 de Janeiro de 2014, 16:48 »
(P.S. - já vi usar o chipkit e o arduino mas nunca fiz nada com eles, comecei e continuo com PICs, fazendo as minhas PCBs)

Pois, como eu...

É complicado "convencer" a malta a comprar o pickit...

Já vi umas experiências com o bootloader usando um PIC18F2550, mas nunca aprofundei muito aquilo... mas era interessante fazer alguma coisa carregando o código logo por USB...
Mas não faço ideia de como aquilo tudo se faz... só dei uma passagem de olhos mas nunca li muito sobre aquilo...



Feliz Ano Novo :)
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Microchip
« Responder #27 em: 01 de Janeiro de 2014, 16:56 »
As placas chipKIT da Digilent s?o comercializadas em Portugal pela Aliatron a preços competitivos com as placas Arduino equivalentes. Os preços da Aliatron incluem o IVA.