collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ensinar arduino a crianças de 10 anos  (Lida 8550 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« em: 22 de Janeiro de 2015, 12:46 »
Olá pessoal,
Ando aqui á procura de material em PT sobre o arduino tipo imagens com bonecadas e etc, para ensinar o básico do arduino a um grupo de miudos á volta dos 10 anos.
Já instalei e preparei o Scratch para arduino, que tenciono usar para começar.
Alguem sabe onde posso arranjar mais material tipo PDFs e etc ?

Arigatou.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2015, 13:53 »
Sei que há por ai um IDE do Arduino modificado todo para portugues com uma lista de defines gigantes para traduzir tudo o que é C para portuguÊs, tipo um if() é se() while() é enquanto() e por ai adiante, procura no forum do Arduino, penso que tinham uns slides/apresentação tambem.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2015, 14:23 »
Traduzir o IDE ainda é tudo bem, mas na minha opinião é muito mau estar a traduzir a linguagem de programação :/

Ja tive uma experiência de "ensinar"uma criança de 7 anos em programação e nesta altura não havia problemas em ela copiar o código e executa-lo no IDE. O máximo que ela conseguia fazer era perceber onde havia coisas que podia alterar, ex: texto, números, delays.. mas escrever e ler (verbalmente) a linguagem em si nao era problema.

Anyway, não se pode dizer que neste caso Scratch seja uma linguagem de programação :)

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2015, 14:33 »
Informação em PT acho bastante importante mas passar os 'if's para 'se's já me parece exagerado.

Provavelmente consegues arranjar mais informação é em PT-BR.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2015, 15:11 »
Se calhar e uma boa forma de retribuíres a' comunidade criar uma apresentação em PT :)

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2015, 16:08 »
Para já é só um experiencia, mas se a coisa pegar não será má ideia eu mesmo fazer umas apresentações em PT.
De qualquer maneira acho muito má ideia traduzir if´s e while´s para PT.
Continuo googlar e encontro muito pouca coisa nesta área, mas para a programação com blocos do scratch parece-me um bom começo para os miudos se começarem a habituar mas apenas como primeiro passo de seguida apenas o bom velho C  :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2015, 16:57 »
Scratch parece-me uma excelente opção para introduzir os princípios de programação, entender como se decompõe os problemas em algoritmos e fazer as primeiras brincadeiras.

Não sei se saltar a seguir diretamente para C será apropriado. O "degrau" de diferença é muito alto, por exemplo explicar que tem de fazer include de bibliotecas só para fazer um print que tem de ter uma formatação toda XPTO é para assustar qualquer um! Ajudei uma pessoa a aprender a programar e mandava-se ao teto porque perdia horas a tentar resolver erros crípticos do compilador (para quem está a começar!) e afinal eram só ponto e virgulas que faltavam aqui e ali. Se for em "versão" Arduino já é mais tragável, mas ainda tem que se lhe diga.
Mas não quer dizer que tenha nada contra C. Quem aprende C  (e C++) apanha os conceitos necessários para programar em praticamente qualquer linguagem, dito por mim enquanto estou a trabalhar em simultâneo em JS e PHP sem nunca ter estudado nenhuma das 2 formalmente (e com muito Stack Overflow ;) )

A linguagem atualmente que me parece uma boa iniciação é Python. É de momento a minha predileta para aqueles pequenos programinhas de desenrasque, faz-se um programa "ferramenta" em menos que nada. Já fiz desde integração de informação dispersa (em ficheiros ou maquinas remotas via telnet), site-crawlers,  bots para joguinhos online, processamento de imagem, criação/processamento de ficheiros kml e sei lá mais o quê, tudo desenvolvido em pouco tempo e sem grandes complicações.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2015, 19:09 »
Antes de saltares para o C devias introduzir sistemas digitais, o que e' binario, bytes, hexadecimal, etc ou entao ensinas uma linguagem de mais alto nivel tipo python. Mas acredito que isso seja melhor la para os 14/15. Se aprenderem a resolver problemas sratch ja e muito bom.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2015, 19:24 »
Esse comentário de Scratch não é linguagem de programação..
Tem de se começar por algum lado, C é relativamente simples, eu aprendi Casio Basic sozinho lendo meia duzia de programas, é efectivamente básico de se aprender, e mesmo com a limitadissima calculadora dá para fazer mil e uma coisas.

Dado que o publico alvo é bastante novo algo mais gráfico na minha opinião tem pernas para andar, e facilmente olha para o output gerado pelo Scratch quando/se quiser começar a meter C á mistura.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2015, 21:17 »

 Coitadas das crianças, levar com arduino aos 10 anos ...vão ficar traumatizadas para o resto da vida  ;D   ;D

...Assembly carago, ensina mas é Assemly aos putos  ;)


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2015, 21:21 »
...Assembly carago, ensina mas é Assemly aos putos  ;)

Tenho um colega que esta a ensinar Assembly ah filha de 5 anos :P
Mostrou-me fotos com exercícios escritos numa folha, com tabelas de endereços de memoria..etc :O

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #11 em: 23 de Janeiro de 2015, 07:43 »
Wow, assembly  :o, eu conheço um que ensina linux á filha de 5 tambem, mas assembly é bom é bom.
Já agora gostáva de saber que tácticas de ensino ele usa se funciona com os de 5 tambem tem que funcionar com os de 10.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #12 em: 23 de Janeiro de 2015, 12:40 »
Ou a miúda é um talento precoce e interessasse pelas matérias ou então coitada, vai ter uma infância e adolescência muito "especial".
Por acaso também comecei a programar em calculadoras (no meu caso ti 86) porque era o único "computador" que tinha em casa. Queria também ter os jogos que os meus colegas tinham nas ti 83 e isso levou me a programar o meu próprio Snake em modo Draw no output dos gráficos. Facilitou bastante a calculadora utilizar BASIC que mesmo com os seus defeitos é uma linguagem muito fácil de aprender. Quando tive o meu primeiro pc em 2000 pude passar para assembly z80 e aumentar a rapidez dos meus jogos.

Não sei se existe alguma do género de BASIC "emulado" para arduinos. Para outros microcontroladores não tão "plug and play" como o arduino sei que há essa possibilidade.
Traduzir as funções para português acho pouco sensato,  uma criança de 10 anos além de saber agora muito bem o inglês e ser obrigada a conviver diariamente com ele, não vai ter dificuldade em memorizar mais umas 20 palavras novas.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #13 em: 23 de Janeiro de 2015, 12:47 »
Deixo aqui o link de um interpretador de BASIC para o arduino
http://hackaday.com/2011/08/28/basic-programming-on-an-arduino/

A minha sugestão pelo BASIC é que nem todos querem ser ou tem o talento para ser programadores mais "profissionais". Vi inúmeros colegas de curso a terem imensa dificuldade para concluir a cadeira de programação que ensinava o básico de C (e estamos a falar de estudantes de engenharia), quanto mais uma criança de 10 anos.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Ensinar arduino a crianças de 10 anos
« Responder #14 em: 23 de Janeiro de 2015, 23:16 »
No clube de robótica da universidade de coimbra começamos um programa no ano passado a ensinar NXT as crianças de 7/8 anos numa escola básica.
Dai interessar me por este tópico...
O que eu vi é que as crianças têm interessa mas de programação pouco aprendem. Querem fazer coisas "idiotas" fora do contexto.
E por isso pergunto. Essas crianças já têm interesse ou os país é que querem que elas aprendam?