LusoRobótica - Robótica em Português

Discussão Geral => Vídeos => Tópico iniciado por: TigPT em 13 de Junho de 2009, 20:34

Título: Sumo
Enviado por: TigPT em 13 de Junho de 2009, 20:34
Tallinn 2009 spring CUP (http://www.youtube.com/watch?v=Jh1btZEPNSA#lq-lq2-hq)

Quando é que começamos a preparar os nossos robots ?!
Título: Re:Sumo
Enviado por: jorge_rc em 13 de Junho de 2009, 21:35
Bora la Tiago...

Eu por mim, para ja o mais dificil é a parte da programaçao, na mecanica ja tenho umas ideias... porreiras...


O video esta muito fixe..

pessoalmente, acho que o mais engraçado seria uma classe intremedia, tipo 2kg ou assim...

Título: Re:Sumo
Enviado por: Reonarudo em 13 de Junho de 2009, 23:40
Se precisares de ajuda na programação e usas o arduino é só dizer
Título: Re:Sumo
Enviado por: jorge_rc em 14 de Junho de 2009, 00:14
Nao uso, mas estou quase... ;D
Título: Re:Sumo
Enviado por: Fifas em 14 de Junho de 2009, 23:46
era juntarmo-nos num evento de robotica para um campeonato de sumo do LR....lol

(mas tinha de ser no norte :P) ;D
Título: Re:Sumo
Enviado por: TigPT em 15 de Junho de 2009, 00:29
Fazemos 3 por zonas e depois juntam-se os finalistas :P
Título: Re:Sumo
Enviado por: msaleiro em 15 de Junho de 2009, 01:05
lol. Assim geravam-se 4 mini-eventos com muito pouca gente, mas mais fáceis de realizar. Além disso seria necessário nomear um responsável por cada zona.

Por outro lado se fosse um único evento poderia ir mais gente, ou não visto tornar-se longe para uns e perto para outros..   

Infelizmente apesar de o fórum ter quase 400 membros apenas uma percentagem muito baixa participa regularmente, dificultando estas coisas :(
Título: Re:Sumo
Enviado por: TigPT em 15 de Junho de 2009, 01:08
Começamos a realizar numa zona em que existam alguns interessados, nem que sejam 5 ou 6... e depois vai crescendo ;) Mas tens toda a razão, não é nada fácil conciliar as coisas.
Título: Re:Sumo
Enviado por: joaoamaral em 15 de Junho de 2009, 08:11
Eu acho muita piada ao mini sumo :D este verão devo terminar a minha versao do sumobot da parallax que também é baseado no smalluino do Tiago.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.intoku.net%2FResources%2FParallax_sumo-bot.jpg&hash=8545cd9769702c306405f4f464b0a7af3190fda8)

Acho que mais pequenos ficam mais baratos mini sumo é 10cm x 10cm de base e de altura pode ter o que quiser (mas quanto mais alto é... maior é o tombo lol) tem de pesar até 500g.

Regras Ilustradas (http://www.robotroom.com/SumoRules.html)

É um bom desafio e uma excelente forma de aprender electrónica/robótica.
Título: Re:Sumo
Enviado por: TigPT em 15 de Junho de 2009, 11:16
Devíamos era eleger responsáveis por recolher informações sobre cada classe de sumo para ficarmos com um tópico por classe onde se consulta de forma rápida as regras para poder começar a construir um. O que dizem?  
Título: Re:Sumo
Enviado por: msaleiro em 15 de Junho de 2009, 11:41
Parece-me bem :)
Título: Re:Sumo
Enviado por: joaoamaral em 15 de Junho de 2009, 12:04
se ficar com alguma fico com a de mini sumo :D
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 19 de Março de 2010, 23:14
Já estou á vossa espera  8)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ficarpt.files.wordpress.com%2F2010%2F03%2Fimagem-019.jpg%3Fw%3D640&hash=09c4645403f58d6303df302fd1ae4aed95fece62)

Título: Re: Sumo
Enviado por: Pauleta em 20 de Março de 2010, 10:36
Tenho de acabar o meu então. Falta me toda a electrónica ainda.

iCAR o teu sumo com esse chassis mete respeito. :D Tens toda a electrónica protegida.

Vamos a isso.
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 20 de Março de 2010, 10:56
Sim mas é muito leve. :o
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 20 de Março de 2010, 11:56
Regras traduzidas com o tradutor Google do site http://www.robotroom.com/SumoRules.html (http://www.robotroom.com/SumoRules.html)

1. Visão geral

Dois robôs auto-controlados são colocados em um anel. Os robôs tentam evitar cair ou evitar ser empurrado para fora pelo robô adversário.
O primeiro robô que toca fora do ringue perde a rodada.

O primeiro robô a vencer dois rounds, ganha o jogo. Diferentes tipos de robôs competem um-em-um contra o outro durante todo o concurso.
O robô que ganha a maioria dos jogos ganha o concurso.

2. Robots

Robôs Sumo autônomos tem propulsão própria e auto-controlada, sem amarras.

Após o posicionamento e iniciar o robô, não tem controle remoto, alimentação, posicionamento ou outro tipo de ajuda pode ser fornecida.
O robô deve cuidar de si mesmo até a rodada termina.

Enquanto todos os outros requisitos sejam cumpridos, os robôs Sumo podem ser feitas de qualquer material.
Eles podem usar qualquer tipo ou tamanho do motor elétrico ou elétrico-powered locomoção.
Eles podem conter qualquer tipo de processador, eletrônicos, sensores, ou baterias desejado.

Scratch-built robôs são mais bem-sucedidos, porque eles são projetados especificamente para o seu propósito.
No entanto, kits comerciais e tijolos LEGO são igualmente viáveis nas mãos de um inventor criativo.

Há duas classes populares de robôs, com base no tamanho:
Classe de Japonês (maior, mais pesado)
Classe Mini (menores, mais leves)

2,1 Massa

Japonês-robôs classe Sumo pode ter uma massa de 3 kg (6.6 libras) ou menos.
Mini-robôs classe Sumo pode ter uma massa de 500 gramas (1,1 libras) ou menos.

Elevador não pode reduzir o robô abaixo do limite exigido porque o limite é especificado em massa (constante universal) ao invés de peso do componente gravidade (). Por exemplo, um balão cheio de hélio não pode ser usado para clarear um robô durante pesar polegadas
Porque este é um concurso de empurrar, que é uma vantagem para o robô para ser tão pesado quanto possível.
Muitos construtores levar pesos ou anilhas para aumentar a massa do robô ao montante máximo, medido no local de competição.

2,2 Dimensões

No início de cada ronda, os robôs Sumo não deve exceder uma largura especificada e profundidade.
Japonês-robôs classe Sumo pode ser de 20 cm (7,87 polegadas) ou menos de largura e 20 centímetros (7,87 polegadas) ou menos em profundidade.

Mini-robôs classe Sumo pode ser de 10 cm (3,93 polegadas) ou menos de largura e 10 centímetros (3,93 polegadas) ou menos em profundidade.
Não há limite de altura para qualquer classe. Além disso, assim como o movimento é permitido em uma rodada, o robô pode, então, torcer, queda,
ou expandir sem limites de tamanho.

2,3 Advantage Tomada de Altura

A falta de um limite de altura é importante para alguns construtores, pois eles podem empilhar eletrônica, motores e outras peças que não couber.
A falta de um limite de altura combinada com a capacidade de mudar de orientação durante uma rodada prevê possibilidades criativas.
Inventores Crafty construir colheres de altura em cima de seus robôs. Os robôs em seguida cair para tornar-se mais tempo do que inicialmente seria permitido.

Alguns robôs ponta apenas suas pás na posição, ao invés de deixar cair o robô inteiro.

2,4 Inocuidade

Em todos os tempos, o comportamento do robô deve ser não-ofensivo, não-destrutiva, e não prejudiciais para os seres humanos, os robôs, e as instalações.

Este é um princípio imutável, mesmo que o comportamento não é intencional ou não do projeto.
Durante a inspecção (e em qualquer momento durante o evento), os juízes podem exigir mudanças de segurança ou outras modificações para cumprir a
exigência inocuidade. Robôs nocivos ou não são autorizados a competir em tudo ou mais tarde são desqualificados se potenciais questões prejudiciais são comprovados ou revelados na batalha.

Os juízes também analisar para ver se o desenho de um robô é suficiente para sobreviver ao esperado empurrão, empurrões, rigor físico e da concorrência.

As sugestões podem ser feitas para evitar danos ao robô. Um robô é geralmente fraco autorizado a competir na sua conta e risco.

Durante a competição, o juiz deve determinar se a falha de um robô foi devido à sua própria falta de durabilidade. Falhas devido a fios expostos ou
inseguros ou partes frágeis devem ser da responsabilidade do robô com tais fraquezas.

Em todos os momentos, Sumo Robots não deve:
- Emitem fumaça ou fogo
- Vazamento, mancha, ou do solo
- Disperso em pó, grão, ou sujeira
- Spray, jogar, ou usar projécteis
- Obstruir, choque ou eletromagneticamente interferir
- Armadilha, enredar, ou empregar redes / corda
- Arranhar, arrancar ou raspar
- No entanto, quanto ao último ponto, naturalmente, algum dano ocorre a partir de furos, as mudanças na orientação de partida, e das batalhas si.
Isso é esperado e aceitável para qualquer medida razoável.

Outra regra: Sumo Robots não deve fazer ou gerar levantar a isolar-se da superfície do anel.

O "no-fly" A regra não se destina a impedir um robô de ter uma parcela flutuante (como uma câmara, do sensor, bandeira, ou distração), nem impedir saltar ou outro comportamento interessante. O robô qualifica enquanto uma parte importante do robô é geralmente disponível para ser empurrado para fora pelo robô adversário.

2,5 sucção, ímãs, e Sticky Wheels

Algumas competições sucção desautorizar, cola, "rodas" sticky ", ímãs, ou outros métodos de aumentar a força descendente. Nestas competições,
um método comum de determinação de uma violação é colocar o robô em um pedaço de papel e levantar o robô para ver se o papel de elevadores também.

Com um pouco de antecedência pensamento posto no projeto, um robô pode ainda ser configurado para concursos com tais restrições.
Sucção pode ser desligado, rodas pegajoso pode ser trocada, e os ímãs se lastro.

3. The Ring

The Robot Sumo anel é um disco, grande apartamento. É feito de um material suave e rígida, como madeira, alumínio, ou aço. (Aço ou outro material à base de ferro é necessário se são ímãs para produzir força descendente.) A parte superior é normalmente pintados ou feitos de borracha dura.

A superfície superior preto é maçante, com exceção de uma borda fina que é brilhante branco. Duas linhas de partida no meio são marrons. Todas estas áreas estão "dentro" dos limites.

O anel é aumentado ligeiramente para torná-la mais fácil de determinar quando um robô tem sido empurrado para fora. A altura não é muito, porém, para evitar danificar os robôs que caem ou são empurrados para fora.

Uma área exterior de pelo menos 100 centímetros (3,3 pés) de espaço vazio existe em torno do ringue. Este espaço não deve conter quaisquer pessoas, objetos, luzes ou qualquer outra coisa que possam distrair ou interferir com os robôs. O piso pode ser de qualquer cor, mas branco.

O espaço exterior ea parede-rebordo do anel estão "fora" dos limites.

O anel deve ser o nível e resistente possível. Anéis Fancy incluem os pés com built-in parafusos nível.

Há dois tamanhos de anel, cada um para ambos os tamanhos de classe popular Sumo robot. Veja o Apêndice A para as dimensões.

3,1 Edge Sensores

Um número surpreendente de robôs Sumo unidade para fora do ringue, mesmo sem ser empurrado. Um bem projetado e construído Sumo robô deve ser capaz de navegar no anel indefinidamente sem cair.

A superfície do anel liso preto contrasta com o brilho borda branca para que um robô pode facilmente usar um sensor de luz para detectar a borda.
Embora menos populares, interruptores física também pode detectar bordas do anel.
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 20 de Março de 2010, 11:58
4. O Concurso

Localmente patrocinado concursos Robot Sumo acontecer em todo o mundo ao longo dos anos. Quase todos estão abertos à entrada de público. Amigos e familiares são especialmente bem-vindas em apoio ao trabalho dos concorrentes duros e realizações.

As regras específicas são postados, juntamente com informações de contato, taxas de entrada, as descrições dos prémios potencial, data / hora e
informações de localização. Embora não seja normalmente necessário, a maioria dos organizadores apreciar de pré-registo para o evento, apenas para que eles possam ter uma idéia de quantas pessoas estão propensas a participar.

Sumo anéis são trazidos pelos organizadores do concurso e criado com antecedência. Os concorrentes têm acesso a estes anéis para inspecionar as superfícies e sensores para calibrar as cores ea iluminação. Robôs devem estar preparados para aceitar variações significativas na qualidade de Sumo anel e falta de aderência do anel com as especificações. A maioria dos anéis é caseiro e um pouco difícil de construir perfeitamente.

Às vezes, um grande circuito fechado de televisão, está perto do ringue para proporcionar uma boa visão para o público. Muitas vezes, os organizadores, participantes, membros da audiência, a mídia local e levar câmeras fotográficas e câmeras de vídeo.

Concorrentes e espectadores deverão manter-se educado, desportiva, e atenciosos em todos os momentos. Cheers Bom, incentivo e aplausos de todos os concorrentes são muito apreciados.

4,1 Inspeção

Cada robô é medido e inspecionados para verificar a qualificação.

Para evitar discussões sobre interpretação de agulha analógico, geralmente uma escala digital é utilizada para a determinação de massa. Permitir um pouco de peso livre que pode ser adicionado ou removido no caso de sua escala de casa não coincide com a escala do torneio.

Para a largura e profundidade, uma caixa cuidadosamente medidos ou cubo é colocado sobre o robô. Na verdade, a caixa é mais de um tubo de verdade, porque está faltando a parte superior e inferior. A caixa evita discussões sobre a interpretação da régua, porque o robô se qualifica o robô cabe na caixa.

O robô deve iniciar cada rodada da competição em uma orientação e posição física que caberiam na caixa. Seria injusto para medir o robô em uma posição (saindo da parte superior da caixa), mas, em seguida, gire manualmente o robô para um comprimento não qualificado antes de começar uma partida.

O robô é inspecionados para ter certeza de que não é prejudicial e geralmente seguro.

4,2 Testing

A alguns concursos podem exigir cada robô deve ser confrontado com um objeto inanimado, como um bloco de madeira. O robô tem três oportunidades de até três minutos cada para empurrar o objeto para fora do ringue duas vezes.

O tempo eo número de sucessos pode ser usado para determinar a propagação inicial ou a classificação.

Algumas competições desqualificar os robôs que não pode empurrar o objeto inanimado um certo número de vezes. No entanto, esta prática não é desejável, como a coragem eo esforço necessário para criar e introduzir um robô deve ser suficiente para participar.

4,3 Aceitação

Se o robô se qualifica, uma taxa de entrada é geralmente paga e um adesivo de identificação colocada sobre o robô.

Os robôs podem ser alteradas entre rodadas e partidas, tanto para os reparos, alterações da bateria, ou reconfiguração. Tenha em mente que o árbitro pode reexaminar o robô a qualquer momento para verificar a re-qualificação.

Normalmente, uma fotografia é então tomada do robô e / ou inventor. Muitas organizações, como para postar essas imagens em seus sites.

Uma tabela ou outra área de trabalho está prevista para o participante, para que o robô pode ser armazenado de forma segura e mantida durante todo o evento.

4,4 Playoffs

Dependendo de quantos robôs participação, os organizadores podem escolher um número de diferentes metodologias de eliminação. Alguns métodos populares são aqui apresentados, mas, obviamente, variações criativas podem ser projetados para atender às necessidades de um concurso específico.

Single Elimination: Após perder uma partida, o robô está fora da competição. Este é o método mais duros e menos susceptíveis de determinar de maneira convincente vencedores. Significa também que metade dos participantes começa a competir apenas uma vez.

Duplo de Eliminação: Após perder duas partidas, o robô está fora da competição. Esta é uma prática comum quando um grande número de robôs estão inseridos.

Uma boa maneira de executar um playoff de dupla eliminatória é fazer com que o conjunto de ganhar robôs pitted contra outros robôs ganhar, perder e perder os robôs contra os robôs. Dessa forma, um robô não terá a má sorte para competir contra dois robôs na linha superior. Por exemplo, um robô perde a robô B, C e robô perde a D. Robot Um robô seria então jogar contra o robô D, com o robô perder a serem eliminadas.

Round Robin: Cada robô enfrenta cada robô outro (um de cada vez) em uma partida. Embora isso possa levar um longo tempo, é o mais divertido, porque cada robô tem a chance de competir contra cada robô. Este método também tem a vantagem de determinação da classificação de todos os robôs reais, e não apenas um único vencedor.

Aquece: Os robôs são divididos em grupos menores e um método acima é usado dentro de cada grupo para organizar um-em-um partidas. Os vencedores de cada grupo avançam.

4,5 Records, Tie Breaking, e Championship

Os registros devem ser mantidos para facilitar a resolução de litígios e desempate. O tempo de número de vitórias é o mais importante, mas alguns
critérios de quebrar bom empate são: perdas rodada, ganha round, peso leve, e total tomado por partida ganha. Rodadas de morte súbita também pode ser usado.

Independente do método escolhido, os organizadores deverão comunicar o método de pontuação com a devida antecedência, por escrito, de modo que os participantes possam projeto de acordo.

Um excelente final para o concurso é de alargar o campeonato de jogo para ser o primeiro robô a vencer por duas rodadas.

4,6 A Match

No início da partida, os competidores abordagem do anel e curvar-se uns aos outros.

A maioria dos americanos não estão acostumados a se curvar, e assim pode desejar para ignorar este ritual. No entanto, este é um passo importante para quebrar o gelo e estabelecer o tom amigável e respeitoso do evento e, portanto, não deve ser omitido.

O robô deve estar pronta na altura designados. Organização do Concurso pode conceder uma margem razoável, mas o árbitro pode declarar uma rodada ou partida inteira perdida se um robô não é pontual preparado para competir.

Durante todo o concurso, os algoritmos, definições e componentes do robô pode ser moldado, dobrado, ou configurado de forma diferente para enfrentar cada adversário e ser colocado em diferentes posições de partida. Em algumas competições, apesar de um núcleo razoavelmente identificáveis deve permanecer, pedaços inteiros podem ainda ser acrescentados ou eliminados. No entanto, estas mudanças devem ter em mente nomeados limitações de tempo e restrições de classe.

4.6.1 Posicionamento

O robô melhor classificada ou o robô que só venceu a prévia está posicionado em primeiro lugar.

O participante poderá colocar seu robô em qualquer posição, o ângulo ou a localização no anel, exceto que nenhuma parte do robô podem atravessar a linha estendida a partir do próximo concorrente. O robô deve caber dentro das dimensões exigidas de partida (20 cm x 20 cm ou 10 cm x 10 cm, dependendo da classe do robô).

O robô menos espesso ou o robô que acaba de perder a rodada anterior é posicionado segundo.

É uma vantagem para o segundo competidor a colocar um robô na arena, para que não se deve esquecer ou negar esta oportunidade. Ao colocar o robô segundo fora da linha de visão direta, em sideswiping ângulo, ou mais perto / mais para o primeiro robô, pode ser possível para o segundo robô para ganhar uma vitória rápida.

Dependendo de quem ganhar nesta rodada, pode alterar a ordem na qual os robôs são colocados próxima rodada.

O segundo competidor poderá colocar seu robô em qualquer posição, o ângulo ou a localização no anel, exceto que nenhuma parte do robô podem atravessar a linha estendida a partir do próximo concorrente. O robô deve caber dentro das dimensões exigidas de partida (20 cm x 20 cm ou 10 cm x 10 cm, dependendo da classe do robô).

By the way, após a colocação inicial do primeiro robô, não é admissível a alterar a sua posição inicial. Mesmo que este pode ser desejado em reação
ao posicionamento do segundo robô!

4.6.2 Ready? Set? Go!

Um robô é normalmente iniciado, premindo um botão. No entanto, um robô pode ser iniciado por qualquer meio, tais como palmas, um apito, um ponteiro laser, um sinal infravermelho, ou de comunicação RF. Robôs podem até ter vários botões de partida ou a partir configurações, se foram concebidos com mais de um movimento de abertura. (Após a partida, nenhum controle adicional, os comandos de configuração, ou informação pode ser transmitida para o robô.)

Ambos os competidores colocar os dedos nos botões de iniciar o seu robô e aguardar o sinal do árbitro. Se for encontrado algum problema antes de o árbitro diz, "go", um concorrente poderá alertar o árbitro, sem penalidade, que o robô não está pronto. (Normalmente, um robô pode cair ou escorregar quando um dedo é lugar sobre o botão Iniciar).

4.6.3 Limpar Exterior

Ao pressionar os botões de início, os competidores deixar imediatamente a área em torno do anel exterior. Durante a rodada, todas as pessoas e os objectos devem ser mantidos fora do anel e uma área exterior para evitar a distração dos robôs ou alterar o resultado.

Ao pressionar os botões de início, cada robô não deve se mover em todas as cinco segundos. No entanto, as luzes da contagem regressiva, campainhas, sons ou atividade divertida outro imóvel é incentivada.

4.6.4 No Início

Durante a contagem regressiva, se os anúncios concorrente seu robô falhou ao iniciar a contagem regressiva, o concorrente poderá alertar o árbitro e interromper a contagem regressiva. Ambos os robôs são repostas para iniciar a rodada acabou.

O competidor, é dada uma advertência. Um segundo aviso de qualquer tipo em uma única rodada resultados no robô perder essa rodada.

É para o benefício da candidata a parar a contagem se o robô não consegue iniciar pela primeira vez. Pode ainda ser a favor do candidato para
interromper a contagem regressiva de um segundo tempo (perder a rodada), se o robô é susceptível de sofrer danos por falta de início.

4.6.5 False Start

Se um robô começa a se mover durante o período de cinco segundo, o robô tenha cometido uma largada falsa. Um aviso é emitido e ambos os robôs são repostas para iniciar a rodada acabou.

Um segundo aviso de qualquer tipo em uma única rodada resultados no robô perder essa rodada.

Designers podem ser tentados a programar um temporizador que é inferior aos cinco segundos necessários. No entanto, os árbitros e competidores rapidamente pegar esse, o que resulta em avisos seguido pela perda rodada após rodada perda para a fraude.

4.6.6 Out

Um robô perde uma rodada, quando qualquer parte (incluindo sensores de toque, bigodes, conchas ou saias) dos toques robô fora do ringue. Não importa se o robô cai em si mesma ou é empurrado para fora.

O primeiro robô tocar fora do ringue perde, mesmo se o segundo robô posteriormente toca fora do ringue. Se o árbitro determina que ambos os robôs tocou fora do ringue, ao mesmo tempo, a rodada é anulado e reiniciado.

Tocando o rebordo da parede em si também é considerada fora.

Se alguma peça do robô, não importa quão pequeno ou mesmo se independente, toca fora do ringue, o robô é considerado fora. Por exemplo, se um louco cai um robô dentro do anel, o robô não perde imediatamente. No entanto, se a porca é então empurrado para fora ou desenrola, o robô perde.

Regras Suplente: Algumas competições permitir até 5 gramas de cair o robô e ser varrido para fora (se não acopladas) sem perder o robô. Algumas
competições terminar a rodada imediatamente se destaca mais do que 5 gramas a partir de um robô, com o robô perder.

Se um robô terras fora do ringue em cima de uma suiça, colher ou qualquer parte do robô adversário, o robô adversário está fora. Isso é consistente com a política que o robô que toca a primeira fora está fora, mesmo que o segundo robô posteriormente toca fora do ringue.

4.6.7 Not Out

Começar a cair ou quebrar o plano do anel não é considerado fora. Algumas parte do robô deve realmente tocar fora do ringue.

4.6.8 Interrupção Contestant

A qualquer momento após a contagem regressiva a partir de cinco segundo é longo, um competidor pode optar por entrar no espaço exterior ou outro sinal de parada ao árbitro. Este robô competidor perde a rodada.

Se o robô está funcionando corretamente ou em uma posição em que os danos podem ocorrer, poderá ser do interesse do competidor para travar a volta e levar a perda de curto prazo.

Um competidor que se comunica com um robô, tenta distrair (como com um emissor de IR ou laser), ou de qualquer forma as tentativas de interferir
com o resultado também é considerado sinalização paralisação.

4.6.9 Árbitro Interrupção

Fica ao critério do árbitro, o árbitro pode optar por reiniciar uma rodada se:

- Três minutos expiraram
- Nenhum progresso foi feito em algum período de tempo
- Os robôs não se tocam por algum período de tempo
- Os robôs são irremediavelmente emaranhados ou impasse
- Ambos os robôs não conseguir iniciar ou ambos competidores sinal de paragem
- A critério do árbitro, o árbitro pode optar por terminar uma volta e escolher o vencedor do round se:
   - Fumaça, fogo, danos ou qualquer outra violação ocorreu
   - Nenhum progresso é susceptível de ser feita mesmo se a rodada for reiniciado

4,7 Tijolo, peças caíram e Separação

Alguns concursos exigem um robô para cada movimento certo número de segundos. Isto é normalmente referido como o "Não" tijolos regra, uma vez que um tijolo ou objeto inanimado outros não se qualificarem.

Algumas competições declarar um robô para perder uma partida, se qualquer parte maior do que um certo tamanho ou a massa deve tornar-se independente. Este, por sua vez, proíbe a multi-robôs, ou qualquer outro robô que separa em partes do projeto.

Algumas competições que estas limitações são desnecessárias e excessivamente restritiva. No caso de tijolos, robôs imóvel são bastante vulneráveis a qualquer bem concebido, a meio-robô móvel inteligente. Para sistemas multi-robôs ou descartado partes, seria uma séria desvantagem em qualquer parte empurrou para fora do ringue faz com que o robô inteiro para perder a rodada.

Uma vez que nem condição parece proporcionar uma vantagem injusta, por que abafar engenharia de soluções criativas e divertidas? Talvez soltando um farol homing, um engodo, ou uma bateria de gastos seria uma adição interessante para o esporte?

Se um não pode bater um tijolo, um ainda não foi projetada uma solução eficaz. A densidade bem projetados e de alta, o tijolo de baixo perfil com base atrito alta poderia revelar-se difícil desalojar, mas o árbitro ainda tem a prerrogativa de conceder um termo, "amarrado" e volta para o robô móvel.

4,8 final da rodada

No fim de um ciclo, os competidores recuperar seus robôs e prepará-los para a próxima ronda.

4,9 fim do jogo

O primeiro robô a vencer dois rounds, ganha o jogo.

Isto significa que pode ser até duas voltas muito rápidas para ganhar um jogo. Ou pode haver até três, três rodadas minutos (sem contar reinicia).
Neste último caso, cada robô deve ter ganho uma partida para forçar o tie-break na terceira rodada.

Claro, um jogo também pode terminar se um competidor ou robô é desqualificado ou incapaz de terminar.

No final da partida, os competidores curvar-se uns aos outros, como fizeram no início da partida. Em seguida, deixar a área do anel para preparar os seus robôs para as correspondências adicionais no concurso.
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 20 de Março de 2010, 11:58
5. Dicas

Quando dois bem-robôs construídos competir, os pneus se tornar o fator decisivo. A melhor aderência dos pneus na superfície do anel, mais o robô pode empurrar e menos o robô pode ser empurrado.

A menos severamente underpowered, motores raramente barraca, quase sempre os pneus de rotação.

Indiferente, pneus desgastados desastre. Ampla, limpa, abundante pneus feitiço vitória. Não sufocar a criatividade, faixas e até mesmo as pernas devem ser considerados.

Uma colher ou braço é vital. Tudo o que desloca o peso do adversário fora de suas rodas é desejável. Uma bola tanto pode reduzir a aderência das rodas do adversário (inclinando o peso fora) e também aumentar o controle sobre as rodas do cinzel's (inclinando o peso do adversário em cima). Além disso, pode derrubar uma colher ou a ponta de um oponente em seu lado ou sobre a borda do anel.

Grileiros e empurradores também deve ser considerada por razões semelhantes.

Dark robôs são mais difíceis para os sensores infravermelhos ou luz do adversário para ver. Fuzzy-robôs de superfície são mais difíceis para os sensores sonoros de detectar.

Slick, os robôs são encerradas mais difícil para o adversário pega a danos ou acidentalmente.

Embora não seja necessário, infravermelho ou outro adversário sensores visando melhorar as chances de um robô de entrar em contato com o oponente em um movimento com o maior impulso para a frente. Além disso, um robô com sensores adversário é menos provável de ser atingido a partir de um ângulo indesejáveis, como na lateral ou por trás.

Por causa da natureza humana, rodadas começam geralmente com os robôs posicionados frente a frente. Se falta um do outro na primeira passagem, a rodada pode demorar algum tempo. Isto é especialmente verdadeiro se os robôs falta sensores adversário e apenas estão dirigindo em uma estrela aleatório, ou cruzamento padrão.

Quanto mais tempo a rodada, o mais provável que o robô com sensores de borda é boa probabilidade de ganhar por padrão como o robô com sensores de borda pobres simplesmente unidades fora do ringue.

6. Espírito

Baseado na livre concorrência, Robot Sumo encoraja a amizade ea troca de idéias, realizações vitrines, os avanços da robótica, e sementes de juros nas futuras gerações de construtores de robôs.

As regras são projetados para suportar esses princípios. Mas, um documento escrito não é capaz de cobrir todas as circunstâncias e as condições de um evento. O árbitro e os organizadores da competição têm total poder de interpretar e alterar estas regras, a qualquer tempo, para satisfazer o espírito se dos jogos.

Sempre que possível, os árbitros devem dar explicações úteis e as oportunidades de correcção para permitir que os competidores ainda novato todas as chances de participar e ter uma experiência agradável. Quando surgem desacordos, os participantes e espectadores deve ser flexível e permanecer respeitosa.

Árbitros e organizadores do concurso têm direito a determinar as sanções por violações à medida que ocorrem, em um caso por caso. As penalidades podem variar de nada, pedindo uma mudança de comportamento, avisos, perda rodada, perda de partida, a desqualificação, ou mesmo a remoção física.

7. Regra Evolução e Padronização

As regras vão evoluir para apoiar projetos de romance, de técnicas inteligentes, e engenharia de qualidade.

Competições locais comumente usam variações de regras. Isso só tende a ser um problema quando as diferenças (como dimensões ou a massa do robô) evitar muitos robôs sejam capazes de competir em outra região ou contestar. A falta de regras compatíveis com os robôs que reduziria a participação e entusiasmo.

Cuidadosa consideração deste efeito negativo deve ser dado antes organizadores do concurso local rejeitar várias normas-padrão. Talvez a concorrência e atrair massa crítica supera qualquer detrimentos de padronização nacional.

Um bom compromisso poderia ser o avô local pré-robôs existentes que não atendem às normas-padrão. Ou, um torneio de classe irregular poderia ser realizada por aqueles que não estejam em conformidade. Publicando as variações regra bem adiantado também pode permitir que os construtores robô projetar opções ou robôs reconfiguráveis para atender vários conjuntos de regras.

Apêndice A. Anel Dimensões

A1. Estes anéis são incentivados como padrões.

Existem algumas outras variações anel menor, mas todos eles se assemelham o Anel Internacional.

Nome Ring Ring Ring Diâmetro Altura Largura da borda Start Line Width Start Line Length Start Line De Centro Exterior
Internacional 154 centímetros 5 cm 5 cm 2 cm 20 cm 10 cm 100 centímetros Mini 77 centímetros 2,5 centímetros 2,5 centímetros 1 centímetro 10 centímetros 5 centimetros 100 centimetros Micro 38,5 centímetros 1,25 centímetros 1,25 centímetros 0,5 centímetros 5 centímetros 2,5 centímetros 100 centímetros

A2. O japonês de classe Robot Sumo concorre a uma rede internacional.

O anel internacional é de 154 centímetros (5 pés de 5 / 8 polegadas) de diâmetro e 5 centímetros (2 polegadas) de altura, com um espaço vazio exterior pelo menos 100 centímetros (3,3 pés) em toda a volta.

A superfície do anel Internacional é liso preto.

A fronteira é lustro branco e 5 centímetros (2 polegadas) de largura.

As linhas de partida são marrons. Cada linha é de 2 centímetros de largura (3 / 4 polegada) por 20 centímetros (7,87 polegadas) de comprimento,
10 centímetros centrado (3,93 polegadas) do meio do ringue. Portanto as linhas a partir de um total de 20 centímetros (7,87 polegadas) de distância umas das outras.

A borda vertical pode ser de qualquer cor (branco, preto, ou mesmo pintada).

O espaço exterior pode ser qualquer cor, mas branco.

Veja as instruções sobre como fazer seu próprio mini-anel Sumo : http://www.robotroom.com/SumoCircleMini.html (http://www.robotroom.com/SumoCircleMini.html)

A3. O Mini-classe robô Sumo concorre em um anel Mini, que é a metade das dimensões do anel Internacional.

O anel Mini é 77 centímetros (2,5 metros 5 / 16 polegadas) de diâmetro, 2,5 centímetros (1), na altura, com um espaço vazio exterior pelo menos
100 centímetros (3,3 pés) em toda a volta.

A superfície do anel Mini é liso preto.

A fronteira é branco brilhante e 2,5 centímetros (1) de largura.

As linhas de partida são marrons. Cada linha é de 1 centímetro de largura (polegadas 3 / 8) por 10 centímetros (3,93 polegadas) de comprimento,
centrada 5 centímetros (1,97 polegadas) do meio do ringue. Portanto, as linhas a partir de um total de 10 centímetros (3,93 polegadas) de distância umas das outras.

A borda vertical pode ser de qualquer cor (branco, preto, ou mesmo sem pintura).

O espaço exterior pode ser qualquer cor, excepto branco.

Este texto  talvez necessite de umas melhorias, para para agora ajuda a esclarecer alguns pontos
Título: Re: Sumo
Enviado por: jorge_rc em 20 de Março de 2010, 12:42
Sem dúvida que ajuda, mas ha uma frase que não posso deixar de salientar... "O espaço exterior pode ser qualquer cor, mas branco."  ;D

BTW, Boa info...


Abraço
Título: Re: Sumo
Enviado por: amando96 em 20 de Março de 2010, 13:18
Acho que lá diz, qualquer cor, menos branco, se for desta parte aqui:
 
Citar
An external area... ...The floor may be any color but white.

ai google google...
Título: Re: Sumo
Enviado por: microbyte em 20 de Março de 2010, 13:46
Um comentário às duas últimas respostas: Está correcto. E "anything but ..." significa "qualquer coisa excepto ...". É assim que se diz em inglês correcto.

Um comentário ao tema que está em discussão. iCar, depois de ler na diagonal, penso que surgiu em mim algum interesse nas competições de mini-sumo, pelo que talvez nas férias grandes comece a trabalhar num, para podermos fazer uma competição.
Ideia: desafio de verão + convívio ?  :)
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 20 de Março de 2010, 14:07
Alterado.  ;)

Sim deve ser divertido ver esses mini robots a "combater"
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 20 de Março de 2010, 21:11
Fiz aqui um "Dohyo" da Lusorobótica para ser impresso em A0.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ficar.lusorobotica.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F03%2FA0-Dohyo_Lusorobotica-e1269119559860.jpg&hash=9b4b94cf6c390e79d99eed6e6e7560fe7d816d78)

http://icar.lusorobotica.com/wp-content/uploads/2010/03/A0-Dohyo-Lusorobotica.pdf (http://icar.lusorobotica.com/wp-content/uploads/2010/03/A0-Dohyo-Lusorobotica.pdf)
Título: Re: Sumo
Enviado por: TigPT em 21 de Março de 2010, 19:20
Bolas que isso sai caro em tinta :P
Título: Re: Sumo
Enviado por: metRo_ em 21 de Março de 2010, 21:31
Isto tem que ser impresso num sitio profissional por isso pagas tanto por pouca cor ou muita.
Título: Re: Sumo
Enviado por: TigPT em 23 de Março de 2010, 15:38
Isto tem que ser impresso num sitio profissional por isso pagas tanto por pouca cor ou muita.
Mas podemos ser amigos do ambiente e fazer com mais área branca. ;D
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 23 de Março de 2010, 16:07
Atenção que por fora da linha branca não pode ser branco e tens que imprimir em A0 para ficar á escala.

Podemos é fazer o "Dohyo" em Madeira (Circulo) e assim já não se necessitava de imprimir o azul.
Título: Re: Sumo
Enviado por: DanBar em 23 de Março de 2010, 18:50
Offtopic do Mini Sumo Arduino http://lusorobotica.com/index.php?topic=1268.90 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=1268.90)

Se organizarmos eventos, numa fase inicial haverá uma tolerância de dimensões, contudo esta contará como uma penalização para esse participante, evitando grande rigor enquanto o desafio não tiver muitos participantes, contudo mais para a frente teremos que fazer regras mais rigorosas. ;)

Lets have fun!

Boa ideia, tipo se exceder as dimensões < 5mm, só pode ter 450 grammas de peso por exemplo...

Que tipo de penalizações estamos a falar.

É importante as regras. Apesar de estar de acordo com a tolerância das dimensões. Não estou de acordo com o peso.

O peso aqui é muito importante.
Título: Re: Sumo
Enviado por: Pauleta em 23 de Março de 2010, 19:20
Estou de acordo, o ideal seria mesmo cumprir, como objectivo principal, as regras desta classe. As penalizações só iriam gerar confusão e dificuldade para os júris já que estamos a falar de uma competição que é ganha na arena e não na secretaria :D

Mas também sou a favor se decidirem que poderá haver algumas tolerâncias numa primeira fase de forma a promover o desafio e a participação de mais membros.

Realmente o peso terá mais influencia do que propriamente mais 2 ou 3mm nas dimensões no robot.

Saudações.
Título: Re: Sumo
Enviado por: VascoP em 23 de Março de 2010, 23:03
Deixo aqui o meu interesse em participar, espero que nos possamos reunir num local em que muitos membros possam ir  :)
Título: Re: Sumo
Enviado por: Afonso em 01 de Abril de 2010, 15:31
Se fizerem uma pequena pesquisa na net sobre sumo robot decerteza que irão encontrãr estes pros de sumo robot :

All Japan Robot Sumo 2006 - Kanto Region Finals (http://www.youtube.com/watch?v=7OWopN7Wysg#)

Como viram eles utilizam sumo robots de 3kg autónomos ou radio cotrolados ! ;D :D