collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ajuda Projecto IR / RF  (Lida 7193 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #15 em: 21 de Novembro de 2017, 19:30 »
Adorava saber o resultado da coisa. Alguém tem novidades ?

Já agora, eu sou tudo menos profissional nisto dos Arduinos, mas sei que os atmel são usados em projetos profissionais, como é que estes projetos são desenvolvidos ? Atmel studio ? Ou diretamente em assembler ?

Eu gosto do bare metal, desenvolvo html no vi, mas não será demais ?
Não será uma posição demasiado extrema dizer automaticamente que não presta se for feito com o Arduino IDE ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #16 em: 21 de Novembro de 2017, 20:02 »
Eu uso C/C++, tenho projectos com 80-150KB de código compilado, um deles passa das 40 mil linhas de código.

Assembly só se for em algo super simples para usar um tiny de 20-30 centimos.

Porque o IDE do Arduino configura-te os timers todos, e nem sabes bem o que é que lá está pendurado se não fores ler o código, usas o timer do milis e morreu o milis..

Mudas uma base de tempo e o pwm fica diferente, tu queres certezas num projecto, nunca será ques..
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #17 em: 21 de Novembro de 2017, 23:01 »
Atmel studio ? Ou diretamente em assembler ?

Atmel studio é em assembler, a não ser que tenha o compilador GCC em cima e aí programa-se em C++

Claro que também se pode usar o notepad, compilador em cima e fazer figas :P
« Última modificação: 21 de Novembro de 2017, 23:03 por dropes »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #18 em: 21 de Novembro de 2017, 23:59 »
Atmel studio ? Ou diretamente em assembler ?

Atmel studio é em assembler, a não ser que tenha o compilador GCC em cima e aí programa-se em C++

Claro que também se pode usar o notepad, compilador em cima e fazer figas :P

Já tive instalado o atmel studio com C/C++ (sim, provavelmente era o gcc por detraz) e ainda consegui por um nano a piscar um led, mas decididamente era demasiado pesado para o meu portátil, demorava anos a abrir, a compilar e até a fechar, acabei por desistir da ideia. Ainda andei a olhar para o assembly mas não tive coragem.

Um dia destes ainda tento instalar a toolchain completa em linux para poder programar com o vi. (notepad é para *******, homem que é homem faz copy CON: XXX.EXE) :-D
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #19 em: 22 de Novembro de 2017, 00:03 »
O AVR Studio integra com o GCC, sim. Já agora, a "linguagem" chama-se assembly, e o programa que "assembla" (traduz o assembly para código máquina) é o assembler.

O IDE do Arduino trás o GCC e toda a toolchain (acho que até TCL e o Programmer's Notepad lá vêm, pois fazem parte do winavr). Podes compilar um programa na linha de comando ou, melhor ainda, com uma Makefile. É assim que desenvolvo para AVRs.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #20 em: 22 de Novembro de 2017, 10:40 »
O AVR Studio integra com o GCC, sim. Já agora, a "linguagem" chama-se assembly, e o programa que "assembla" (traduz o assembly para código máquina) é o assembler.

O erro foi propositado, estava a ver se alguém protestava... :-) Ainda bem que não disseste "assemblador"...

Citar
O IDE do Arduino trás o GCC e toda a toolchain (acho que até TCL e o Programmer's Notepad lá vêm, pois fazem parte do winavr). Podes compilar um programa na linha de comando ou, melhor ainda, com uma Makefile. É assim que desenvolvo para AVRs.

Decididamente tenho que por um pc em casa com linux, os editores novos são giros e tal, mas continuo a sentir-me mais à vontade no vi.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #21 em: 22 de Novembro de 2017, 12:51 »
Citação de: vasco
Citar
O IDE do Arduino trás o GCC e toda a toolchain (acho que até TCL e o Programmer's Notepad lá vêm, pois fazem parte do winavr). Podes compilar um programa na linha de comando ou, melhor ainda, com uma Makefile. É assim que desenvolvo para AVRs.

Decididamente tenho que por um pc em casa com linux, os editores novos são giros e tal, mas continuo a sentir-me mais à vontade no vi.

Faço tudo em windows...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #22 em: 22 de Novembro de 2017, 13:15 »
Avr Studio usa Visual Studio como IDE, e é estupidamente versatil depois de o conheceres, quanto a lentidão, não uso HDD á praticamente 3 anos..
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #23 em: 03 de Dezembro de 2017, 00:05 »
Faço tudo em windows...

Ouch!

Como na minha vida profissional passo o dia inteiro atrás de uma prompt the Korn shell tenho dificuldade em levar a sério um C:\> :-D.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #24 em: 06 de Dezembro de 2017, 16:39 »
Estou minimamente ambientado com Linux/Unix, já trabalhei em várias coisas incluindo até no desenvolvimento de um módulo de kernel, mas o Windows tem sido até agora mais conveniente para uso do dia a dia. Também já são muitos anos a optimizar o meu ambiente, e para ser sincero, estou mais ou menos marimbando-me para o sistema operativo, desde que possa fazer o que eu quero :D, e há muitos anos que tendo a usar linguagens de muito alto nível (tipicamente grosso modo independentes da plataforma) para tudo o que não exige "contar ciclos".

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #25 em: 09 de Dezembro de 2017, 10:53 »
avr studio 4 para pcs antigos o novo so com ssd. O eclipse tambem da e mais leve, mas um pouco mais confuso de configurar.