collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Electronica 2014  (Lida 4812 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Electronica 2014
« em: 14 de Outubro de 2014, 14:40 »
Just in case...
alguém vai ou esta a pensar ir a esta feira?

http://www.electronica.de/en/home
http://en.wikipedia.org/wiki/Electronica_(trade_fair)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Electronica 2014
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2014, 15:11 »
Fui em 2000. Foi qq coisa de outro mundo. GIGANTE (2 dias não chegou para ver todos os stands), e com uma amplitude de material impressionante, de componentes a dev-kits, partes mecânicas (interruptores, caixas), assemblagem (picks&place, reflows) e sei lá mais o quê. Viemos carregados de brindes, ainda tenho algumas canetas e caixas dessa visita.
Quem puder ir recomenda-se, é mesmo muito fixe, mas aproveite e fique uma semana que a zona de Munique é também muito fixe e com muita coisa para visitar (Deutches Museum é óbrigatório para quem gosta de ciência e tecnologia: lembro-me de um V2 e um Cray I entre muitas outras preciosidades). E a cerveja, ui a cerveja....


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Electronica 2014
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2014, 15:38 »
Eu vou visitar 2 dias. Vou porque me convidaram para ir.. e porque posso :) ..isto é ... pelo que oiço dizer da feira é um local para networking e ideal para quem realmente vai por interesses comerciais. Eu vou mais por curiosidade e para "cumprir uma oportunidade".
A cidade e a cerveja vai ter de esperar para outra altura então :)

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Electronica 2014
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2014, 15:48 »
Existem oportunidades de emprego nesta feira?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Electronica 2014
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2014, 16:00 »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Electronica 2014
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2014, 16:23 »
Tira umas fotos para depois mostrar aqui e fazer inveja a todos os que não podemos ir  ;)
Se vais 2 dias tens pelo menos uma noite em Munique em que vais ter de ir jantar: Hofbräuhaus
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 17:03 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Electronica 2014
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2014, 16:42 »
Looks good! Thanks!

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Electronica 2014
« Responder #7 em: 14 de Outubro de 2014, 16:56 »
Um dia! Este ano já não vai dar... Tira fotos e manda à malta :D

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Electronica 2014
« Responder #8 em: 27 de Novembro de 2014, 09:19 »
Então essas fotos e relato da visita?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Electronica 2014
« Responder #9 em: 27 de Novembro de 2014, 10:21 »
OK já que insistem! :)

Algumas fotos de Munique e da Feira:
https://meocloud.pt/link/8d54bc3b-1857-489b-86d9-d2ec531ae39f/20141110_Electronica2014/

Vou tentar ser sintético. Se quiserem algum desenvolvimento em especifico façam depois perguntas.

Eu fui à Electronica 2014 sem nenhum objectivo em especifico, apenas visitar e encontrar-me la com um colega.
Isto é importante dizer, pois acho que a feira tem objectivos muito específicos para as empresas que la estão e quem visita a feira profissionalmente também terá objectivos muito específicos.
Para quem visita, o investimento ficará por algumas centenas de euros ou mais (dependendo de onde se viaje e alojamento), portanto, é algo que para ser bem aproveitado deveria ter objectivos. Que nao foi o meu caso :)

Mesmo para quem visite a feira sem objectivos, se calhar como aqui foi sugerido, deveria associar uma visita à cidade (que nao gostei pelo pouco que experimentei) e ficar mais tempo com objectivos turísticos.

A feira em si, é uma feira para profissionais e empresas, profissionais principalmente relacionados com negócios. É uma feira mais indicada para "pessoas de fato e gravata" do que para "engenheiros".

As grandes empresas que la estão representadas que conhecemos, praticamente não tem nada a mostrar, os seus stands são grandes espaços com mesas tipo restaurante / bar onde recebem clientes ou contactos que previamente já devem ter combinado la se encontrarem.
É portanto um local de networking e para manter relacionamentos entre companhias.
Dava para ver em stands, mesas a dizer "reservado para pessoa X", dando a entender que iriam ter reuniões marcadas. Alguns stands só podias entrar para falar com alguém fazendo marcação (tinha uma espécie de recepção)

Por outro lado, havia empresas "mais simples" e as "asiaticas" a fazer "feira tipo feira", tentar promover os seus produtos e ah espera de haver interessados e fazerem contactos.

O tamanho da feira é gigantónico. São 12 pavilhões. Tem quase tudo. Consegui ver tudo nos 2 dias, mas praticamente sem parar em nenhum stand. Sempre a caminhar ou a descansar, que é muito cansativo andar o dia inteiro a caminhar e em pé:)

Os dois maiores interesses que entendi são então visitas e relacionamentos comerciais conforme ja falei o outro é a procurar de parceiros e fornecedores. Por exemplo quem esta a desenvolver algum projecto na área de hardware, é uma boa alternativa a ir a Shenzen, pois lá encontrara também muitos componentes, fabricantes, da china e também leste da Europa que se promovem la.

Se alguém la tiver que ir por estes objectivos profissionais o que aconselho é planearem bem a visita: quem vão querer ir visitar, em que stands estão, eventualmente marcar reuniões previamente antes da feira pois afluência é enorme e os stands estão sempre muito cheios e pessoas ocupadas.

Por ultimo de referir que também la havia eventos e palestras, apresentações e demonstrações técnicas.
Nas fotos podem ver uma que assisti sobre Internet of Things onde estavam CEOs de grandes empresas (ST, NXP, Freescale, Infineon)

Se gostarem de papelada e revistas, levem um carro / mala extra para trazer! Tem la revistas gratis e os stands estão sempre a oferecer coisas.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Electronica 2014
« Responder #10 em: 27 de Novembro de 2014, 10:58 »
Estive lah em 2004.
Vi os 12 pavilhoes nos 4 dias, mas parei em bastantes.

Foi uma boa feira pois ia lah de proposito para ter reunioes com a Microchip, FTDI e algusn fornecedores indianos de componentes. As reunioes foram bastante proveitosas.

Sim, levei uma mala de viagem mediana pois ja sabia que ia trazer muita papelada. Acabei por mandar por correio cerca de 6 caixas grandes com papel. LOL

Munchen eh uma cidade muito interessante com muito para fazer. Tanto de dia como de noite. Para todos os gostos !


Quem puder fazer o "esforco" de ir a uma feira destas, vale a pena pois veh a industria de electronica de outro prisma. Ali, is Arduinos nao mandam. Eh industria no seu melhor e a discutir os mili-centimos q custam as resistencias !!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Electronica 2014
« Responder #11 em: 27 de Novembro de 2014, 11:24 »
Ali, is Arduinos nao mandam.

A ST por acaso apostou no stand a promover os seus "kits" STM32Cube
meocloud.pt/link/8d54bc3b-1857-489b-86d9-d2ec531ae39f/20141110_Electronica2014/P1060571.JPG

O stand tinha vários demonstradores com os kits e sensores da ST.
Vi la algumas pessoas com aspecto de "makers" a levar alguns kits, nao sei se davam ou estariam a vender.
Das grandes empresas era a que tinha algo mais "arduino".

De resto as outras grandes empresas, dominou a buzzword "internet of things" nos stands e nas soluções que apresentavam.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Electronica 2014
« Responder #12 em: 27 de Novembro de 2014, 11:31 »
tenho de ver se vou a um evento desses. agora so para outubro neh?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Electronica 2014
« Responder #13 em: 27 de Novembro de 2014, 11:39 »
Eh a cada 2 anos, nos anos pares.

Tb ha o Embedded World e o Electronica India e Electronica China.

Ha outros mais especializados tipo Electronic Manufacturing Services, para quem quer indagar sobre producao. Este eh o meu proximo.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Electronica 2014
« Responder #14 em: 27 de Novembro de 2014, 11:44 »
tenho de ver se vou a um evento desses. agora so para outubro neh?

A próxima é para November 8–11, 2016 (é de 2 em 2 anos)

A mim também me falaram nesta: http://www.embedded-world.de/en/
Que vai ser para o ano em finais de Fevereiro em Nuremberg.
Parece ser mais pequena, mas mais focada nos embedded systems.

Edit: grr Sorry Sena, posting at same time! :P