collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Ponte H para motor R/C  (Lida 25750 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #45 em: 16 de Março de 2015, 12:10 »
Toma só atenção que "limitar o consumo do motor" tal como queres não é limitar a corrente no motor, mas sim "no lado da bateria", como expliquei atrás.
Se fizeres o teste que o senso tá a sugerir, com um FET e tal, mete pelo menos uns 470uF bem juntinho ao FET e o(s) condensador(es) com patas mesmo curtas, senão a coisa ainda corre mal.
Qual a razão por detrás do condensador? E onde deveria colocar?
Realmente não me lembrei que podia usar este setup para um teste rápido. Vou ver se trato disso hoje para depois poder possivelmente avançar para a compra de material com mais confiança.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #46 em: 16 de Março de 2015, 13:44 »
Se houverem picos de corrente, o condensador ajuda, sem ele as pistas podem não gostar (além das interferências).
Sim, perto do Mosfet.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #47 em: 16 de Março de 2015, 13:55 »
Achas que a ponte H vai ter assim tantas perdas que tem de fazer a medição do outro lado da ponte?
Por acaso não reparei no RDSon da que foi aqui referida.
Não é uma questão de perdas. É que a ponte mede a corrente no motor (acho que foi a placa da pololu no tópico que vi, não estou agora a encontrar), e essa pode ser muito maior que a da bateria (entre a bateria e a ponte).

Quanto ao condensador, vê aqui (secção "Main Capacitor", mas o resto tb é interessante se quiseres perceber mais de controlo de motores):
http://www.4qdtec.com/pwm-01.html
« Última modificação: 16 de Março de 2015, 13:57 por Njay »

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #48 em: 17 de Março de 2015, 10:35 »
Quanto ao condensador, vê aqui (secção "Main Capacitor", mas o resto tb é interessante se quiseres perceber mais de controlo de motores):
http://www.4qdtec.com/pwm-01.html
Obrigado!

Eu fiz uns testes e devo admitir que o resultado deixa-me preocupado. Embora usando PWM consiga limitar a corrente para valores à volta de 1A (com duty-cycle por volta dos 30%), se deixar os motores nesse estado durante algum tempo eles tendem a acelerar bastante.
Os motores demoram cerca de 40segundos a passar dos 1A para os 2.5A, mas a partir deste ponto rapidamente o motor começa a acelerar e a puxar 10A ou mais (demorando cerca de 5segundos).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #49 em: 17 de Março de 2015, 11:15 »
Mas isso é em vazio, ou com a hélice montada?
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #50 em: 17 de Março de 2015, 11:22 »
Mas isso é em vazio, ou com a hélice montada?
Com hélice.
Em vazio não passa dos 1.5A

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #51 em: 17 de Março de 2015, 11:29 »
O motor não está a aquecer?
Isso dá-me ideia de ser o motor errado para o que queres fazer.
Tens a certeza que o pwm está fixo?
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #52 em: 17 de Março de 2015, 11:43 »
O motor não está a aquecer?
Isso dá-me ideia de ser o motor errado para o que queres fazer.
Tens a certeza que o pwm está fixo?

Este motor sempre aqueceu um pouco (e na realidade tem um aviso nele a dizer que fica quente).
O PWM está fixo, inicialmente fiz testes com o PWM fixo no programa, mas depois até refiz os testes para poder variar os valores de duty cycle com um potênciometro e os resultados são os mesmos.
Quando usei o potênciometro até tentei reduzir o PWM rapidamente para evitar que o motor acelerasse e começasse a puxar muita corrente, mas não conseguia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #53 em: 17 de Março de 2015, 12:13 »
Reduzes o pwm e o motor continua a acelerar?
Não estás a grelhar o(s) mosfets?
Osciloscópio no positivo do motor, ver o que REALMENTE se passa ai.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #54 em: 17 de Março de 2015, 17:04 »
Acho que o problema foi a péssima forma como me expressei, desculpem.
A melhor forma de explicar é capaz de ser com um exemplo:

Tendo a fonte a 9V (fonte fornece até 20A) e pondo um duty cycle de 30%, o motor começa a rodar e inicialmente a corrente está por volta dos 1.5A.
Contudo este valor vai subindo lentamente, acompanhando o respectivo aumento de velocidade do motor, até que a corrente começa a subir muito rapidamente para os 10A (ou mais).

Mesmo que eu vá reduzindo o duty cycle, se der "tempo suficiente" a corrente eventualmente catapulta para os >10A.

Ou seja, ao contrario de quando se aplica directamente a tensão aos terminais do motor (sem controlo PWM), em que a corrente consumida vai aumentado quanto maior for a tensão aplicada aos terminais.
Quando estou a usar PWM ele parece demorar muito mais a chegar ao "estado de equilibrio" e portanto fica bastante tempo a acelerar até que eventualmente começa a puxar a corrente que seria "normal" para a tensão efectiva aos terminais do motor.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #55 em: 17 de Março de 2015, 18:50 »
Não estou a aperceber muito bem o teu sistema, mas se fizeres também controlo de corrente no motor não deves ter nenhum problema.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #56 em: 17 de Março de 2015, 19:15 »
Não estou a aperceber muito bem o teu sistema, mas se fizeres também controlo de corrente no motor não deves ter nenhum problema.
Pois, estou a começar a acreditar que talvez consiga fazer tudo bem. Mas uma das coisas que vou começar por fazer é trocar de hélice. Está parece ser demasiado quer para a aplicação, quer para o motor.
Testei com uma hélice pequena (usada num hovercraft telecomandado que tinha por cá) e para além do rpm atingido ser muito maior, também o consumo era bastante mais razoavel.

Acredito que o truque passe por escolher uma hélice mais apropriada e depois usar controlo de corrente.

Obrigado pela valiosa ajuda!